Navegando por Assunto "Sexualidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O centro de convivência da pessoa idosa: processo educativo e sexualidade na terceira idade(2019-07-05) OLIVEIRA, Maiara e Silva; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344Este trabalho sobre sexualidade na terceira idade é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Convivência da Pessoa Idosa onde passei aproximadamente 15 dias para fazer entrevistas com idosos e também com o corpo docente desta instituição. As inquietações que nortearam a pesquisa foram: De que formas os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa veem a velhice? O que a sexualidade representa para os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa? Os objetivos da pesquisa foram: Analisar as formas como os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa veem a velhice e compreender o que representa a sexualidade para os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa. Como referencial teórico acionei Foucault (2005), Beauvoir (1990), Castro (2001), Neri (1991), Pacheco (2005), Silva (2003), Borges (2006). A pesquisa foi realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa no Município de Abaetetuba-Pa; os sujeitos da pesquisa foram os idosos a partir dos 60 anos e também a Pedagoga e Diretora do Centro, no total de 10 pessoas. A produção de informações se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e captura de imagens. Para analisar os dados usei alguns elementos da análise do discurso de Foucault. E como resultados, ressalto que obtive dados significativos em relação ao objeto de pesquisa, no qual se destaca que falar sobre sexualidade dos idosos é um tabu para eles/as e para grande parte da sociedade, sendo que este diálogo ainda é bastante raro nas vidas deles e os mesmos não gostam de discutir, portanto percebe-se o quanto o processo educativo pode auxiliar nesta compreensão acerca da sexualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades da prática docente sobre gênero e sexualidade na escola(2019-12-26) ALHO, Francimary Teles; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O presente Trabalho de Curso - TCC discorre sobre o tema “As Dificuldades da Prática Docente sobre Gênero e Sexualidade na Escola”. Tendo como objetivo principal analisar como os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Antônia de Paiva que está situada no município de Acará na rua Luiz Miranda, número 629, com Travessa Ernesto Geisel, Bairro Cacoal no município de Acará. A escola vem trabalhando com a temática gênero e sexualidade, na busca de identificar o porquê desse tema não fazer parte da prática pedagógica dos professores da escola acima mencionada. A proposta é que o tema em discussão passa fazer parte do cotidiano da escola. Foi através de um levantamento bibliográfico e em seguida ouvindo alguns educadores que foi possível fazer a coleta de dados realizado meio de entrevistas, assim como observando o cotidiano da escola. Foi uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas dos docentes em sala de aula bem como a relação entre os educadores e os educandos. O trabalho está organizado em cinco seções onde se aborda o tema em discussão. Como resultados alcançados podemos afirmar que a escola em questão ainda está muito distante da discussão sobre gênero e sexualidade que possa de fato, ajudar as crianças a construírem uma identidade sexual. Os preceitos religiosos ainda são muito fortes na vida e nas práticas dos professores, o que leva a uma prática conservadora cheia de tabus quando se trata da sexualidade. Este trabalho está fundamento com a colaboração de alguns autores como: Falabelo (2005), Felipe (2007, 2012), Filha (2012), Frison (2008), Moreira (2003) entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Disfunção sexual em mulheres no menacme usuárias do ambulatório da mulher da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará(2017) VOLSE, Amanda Alves; SOUSA, Denise Oliveira de; CAVALCANTE, José Carlos Wilkens; http://lattes.cnpq.br/9945182515907252Os problemas sexuais em mulheres são altamente prevalentes e estão frequentemente associados ao desconforto pessoal, gerando piora na qualidade de vida. A disfunção sexual é definida pela falta de resposta sexual, e/ou desconforto/dor no decorrer desta, interferindo em alguma fase desse evento (desejo, excitação e/ou orgasmo), podendo causar bloqueios e traumas. Entre as mulheres, a disfunção sexual torna-se ainda mais relevante por ser raramente explicitada durante as consultas, de modo a dificultar o diagnóstico e o tratamento. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa foi conhecer a prevalência da disfunção sexual em mulheres usuárias do Ambulatório da Mulher da Santa Casa de Misericórdia do Pará, correlacionando-a com características sociodemográficas pertinentes. Para tanto, foram coletados dados de 186 mulheres por meio da aplicação de dois questionários, sendo um elaborado exclusivamente para esta pesquisa, contendo dados sociodemográficos (idade, escolaridade, estado civil, idade da coitarca, renda familiar, satisfação com a vida sexual e relato de problemas sexuais a algum médico) e outro já validado e desenvolvido propriamente para a população brasileira, o Quociente Sexual - Versão Feminina. A prevalência de disfunção sexual encontrada foi de 32,26%, sendo mais frequente em mulheres entre 36 e 50 anos, casadas/união estável e com baixa escolaridade. A maioria das mulheres mostrou-se insatisfeita com a própria vida sexual e, destas, a maioria (87,2%) nunca havia conversado sobre isso com os seus médicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeito de um protocolo domiciliar de fisioterapia pélvica em mulheres com vulvodínia: uma série de casos(2021-12-10) SOUSA, Ana Beatríz Coutinho; NUNES, Erica Feio Carneiro; http://lattes.cnpq.br/7249345739207327; https://orcid.org/ 0000-0002-1274-4686; RODRIGUES, Cibele Nazaré Câmara; http://lattes.cnpq.br/4450892902861297INTRODUÇÃO: A Vulvodínia é definida como “dor vulvar, com pelo menos 3 meses de duração, na ausência de uma causa claramente identificável, podendo ter potenciais fatores associados”. OBJETIVO: Avaliar a resposta da função sexual em mulheres com vulvodínia após protocolo fisioterapêutico domiciliar. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo série de casos, no qual participaram 6 mulheres com idades entre 22 e 61 anos, com sintomas de vulvodínia. A função sexual e dor das pacientes foram avaliadas através dos questionários Female Sexual Function Index (FSFI) e Questionário de Dor McGill-Melzack (SF-MPQ), antes e após a intervenção fisioterapêutica. Os dados foram armazenados no Excel e a partir disso, foi feita a análise estatística com o Teste T pareado. RESULTADOS: A média do score do FSFI antes do tratamento foi de 16,9 e após o tratamento foi de 20,98, observando um aumento de 5,42% na média do score final, evidenciando melhora na função sexual. No questionário de dor McGill-Melzack, foi observada uma diminuição no score antes e após o tratamento, de 37,83 para 21,83, redução de 42%. CONCLUSÃO: Um protocolo de fisioterapia pélvica domiciliar demonstra melhora na função sexual de mulheres com vulvodínia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manifestações de resistência racial e sexual no romance Bom – Crioulo de Adolfo Caminha(2017-03-12) GURJÃO, Érica Cuimar; LOBATO, Ladyana dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8841346138900610O presente trabalho investiga as manifestações de resistência racial e sexual no romance Bom-crioulo de Adolfo Caminha. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois faz um mapeamento dos dados e autores relevantes para esse trabalho. A pesquisa possui como embasamento principal, os conceitos sobre resistência, dos teóricos Alfredo Bosi (2002), Federico Lorenz (2012) e outros autores conceituados que tratam desse assunto. Realizou-se ainda um apanhado sobre as relações de raça e sexualidade na literatura brasileira, para saber se a obra em questão traz algum nível de representatividade, tanto para o negro, que no século XIX não era comum a presença de personagens negros na literatura; como para o homossexual, que era muito criticado e julgado nesse período. Verificando de que maneira se manifesta essa representação na obra, sempre lembrando que ambas as temáticas demoraram em ganhar espaço na literatura nacional, mostrando, assim, de que forma o autor às retratou neste romance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas autobiográficas: um olhar de gênero, sexualidade e heteronormatividade na escola(2021-02-26) SILVA, Nailson Ítalo Crispim da; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219Esse trabalho decorre de um estudo autobiográfico sobre minhas experiências na educação básica. O objeto de estudo da pesquisa focalizou nas experiências relativas a minha construção de identidade de gênero e sexual, ocorridas no cotidiano escolar. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar violências que enfrentei em ambientes escolares na educação básica e suas relações, com uma visão de sexualidade e gênero pautada na heteronormatividade. O trabalho adota a metodologia da pesquisa autobiográfica ao analisar episódios relevantes da minha vida alinhado ao propósito desta pesquisa, fiz uso também da pesquisa memorialística que tem como função crucial vincular conexões entre o passado e o presente, e a pesquisa narrativa, a qual possibilitou expressar minhas experiências a partir de uma perspectiva holística. Os resultados obtidos a partir das análises das narrativas demonstram como o bullying homofóbico, as desigualdades de gênero e a heteronormatividade podem interferir negativamente na aprendizagem dos alunos. No episódio 1 (O bilhete) notou-se que os professores devem ser capacitados para lidar com os casos de bullying, pois afetam diretamente o processo de ensino, seja pela motivação, baixa autoestima e/ou desempenho escolar reduzido, que contribuem para o índice de evasão escolar, por isso é dever da escola abolir as violências ocorridas ali. No episódio 2 (A Quadra), constatou-se que a classificação e separação dos sujeitos em grupos contribui para a marginalização ou ascensão de um sobre o outro, estabelecendo relações de poder. Por último, no episódio 3 (O Teatro) é exposto a forma que eu me via refém do meio heteronormativo, sendo necessário moldar a nós próprios para se adequar as normas da heterossexualidade, sendo necessário problematizar as normatizações que separa e estranha as diferenças das identidades hegemônicas. Portanto, a teoria queer foi essencial nesta pesquisa, pois entendo a necessidade da escola assumir uma pedagogia que não apenas ensine a tolerância e respeito a diversidade e diferença, mas também visibilize e problematize as mazelas implicadas na dispersão e necessidade de efetivação das regras e dos padrões culturais, desigualdade e hostilidade em volta da formação do “normal” e “anormal”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas de escolarização: experiências familiares e escolares de uma jovem transexual(2019-12-19) SILVA, Joicy Cardoso da; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189Este trabalho que tem como título “Narrativas de escolarização: experiências familiares e escolares de uma jovem transexual” buscou responder os seguintes questionamentos: Como se deu o processo da experiência transexual no contexto familiar durante a infância e adolescência da jovem trans1? E quais foram às experiências vivenciadas pela aluna transexual durante o seu processo de escolarização? Com isso, objetivou-se levantar reflexões em torno das experiências vivenciadas da infância até a adolescência da jovem transexual, evidenciando o contexto familiar e escolar. Para dar encaminhamento, optou-se como metodologia a abordagem pós-crítica e análise do discurso para dar embasamento a esta pesquisa, tendo como instrumento de coleta de dados a técnica da entrevista narrativa semiestruturada que foi realizada a partir das narrativas da jovem transexual Evelyn Sofhia, que ao nascer foi designada com o gênero masculino, como homem, mas se identifica e se considera uma mulher. A pesquisa tem como referencial teórico: Scott (1995), Louro (1997), Bento (2008), Foucault (1988), Coutinho Jorge e Travassos (2018). Os resultados alcançados mostram que é necessário ampliar o debate acerca do tema aqui abordado, a transexualidade. A partir das análises das narrativas da entrevistada, percebemos que ainda é preciso lutar e resistir diante de uma sociedade que em sua maioria pratica violência física e psicológica contra pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao nascer. De acordo com as narrativas da aluna, notamos que tanto a comunidade escolar quanto a família e a sociedade precisam de formação quanto as questões de gênero e sexualidade, bem como reflexões sobre a identidade transexual. Essa discussão se torna necessária diante das inúmeras dificuldades de reconhecimento da identidade transexual perante a esse sistema padronizado, heteronormativo e de relações de dominação historicamente pré-estabelecidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção feminina da qualidade da função sexual após fisioterapia pélvica(2019-12-11) PENICHE, Carolyne Barbosa; BARBOSA, Pedro Renan Nascimento; FERNANDES, Roseane do Socorro da Silva Matos; http://lattes.cnpq.br/9804015791725613O objetivo deste estudo é descrever a percepção de mulheres da qualidade da função sexual após o tratamento de fisioterapia pélvica para disfunção sexual, identificando as dificuldades enfrentadas por elas no processo de adesão ao tratamento e descrever o impacto na vida sexual/afetiva, buscando subsidiar a construção de indicadores qualitativos de satisfação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com três mulheres que realizaram tratamento fisioterapêutico para disfunção sexual. O tratamento e a análise de dados foi baseada na técnica de análise de conteúdo. Em termos de resultados, as entrevistadas avaliam positivamente a terapia fisioterapêutica a que foram submetidas