Curso de Museologia - FAV/ICA

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância dos pensamentos feministas para novas construções de narrativas expográficas nos museus de Belém: Vivências de uma discente mediadora no MABE (Museu de Arte de Belém)
    (2019-12-07) PANTOJA, Silvia Raquel de Souza; FERREIRA, Luzia Gomes; http://lattes.cnpq.br/7045722681867926
    Enveredo por caminhos que partem da minha experiência enquanto discente-mediadora, nos espaços do curso de Museologia da UFPA e Museu de Arte de Belém, que demonstram algumas confluências entre teoria e prática na minha formação acadêmica, minhas influências para esta pesquisa, a forma com que eu lidava a respeito da mediação, a ausência da disciplina de Educação Museal no curso e sua ausência como metodologia de trabalho no estágio. Dessa forma, eu narro, falando de mim a partir do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo. A seguir, encaminho à relação entre sociomuseologia e estudos de gênero tendo como referência a tese de Aida Rechena, isto posto, avanço para discussões nas quais pretendo demonstrar a importância dos diversos movimentos feministas para novas construções de narrativas expográficas de maneira a representar as diversas mulheres, assim, caminho para uma breve análise sob a produção entre Museologia e Gênero no Brasil a partir de igualmente uma perspectiva local dessa produção. Por fim, realizo análise expográfica da exposição de longa duração do MABE Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história, como foco no terceiro eixo narrativo intitulado Os construtores da Cidade: um olhar sobre o povo, com isso, utilizando o catálogo da exposição como fonte de dados e análise, destaquei seis pinturas do núcleo expositivo para analisar como as mulheres negras foram representadas na narrativa adotada para a exposição, e estabeleço relações para se discutir a partir do Feminismo Negro, utilizando como ferramenta metodológica o conceito de Interseccionalidade; além disso, também faço parâmetros com a atual exposição em vigência no MABE para saber se as práticas de representação dessas mulheres continuam as mesmas ou se modificaram.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação do museólogo: a acessibilidade cultural no Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará
    (2017-04-07) MENDES, Christie Jemilly de Aquino; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; https://orcid.org/0000-0001-9458-3515
    Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a importância de um debate maior do tema da acessibilidade cultural dentro da UFPA e do Curso de Bacharelado em Museologia, criado em 2009. Este debate gerou a discussão e a reflexão sobre a relevância de se trabalhar interdisciplinarmente o assunto, e estudou a possibilidade da inclusão de uma nova disciplina que contemple a reflexão sobre o tema. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa realizada no âmbito do campo disciplinar da Museologia, nela foram abordadas questões conceituais acerca do objeto da pesquisa que versou sobre a formação do museólogo entre a teoria e prática dos desenhos curriculares. O estudo sobre o tema da acessibilidade cultural e a perspectiva de um museu inclusivo possibilitou a compreensão sobre a importância da temática, análises exploratórias dos desenhos curriculares de outros cursos de graduação em museologia no Brasil, buscando saber se eles apresentam disciplinas específicas voltadas para a acessibilidade, e ainda análise do projeto político-pedagógico do curso de Museologia da UFPA. A metodologia da pesquisa adotou como instrumental a realização de entrevistas e questionários aplicados aos discentes, egressos e docentes do curso, buscando atentar para opinião deles sobre essa discussão.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Museu de Arte de Belém em tempos de pandemia e suas redes sociais (Facebook e Instagram)
    (2022-02-22) SOUSA, Suellen Oliveira; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200; https://orcid.org/0000-0001-7266-2570
