CABAE - Campus Universitário de Abaetetuba
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O Campus Universitário de Abaetetuba, também, conhecido como Campus do Baixo Tocantins, foi implantado em 1987, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Profº. José Seixas Lourenço.
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação da mulher no meio rural: um estudo de caso em uma unidade de produção agrícola familiar na comunidade Quilombola baixo Itacuruçá – Abaetetuba, Pará(2025-05-09) FERREIRA, Nilvana de Fátima Rodrigues; SANTOS, Eliza Batista dos; CASTRO, Roberta Rowsy Amorim de; http://lattes.cnpq.br/3349132570131093A atuação da mulher na agricultura familiar é fundamental para a manutenção das unidades produtivas e das comunidades rurais, embora ainda existam desafios que limitam seu acesso a políticas públicas e à assistência técnica. Este estudo teve como objetivo compreender e descrever o protagonismo da mulher em uma unidade de produção agrícola familiar na Comunidade Quilombola Baixo Itacuruçá, no município de Abaetetuba-PA, analisando seu papel na produção agrícola, na organização da unidade produtiva, no cuidado com a família e em outras atividades do cotidiano. A pesquisa foi realizada durante os Estágios Supervisionados I, II e III, do curso de Tecnologia em Agroecologia da UFPA – Campus Abaetetuba, no período de 11 a 17 de outubro de 2023, estendendo-se posteriormente por meio de diálogos via WhatsApp de setembro a dezembro de 2024, o que permitiu complementar as informações e registrar narrativas da interlocutora. A abordagem adotada foi descritiva, do tipo estudo de caso, tendo como fonte primária a própria agricultora. A metodologia incluiu a aplicação de questionários, entrevistas, diálogos informais, caminhadas nas áreas de uso, observação direta e participante, além de registros fotográficos e de áudio, que possibilitaram a inclusão de narrativas ao longo do texto. Os resultados evidenciam o protagonismo de Dona Maria de Lourdes, 37 anos, agricultora quilombola, responsável por um plantio diversificado com 121 mudas de 21 espécies frutíferas, como açaí, cupuaçu, cacau, banana. Concilia essas atividades com afazeres domésticos, o cuidado de três filhas e participação ativa na comunidade, atuando como pastora na igreja local, coordenadora e organizadora de eventos e ações solidárias, sua atuação também se estende à construção da própria casa. As narrativas revelam vínculo com a agricultura desde a infância e o desejo de oferecer às filhas oportunidades de estudo. Apesar das dificuldades, como ausência de assistência técnica e receio em acessar crédito rural, mantém e amplia a produção com base no conhecimento tradicional e apoio comunitário. O estudo reforça a importância de dar visibilidade à atuação da mulher no campo e a necessidade de políticas públicas que fortaleçam sua autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A funcionalidade do item lexical “Confia” como forma não canônica de negação na rede social X(2025-09-11) BATISTA, Paulo Renan Farias; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho realiza uma discussão a respeito do fenômeno da negação, sobretudo no que se refere ao item “confia”, o qual, a depender do contexto e da intenção comunicativa, assume valor de negação, tendo em vista que tal recurso não se restringe apenas aos advérbios considerados canônicos no português brasileiro. Objetiva-se analisar e discutir o papel da unidade “confia” como forma de negação não canônica em interações discursivas na rede social X. A pesquisa é de caráter qualitativo, uma vez que a análise e interpretação dos dados coletados configuram-se como aspectos fundamentais para a construção de significados. Como constructo teórico utiliza-se autores, como Givón (1995), Martelotta e Areas (2003), Bybee (2010), Rosário (2022) e Oliveira (2020), que investigam a língua a partir de uma faceta funcionalista, em que tal organismo é maleável e motivado e, por isso, sofre alterações de acordo com as intenções e necessidades de cada falante. Nessa lógica, este artigo justifica-se pela pretensão de compreender como termos linguísticos, os quais apresentam estado de negação, por intermédio de atos expressivos comunicativos, alteram-se à vista de uma demanda linguística. Dessa