Curso de Museologia - FAV/ICA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As ações de fomento no processo de gestão do museu da Universidade Federal do Pará(2019-06-11) XAVIER, Vitor Nonato; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o fomento na gestão do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), o seu objetivo visa apresentar as ações de fomento executadas no cotidiano museológico deste museu Universitário. O objetivo específico versa acerca da reflexão crítica destas ações de captação de recursos ao museu, considerando os meandros das políticas públicas do setor museu no âmbito federal e os princípios estabelecidos na política nacional de museus incentivada em 2003 no Brasil. O tema da pesquisa versa pela gestão de museus e o destaque ao fomento, onde a metodologia aplicada consistiu em revisões bibliográficas, pesquisa documental, processo de análise e interpretação através de estudo de caso com a finalidade de coletar dados na estrutura administrativa do órgão para a obtenção de informações sobre as ações de fomento por ele exercidas, baseando-se nas premissas estipuladas pela Política Nacional de Museus e as leis que versam sobre o Estatuto de Museus, seus dispositivos dispostos no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) do Ministério da Cidadania. Outra esfera de análise é o Ministério de Educação, ao qual o MUFPA se integra estruturalmente, para acessar as informações sobre os subsídios atuais que versam sobre o fomento, no Plano de Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará (PDI – 2016-2025) e o Plano Institucional do Museu da UFPA, a partir de 2003. Nas considerações finais, a partir da análise geral das micro e macro estrutura de gestão baseada no orçamento anual e demais verbas disponibilizadas pela Universidade e todos os canais de captação financeira que o museu dispõe para a realização de seus projetos, incluindo a contribuição de sua associação de amigos, destaco a observação das potencialidades e confiabilidades das ações de fomento no âmbito da gestão de museus e os benefícios que essas ações trazem à instituição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Auto do Círio: a organização da informação sobre um patrimônio construído pela Universidade Federal do Pará(2018-08-15) BITTENCOURT, Nicolle Manuelle Bahia; ALVES, Tarik Coelho; http://lattes.cnpq.br/2465456653624433; https://orcid.org/0000-0001-5065-7076; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907; https://orcid.org/0000-0002-6997-452XO Círio de Nazaré é uma celebração tradicional paraense que tem a sua principal procissão realizada na cidade de Belém no mês de outubro, oficialmente, desde 1793. Teve seu Registro como Patrimônio Imaterial realizado em 2004. O espetáculo Auto do Círio, criado em 1993 por professores da Universidade Federal do Pará como uma forma de ocupar as ruas da Cidade Velha homenageando Nossa Senhora de Nazaré através da arte; já é parte da agenda cultural das festividades do Círio, sendo conhecido por ser uma manifestação cultural que atrai milhares de pessoas na sexta-feira que antecede a procissão do Círio de Nazaré. O presente trabalho tem como objetivo recuperar e organizar parte das informações sobre a construção do Patrimônio que é o Auto do Círio, possibilitando o estudo sobre o caráter patrimonial e musealizável do mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As calhas de ferro Walter MacFarlane’s: a documentação dos ornamentos metálicos remanescentes nos bairros Reduto e Nazaré em Belém/PA como subsídio de preservação(2018-01-29) RAIOL, Marcela Cristiane Sousa; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867Em função de grandes investimentos realizados na cidade durante o século XIX, Belém (PA, Brasil) passou por um período de modernização intensa, onde produtos eram importados da Europa afim de satisfazer os anseios da burguesia local. Dentre estes produtos estavam os elementos arquitetônicos de ferro utilizados em fachadas, que vieram atender às necessidades do plano de urbanização proposto pelo então intendente, Antônio Lemos. As calhas de ferro ornamentais da empresa Walter MacFarlane’s faziam parte destas importações e podem ser vistas até hoje no centro histórico e seus arredores. De grande importância estética e funcional, as calhas são testemunhas históricas de meios de produção e do desenvolvimento da cidade, porém encontram-se em potencial risco de desaparecimento, principalmente por serem elementos que podem ser facilmente substituídos ou