    O trabalho parte do levantamento de informações das redes sociais do Museu de Arte de Belém (Facebook e Instagram) entre maio de 2019 a julho de 2021, nos períodos antes do inicio do surgimento da pandemia COVID-19 e depois dos afrouxamentos das restrições causadas pela pandemia. Com o objetivo de estabelecer parâmetros de comparação das práticas museais do MABE em suas redes sociais. As metodologias adotadas durante a pesquisa foram o bibliográfico e pesquisa qualitativa e quantitativa. E para complementar as informações levantadas nas redes sociais do MABE, foram realizadas conversas, com perguntas estruturadas para duas servidoras da instituição. Os resultados mostram que os perfis das publicações mudaram conforme diversos acontecimentos ocorridos em virtude do aumento dos casos de COVID-19 em Belém e pelo período de estar em obras de revitalização na sede do museu. Ao manter as redes sociais do museu dinâmico, trazendo informações de eventos e de exposições, possibilitou um alcance significativo para que as pessoas conhecessem mais sobre o museu e o seu acervo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Patrimônios (in) visíveis experiências museológicas na comunidade de Fortalezinha/Pará
    (2016) SOUZA, Flávia Suanny Santana de; MENEZES NETO, Hugo
    A pesquisa em questão é uma reflexão sobre as ações museológicas desenvolvidas na comunidade de Fortalezinha (PA) através do projeto “Patrimônios (In) Visíveis – A fotografia documental como processo de investigação artística”, cujo produto final foi a exposição Patrimônios (In) Visíveis – Fortalezinha. O projeto se constituiu numa pesquisa/ação de extensão universitária realizadas durante o ano 2015/2016 na referida Vila e foi vencedor do IV Prêmio Proex de Arte e Cultura. A discussão ao qual ele se vincula pensa patrimônio para além do tombamento e dos registros pelos órgãos competentes, iluminando a autodeterminção, a ideia dos próprios grupos sociais do que pode ser tido como patrimônio na sua experiência social, abrindo precedentes para todas as expressões materiais e imateriais. A fotografia foi a ferramenta de registro visual desses patrimônios eleitos pela comunidade, porém o seu papel no projeto vai além de mero registro documental, pois é pensada também como uma forma de salvaguarda desses patrimônios. Para obter tais registros foi imprescindível a vivência na e com a comunidade, participando do cotidiano dos moradores, assim como também a gravação de suas falas através de entrevistas e conversas, para buscar as raízes daquilo que viria a ser fotografado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Curadoria museológica de microfósseis a coleção de Ictiólitos do Museu Paraense Emilio Goeldi
    (2014) SANTOS, Christiane Sofhia Godinho; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    Este trabalho se trata de um estudo de caso referente aos processos de curadoria utilizados em acervos de microfósseis, mais especificamente Ictiólitos - fragmentos esqueletais microscópicos de peixes -, com o objetivo de desenvolver um protocolo de armazenamento e documentação destes exemplares em acervos de paleontologia, tendo como base a coleção do MPEG. Com vistas a este objetivo, o trabalho apoiou-se não só nos princípios da Conservação Preventiva e Documentação Museológica, como também em entrevistas com pesquisadores e curadora que trabalham com microfósseis como forma de compreender especificidades deste tipo de coleção. Os Ictiólitos do acervo de Paleontologia do MPEG reuniam-se em mais de 2.000 exemplares tombados por lotes, dispostos de maneira inadequada em lâminas escavadas dentro de caixas de papelão, dificultando a manipulação, facilitando a perda e impossibilitando o acesso individual aos exemplares. Foram então analisados formas de armazenagem, fixadores e documentação para esta coleção. Os exemplares foram colados em lâminas quadriculadas, utilizando adesivo padrão a base de PVA – fixador de fácil acesso e que possibilita a retirada do material das lâminas sem causar dano. Para a documentação foram elaboradas fichas catalográficas contendo dados gerais e específicos, possibilitando além do registro o acesso ao material sem constante manuseio. A partir destas práticas se elaborou um Protocolo para a Curadoria de Microfósseis de Vertebrados – Ictiólitos, a fim de auxiliar trabalhos voltados a esta tipologia de coleção e padronizar ações de curadoria referentes aos mesmos. O uso destas técnicas de curadoria foram importantes para a promoção de guarda e conservação do patrimônio fossilífero da Amazônia, possibilitando o melhor armazenamento dos microfósseis, acesso a coleção e também a disponibilização dos dados para pesquisas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico e manejo integrado de pragas (MIP) na coleção de fungos do herbário João Murça Pires (MG)