forma, é mister pontuar que a língua não se constitui como um sistema engessado e autônomo, posto que os falantes são altamente expressivos e, por esse motivo, ao recrutarem e reciclarem formas já estabelecidas, modificam tal estrutura em função de seus objetivos discursivos, fato que demonstra a essencialidade entre língua e comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância do Instituto Larissa Negrão para a inclusão educacional no município de Abaetetuba(2025-09-22) ABREU, Wanessa da Silva; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O Instituto Larissa Negrão, acolhe crianças entre 3 anos e adolescentes até os 13 anos, que possuem transtornos ou deficiências. Esse espaço foi criado pelo ex-vereador Emerson Negrão e sua esposaMaria (nome fictício), porserem pais daLarissa Negrão, que nasceu comTranstorno do espectro autista (TEA), que para realização das terapias encontraram inúmeras dificuldades. A metodologia incluiu a abordagem qualitativa, com uso de um documento, com elementos de uma pesquisa de campo, dentro desse campo realizou-se entrevista, utilisando a análise de conteúdo para analisar os dados obtidos. Tem como objetivo geral, compreender a constituição social da história que originou a criação do Instituto Larissa Negrão, no município de Abaetetuba-Pará. Como resultado o Instituto Larissa Negrão, trousse para o município de Abaetetuba, atendimentos médicos, com várias especialidades, para crianças e adolescentes com vulnerabilidade social, que antes eram excluídas das terapias, por não ter acesso, devido os custos serem altos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico no ensino da matemática em um contexto sócio-cultural(2018) FERREIRA, Ana Lúcia da Silva; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaA matemática está em todo lugar. No que fazemos, vestimos comemos, compramos, visualizamos, nas ruas, nos números de casa, nos eletroeletrônicos e até mesmos nas maiores obras de arquiteturas do mundo. Mas mesmo assim para alguns seres humanos ela é vista como um “bicho de sete cabeças”. E para melhor entender que matemática é fácil de aprender, o trabalho de pesquisa traz uma reflexão sobre a importância do lúdico no ensino aprendizado da matemática no contexto sócio cultural. Assim levantando algumas questões diante dos desafios enfrentados pelos educadores para apresentar a matemática de forma atraente e lúdica, para que o educando veja a mesma não de forma temida, e sim uma disciplina prazerosa de se aprender. E através de sua cultura os mesmo construam uma nova visão sobre a matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência dos processos fonológicos na escrita dos alunos do 6º ano da escola municipal do ensino fundamental Deocleciana Pereira de Araújo - Abaetetuba/PA(2025-09-15) BARROS, José Marcelo Barros e; MIRANDA, Camille Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2963843028051548; https://orcid.org/0000-0002-3920-6247O presente trabalho propõe estudar as variações fonéticos-fonológicas que ocorrem nos escritos dos alunos do 6º ano do Fundamental 1, da Escola Municipal do Ensino Fundamental Deocleciana Pereira de Araújo-Abaetetuba/Pa. O objetivo principal é a investigação das variações produzidas pelos estudantes, além dos objetivos específicos, que se debruçam em: tecer considerações a respeito do conceito de variações fonético-fonológicas, seus tipos e ocorrências; identificar em atividades de intervenções os “erros” ortográficos recorrentes nos escritos dos alunos. Para isso, usou-se como metodologia para a coleta de dados o emprego de práticas pedagógicas como: escuta de música, observação de desenho e leitura de texto, os quais se seguiram de atividades onde se buscou incentivar os alunos a escreverem. Após isso, num segundo momento, fez-se a análise dos dados onde, em tabelas e gráficos, observou-se as quantidades e os tipos de variações fonológicas encontradas nos escritos destes alunos, o que permitiu na comprovação de existência da influência dos processos fonológicos da fala sobre a escrita, sendo eles os processos de apagamento, inserimento, realocação e supressão de fonemas. Assim, entendeu-se que, dentro do contexto da educação básica a estratégia de escrita dos alunos baseia-se na oralidade reafirmando