removidos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo documentar as calhas remanescentes nos bairros Nazaré e Reduto, localizados nos arredores do Centro Histórico de Belém. Foram documentadas 256 calhas Walter MacFarlane’s, de diversos tipos, identificados a partir dos modelos apresentados no catálogo de vendas da empresa. A maioria das calhas apresentava algum tipo de dano, como lacunas, corrosão e suas anomalias, assim como contaminação por agentes biológicos, intervenções contemporâneas na estrutura da calha e outros. A documentação destes ornamentos pode ser utilizada como subsídio de estudos acerca da preservação dos elementos arquitetônicos históricos, além de ser considerada um dos primeiros passos na elaboração de ações de conservação e salvaguarda das calhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O cemitério da Soledade e o consumo do patrimônio cultural(2014-01-06) SOUZA, Afonso Maria de Ligório Souza; BRITO, Rosagela Marques; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907Esta pesquisa se dedicou em desenvolver um trabalho no e sobre o Cemitério da Soledade, que teve por objetivo levantar dados junto à sociedade belenense, cujas interpretações permitam a indicação de elementos substanciados que possam contribuir na composição de propostas às políticas de uso do espaço cemiterial, entendido como patrimônio cultural institucionalizado, além de identificar e compreender quais as relações estabelecidas entre os públicos que usufruem do espaço cemiterial. Neste sentido, se buscou identificar a lógica que se processa no reconhecimento de um bem cultural institucionalizado e seu potencial de consumo, enquanto representação simbólica, no sentido de atrair público; gerar recursos; e suas relações com o individuo consumidor de uma cultura caracterizada por símbolos que posam ser acionados como elementos de memória e identidade. Para tanto foram efetivadas, como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa: a observação exploratória; a aplicação de um questionário nos modos presenciais e via web; consulta em documentos no arquivo do IPHAN; estudo bibliográfico em obras de diferentes áreas do conhecimento com ênfase na teoria museológica, no patrimônio cultural e nos conceitos sobre consumo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Coleção Carmen Sousa do Museu da Universidade Federal do Pará - MUFPA: uma análise do acervo pelo processo de documentação museológica(2017) ROSA, Sandra Regina Coelho da; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509Esta pesquisa teve por objetivo analisar e propor a sistematização da documentação museológica à coleção da artista plástica Carmen Sousa (1908-1950), salvaguardada pelo Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). A coleção é composta dos acervos de arte visuais (pintura, escultura e desenho) e de comunicação (cartas, diário, fotografias, recorte de jornais e outros). A justificativa do estudo foi na intenção de expandir o entendimento da investigação da coleção, interligando as obras artísticas e os documentos, de modo que promova a recuperação das informações em relação à trajetória da vida e obra da referida artista. Como instrumento metodológico aplicado adotou-se a realização de estudos investigativo e exploratório dos objetos e documentos acondicionados na reserva técnica do museu, alinhando-os com o filtro teórico-prático das ações e procedimentos da documentação para acervos museológicos. Os resultados alcançados por este trabalho visaram à criação de uma proposta para a classificação da coleção, a elaboração de fichas de arrolamento e catalográfica do acervo de artes visuais e documental, no intuito de possibilitar aos funcionários e pesquisadores interessados o controle e a consulta da coleção associados à organização informacional do acervo, ajustando nitidamente ao processo de recuperação e disseminação de informações contidas nesses artefatos sob a guarda do MUFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A conservação preventiva da coleção de paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi: análise de microambiente(2014-02-28) TRINDADE, Doriene Monteiro; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856A reserva técnica é espaço onde as coleções de Museus passam a maior parte do tempo e, portanto, é importante que ela obedeça aos princípios da Conservação Preventiva - ações indiretas de preservação do acervo que visam minimização dos agentes de degradação de acervos museológicos nos diferentes ambientes - macro (ex: o acervo, a