com destaque para o atendimento humanizador dispensado pelas fisioterapeutas que as atenderam além da melhora física de suas disfunções, com impacto em seus relacionamentos sexuais e afetivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A presença das famílias homoparentais na escola(2019-06-10) RODRIGUES, Iracy Maués; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471O tema escolhido relacionado à família, currículo, gênero e sexualidade perpassa contextos históricos variados, possuindo grandes contribuições e conquistas para nossa sociedade atual. Assim, este presente trabalho teve como objetivo compreender o que a comunidade escolar pensa sobre a presença das famílias homoparentais na escola e de que forma a escola trabalha em seu currículo os diferentes arranjos familiares. Como referencial teórico acionei Louro (2008), Foucault (2005), Fonseca (2005), Uziel (2007), (Ferrari, 2011), Silva (2005), Apple (2006). A vigente pesquisa se deu de forma qualitativa e de forma bibliográfica, onde utilizei como método a pesquisa de campo. A mesma foi desenvolvida na Escola E.E.F.M Irmã Estella Maria, de forma a qual, pude entrevistar a gestora, a coordenadora pedagógica da escola, o professor de arte, do laboratório multidisciplinar, a professora de língua portuguesa, de história e de matemática, do sétimo ano da escola e o casal referente à família homoparental. Como técnica de coleta de informações usei a entrevista não padronizada e a observação direta intensiva. Após a fase de coleta de dados, transcrevi as entrevistas, selecionei os discursos que foram condizentes com meu objetivo geral e meus objetivos específicos. Em seguida, realizei a analise do discurso com base na perspectiva de Michel Foucault. E como resultados ressalto que obtive dados que foram significativos em relação a meu objeto de pesquisa, onde pude compreender que se a relação família escola está fragilizada, em relação às famílias homoparentais está mais ainda, devido ao grande preconceito existente em nossa sociedade que acaba contribuindo para a invisibilidade dessas famílias no âmbito escolar, onde na maioria das vezes por medo de que seus filhos possam sofrer algum tipo de violência perante a orientação sexual e forma de vida que possuem acabam se afastando da escola deles. Assim, pude compreender que esta temática ainda é considerada um tabu dentro das escolas, onde seus membros, a maioria não estão preparados para trabalhar este assunto em suas práticas curriculares, pois existem professores que tem consciência da importância deste assunto ser trabalhado no âmbito educacional e outros que por não conhecerem, ainda possuem certa limitação. Logo, dentro dos vários discursos coletados pude perceber que a religião é o fator principal o qual condena as famílias homoparentais, por vários aspectos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Problematizando corpo, gênero e masculinidades no ensino de ciências: (re)leituras do silêncio(2022-07-15) NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Discutir questões de corpo e gênero nas escolas, por distintas razões, ainda é percebido como um desafio na prática docente. A temática, circundada por diversos tabus, comumente já encontra receios de docentes na sua abordagem. Isso se tornou ainda mais intenso em função do contexto de ensino remoto por conta da pandemia de COVID-19. O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, se propõe a discutir a experiência de trabalhar esta temática no Ensino Fundamental durante a pandemia. A construção dos dados foi realizada a partir das manifestações e produções dos estudantes que foram registradas em diário de bordo e organizadas em uma planilha para posterior análise. Foi possível verificar tanto a reprodução de alguns discursos, quanto a sinalização da superação de outros. Dessa forma, essa experiência nos permite defender que é possível fazer de nossas aulas de ciências um espaço de questionamento, reflexão e, principalmente, de ressignificação de pressupostos socialmente estabelecidos e internalizados como “normais” e, nesse contexto, o professor atua como o agente que promove a inquietação do olhar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção de conhecimento da terapia ocupacional sobre a população LGBT: uma revisão bibliográfica de 2000 à 2016(2017) FURTADO, Ramon Henrique de Amorim; BENASSULE, Stéfannie Cardoso; ARAÚJO, Lucivaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/1913486630666649; https://orcid.org/0000-0002-8974-0886; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691A população LGBT têm apresentado maior destaque e visibilidade no meio acadêmico. Este grupo caracteriza-se por envolver aspectos da sexualidade e da identidade de gênero, o que pode ser visto socialmente de forma discriminatória e por vezes, violenta através da homofobia. Sendo esta grande influenciadora no cotidiano de indivíduos LGBT. O Terapeuta Ocupacional é um profissional capacitado para trabalhar as ocupações, o cotidiano e o desempenho ocupacional, no entanto, a literatura específica da Terapia Ocupacional em relação ao público LGBT ainda apresenta-se de forma tímida. Assim, esta pesquisa buscou estabelecer um panorama nacional e internacional a respeito das publicações de Terapia Ocupacional com o público LGBT. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura do tipo overview. Através do Portal Periódicos da CAPES, foram selecionados os periódicos de Terapia Ocupacional, e os artigos foram selecionados através de uma varredura manual, leitura do título e do resumo. Ao todo, foram reunidos 22 artigos que abordavam ou tinham aproximação com a temática LGBT, os quais foram catalogados, a fim de extrair todas as informações consideradas necessárias. Os resultados obtidos ao longo da pesquisa foram divididos por tópicos, estas foram: origem dos estudos, tipos de artigos, os principais objetivos, métodos, principais achados, público estudado e temáticas abordadas. De forma geral, demonstrou-se que este debate é crescente e relevante para a Terapia Ocupacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Repercussões da gravidez no processo de escolarização de adolescentes da escola municipal Pinto Marques(2019-10-08) ANDRE, Monique Lima; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471O trabalho tem como tema gravidez e escolarização‘. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender como a gravidez na adolescência no âmbito escolar reflete na escolarização de estudantes no município de Acará. E como objetivos específicos discutir o percentual de estudantes que engravidam durante a escolarização no município de Acará no período de 2015 a 2017; identificar percentual de alunas que abandonam a escola no período da gravidez ou após o parto; verificar as dificuldades que as alunas enfrentam para a permanência nos estudos; averiguar o tipo de apoio elas receberam para dar continuidade aos seus estudos; indagar as expectativas que essas adolescentes têm quanto ao seu futuro como estudante e pesquisar o tipo de orientação sexual que as alunas recebem na escola. A pesquisa tem como abordagem a qualitativa, e segue um caminho de estudo de campo e estudo de caso, realizamos a entrevista semiestruturada como meio para a coleta de dados. A pesquisa está embasada teoricamente sobre nas contribuições de Michel Foucalt (1988), Guacira Louro (1997), Maria Saito (2000), Djanira Almeida (2005), Antonio Egypto (2012), Gisleine Freitas (2002), Menezes (2012), Jaileila Lepre (2019), ECA (2019), Leff Raphael (2018) e Denise Rohs e Maria Schwengber (2013). De acordo com a pesquisa, foi possível perceber que a escola lócus da pesquisa não possui orientação sexual sistematizada envolvendo toda a comunidade escolar e nem qualquer tipo de projeto que atenda as necessidades dessas adolescentes grávidas, e que a escola não possui suporte que auxiliem essas alunas, causando assim um número elevado de evasão. Foi possível perceber que muitas adolescentes engravidam no processo de escolarização, na faixa etária de 15 a 19 anos ao qual se destacou nos anos de 2015(35%), 2016(32%) e 2017(32%). O percentual das alunas grávidas que desistiram nos anos de 2018(59%). A evasão dessas alunas na escola Pinto Marques não para de evoluir e acaba trazendo pontos negativos tanto para as adolescentes quanto para a própria escola. Essas alunas enfrentam muitas dificuldades desde o inicio da gravidez ao pós-parto, talvez por falta de apoio tanto da família quanto da escola. Sabe-se que é um grande desafio, tanto para a família quanto para a escola, mas é indispensável se pensar em uma instituição sem o trabalho dos temas transversais, tal como a sexualidade, que faz parte da particularidade de cada indivíduo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sexualidade e deficiência física: um olhar reflexivo sobre a sexualidade da pessoa com deficiência física(2019-07-11) CARDOSO, Tacimira Ferreira; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344A presente pesquisa intitulada “Sexualidade e Deficiência Física: Um olhar reflexivo sobre a sexualidade da pessoa com deficiência física” teve o intuito de compreender como a sexualidade da pessoa com deficiência física é vista por ela mesma e pela sociedade? Levando em consideração que a sexualidade faz parte da vida de qualquer ser humano, sendo ele/a pessoa com deficiência ou não, a pesquisa busca analisar especificamente