    (2018-12-21) SOUZA, Carla Vitória Lobo de; SOTÃO, Helen Maria Pontes; http://lattes.cnpq.br/4569590439918954; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    Este trabalho visa compreender a importância da Conservação Preventiva no combate as pragas para as coleções biológicas no âmbito dos museus de ciência. Como objeto de estudo teve-se a Coleção de fungos do Herbário João Murça Pires (MG), do Museu Paraense Emílio Goeldi, importante referência para Amazônia que por preservar espécimes de composição orgânica que pode se tornar alvo de pragas. Com o intuito de preservá-la mediante sua importância, estabeleceu-se como objetivo principal, assim, o desenvolvimento de uma proposta de Manejo Integrado de Pragas (MIP) para a Coleção, para o alcance do mesmo a metodologia se dividiu em três frentes: a primeira consistiu na análise do espaço e das práticas de conservação utilizadas, a segunda na analise do macroclima (uso do datalogger modelo HT-70) e a terceira na identificação de pragas (a olho nu ou com auxílio de lupa, em parceria com entomólogos). Com os dados obtidos, verificou-se que a manutenção do herbário, na medida do possível, inclui ações que ajudam no combate deste agente biológico como a proibição de alimentos, a regulação da climatização (Temperatura entre 21º a 30º C e UR a 35%), a limpeza (mesmo que de forma superficial) e o uso do envenenamento (por gás fosfina). Todavia devido a outros problemas como a presença de vegetação ao redor e a não vedação de portas, janelas e armários, ainda ocorre a entrada de pragas no acervo, sendo encontrado durante este estudo um total de 25 insetos divididos entre as ordens Blattodea, Coleoptera, Diptera, Ephemeroptera e Hymenoptera. Deste modo, com o intuito de tomar medidas que sejam eficazes no combate as pragas e benéficas tanto para a coleção quanto para os profissionais que nela trabalham (evitando a utilização do gás fosfina, altamente tóxico ao ser humano) propôs-se um Manejo Integrado de Pragas (MIP) com propostas e sugestões contra a entrada e permanência de pragas na coleção. Este estudo ressalta a importância da conservação preventiva em acervos micólogos, garantindo a integridade de espécimes que podem suportar diversos tipos de estudos com contribuições à ciência significantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A conservação preventiva da coleção de paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi: análise de microambiente
    (2014-02-28) TRINDADE, Doriene Monteiro; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    A reserva técnica é espaço onde as coleções de Museus passam a maior parte do tempo e, portanto, é importante que ela obedeça aos princípios da Conservação Preventiva - ações indiretas de preservação do acervo que visam minimização dos agentes de degradação de acervos museológicos nos diferentes ambientes - macro (ex: o acervo, a área expositiva) ou micro (ex: armários, vitrines, embalagens). Este trabalho visa à análise dos microambientes encontrados na coleção de Paleoinvertebrados do Museu Paraense Emilio Goeldi que, por estarem isolados do meio externo, apresentam características climáticas distintas. Com o auxílio de datalogger, programado para recolher dados a cada 30 minutos, foram monitoradas umidade e temperatura durante dois meses nas gavetas, e duas semanas dentro de uma das embalagens plásticas utilizadas para armazenagem dos fósseis. Cinco embalagens e dois tipos de esponja passaram por testes químicos, para verificação da presença de compostos impróprios em sua composição: teste com frascos de vidro, para estabilidade química, e com fio de cobre, para a detecção de PVC, material impróprio para uso em acervos. O valor médio de temperatura nos armários foi de 23,2°C, com variação média de 4,8°C. Dentro da embalagem, a temperatura media foi 23,6°C com variação de 3,9°C; a umidade relativa dentro dos armários foi de 51,6%, com variação de 4,3%. Dentro da embalagem plástica, a umidade média foi 49,1%, com variação de 2%. Ao compararmos os valores em ambos os