área expositiva) ou micro (ex: armários, vitrines, embalagens). Este trabalho visa à análise dos microambientes encontrados na coleção de Paleoinvertebrados do Museu Paraense Emilio Goeldi que, por estarem isolados do meio externo, apresentam características climáticas distintas. Com o auxílio de datalogger, programado para recolher dados a cada 30 minutos, foram monitoradas umidade e temperatura durante dois meses nas gavetas, e duas semanas dentro de uma das embalagens plásticas utilizadas para armazenagem dos fósseis. Cinco embalagens e dois tipos de esponja passaram por testes químicos, para verificação da presença de compostos impróprios em sua composição: teste com frascos de vidro, para estabilidade química, e com fio de cobre, para a detecção de PVC, material impróprio para uso em acervos. O valor médio de temperatura nos armários foi de 23,2°C, com variação média de 4,8°C. Dentro da embalagem, a temperatura media foi 23,6°C com variação de 3,9°C; a umidade relativa dentro dos armários foi de 51,6%, com variação de 4,3%. Dentro da embalagem plástica, a umidade média foi 49,1%, com variação de 2%. Ao compararmos os valores em ambos os microambientes, foi possível concluir que estes possibilitaram a criação de um microclima mais estável, o que favorece a conservação, visto que a variação climática é atualmente considerada um dos maiores agentes de degradação em acervos. Com relação aos testes químicos, das 7 estruturas de suporte testadas, apenas uma apresentou PVC em sua composição, entretanto, com relação a estabilidade química das mesmas, todas foram considerados instáveis, sendo inadequadas para o uso no acervo. Portanto, nas condições atuais, o microclima do acervo de Paleoinvertebrados do MPEG apresenta estabilidade climática, o que favorece a preservação dos fósseis, pois evita a aceleração das possíveis reações químicas que ocorreriam em decorrência das embalagens inadequadas. Entretanto, faz-se necessário a troca das embalagens por materiais mais estáveis, como por exemplo, polietileno, diminuindo ainda mais os riscos de danos ao patrimônio fossilífero da Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Conservação preventiva de acervos orgânicos na Amazônia: estudo de caso no Museu Casa das Onze Janelas e Museu de Arte de Belém do Pará(2017-04-06) CASTRO, Tayná Mariane Monteiro de; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856Acervos orgânicos são mais suscetíveis às modificações em decorrência das condições ambientais. Por isso, a Conservação Preventiva, responsável pela desaceleração dos efeitos causados por agentes de deterioração em acervos museológicos, é essencial para que o patrimônio salvaguardado perdure mais. Entretanto, não há padrões estabelecidos nas bibliografias para as particularidades amazônicas. Portanto, com oobjetivo de contribuir com o desenvolvimento de práticas curatoriais em acervos amazônicos, este trabalho analisa a climatização de acervos orgânicos em exposições de longa duração, no Museu de Arte de Belém e Museu Casa das Onze Janelas. Foram monitoradas por 4 meses, a cada 2 horas, a temperatura e a umidade dos ambientes. As duas instituições possuem índices elevados de temperatura e umidade relativa, porém a variação, considerada a mais danosa para os acervos, é controlada de forma diferenciada, seja através de um bom armazenamento, como o “Gabinete de papéis”, ou de um sistema não dependente de condicionadores de ar, com auxilio da estrutura predial, em ambos os casos, mantém o bom estado dos objetos. Com isso, mostramos que não existe uma única forma de conservação, e que é possível conservar acervos delicados, como os orgânicos, em meios considerados adversos, como a Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conservação preventiva na Reserva Técnica Curt Nimuendajú(2016) VICENTE, Bianca Cristina Ribeiro; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856O objeto etnográfico é produzido de forma manual por diversas culturas ao longo do tempo. Dentro do museu esse material é base para estudos antropológicos e culturais e, ao passar pelo processo científico da musealização, estes devem ser preservados. O Museu Paraense Emilio Goeldi salvaguarda na Reserva Técnica Curt Nimuendajú um enorme acervo de Etnografia com mais de 14 mil objetos de origem indígena, africana e regional. Nesta reserva técnica há um sistema alternativo de climatização que controla com uso de ventiladores insufladores, exaustores e desumidificadores a umidade relativa. Para a preservação de objetos museológicos, umas