Navegando por Assunto "Transtorno do Espectro Autista"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contação de história: como ferramenta de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil(2024-10-31) ARAÚJO, Márcia Cristina de Moraes; SOUZA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854XEste trabalho aborda o uso da contação de história como estratégia pedagógica para promover a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. A pesquisa parte da premissa de que crianças com TEA possuem desafios específicos na comunicação e na interação social, exigindo metodologias adaptadas para favorecer seu desenvolvimento e integração. A contação de história é apresentada como um recurso inestimável por possibilitar a melhoria das habilidades sociais e da linguagem, além de estimular a imaginação e proporcionar um ambiente acolhedor. O estudo destaca a importância de adaptar as narrativas e recursos pedagógicos às necessidades das crianças com TEA, considerando suas sensibilidades sensoriais e a tendência a aceitar e vivenciar as rotinas. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico e documental. Entre os objetivos específicos, o trabalho busca discutir sobreo potencial da contação de história como prática pedagógica no processo de inclusão; analisar o papel da de história como auxiliar na integração social das crianças com TEA. A legislação vigente sobre inclusão é discutida, destacando a necessidade de preparar escola e professores para acolher essas crianças de forma eficaz. O estudo conclui que a contação de história não apenas estimula o aprendizado, mas também facilita a inclusão por meio de atividades lúdicas. A mediação do professor é fundamental, exigindo preparação e empatia para lidar com os desafios apresentados por crianças com TEA. A pesquisa sugere ainda a importância de ambientes educacionais adequados e de estratégias pedagógicas que respeitem as particularidades de cada criança.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A formação do professor do ensino regular da educação de crianças do público-alvo da educação especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as práticas pedagógicas na alfabetização(2023-07-14) MELO, Géssica Pinheiro; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5947879244550162; https://orcid.org/0000-0002-5508-7049A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas de ensino regular é relativamente recente e alvo de grandes discussões. Devido às especificidades apresentadas por este público e às suas demandas no âmbito escolar, os educadores questionam, especialmente, sobre como promover a aprendizagem e o desenvolvimento destes sujeitos. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: como se dá a formação de professores para a atuação no processo de alfabetização do educando com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular? O objetivo geral foi investigar a formação de professores para atuar com o processo de alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: conhecer a formação inicial de professores que atuam com o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e verificar a formação continuada que tem sido recebida pelos professores que atuam com a inclusão escolar desse público nas séries iniciais do ensino fundamental. Participaram deste estudo duas professoras de ensino regular atuantes com o processo de alfabetização de alunos com TEA. As informações foram coletadas por meio de entrevista. Os resultados mostraram lacunas na formação da professora que podem ter contribuído para as dificuldades vivenciadas em sua atuação junto a estudantes com TEA em sala de aula. A análise dos dados apontou, também, a necessidade de constante aquisição de conhecimentos que auxiliem o professor em sua ação educacional voltada para este público na escola inclusiva. Devem ser garantidas condições para que o professor tenha acesso a uma formação inicial e continuada que contribua para sua atuação junto aos estudantes com TEA. Deste modo, é necessário investir na melhoria na formação docente tanto inicial quanto continuada, para que seja possível incluir de fato os estudantes com TEA nas escolas regulares, garantindo não apenas o acesso deste grupo à escola, mas sua permanência com qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA(2023-09-27) ROSÁRIO, Alciane Mendes do; RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho tem como objetivo conhecer o ensino aplicado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da cidade de Capanema-PA. Para isso, foram visitadas e realizadas entrevistas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. A coleta e análise de dados, focou em dois temas: os conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos sobre o ensino e a aprendizagem matemática à autistas. Os resultados apontam para uma ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros. E observou-se que as escolas públicas e privadas atendem aos requisitos básicos para receber uma criança com autismo, com acompanhamento de profissionais qualificados e atividades de matemática com a finalidade de inclusão a todos os alunos assistidos nas instituições de ensino pesquisadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de ensino na aprendizagem da matemática para alunos autistas.(2022-11-23) LIMA, Izabely Peixoto de; ROZAL, Edilene FariasA consolidação do processo de inclusão de pessoas com deficiência dentro das instituições de ensino é um desafio que, aos poucos, vem sendo superado pensando nisso o presente estudo vem evidenciar estratégias de instrução com o objetivo de analisar os seus benefícios dentro do processo de ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino da matemática. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, o desenvolvimento dela se deu através de aplicações e observações de atividades, começando pela aula administrada, confecções de jogos didáticos, aplicação dos mesmos e atividade avaliativa. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Capanema-PA, com uma turma específica do 5º ano do ensino fundamental, nessa classe está matriculado um aluno com TEA, ele será o foco da pesquisa, para mantê-lo em anonimato o chamaremos de Mateus. No primeiro momento foi ministrada uma aula, para explorar o assunto temático e abordar alguns pontos sobre a disciplina e conhecer um pouco o perfil da classe, com duração de aproximadamente 30 minutos, após esta fase iniciou-se a confecção dos jogos, material esse que será primordial para a avaliação do desempenho de cada aluno, em seguida da fabricação, ocorreu a aplicação dos jogos produzidos pelos próprios alunos, neste momento a turma foi organizada e dívida entre grupos, para que pudesse observar o comportamento e desenvolvimento de cada, com foco em particular ao aluno com espectro, nesse momento foi possível perceber que o Mateus demostrou bom foco, e conseguiu prestar atenção na aula e nos comandos que estavam sendo repassados, mostrando assim como e primordial que haja estratégias de ensinos que possam desenvolver o interesse do aluno com TEA através de imagens, figuras, jogos, entre outros elementos que possam atrair e despertar a curiosidade da criança, onde sabemos que pessoas com tal transtorno possuem dificuldades de interação e atenção a diversos tipos de assuntos, no entanto e importante salientar que a formação e qualificação dos professores são papel importante para que ocorra o desenvolvimento de tais estratégias que serão capazes de proporcionar o desenvolvimento dos alunos em regra geral, mas principalmente aqueles que possuem TEA.