microambientes, foi possível concluir que estes possibilitaram a criação de um microclima mais estável, o que favorece a conservação, visto que a variação climática é atualmente considerada um dos maiores agentes de degradação em acervos. Com relação aos testes químicos, das 7 estruturas de suporte testadas, apenas uma apresentou PVC em sua composição, entretanto, com relação a estabilidade química das mesmas, todas foram considerados instáveis, sendo inadequadas para o uso no acervo. Portanto, nas condições atuais, o microclima do acervo de Paleoinvertebrados do MPEG apresenta estabilidade climática, o que favorece a preservação dos fósseis, pois evita a aceleração das possíveis reações químicas que ocorreriam em decorrência das embalagens inadequadas. Entretanto, faz-se necessário a troca das embalagens por materiais mais estáveis, como por exemplo, polietileno, diminuindo ainda mais os riscos de danos ao patrimônio fossilífero da Amazônia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Museologia e comunicação: um estudo do potencial museológico do Theatro da Paz
    (2017-04-18) BRAGA, Bruno Braga; SILVA, Paula
    A presente pesquisa teve por objetivo analisar o Theatro da Paz a partir da perspectiva da Museologia, considerando a musealização como um elemento significativo que proporcione a sua preservação referente às ações de comunicação, tendo como foco as visitas guiadas desenvolvidas pela instituição e a forma como são compreendidas, no que tange ao seu possível processo de musealização. A justificativa do estudo compreende o Theatro da Paz como um patrimônio que apresenta potencial para ser musealizado, com o propósito de fomentar e intensificar sua preservação, levando-se em consideração a expressividade de suas ações de comunicação, destacando-se as visitações guiadas promovidas pela instituição somadas ao seu conjunto de obras permanentemente encontradas no espaço e apresentadas ao público junto à história do local com o intento de comunicar. Os resultados alcançados por este trabalho foram a proposta de musealização do teatro por meio de um estudo das potencialidades museológicas presentes nas visitas guiadas considerando elementos da comunicação que discutem questões museológicas, assim como a obtenção de dados que puderam revelar aproximações e distanciamentos deste espaço cultural a bens musealizados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Museu, educação e público: um estudo no Museu de Arte Sacra de Belém
    (2013) NASCIMENTO, Elinelma Pereira do; HAMOY, Idanise Sant’Ana Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0136019251243788
    O estudo de público é um importante instrumento de avaliação e criação de novas estratégias de recepção de públicos em museus, e apresenta dados que permitem compreender qual a relação que os indivíduos estabelecem com um museu. Nessa pesquisa se desenvolve um estudo de público na área de entorno e no Museu de Arte Sacra de Belém (MAS), para se identificar ações educativas que podem ser desenvolvidas nesse museu que favoreçam o aumento significativo e o interesse dos visitantes. Para tanto se fez necessário um estudo de público com o público real e potencial do museu para dá subsídios para os direcionamentos da construção do Projeto Educativo do Museu (PEM). O Museu de Arte Sacra de Belém foi escolhido como local deste estudo, por ser um dos museus mais visitados da cidade de Belém do Pará. Com o objetivo de conhecer o público real e potencial desse museu, o projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, “Ex Ducere: criando laços entre Museu, Universidade e Comunidade” realizou um estudo de público através de entrevistas com mil pessoas moradoras e/ou trabalhadores no entorno do museu, utilizando questionários tipo survey e a colaboração de 26 voluntários. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem fenomenológica-hermenêutica, para compreensão dos motivos pelos quais essas pessoas não vêm ao museu e criar novas estratégias de mediação e comunicação entre museu e comunidade, tendo por base os conhecimentos teóricos do campo da Museologia e a partir dessas interlocuções propor novas ações educativas do museu.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Por onde o mar passou: a relevância de se Musealizarin situ os Afloramentos Fossilíferos da praia do Atalaia, em Salinópolis - PA