das práticas correntes nos museus é a Conservação Preventiva a qual visa prolongar as boas condições físicas e químicas do acervo, atuando na prevenção contra os agentes de deterioração, tais como temperatura e umidade relativa inadequadas. Baseando-se nesta disciplina, realizou-se o monitoramento das condições ambientais da reserva técnica objetivando analisar a temperatura e umidade relativa (UR) dos ambientes macro (sala) e micro (armários, gavetas e embalagens) durante cinco meses. Três dataloggers foram programados para coleta a cada duas horas, em dez diferentes lugares da reserva para o macro ambiente e doze para o micro. Também foram utilizados um termo higrômetro e um termômetro infravermelho durante cinco dias. A média de temperatura do macro foi de 30,25 °C e UR de 55,90%, com variações de 1,34°C e 5,31%, respectivamente. O micro ambiente obteve a média 29,97°C de temperatura e 54,82% de UR, com variações de 1,28°C e 4,64%. As médias de umidade relativa, tanto no macro quanto no micro ambiente se encontram de acordo com os padrões internacionais de Conservação Preventiva, por outro lado a temperatura mostrou-se muito elevada. Entretanto, as variações apresentaram valores baixos o que proporciona maior estabilidade às peças as quais sofrem menores alterações de dimensionais. Porém, deve-se ressaltar que a Amazônia apresenta características peculiares e que estes padrões considerados inadequados na literatura podem não ter o mesmo efeito em materiais acostumados as altas temperaturas amazônicas, portanto, percebe-se a necessidade da realização de estudos mais aprofundados direcionados ao reconhecimento dos constituintes dos objetos, para acompanhar se estão ocorrendo reações químicas e em quais velocidades. Destaca-se a importância de pensar medidas de conservação preventiva que reflitam e respeitem a realidade climática e museológica da região.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cultura arqueológica Maracá na perspectiva da documentação museológica(2014-02-27) PAIVA, Jéssica Michelle Rosário de; BARBOSA, Carlos Augusto Palheta; http://lattes.cnpq.br/0221579603365249; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907O presente estudo aborda os artefatos funerários da cultura arqueológica Maracá numa perspectiva dos métodos e conteúdos pertinentes à documentação museológica, considerando esta como um dos principais meios de preservação. No intuito da reflexão sobre a relação da compreensão acerca dos artefatos como provenientes de uma intencionalidade humana, portanto, dotado de importante conteúdo informativo (visual, subjetivo e contextual) que o categoriza como documento, e sua relevância na elaboração de um sistema documental mais detalhado, têm-se como base as análises iconográficas dos artefatos que formam a coleção AP-MZ-30: Gruta das Caretas. Tais observações proporcionaram a identificação de unidades elementares que formam padrões estilísticos e singularidades significantes por representar códigos visuais referentes ao grupo produtor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Curadoria museológica de microfósseis a coleção de Ictiólitos do Museu Paraense Emilio Goeldi(2014) SANTOS, Christiane Sofhia Godinho; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856Este trabalho se trata de um estudo de caso referente aos processos de curadoria utilizados em acervos de microfósseis, mais especificamente Ictiólitos - fragmentos esqueletais microscópicos de peixes -, com o objetivo de desenvolver um protocolo de armazenamento e documentação destes exemplares em acervos de paleontologia, tendo como base a coleção do MPEG. Com vistas a este objetivo, o trabalho apoiou-se não só nos princípios da Conservação Preventiva e Documentação Museológica, como também em entrevistas com pesquisadores e curadora que trabalham com microfósseis como forma de compreender especificidades deste tipo de coleção. Os Ictiólitos do acervo de Paleontologia do MPEG reuniam-se em mais de 2.000 exemplares tombados por lotes, dispostos de maneira inadequada em lâminas escavadas dentro de caixas de papelão, dificultando a manipulação, facilitando a perda e impossibilitando o acesso individual aos exemplares. Foram então analisados formas de armazenagem, fixadores e documentação para esta coleção. Os exemplares foram colados em lâminas quadriculadas, utilizando adesivo padrão a base de PVA – fixador de fácil acesso e que possibilita a retirada do material das lâminas sem causar dano. Para a documentação foram elaboradas fichas catalográficas