a dinamicidade da língua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura não-verbal na obra 'Leitura sem palavras' de Lucrécia D’aléssio Ferrara(2024-11-15) NATIVIDADE, Raíssa dos Santos; SILVA, José Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa a obra Leitura sem Palavras, de Lucrécia D’Aléssio Ferrara (2004), com o objetivo de discutir a importância da leitura não-verbal nos estudos da comunicação e sua relevância para a sociedade contemporânea. Fundamentada em uma abordagem qualitativa e interpretativa, a pesquisa dialoga com a semiótica de Peirce, o pensamento de McLuhan e as contribuições de Barthes, Eco, Santaella, Saussure e Bakhtin. O trabalho aborda a cidade como texto não-verbal, destacando signos urbanos, grafites e usos sociais do espaço, além de explorar aplicações da leitura não-verbal em áreas como publicidade, moda, design e educação. A análise evidencia que os signos não-verbais não são neutros, mas carregam dimensões ideológicas e culturais que organizam percepções e moldam comportamentos. Conclui-se que a leitura não-verbal é uma prática indispensável para a formação de leitores críticos, capazes de compreender os desafios da comunicação na era digital, marcada por memes, emojis, fake news e linguagens multimodais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A linguagem dos feirantes na feira de Abaetetuba: uma abordagem variacionista(2025-09-18) FRANCO, Diego da Silva; FERNANDES, Helane de Fátima Gomes; http://lattes.cnpq.br/7945915787371959O presente trabalho se localiza dentro dos estudos da linguagem, de abordagem variacionista, com foco nos aspectos relacionados as especificidades da fala de cada grupo social. O objetivo é discutir acerca da relação entre sociedade e linguagem, a partir da linguagem dos feirantes na feira de Abaetetuba – PA, o qual serão analisados expressões típicas dos feirantes. Compreendese que existem uma série de ramificações que influenciam os modos de expressão e estão relacionados com o contexto social que rodeiam os sujeitos. Como aporte teórico, utilizamos prioritariamente os estudos de Alkmim (2006), Bortoni (2014) e Bagno (2007). A pesquisa aqui desenvolvida é de abordagem qualitativa e desenvolveu-se a partir de algumas etapas principais, um estudo bibliográfico, a pesquisa de campo para a coleta de dados, a etapa de análise e, por fim, a escrita do artigo científico. A investigação nos indica que os feirantes de Abaetetuba dispõem de um quadro sociolinguístico marcado por uma forte identidade local, flexibilidade comunicativa e preservação de traços linguísticos próprios. Os feirantes não apenas reconhecem que seu modo de falar difere de outras regiões, mas também atribuem valor a essa diferença. Ademais, a pesquisa revela que o modo de falar dos feirantes é um aspecto cultural, permeado por história, relações sociais e valores compartilhados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade na educação matemática(2025-08-09) SILVA, Adonai Silva da; SILVA, Henrique Batista da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as publicações apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Encontro de Ludicidade na Educação Matemática (ELEM) entre 2019 e 2024, que versam sobre ludicidade. Logo, realizamos uma abordagem qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, investiga o papel da ludicidade no ensino da Matemática. Os resultados apontam que a utilização de atividades lúdicas em sala de aula contribui significativamente para o aumento do interesse e do engajamento dos alunos, favorecendo a compreensão e a assimilação dos conteúdos. Além disso, metodologias lúdicas favorecem o desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da criatividade. Diante disso, o estudo reforça a necessidade de inovação no ensino da disciplina, apontando a ludicidade como uma estratégia eficaz para superar desafios e tornar a Matemática mais acessível e significativa para os estudantes. Conclui-se que a ludicidade promove um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, motivador e significativo, potencializando o processo de ensino-aprendizagem da Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A mulher parteira como “lugar de memória” na comunidade Colônia Nova em Abaetetuba – PA(2025-05-27) SANTOS, Cintia