    (2014) OLIVEIRA JUNIOR, Emanoel Fernandes de; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    Um dos grandes desafios para as nações contemporâneas é repensar modelos de desenvolvimento econômico e social a partir de suas próprias realidades, demanda cuja participação efetiva de diferentes atores é fator preponderante para seu sucesso.Nesse contexto, museus e patrimônio cultural se configuram como coadjuvantes na conformação de uma nova agência política, uma vez que se constituem como espaços de aprendizado e interação entre diferentes públicos. Partindo dessa premissa,o estudo em questão se propõe a analisar como o patrimônio fossilífero da Praia do Atalaia, município de Salinópolis, nordeste paraense, pode auxiliar no desenvolvimento da comunidade local. Encontrado em uma área de intensa atividade turística e expansão urbana, tal patrimônio é formado por afloramentos de rochas carbonáticas que pertencem à Formação Pirabas, unidade geológica que remonta há 23 milhões de anos atrás (Oligo-Mioceno) e cujo valor informacional é mencionadopela literatura científica desde o final do século XIX, mas ainda desconhecido por parte do grande público. Assim, a proposta de musealização in situ desse registro paleontológico se insere tanto no âmbito da conservação de sua capacidade documental quanto no da comunicação de sua importância junto àspessoas do redor, visando que tal espaço possa se constituir como área de diálogo entre a academia, com sua visão peculiar sobre o patrimônio, e a população, que possui maneiras distintas de apropriação do mesmo, de modo que uma gestão compartilhada do sítio possa ser pensada a partir de seu potencial pedagógico e econômico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documentos herdados: um estudo a partir do acervo Edson Diniz sobre o grupo Thenetehara-Guajajara
    (2018) DINIZ, João Vitor Correa; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    Este Trabalho de Curso – TCC intitulado Documentos Herdados: uma Reflexão a Partir do Acervo de Edson Diniz Sobre o Grupo Thenetehara-Guajajara, tem como objeto central o estudo do acervo pessoal de Edson Diniz, bem como os documentos e produções sobre os Tenetehara-Guajajara, elaborados por ele. Edson Soares Diniz (1934 – 2012) foi um etnólogo indigenista, com uma intensa trajetória profissional-acadêmica durante as décadas de 1960 à 1990, muitos de suas produções e memórias cruzam-se com momentos emblemáticos da antropologia brasileira. Sobre o grupo Tenetehara, tomou-se conhecimento de que este é tido como um termo geral para abranger os Guajajara do estado do Maranhão e aos Tembé do Pará, estes indivíduos compunham um dos grupos estudados por Edson ao longo de sua carreira. Dessa forma, propõe-se aqui uma leitura tanto sobre os Tentehara-Guajajara, quanto sobre Edson Diniz a partir de seu acervo pessoal. Análises e apontamentos, através da ótica da documentação museológica serão feitos, levando em consideração o potencial de musealização do acervo. Deste modo, serão apresentados os esforços investidos neste intento, com vistas a difundir este acervo, tornando-o disponível à sociedade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Público familiar no parque zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
    (2014) SANTOS, Emilly Cristine Barbosa dos; COSTA, Luiz Tadeu da; http://lattes.cnpq.br/5300479682462031
    Dentro da cadeia de visitantes do Parque Zoobotânico Museu Paraense Emílio Goeldi destaca-se o público familiar, com o qual o Museu apresenta um forte laço. O Parque do Museu Goeldi, localizado no centro de Belém, capital do Pará, se constitui para o público familiar como um espaço de construção da identidade sociocultural. Esse processo é engendrado a partir das singularidades de um ambiente bucólico que o Parque apresenta com a fauna e flora típicas da região amazônica inserido no contexto urbano. Além disso, as ações educativas desenvolvidas desde a direção de Emílio Goeldi na instituição, as quais apresentavam como principal objetivo atrair o público geral para a visitação ao Museu também foram importantes para a construção desse vínculo. Nesse sentido, a pesquisa buscou apontar as representações do público familiar sobre o Museu Goeldi a partir das experiências de