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA(2023-12-12) NERIS, Ana Cristina da Conceição; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com base em Gil (2002). No referencial teórico recorreu-se aos estudos de Cunha (2013), Kanner (1943), Camargo e Bosa (2009), Belisário(2010), dentre outros. Os resultados apontam que a falta de formação específica por parte dos docentes, além das necessidades estruturais é uma das grandes barreiras enfrentadas no processo de escolarização dos estudantes com TEA. Mediante a parceria entre a família e a escola, contribui no desenvolvimento significativo da criança com TEA. Por meio dessa parceria o professor pode fundamentar a sua prática considerando as necessidades do estudante, a partir das informações coletadas com os seus responsáveis, logo isso contribuem para a adaptação de recursos pedagogicos que venham somar no processo de aprendizado. Concluímos que para se obter bons resultados na escolarização dos estudantes com TEA, é necessário que as escolas estejam adaptadas as necessidades dos alunos e sobretudo a formação continuada dos educadores para possibilitar a construção de práticas pedagógicas eficazes para alunos com autismo, para auxiliar de maneira efetiva, procurando entender melhor o seu aluno e assim promover a aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências(2023-07-10) SILVA, Beatriz Rech da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761Neste trabalho questionou-se como a relação família-escola influencia na escolarização de crianças com deficiência e quais suas contribuições para seu desenvolvimento no ensino e aprendizagem. Para isso, teve como objetivo geral refletir sobre a relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência e suas contribuições para seu desenvolvimento no ensino e aprendizagem. A pesquisa utilizada foi qualitativa, desenvolvida no município de Brasil Novo (BN) – Pará (PA), com autorrelato e como técnica a entrevista com roteiro semiestruturado, na qual abordamos quatro núcleos familiares de forma separada. Os resultados mostraram que quando a família está dentro do convívio de escolarização da criança ela tende a ter uma grande evolução no processo de ensino aprendizagem, sendo importante a presença dos familiares em todo o processo de aprendizagem da criança na escola. Para tanto, foi e é fundamental a relação família-escola pois as duas são bases para o desenvolvimento educativo de pessoas com deficiência, tendo em vista que os resultados mostraram que quando a família está dentro do convívio de escolarização da criança tende a ter uma grande evolução no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a mesma ao acompanhar o processo de ensino aprendizagem do aluno, apoia a escola que foca nas particularidades de cada estudante, gerando assim, resultados positivos acerca do desenvolvimento escolar, familiar e social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID 19: um estudo de caso nas ações da ONG’MIM no município de Breves - Marajó(2021-10-08) COSTA, Fatima Indira de Oliveira; RODRIGUES, Lília Hellen dos Santos; MACHADO, Renata Aparecida Farias; http://lattes.cnpq.br/8211931558182927O presente artigo tem como foco principal, analisar resultados de estudos e percepções advindas do mapeamento realizado pela ONG’ Movimento pela Inclusão no Marajó – MIM com famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com vistas a investigar se as políticas públicas estão conseguindo alcançar as pessoas com TEA e seus familiares no município de Breves perfazendo um recorte no âmbito educacional. O problema que norteou a pesquisa foi: Que impactos a pandemia da Covid 19 ocasionou no âmbito educacional das crianças com Transtornos do Espectro Autista –TEA, no município de Breves ? Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa sustentada por pesquisa bibliográfica, do tipo Estudo de Caso, na qual se usou como instrumentos de coleta de dados e informações o mapeamento executado pela ONG’MIM junto as famílias de pessoas com TEA no município. Quanto à análise e interpretação de dados e informações, foram utilizados os princípios da análise de conteúdo. Como base teórica se usou Vieira et al. (2020), Brasil (1994), Dias, Santos e Abreu (2021), Nazari (2017), Mantoan (2006) entre outros. Os resultados apontam que são incipientes os olhares da academia para a temática em questão e que há necessidade de uma compreensão mais clara sobre os meandros do processo de inclusão escolar e de políticas efetivas para a pessoa com TEA município de BREVES, aponta ainda que as famílias necessitam de maior participação neste processo de inclusão, faz-se necessário se utilizar estratégias metodológicas que trabalhem as necessidades educacionais básicas destes discentes neste período pandêmico que trouxe tantas transformações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA(2019-10-18) ROMERO, Dieckson Miranda; GONÇALVES, Arlete Marinho; http://lattes.cnpq.br/7435727268429237; https://orcid.org/0000-0001-8194-3622O presente trabalho tem o objetivo de analisar as estratégias pedagógicas de atuação dos professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Chagas da Silva no município de Curralinho/PA, em uma sala “regular” com aluno autista, pois Autismo é um transtorno que se caracteriza por diferenciações no comportamento do sujeito, principalmente na área de comunicação e das interações sociais desde os primeiro anos de vida. A pesquisa é de cunho qualitativo. Buscou utilizar técnicas aproximadas da etnografia, obtidos nas entrevistas e diários de bordo. A análise dos dados foi feita levando em consideração a análise semântica de Bardin (2011). Com isso, percebeu-se que a forma coma a professora desenvolveu suas atividades em sala de aula com o autista são baseados em aulas expositivas em que os alunos da turma participam de forma constante, no entanto ainda há falta de compreensão em se trabalhar com o aluno autista a partir do conhecimento do aluno e de seus interesses. A relação dos alunos autistas com os colegas de escola ainda é restrita, pela falta de conhecimento das especificidades do aluno TEA, em especial quando o aluno estereotipo.