Amorim dos; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O estudo trata sobre a mulher parteira como “Lugar de Memória” na comunidade rural Colônia Nova no município de Abaetetuba–PA. Tem como objetivo principal produzir narrativas históricas como estratégia para a iniciação à pesquisa histórica e ao ensino em História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com aproximações ao conceito de “lugares de memória” do historiador francês Pierre Nora. É um estudo de natureza histórico educativa e faz uso da abordagem qualitativa, com suporte da pesquisa documental fundamentada em entrevistas semiestruturadas com mulheres da comunidade de Colônia Nova. Além de Nora (1993), dialogamos com Adiche (2009), Cambi (1999), Le Goff (2013), Silva e Silva (2009), entre outros. O estudo abrange o contexto histórico-social recente da referida comunidade, abordando as práticas em memórias associadas à mulher parteira, aqui traduzida como objeto de nossa curiosidade epistemológica para os campos da história e da educação. Os resultados indicam que o ofício de parteira, embora não mais praticado na comunidade, permanece como um elo entre passado e presente. A valorização dessas práticas tradicionais é reconhecida como parte essencial do legado histórico-cultural de comunidade, evidenciando a importância da preservação de memórias e saberes transmitidos por gerações, e contribui para o entendimento de que o “Lugar de Memória” não é simplesmente um lugar escolhido aleatoriamente por ser antigo, e sim um lugar que deva ter significado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A necropolítica diante do direito à educação: uma analítica sobre os corpos das mulheres encarceradas na Amazônia Paraense(2025-06-17) PEREIRA, Elizama Silva; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O objetivo desse estudo é discutir sobre a oferta de escolarização disponibilizado às mulheres em condição de privação de liberdade custodiadas em unidades femininas localizadas na Amazônia Paraense, evidenciando também o atravessamento entre essa oferta como garantia de um direito básico e o conceito de Necropolítica, discutido por Mbembe (2020). A pesquisa é de abordagem qualitativa sob lastro do estudo históricoeducacional, cujo instrumento de coleta de dados foi o estudo bibliográfico e análise documental, sob o pressuposto da analítica foucaultiana. Os resultados apontam que mesmo a Educação como um direito elementar à cidadania, este ainda é negligenciado para grandes contingentes da população brasileira, particularmente, para pessoas privadas de liberdade. A negação desse direito pode ser percebida como uma estratégia que conduz a uma “política de morte”; a necropolítica, configurando-se em um projeto de ampliação da precarização da vida dessas pessoas percebidas como “infames”. Ademais, considero que esse cenário se acentua no encarceramento de mulheres, uma vez que estas se constituem como “vidas precárias”, principalmente no processo acentuado do crescente quadro de encarceramento desses corpos. Concluo que as mulheres vivenciam o processo de “dupla-punição” com a privação de sua liberdade e a negação de outros direitos básicos, como o direito à Educação e o próprio direito de serem custodiadas próximas de suas famílias para a garantia de seus vínculos sócios-afetivos, principalmente na condição de maternidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A prática docente em constante reflexão: desafios no ensino fundamental(2025-06-09) SOUZA, Mayra Souza de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334O presente artigo é originário das experiências vividas durante o estágio supervisionado realizado em uma escola pública no município de Abaetetuba e tem como objetivo analisar a prática de ensino e os desafios observados em uma turma do 2° ano da Escola Mariuadir Santos. Para fundamentação teórica deste estudo selecionamos as obras de Luckesi (1990), e Libâneo (2006). Metodologicamente este trabalho está ancorado em uma pesquisa qualitativa, e como técnicas e instrumentos, utilizamos a observação e a entrevista estruturada. O lócus de pesquisa foi a escola Mariuadir e os sujeitos foram a coordenadora da escola e a docente da turma do 2° ano do ensino fundamental. A partir da discussão das