visitas, para, desse modo, compreender como as famílias percebem o Museu Goeldi. De modo geral, as entrevistas com os participantes da pesquisa possibilitaram notar como o Museu Goeldi está presente no cotidiano das famílias belenenses, constituindo-se como um lugar suscetível de múltiplas experiências e lembranças, criando, conseguintemente, múltiplos significados e representações. Apreende-se com isso que as primeiras visitas ao Parque Zoobotânico se iniciam no seio familiar, desde a infância, sendo isso, um hábito passado de geração para geração, engendrado por meio de experiências dinâmicas e espontâneas. Família, liberdade, tranquilidade, reflexão são algumas das representações atribuídas ao Museu Goeldi, a partir das quais compreende-se que as práticas de sociabilidades no Parque Zoobotânico se desenvolvem a partir do compartilhamento familiar de saberes e experiências.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    O patrimônio edificado e a instituição museal: uma questão de preservação: o estudo de caso do Museu Casa das Onze Janelas (Belém - PA)
    (2018-01-28) TRINDADE, Estefani Mikaela Batista; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867
    Os projetos de requalificações tem sido a solução para edificações históricas que, diante de uma paisagem urbana que está em constante e rápida mudança, tem se tornado construções obsoletas em meio a edifícios modernos e o Palacete Casa das Onze Janelas, localizado em Belém, Pará, se enquadra neste contexto. Após o projeto Feliz Lusitânia, o edifício passou a abrigar o museu de arte contemporânea Museu Casa das Onze Janelas que lhe conferiu, para além de uma nova utilização, um significado que se somou à sua importância enquanto patrimônio. Apesar disto, e por mais que os museus sejam reconhecidos como instituições máximas quanto se trata de salvaguarda, a relação entre edifício histórico e instituição de arte contemporânea apresenta determinados questionamentos referendes principalmente a preservação da construção. É partindo deste ponto que este trabalho se justifica ao se pesquisar como a instituição está gerindo este bem imóvel e até que ponto o museu está interferindo ou não na leitura do palacete. O objetivo geral é estudar o vínculo entre a edificação histórica e o museu de discurso contemporâneo dentro de um contexto de requalificação. Apoiado por uma metodologia que parte de pesquisa in situ e de referências primárias e secundarias, este trabalho busca compreender questões voltadas para a preservação e utilização deste bem por parte da instituição museológica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os monumentos, os sujeitos e as ruas: estudo de caso da Coluna da Infâmia e monumento em homenagem a Gama Malcher
    (2014-12-29) JUCÁ, Fernanda Carneiro; SILVA, Carmen Lúcia Souza da; http://lattes.cnpq.br/5662782706064461
    A presente pesquisa busca analisar a permanência dos monumentos na memória dos sujeitos da cidade de Belém, pensando nas relações estabelecidas com estes objetos dentro do cotidiano do município, considerando também a questão do pertencimento. Os monumentos aqui trabalhados são Homenagem a Gama Malcher e Coluna da Infâmia, escolhidos por causa da distância temporal entre eles e pela diferença na representação do discurso empregado nos mesmos. Como metodologia, recorremos ao estudo de público e pesquisas no acervo documental e bibliográficas para construir a análise. Esta pesquisa apresentou resultados que nos fizeram considerar fatores que venham contribuir para uma reapropriação destes monumentos, de forma a se efetivar tanto no espaço em que os monumentos se encontram, bem como em outros espaços de socialização da população da região metropolitana de Belém. Consideramos também contribuições, desta forma, para a ampliação da visibilidade destes monumentos dentro da sociedade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Das raias ao museu: um estudo de caso sobre o processo de documentação museológica da coleção de medalhas da atleta paraense Suzete Montalvão
    (2019-07-01) MARTINS, Gabriele de Oliveira; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907; FERREIRA, Luzia Gomes; http://lattes.cnpq.br/7045722681867926