contendo dados gerais e específicos, possibilitando além do registro o acesso ao material sem constante manuseio. A partir destas práticas se elaborou um Protocolo para a Curadoria de Microfósseis de Vertebrados – Ictiólitos, a fim de auxiliar trabalhos voltados a esta tipologia de coleção e padronizar ações de curadoria referentes aos mesmos. O uso destas técnicas de curadoria foram importantes para a promoção de guarda e conservação do patrimônio fossilífero da Amazônia, possibilitando o melhor armazenamento dos microfósseis, acesso a coleção e também a disponibilização dos dados para pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Das raias ao museu: um estudo de caso sobre o processo de documentação museológica da coleção de medalhas da atleta paraense Suzete Montalvão(2019-07-01) MARTINS, Gabriele de Oliveira; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907; FERREIRA, Luzia Gomes; http://lattes.cnpq.br/7045722681867926O presente trabalho visa investigar as relações entre museu-esporte-mulher através de uma perspectiva museológica, em que questiona-se a (in)visibilidade de atletas mulheres tanto no esporte quanto nos próprios museus, além de destacar que essa temática esportiva ainda não seja tratada nos museus da região metropolitana. Assim, traz-se à tona o histórico do Atletismo desde um levantamento mais amplo, a nível internacional, até chegar na contextualização da modalidade no Pará e principalmente na ex-atleta Suzete Montalvão e a construção do Museu Itinerante do Atletismo Paraense. Para tal tomou-se como foco principal evidenciar a importância da documentação museológica das medalhas para a sistematização, recuperação e salvaguarda de informações por meio de objetos, fazendo uso de uma coleção particular, a coleção de Medalhas do Acervo da ex-atleta paraense Suzete Montalvão de forma a perceber que esta pode contribuir para a reconstituição de histórias, de identidades e das memórias dos grupos que se identificam com a modalidade. Dessa forma, buscou-se refletir os conceitos relacionados a Museu e à Museologia no âmbito da tipologia do objeto de estudo e o ambiente em que ele está inserido. Para a realização desta utilizou-se uma metodologia exploratória com questionários, entrevistas, pesquisas bibliográficas e análise de objeto através da aplicação de instrumentos documentais elaborados para contribuir com este estudo. Sendo assim, com fins de relacionar o patrimônio material, sua preservação e a salvaguarda da memória esportiva do atletismo paraense, além de ponderar o espaço e as coleções existentes de mulheres atletas com finalidade de também enfatizar o estudo de gênero dentro de sala de aula para então instigar alunas e alunos a pensarem na presença/ausência de mulheres em determinados locais, este trabalho se propôs a analisar as relações do esporte com o museu e os espaços museológicos por meio da documentação museológica, a qual busca enfatizar a importância na aquisição de informação intrínseca e extrínseca que possam ajudar a compreender dados para uma pesquisa mais aprofundada sobre os elementos que compõe o objeto e seu ambiente, como a possibilidade de relacionar as temáticas políticas, econômicas, sociais e culturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico de conservação preventiva como ferramenta de proteção ao patrimônio móvel: estudo de caso da coleção de Etnografia Curt Nimuendajú(2015) FONSECA, Ana Paula Souza; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856O trabalho é um estudo de caso desenvolvido na reserva Etnográfica Curt Niumendajú do Museu Paraense Emílio Goeldi, que teve como objetivo fazer um diagnóstico básico de Conservação Preventiva. Visando apresentar um panorama dos agentes de degradação, as formas de acondicionamento e as dinâmicas dentro da reserva, sempre considerando o sistema de climatização de altas temperaturas e baixa umidade instalado na reserva técnica, contribuindo para a documentação do estado geral do acervo após a implementação deste sistema. Para tal foram realizados monitoramentos de temperatura e umidade em macroclima e microclimas, com intuito de se entender: 1) os parâmetros sobre os quais o acervo se mantem diariamente; 2) os materiais utilizados para o acondicionamento das peças e 3) as práticas de higienização. Os resultados mostraram que o acervo, apesar de possuir índices de temperatura e umidade nem sempre condizentes com a literatura, permanece, em geral, em estado estável, com problemas em determinados pontos e peças, necessitando estas análises