cinco seções de análise apresentamos situações que permitem um olhar reflexivo do espaço escolar como ambiente formativo. Como resultados a pesquisa indica que as práticas docentes observadas precisam ser reavaliadas e atualizadas constantemente permitindo que o ensino, além de significativo para as crianças possa ser de qualidade. E a integração teoria e prática na atividade docente pode auxiliar o professor na reorganização de sua prática de ensino, tornando-a significativa e contextualizada. Conclui-se que a vivência do Estágio Supervisionado garante uma experiência fundamental para adquirir novos conhecimentos, a partir das situações únicas que experimentamos no ambiente educacional. Isso levou à reflexão sobre os desafios da prática docente e a importância do estágio ao longo da formação docente, permitindo a relação teoria e prática e que a reflexão sobre o trabalho docente seja constante e oriente as ações a serem desenvolvidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção cultural e educativa de crianças da vila Guarumã, Acará (PA): por entre brincares, interações e saberes(2025-09-23) OLIVEIRA, Thalia Marques de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996Este trabalho tem como foco a infância vivida no campo amazônico por crianças da comunidade da Vila Guarumã, em Acará, Pará. A pesquisa buscou compreender as produções culturais e educativas protagonizadas por essas crianças, analisando como suas práticas sociais, experiências e percepções sobre o território integram a cultura infantil e diz respeito à afirmação de identidades locais. Envolveu estudos de Brito & Marques (2021), Pojo & Freitas (2022), Silva & Pasuch (2010) e Gusmão (2012), em suas reflexões sobre a criança e a infância amazônida do campo. O estudo, a partir de uma abordagem qualitativa, esteve sustentado pela investigação bibliográfica e de campo, esta última envolveu observações ao cotidiano comunitário, rodas de conversa, desenhos e registros fotográficos. Nesse processo, as crianças foram reconhecidas como sujeitos ativos na produção de saberes e de cultura, tendo suas vivências, brincadeiras e narrativas valorizadas como práticas sociais que constroem identidades e fortalecem o vínculo com o território. Os resultados revelam que, mesmo diante de lacunas históricas e do silenciamento das vozes infantis nos registros formais, as crianças expressam relações profundas com a natureza e com a comunidade onde vivem. Suas práticas, repletas de ludicidade e afetividade, reafirmam a importância de reconhecer a infância amazônica como produtora de cultura, de memória e de saberes, contribuindo para a valorização do campo e para a preservação da identidade local.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A relação entre adoecimento docente e qualidade da educação em Abaetetuba-Pará(2025-08-21) PIRES, Andreina Amanda de Oliveira; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Este artigo investiga o adoecimento docente em uma escola de ensino fundamental em Abaetetuba. O objetivo central da pesquisa é analisar os fatores que contribuem para o adoecimento, compreendendo as causas e impactos na educação. A metodologia adotada tem como abordagem a pesquisa qualitativa e como tipo de pesquisa o estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada, proporcionando uma compreensão das experiências das professoras. O roteiro das entrevistas abordou a satisfação no ambiente de trabalho, desafios diários, fatores de adoecimento e suporte institucional. Os resultados apontam que a desvalorização profissional, a falta de suporte emocional e as condições precárias de trabalho são os principais fatores que afetam a saúde física e mental das docentes, refletindo negativamente na qualidade do ensino. Nas considerações finais, reafirmam as necessidades das professoras de ter apoio dos profissionais da área da psicologia e orienta os gestores a serem mais presentes e participativos, concluindo assim a necessidade da implementação de políticas institucionais que valorizem e cuidem da saúde dos professores, desta forma sendo fundamental para garantir o bem-estar docente e a eficácia do processo educativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre agroecologia e cultura popular: nas comunidades tradicionais