    O presente trabalho visa investigar as relações entre museu-esporte-mulher através de uma perspectiva museológica, em que questiona-se a (in)visibilidade de atletas mulheres tanto no esporte quanto nos próprios museus, além de destacar que essa temática esportiva ainda não seja tratada nos museus da região metropolitana. Assim, traz-se à tona o histórico do Atletismo desde um levantamento mais amplo, a nível internacional, até chegar na contextualização da modalidade no Pará e principalmente na ex-atleta Suzete Montalvão e a construção do Museu Itinerante do Atletismo Paraense. Para tal tomou-se como foco principal evidenciar a importância da documentação museológica das medalhas para a sistematização, recuperação e salvaguarda de informações por meio de objetos, fazendo uso de uma coleção particular, a coleção de Medalhas do Acervo da ex-atleta paraense Suzete Montalvão de forma a perceber que esta pode contribuir para a reconstituição de histórias, de identidades e das memórias dos grupos que se identificam com a modalidade. Dessa forma, buscou-se refletir os conceitos relacionados a Museu e à Museologia no âmbito da tipologia do objeto de estudo e o ambiente em que ele está inserido. Para a realização desta utilizou-se uma metodologia exploratória com questionários, entrevistas, pesquisas bibliográficas e análise de objeto através da aplicação de instrumentos documentais elaborados para contribuir com este estudo. Sendo assim, com fins de relacionar o patrimônio material, sua preservação e a salvaguarda da memória esportiva do atletismo paraense, além de ponderar o espaço e as coleções existentes de mulheres atletas com finalidade de também enfatizar o estudo de gênero dentro de sala de aula para então instigar alunas e alunos a pensarem na presença/ausência de mulheres em determinados locais, este trabalho se propôs a analisar as relações do esporte com o museu e os espaços museológicos por meio da documentação museológica, a qual busca enfatizar a importância na aquisição de informação intrínseca e extrínseca que possam ajudar a compreender dados para uma pesquisa mais aprofundada sobre os elementos que compõe o objeto e seu ambiente, como a possibilidade de relacionar as temáticas políticas, econômicas, sociais e culturais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Diagnóstico de conservação preventiva de patrimônios arqueológicos: o acervo cerâmico do sítio sambaqui do Tucumã (Melgaço – PA)
    (2014) CARVALHO, Giovana Pampolha de; SANTOS, Christiane Sofhia Godinho; http://lattes.cnpq.br/8100923268450323
    A Cerâmica Arqueológica se apresenta de forma muito intensa na região amazônica, compondo grande parte dos acervos de Arqueologia que aqui se formam. Estes bens, de grande importância social, por vezes não estão armazenados em espaços como os museus, que ainda são entendidos como principais responsáveis pela salvaguarda do patrimônio cultural, sendo assim, buscou-se o “não museu” como espaço de proteção. Consideramos então, os artefatos cerâmicos coletados no sítio Tucumã (Melgaço-Pa), lotados no Laboratório de Arqueologia da UFPA. Para as análises foi examinado o médio e microambiente dos recintos que salvaguardam estes bens, a partir de práticas de Conservação Preventiva, considerando o material de armazenamento, forma de manuseio e fatores ambientais – variação de umidade relativa e temperatura. Afim de examinar se o espaço armazena seus materiais de forma adequada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico de mobiliário em exposição na realidade amazônica: subsídios para práticas de salvaguarda
    (2014) COSTA, Luiza Nayara Mendes; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867
    Os bens/objetos culturais são considerados partes materiais que remetem memória, identidade e histórias de uma sociedade, pois são considerados transmissores culturais o que justificam ações que visam a sua salvaguarda e difusão. A presente pesquisa discute questões voltadas à conservação preventiva, no que tange aos fatores que causam a deterioração dos materiais, condições ambientais de exposição, tipos de materiais, fatores antropogênicos e introduz procedimentos de conservação para tipos de suportes expográficos, com enfoque nas particularidades da Região Amazônica, usando como estudo de caso o Museu de Arte de Belém. As análises e propostas aqui discutidas, se realizam em 3 salas expositivas deste museu: Domenico de Angellis, Armando Balloni e Ruy Meira. Este estudo busca colaborar com as políticas de conservação e preservação de instituições museológicas na Amazônia, em função de suas particularidades climáticas, levando em consideração fatores físicos, químicos, ambientais e problemas referentes à gestão, fatores estes que dificultam o alcance real das funções dos museus: coletar, documentar, pesquisar, conservar, comunicar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pensado a salvaguarda patrimonial a partir da análise do discurso dos relatórios municipais de Antônio Lemos (1897-1902): um olhar museológico