mais aprofundadas para a determinação exata do agente causador do dano. Com relação a higienização, pequenas alterações na frequência e forma de limpeza do espaço e dos mobiliários, resultariam em grandes mudanças para a conservação do mesmo, visto que foram identificadas a presença de determinados pragas (artrópodes). Estas por sua vez também precisam ser identificadas futuramente com intuito de definir a periculosidade da presença das mesmas no local. Portanto, apesar de inicial o diagnóstico desenvolvido para o acervo, este mostra que as condições gerais são positivas necessitando de mais investimentos na área de conservação, seja em pesquisa quanto em mão de obra, para que o Museu Paraense Emílio Goeldi continue cumprindo adequadamente seu papel de fiel depositário, deste patrimônio que pertence a todas as comunidades amazônicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico de conservação preventiva de patrimônios arqueológicos: o acervo cerâmico do sítio sambaqui do Tucumã (Melgaço – PA)(2014) CARVALHO, Giovana Pampolha de; SANTOS, Christiane Sofhia Godinho; http://lattes.cnpq.br/8100923268450323A Cerâmica Arqueológica se apresenta de forma muito intensa na região amazônica, compondo grande parte dos acervos de Arqueologia que aqui se formam. Estes bens, de grande importância social, por vezes não estão armazenados em espaços como os museus, que ainda são entendidos como principais responsáveis pela salvaguarda do patrimônio cultural, sendo assim, buscou-se o “não museu” como espaço de proteção. Consideramos então, os artefatos cerâmicos coletados no sítio Tucumã (Melgaço-Pa), lotados no Laboratório de Arqueologia da UFPA. Para as análises foi examinado o médio e microambiente dos recintos que salvaguardam estes bens, a partir de práticas de Conservação Preventiva, considerando o material de armazenamento, forma de manuseio e fatores ambientais – variação de umidade relativa e temperatura. Afim de examinar se o espaço armazena seus materiais de forma adequada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico de mobiliário em exposição na realidade amazônica: subsídios para práticas de salvaguarda(2014) COSTA, Luiza Nayara Mendes; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867Os bens/objetos culturais são considerados partes materiais que remetem memória, identidade e histórias de uma sociedade, pois são considerados transmissores culturais o que justificam ações que visam a sua salvaguarda e difusão. A presente pesquisa discute questões voltadas à conservação preventiva, no que tange aos fatores que causam a deterioração dos materiais, condições ambientais de exposição, tipos de materiais, fatores antropogênicos e introduz procedimentos de conservação para tipos de suportes expográficos, com enfoque nas particularidades da Região Amazônica, usando como estudo de caso o Museu de Arte de Belém. As análises e propostas aqui discutidas, se realizam em 3 salas expositivas deste museu: Domenico de Angellis, Armando Balloni e Ruy Meira. Este estudo busca colaborar com as políticas de conservação e preservação de instituições museológicas na Amazônia, em função de suas particularidades climáticas, levando em consideração fatores físicos, químicos, ambientais e problemas referentes à gestão, fatores estes que dificultam o alcance real das funções dos museus: coletar, documentar, pesquisar, conservar, comunicar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e manejo integrado de pragas (MIP) na coleção de fungos do herbário João Murça Pires (MG)(2018-12-21) SOUZA, Carla Vitória Lobo de; SOTÃO, Helen Maria Pontes; http://lattes.cnpq.br/4569590439918954; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856Este trabalho visa compreender a importância da Conservação Preventiva no combate as pragas para as coleções biológicas no âmbito dos museus de ciência. Como objeto de estudo teve-se a Coleção de fungos do Herbário João Murça Pires (MG), do Museu Paraense Emílio Goeldi, importante referência para Amazônia que por preservar espécimes de composição orgânica que pode se tornar alvo de pragas. Com o intuito de preservá-la mediante sua importância, estabeleceu-se como objetivo principal, assim, o desenvolvimento de uma proposta de Manejo Integrado de Pragas (MIP) para a Coleção, para o alcance do mesmo a metodologia se dividiu em três frentes: a primeira consistiu na análise do espaço e das práticas de conservação utilizadas, a segunda na analise do macroclima (uso do datalogger modelo HT-70) e a terceira na identificação de pragas (a