do rio Acaráqui e Camurituba-Beira, localizadas em Abaetetuba-PA(2025-03-28) SANTOS, Adriele da Silva dos; SILVA, Suzane da Silva e; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784Este trabalho analisa a relação entre agroecologia e cultura popular a partir do modo de vida dos moradores das comunidades Rio Acaraqui e Camurituba-Beira, localizadas no município de Abaetetuba-PA. Essas comunidades possuem ecossistemas distintos, sendo uma de várzea e a outra de terra firme, como o Rio Acaraqui situado nas ilhas e o Camurituba-Beira localizado em ramais. Nesse sentido, o referido trabalho tem como objetivo analisar, a relação entre a agroecologia e a cultura popular em ambas as comunidades tradicionais, buscando demonstrar a interligação entre esses dois campos teóricos, que compartilham princípios como a sustentabilidade ambiental, a valorização dos saberes locais e o fortalecimento da economia comunitária. Para isso, adotou-se uma metodologia de pesquisa participativa, utilizando questionários semiestruturados compostos por 23 perguntas abertas e fechadas, aplicados a 10 moradores de cada comunidade. Os resultados da pesquisa mostram que as práticas agrícolas, os costumes e os saberes populares dessas comunidades estão diretamente ligados aos princípios agroecológicos, promovendo a sustentabilidade ambiental e a autonomia dos moradores. Conclui-se que as comunidades de Acaraqui e Camurituba-Beira preservam e vivenciam uma cultura popular profundamente enraizada em sua relação com a natureza, a religiosidade e o modo de vida rural. Essa interdependência entre cultura e território se reflete tanto nas práticas produtivas quanto nas festividades e no convívio comunitário, fortalecendo a identidade coletiva e a continuidade dos saberes ancestrais. Dessa forma, a agroecologia se reafirma como um instrumento de resistência cultural e desenvolvimento sustentável, contribuindo para a valorização e permanência das comunidades tradicionais no território.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação metafórica do termo 'canoa' na construção da predicação(2025-09-11) LOBATO, Mayara de Fátima dos Santos; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente estudo traça uma discussão sobre a expressão “ele é canoa” fazendo uma comparação e ou uma predicação acerca de construir um atributo, sob a perspectiva da linguística funcional (Givón, 1995) e da semântica cognitiva (Lakoff; Johnson, 1980; Souza, 1984), com foco nos fenômenos da metáfora conceptual e nos estudos da reciclagem linguística (Oliveira, 2020). Tem como objetivo analisar “A relação metafórica do termo ‘canoa’ na construção da predicação”. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica. O corpus da pesquisa foi composto por dados extraídos de interações espontâneas no aplicativo WhatsApp, coletados entre os meses de setembro e novembro de 2023. A análise revelou que termos do léxico comum podem ser ressignificados em situações comunicativas específicas, como no caso da expressão “Ele é canoa”, que sofre um processo de reciclagem linguística, adquirindo novos sentidos conforme as práticas socioculturais dos falantes. Portanto, os resultados confirmam que a linguagem é dinâmica, adaptativa e sensível às experiências cognitivas e sociais, refletindo a constante transformação dos significados no uso real.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do software wxMaxima na solução de EDOs lineares de segunda ordem(2025-03-12) SANTOS, Heloisa Helena Alves Trindade dos; SANTOS, Renan Cardoso dos; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378As equações diferenciais ordinárias (EDOs) desempenham um papel fundamental na modelagem de fenômenos físicos, químicos, biológicos e de engenharias, sendo amplamente utilizadas para descrever sistemas dinâmicos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a aplicação do software wxMaxima na solução de EDOs lineares de segunda ordem, destacando sua eficiência e acessibilidade. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica sobre equações diferenciais, seguida de aplicação prática do software wxMaxima na resolução dessas equações. Primeiramente, discute-se a teoria das equações diferenciais, abordando sua classificação, métodos de solução e conceitos fundamentais, como linearidade, homogeneidade, problemas de valor inicial (PVI) e problemas de valor de contorno (PVC). Em seguida, são apresentados os comandos e funcionalidades do wxMaxima, demonstrando sua aplicação na resolução de equações diferenciais de forma eficiente. Por fim, um exemplo prático baseado no Movimento Harmônico Simples (MHS) ilustra a utilização do software, evidenciando sua eficiência no ensino e aprendizagem de matemática aplicada. Conclui-se que o wxMaxima se mostra uma ferramenta eficaz para o estudo das EDOs, proporcionando maior agilidade e precisão nos cálculos, além de auxiliar na compreensão dos conceitos matemáticos e sua aplicação em diversas áreas da ciência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O abuso sexual contra crianças e adolescentes: perspectivas teóricas e o enfrentamento pela escola(2022-05-23) BAIA, Éden Taynara Cavalheiro; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, problematizando questões sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes, assim nos propusemos a estudar o abuso sexual desses sujeitos e a atuação da escola enquanto instituição formadora e cidadã. Nesse sentido, nos dirigimos a estudar o abuso sexual contra crianças e adolescentes e suas implicações para a ação formativa da escola. Fazendo parte dos aspectos metodológicos, além do aprofundamento do tema utilizando os referenciais teóricos e documentais, também realizamos um breve diálogo com uma profissional da área. Fizerem parte dos referenciais: o Estatuto da Criança e Adolescente (1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), os autores Gabel (1997), Moreira e Silva (1997 apud JESUS, 2008), Faleiros (1998) e Ferreira (2002). Como resultados podemos dizer que apesar do município já contar com uma sólida rede de proteção, os casos ainda são iminentes, as campanhas e politícas de conscientização não são abrangentes a todas as crianças e adolescentes, e as ações voltadas para a temática do abuso sexual na escola e, de modo geral, na cidade ainda são infímas, especialmente na escola elas acontecem de forma esporádica. Desta forma, é de suma importância que os profissionais da educação e pesquisadores, deêm mais vez e voz ao tema abuso sexual contra crianças e adolescentes na produção acadêmica e científica. Na escola de Educação Básica a questão precisa ser posta em pauta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O açaí na merenda escolar: tradição alimentar e identidades(2018-07-06) BEZERRA, Luana Carneiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada na Escola de tempo integral E.M. Joaquim Mendes Contente, no município de Abaetetuba. A pesquisa teve como objetivos refletir o açaí como indispensável na alimentação dos povos ribeirinhos de Abaetetuba; explicar as razões da política de merenda escolar do município excluir o açaí das refeições; refletir como crianças e jovens representam e constituem suas identidades por meio do açaí. Como referencial teórico acionei Raymond Williams (1992), Stuart Hall (1997), Hobsbawm (1984), Clifford (2008), Moreira (2002), Tomaz Tadeu da Silva (2000) (2004), Woodward (2000) Ribeiro (2010) e Gomes (2013). A pesquisa é uma aproximação da etnografia pós-moderna (Clifford, 1998), com observação de fevereiro a maio de 2018; os sujeitos da pesquisa são alunos e alunas do 1º ao 5º ano, alguns profissionais da escola e integrantes do conselho da merenda escolar. Além da observação, a produção de informações se deu por meio de conversações, captura de imagens para a composição do diário de campo. Os resultados informam que a relação do Abaetetubense com o açaí é diferenciada dos demais paraenses, pois ao longo dos anos este fruto se tornou a refeição principal em suas mesas, tanto que na Escola Mendes Contente, no horário do almoço, sem o açaí alunos deixam de almoçar havendo grande desperdício de comida. O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e a PMA desconsideram essa tradição alimentar da cultura local, pois não reconhecem a centralidade do açaí como hábito alimentar, logo, não pensam uma política cultura de merenda escolar que inclua o açaí, para evitar o desperdício e garantir a alimentação de qualidade na escola, para o desenvolvimento físico e social dos alunos, e para a constituição de