Faculdade de Ciências Sociais - FACS/IFCH

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estratégias de marketing ambiental utilizadas pelo Clube do Remo, Belém-PA, em campanha por um futebol com responsabilidade socioambiental
    (2024-10-09) OLIVEIRA, Luann Victor Chermont de; JATENE, Izabela da Silva; http://lattes.cnpq.br/0001477213984363; https://orcid.org/0009-0000-7999-0067
    As constantes transformações que o mundo digital passa influenciam mudanças no comportamento de muitos setores da sociedade Um comportamento importante notado com o avanço digital foi o modo de ativismo, que aumentou o alcance e novas estratégias de marketing e apelo. O futebol é um esporte que move multidões, tendo gigantescas torcidas e ampla visibilidade. Na Amazônia, o Clube do Remo é um time de futebol com uma das maiores torcidas do Norte do Brasil, tendo grandes responsabilidades sociais, seja na formação de opiniões ou na inserção de novos produtos e tendências. Esses grandes representantes de publicidade possuem importância na Amazônia, pois a região possui gigantesca diversidade ambiental, social e cultural, mas sofre com diversos tipos de explorações e degradações. Os objetivos deste estudo é analisar as estratégias multicanais de marketing utilizadas pelo Clube do Remo para promover a campanha ambiental “Sinta a Amazônia” e sua responsabilidade socioambiental, além da análise da diversidade social das concepções das “Amazônias”. Esta análise deu-se a partir do lançamento da campanha outras publicações pertinentes, tanto no site do Clube do Remo como em suas redes sociais. A literatura mostra o futebol como importante ferramenta de lutas e ativismos sociais, principalmente por ter grande quantidade de torcedores e ter apelo da mídia e do comércio, podendo realizar estratégias de marketing com outras organizações e para consumo. Em relação a diversidade social das Amazônias, os estudos mostram mais de mil tribos indígenas com relações diferentes com o meio ambiente, tendo suas próprias concepções de espaço amazônico, os estudos mostram que existem diversas visões diferentes e importantes da Amazônia que diferem da visão eurocêntrica que vê a região como um deserto demográfico. A campanha realizou publicação de fatos e imagens chocantes para que os torcedores sentissem os impactos e se conscientizassem ao sentir o quanto a destruição e poluição podem impactar a Amazônia. Ressalta-se a importância de analisar o uso do marketing em questões de ativismo no futebol.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mulheres evangélicas nas eleições municipais: um estudo comparativo do perfil das candidaturas na eleição de 2020
    (2024-11-08) SILVA, Glenda Liliane Rodrigues Guilhon da; SOUZA, Carlos Augusto da Silva; http://lattes.cnpq.br/7158504535308341
    A presente pesquisa tem como objeto de investigação a comparação do perfil sociopolítico de candidatos evangélicos, tendo como estudo de caso as eleições municipais de 2020 para os cargos de vereador em todos os municípios brasileiros. O objetivo consiste em verificar discrepâncias (ou semelhanças) entre o perfil sociopolítico destes candidatos a partir de um recorte por gênero. A literatura vem dando destaque para a expansão dos evangélicos na esfera da representação política, mas quase não há trabalhos sobre a presença feminina nestes espaços. O estudo explora diversos marcadores de diferenciação sociopolítica entre as candidaturas de homens e mulheres evangélicas como: gênero, raça, escolaridade, estado civil e ideologia partidária. A metodologia de investigação utilizou a base de dados existente no repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral, avaliando tanto os candidatos quanto os eleitos. A pesquisa concluiu a existência de diferenças significativas entre homens e mulheres referente as variáveis selecionadas, o que indica que os marcadores de opressão verificados em outras esferas da vida privada ainda se mantem na esfera da participação política.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ao cair da noite: uma etnografia com ambulantes noturnas em Belém do Pará
    (2024-11-01) ROSALINO, Yasmim Costa; DANTAS, Luísa Maria Silva; http://lattes.cnpq.br/1573989294603242
    O trabalho das ambulantes é muito presente no cotidiano urbano no Brasil, especialmente em Belém/PA. Historicamente, essa atividade remonta à chegada da família real em 1808, quando era majoritariamente realizada por mulheres negras escravizadas. Ao longo do tempo, o comércio ambulante se adaptou às demandas dos consumidores, refletindo dinâmicas sociais e econômicas das cidades. Este estudo foca em trabalhadoras e trabalhadores ambulantes do Samba Batuque da Feira do Açaí, um evento cultural que se fortaleceu após a pandemia da COVID-19, destacando a organização e resistência dos ambulantes, especialmente das mulheres. Observações etnográficas revelam interações complexas entre ambulantes, músicos, frequentadores e outros, oferecendo uma visão das relações sociais e econômicas no evento. A pesquisa examina especificamente as vendedoras de bebidas, explorando os vínculos criados durante as festas e a rua como espaço de trabalho dessas mulheres.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC
    (2024-10-03) ALMEIDA, Silvano Pereira de; SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos; http://lattes.cnpq.br/6004376537871160
    Esse artigo, de caráter bibliográfico e documental, tem como objetivo analisar o “Caderno de Projeto de Vida” formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) no âmbito da implementação da Lei Nº 13.415/2017, mais conhecida como “Novo Ensino Médio”. Para tanto, primeiro faz uma breve introdução sobre o contexto e o conteúdo dessa lei de reforma do Ensino Médio. Em seguida, traça alguns apontamentos em torno do componente curricular “Projeto de Vida”. E por fim, valendo-se da Análise do Discurso, a partir da corrente fundada por Michel Pêcheux, propõe uma análise do Caderno Orientador de Projeto de Vida do Estado do Pará.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Antropologia mortuária: sentimentalismo contemporâneo acerca da morte
    (2020-11-21) RODRIGUES, Elisa Gonçalves; GODOY, Renata de; http://lattes.cnpq.br/5173744417832044; https://orcid.org/0000-0002-8138-8670
    A seguinte monografia tem como objetivo analisar a morte através da abordagem da Antropologia das Emoções e apontar como estes sentimentos são interpretados e aceitos coletivamente, socialmente e institucionalmente. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa etnográfica usando como referência o cemitério Santa Izabel, em Belém/PA, onde realizei entrevistas, observação e registro fotográfico. Foi possível traçar um pequeno panorama de como a morte é sentida ou percebida por um grupo de 50 pessoas que representavam tipos diferentes de usuários daquele espaço, sendo que o Dia de Finados em 2019 foi escolhido para realização de toda a coleta dados, onde concluiu-se no hiato de dados e teorias que os sentimentos relacionados à morte configuram o indivíduo socialmente e suas emoções contemplam e justificam a interpretação da morte diante do individual e do coletivo. O trabalho pretende contribuir para compreender quais sentimentos se conectam com o pensamento imediato sobre a morte, seja em espaços fúnebres como o cemitério, seja na indústria funerária, e assim refletir sobre a padronização da morte e seus ritos na contemporaneidade.