olho nu ou com auxílio de lupa, em parceria com entomólogos). Com os dados obtidos, verificou-se que a manutenção do herbário, na medida do possível, inclui ações que ajudam no combate deste agente biológico como a proibição de alimentos, a regulação da climatização (Temperatura entre 21º a 30º C e UR a 35%), a limpeza (mesmo que de forma superficial) e o uso do envenenamento (por gás fosfina). Todavia devido a outros problemas como a presença de vegetação ao redor e a não vedação de portas, janelas e armários, ainda ocorre a entrada de pragas no acervo, sendo encontrado durante este estudo um total de 25 insetos divididos entre as ordens Blattodea, Coleoptera, Diptera, Ephemeroptera e Hymenoptera. Deste modo, com o intuito de tomar medidas que sejam eficazes no combate as pragas e benéficas tanto para a coleção quanto para os profissionais que nela trabalham (evitando a utilização do gás fosfina, altamente tóxico ao ser humano) propôs-se um Manejo Integrado de Pragas (MIP) com propostas e sugestões contra a entrada e permanência de pragas na coleção. Este estudo ressalta a importância da conservação preventiva em acervos micólogos, garantindo a integridade de espécimes que podem suportar diversos tipos de estudos com contribuições à ciência significantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A digitalização do acervo de catálogos da biblioteca de apoio do Arquivo Público do Estado do Pará como forma de preservação: uma proposta de praticidade e qualidade na pesquisa(2014) CUTRIM, Haney Lemos; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856Diante dos desafios que acervos bibliográficos enfrentam quanto a sua conservação e disseminação do conteúdo, a digitalização de documentos contribui para a recuperação da memória histórica de um acervo, quando este encontra-se com o suporte original fragilizado. Este trabalho aborda as condições atuais da coleção de Catálogos e Folhetos da Biblioteca de Apoio do Arquivo Público do Estado do Pará, expondo a importância do patrimônio documental ao Estado e seus Municípios ao que se refere à necessidade de reformatação destes materiais como alternativa de preservação das referências históricas à sociedade. Analisando a conveniência e o perfil dos usuários que pesquisam em materiais já reformatados buscou-se compreender as atuais necessidades enfrentadas no ato de suas pesquisas, a partir do exposto, por intermédio de um questionário, algumas alternativas foram apresentadas aos pesquisadores que foram unânimes em responder quanto a praticidade encontrada na manipulação de acervos digitais. Portanto, observando alternativas mais viáveis a prática de pesquisa em documentos digitalizados e analisando as condições instáveis que as tecnologias proporcionam atualmente, este trabalho propõe além da reformatação do acervo do setor de Catálogos e Folhetos para preservação dos originais e difusão da informação, a troca dos equipamentos de computadores do APEP para modelos de Macbooks da Apple, considerados de maior qualidade e multifuncionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documentação de acervos museológicos: um estudo de caso do acervo de vestuário do estilista André Lima na seção moda da Coleção Amazoniana de arte da UFPA(2017-04-07) SANTOS, Sammya Daniele Paixão dos; SOUZA, Yorrana Priscyla Maia de; http://lattes.cnpq.br/6271995665252094; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907O presente trabalho tem como objetivo analisar a partir de um estudo de caso as ações de documentação de acervos museológicos realizadas no acervo de vestuário do estilista André Lima da Seção Moda da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Com base nessas ações iniciais que foram desenvolvidas no projeto de extensão “Ações de Curadoria de Acervo na Seção Moda da Coleção Amazoniana de Arte” consistiram, primeiramente, em um arrolamento que visa à quantificação e a qualificação das peças e seus materiais, sendo possível a criação de um plano de classificação para o acervo de vestuário; bem como identificação dos termos gerais para o controle de vocabulário, haja vista que se trata de um acervo de moda e estes objetos nem sempre são fáceis de identificar. Assim, após a classificação das peças foram criados metadados específicos para este acervo na ficha catalográfica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A documentação museológica do acervo metálico dos sítios de Gurupá (PA)(2018-12-18) SILVA, Jaiane Lima da; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de documentação museológica