identidades pelo pertencimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Acuerdadate de mí”: una propuesta de actividade con juego de tablero para clases de E/LE con enfoque intercultural entre México y Brasil(2024-07-12) SARGES, Gabriela de Jesus Gonçalves de; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Essa investigação centra-se na área do ensino aprendizagem, isso pois, apresenta uma proposta com jogo de tabuleiro para a utilização de professores e alunos com a intenção de trabalhar o processo da interculturalidade entre México e Brasil. Para tanto, a interculturalidade é um marco no estudo de línguas estrangeiras, isso porque para estudar-se a um outro idioma há que conhecer-se os costumes e tradições que cercam os falantes nativos dessa língua meta, assim como, a cultura deles, observando a estes fatos, nossa investigação se justifica no interesse em expandir os estudos interculturais junto ao idioma hispano no Brasil, somando a isso buscamos enfatizar a importância dos jogos lúdicos, em especifico os jogos de tabuleiro, como uma ferramenta estratégica para o professores utilizarem em suas aulas. Com esse olhar, o objetivo desse trabalho é fomentar a importância dos aspectos interculturais para o ensino do espanhol como língua estrangeira, enfatizando a extrema relevância dos recursos lúdicos pedagógicos nesse processo. Nesse sentido, nossa metodologia de investigação contém uma abordagem de caráter bibliográfico e pesquisa de campo, assim como o aporte teórico que fundamenta essa pesquisa está centrada nos escritos de autores como Kraviski y Bergmann (2006), Candau (2012) Alsina (2004) y Chacón (2008). Os resultados apontam que nossa proposta de jogo de tabuleiro “Acuérdate de mí” é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento do espanhol nos mais distintos níveis de aprendizagem, sendo um material inovador e incentivador para os professores e alunos. Por fim, com base no conteúdo desenvolvido e na análise da pesquisa sobre o jogo elaborado, concluímos então que os recursos lúdicos misturados ao dinamismo e a interculturalidade podem ser grandes precursores no desenvolvimento do espanhol nas escolas brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo com professores e professoras de séries iniciais no município de Acará/PA(2024-07-17) FÔRO, Maria Marcilene dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O trabalho docente em função das transformações da sociedade, exige que os professores e professoras, sejam profissionais competentes e comprometidos com o seu trabalho, e essa série de exigências está tornando a vida desses profissionais um tanto quanto difícil por conta da intensa jornada diária de trabalho ao qual são submetidos, e com isso percebe-se que muitos docentes estão adoecendo em função do exercício de ensinar. Em vista disso, este artigo visa realizar um estudo sobre o adoecimento dos trabalhadores docentes de séries iniciais da rede Pública de Ensino do Município de Acará. O objetivo geral consiste em: Compreender que fatores relacionados à prática profissional podem interferir no adoecimento docente do município de Acará/Pa. Com relevância aos seguintes objetivos específicos: Discutir sobre adoecimento no trabalho e profissão docente; Investigar o quantitativo de professores afastados da sua função por adoecimento e as causas desse adoecimento; Analisar os reflexos do adoecimento docente na prática escolar. A pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: A priori houve a realização da pesquisa bibliográfica para entender e conhecer melhor o tema, em outra etapa foi realizada uma pesquisa exploratória, em busca de coleta de dados junto à secretaria municipal de educação do município de Acará referente a quantidade de professores que são afastados de seus locais de trabalho por conta de seus problemas de saúde, fazendo relevância a quais problemas são mais comuns entre os profissionais docentes. Os dados disponibilizados neste artigo foram fornecidos de forma espontânea pelo servidor público da secretaria municipal de educação, o qual receberá uma identificação fantasia, pois a pessoa não quer ser identificada por seu nome original, fato este que foi acordado através da assinatura de um documento confirmando o sigilo de sua identidade.