    (2015-01-09) CORRÊA, Luis Filipe Mosqueira; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867
    O presente trabalho traz uma abordagem sobre o discurso do monumento histórico e a memória durante o período conhecido por Belle Époque na cidade de Belém. Partindo da hipótese de que esse discurso pretérito teria em seu fundo a noção de herança que em parte constitui a noção atual de patrimônio cultural – e também de preservação – e utilizando-se da metodologia da Análise do Discurso, são empregados os relatórios municipais (1897-1902) de Antônio Lemos para discutir a trajetória de desenvolvimento das ideias do patrimônio cultural e sua salvaguarda, tentando-se articular a salvaguarda do patrimônio cultural dentro e fora dos museus.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação interdisciplinar entre museologia e arqueologia: uma perspectiva de preservação e socialização patrimonial do sítio histórico do engenho Murutucu
    (2014) AZULAI, Luciana Cristina de Oliveira; COSTA, Diogo Menezes; http://lattes.cnpq.br/3938588690473816
    A partir de uma abordagem interdisciplinar da relação entre Museologia e Arqueologia, este trabalho objetivou refletir e discutir sobre o patrimônio cultural e a sua preservação e socialização. A pesquisa tomou como objeto de estudo o Sítio Histórico do Engenho Murutucu no qual este é um importante patrimônio cultural que está localizado na cidade de Belém-PA. Apesar deste sítio ser um patrimônio tombado, isso não impede que haja problemas relacionados à gestão e proteção pelos órgãos públicos responsáveis. Por isso, busca-se refletir sobre a importância de preservar este patrimônio através de uma relação com a comunidade que vive no entorno do mesmo. Como metodologia da pesquisa foram aplicadas entrevistas com os visitantes de um grupo de funcionários da CEASA, durante o trabalho de campo realizado na escavação ocorrida no sítio em julho de 2014. Dessa forma, a partir das análises das entrevistas foram elaboradas propostas de ações patrimoniais e educacionais que possam ser instauradas futuramente no sítio, visando a sua preservação e valorização junto à sociedade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Museu da Universidade Federal do Pará: a interação do museu com o público escolar através da mediação cultural
    (2014) RODRIGUES, Mayra do Socorro de Araújo; ANTUNES, Isis de Melo Molinari; http://lattes.cnpq.br/5387958094272494
    A pesquisa em questão analisa as relações que o público escolar pertencente ao ensino médio estabelece como Museu da Universidade Federal Pará (MUFPA) no momento da visitação, no qual o estudante entra em contato com as exposições e passa a ser orientado pelo mediador cultural. A partir destas premissas, foram utilizados procedimentos metodológicos que se referem a uma revisão bibliográfica baseada nos preceitos de Santos (2008), Marandino (2008), Cury (2005), entre outros, além da pesquisa de campo que possibilitou a observação, a investigação e o contato mais próximo do público visitante em análise. Neste sentido, procurou-se compreender o museu a partir dos preceitos da Nova Museologia, que o compreende enquanto um espaço relacional e educacional, constituindo um papel sociocultural relevante na sociedade e no qual o retorno do público passa a ser considerado de fundamental importância para o desenvolvimento de suas práticas. Para esta pesquisa, a mediação cultural em museus é considerada o objeto de estudo por possuir grande relevância dentro dos espaços museais, pois torna possível um contato mais próximo do público com o museu, servindo como fator estimulante para que os visitantes passem a visitar seus espaços com mais frequência.