desenvolvido com o acervo de metais de natureza arqueológica armazenado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, provenientes de cinco sítios arqueológicos localizados do município de Gurupá (PA), bem como, pontuar medidas preliminares para a conservação preventiva dos objetos, partindo do princípio de que esses, são testemunhos materiais da história e da cultura das comunidades sitiadas de Gurupá, além de serem demarcadores de transformações históricas vividas pelo município. Os métodos utilizados para a execução da pesquisa consistiram na criação de um arrolamento dos objetos, além do desenvolvimento de uma ficha catalográfica amparada por diretrizes propostas por Costa (2006) e Padilha (2014), considerando informações primárias encontradas nas etiquetas de coleta dos objetos. Como resultados foram elaboradas medidas preliminares para a conservação do acervo, além do surgimento de reflexões a respeito da necessidade da necessidade de se pensar a musealização desses bens.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documentação museológica e paleontologia: elaboração de ficha de catalogação para o cervo de paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi(2015-12-02) CARVALHO, Raul de Azevedo; MELO, Diogo Jorge de; http://lattes.cnpq.br/1754263921921200A documentação em museus busca atuar como auxílio do tratamento informacional das coleções, desde o seu registro em campo até as informações referentes à “vida” do objeto dentro da instituição. Dessa forma, acaba-se construindo um sistema que atende as demandas informacionais da instituição. Entretanto, nem sempre os museus de História Natural possuem um sistema de documentação mais elaborado, com suportes informacionais que permitam designar todos os processos decorridos com seus objetos museológicos e acabam por sofrer com uma escassez de registros em seus acervos. Neste sentido, aponta-se a necessidade da construção de sistemas documentais museológicos e de catalogação que proporcionem a maximização na recuperação e uso da informação. No caso específico deste trabalho, elaborou-se uma ficha catalográfica e seu manual de preenchimento para a Coleção de Paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) para a ação de salvaguarda do acervo e disseminação do conhecimento, contribuindo na sua construção e preservação, destacando que esse acervo é uma grande fonte de pesquisa e de conhecimento sobre a diversidade paleobiológica da região Amazônica. No entanto sabe-se que a elaboração da ficha de catalogação desta coleção é apenas um dos passos preliminares para implementação de um sistema documental mais complexo, com sistemas de recuperação de informação e até para futuramente uma melhor disponibilidade informacional em rede, facilitando a pesquisa paleontológica e a difusão de conhecimentos científicos à comunidade. Este trabalho aponta para uma boa relação do cruzamento dos conhecimentos da Museologia com a Paleontologia, principalmente em relação a documentação museológica, para a gestão e manutenção de coleções paleontológicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A documentação museológica para o diagnóstico de danos em cerâmicas arqueológicas(2019-09-09) GUIMARÃES, Lívia Souza; LIMA, Helena Pinto; http://lattes.cnpq.br/4138407289238061; PALÁCIOS, Flávia Olegário; http://lattes.cnpq.br/8614368897751867As cerâmicas são importantes vestígios que podem ser encontrados em variados contextos arqueológicos, através delas é possível compreender os processos de desenvolvimento e escolhas culturais das sociedades as quais pertencem, portanto, devem ser preservados os seus valores físicos e informacionais. Identificar os danos presentes nos fragmentos, através da documentação museológica permite que se conheça o acervo e adote ações que possibilitem o bem-estar a esses materiais e mudanças nas práticas laboratoriais. Foi realizado o diagnóstico de danos a partir da documentação de cerâmicas provenientes do sítio Ibama (Melgaço-Pará) e fazem parte do acervo do Museu paraense Emílio Goeldi; elas foram selecionadas e comparadas com base em seus atributos morfológicos e pontos de coleta, identificados como topo e base. A presença de determinadas alterações, como as fissuras nas camadas de engobo, podem estar relacionadas a práticas laboratoriais realizadas durante os processos de curadoria. Os poucos registros dessas práticas, associados a uma grande quantidade de materiais triados, iniciam uma generalização do acervo sem a preocupação com o seu estado de conservação.