as seguintes questões: Que concepções e construções foram produzidas pela pessoa com deficiência física acerca da sexualidade? O que causa o desconforto em debater sobre a sexualidade da/com pessoa com deficiência física? A pesquisa foi desenvolvida a partir de abordagem qualitativa e com o uso de entrevistas como instrumento para coleta de dados e o levantamento bibliográfico a partir de autores como: Foucault (1988), Maia (2011) e (2006), Silva (1987), Paula, Regen e Lopez (2011), Aranha (2003) entres outros. Os principais resultados da pesquisa apontam que há uma grande dificuldade da pessoa com deficiência física de conceber a sexualidade como sendo algo intrínseco a qualquer ser humano. Essa visão sobre a sua sexualidade está ligada a discriminação que essas pessoas sofrem, o que faz com que elas não desenvolvam a autoconfiança e a valorização de seu corpo, isto gera um obstáculo psicossocial que por consequência as impedem de serem inseridas em um meio social dificultando assim, o exercício da sua vida sexual. Falar sobre sexualidade com os filhos (as), para uma parcela significativa dos pais é desconfortável, esse desconforto é ainda maior quando se trata de pais de pessoas com deficiência. Visto que, a ideia de assexualidade atrelada à pessoa com deficiência ainda está muito presente no ambiente familiar. Para contemplar a educação para a sexualidade de forma adequada é necessário que os pais, professores e a própria pessoa com deficiência física tenham uma ampla noção de sexualidade para então, abandonar o preconceito e a discriminação direcionados às pessoas com deficiência, pois os impulsos sexuais de prazer, desejo e erotismo decorrente da sexualidade merecem ser conhecidos e vivenciados, independente das limitações existentes com relação ao corpo material. O Curso de Pedagogia, deveria disponibilizar uma formação dentro do campo da educação especial, sobre a educação para sexualidade aos professores, visto que, os mesmos ainda sentem dificuldades de tratar da sexualidade com/das pessoas com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sexualidade e gênero: atividades pedagógico-culturais na educação infantil(2019-03-12) CORRÊA, Isabella dos Santos; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Questões de gênero e sexualidade são tradadas como um grande tabu na infância, pois muitos pensam na criança como um ser assexuado, que não possui sexualidade. Com isso, acaba-se reproduzindo padrões construídos culturalmente, deixando de lado a construção da subjetividade da criança, bem como reprimindo suas descobertas a respeito do próprio corpo. Visto isso, o presente trabalho pretende analisar como vêm sendo trabalhadas as questões de gênero e sexualidade na Educação Infantil, buscando identificar qual é o papel do professor na formação sexual da criança, bem como, sua qualificação para lidar com situações que envolvam o objeto de estudo. O referencial teórico conta como a contribuição teórica dos autores Louro (1997), Escolano (1998), Felipe (2012), Scott (1995), Xavier Filha (2012), entre outros. Para obtenção dos resultados será utilizada a abordagem qualitativa, em especial etnografia, tendo como ferramentas analíticas a observação, as conversações e a aplicação de questionários, os quais permitirão estudar o cotidiano das relações de gênero e sexualidade em uma escola de Educação Infantil. Os resultados indicam que a escola influencia na formação sexual da criança guiando seus comportamentos e educando de acordo com a norma do gênero, bem como, que os professores não estão totalmente preparados para encarar as manifestações de sexualidade na infância. Conclui-se que é necessário que a escola se aproprie das diversas possibilidades de se trabalhar gênero e sexualidade na Educação Infantil, com tranquilidade e sem preconceitos, tendo consciência que tais assuntos são necessários na formação da criança.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sexualidade e relações de gênero: ausências e permanências no documento curricular de Soure - uma análise a partir de documentos curriculares oficiais(2024-01-19) CARVALHO, Gilberto da Fonseca; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509; https://orcid.org/0000-0001-6289-065XO presente estudo tem por objetivo traçar a trajetória do movimento de abordagem a respeito da temática sobre sexualidade e relações de gênero, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no decurso de documentos curriculares oficiais. , tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - Orientação Sexual (1998), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), o Documento Curricular do Estado do Pará (2019 ) e Documento Curricular do Município de Soure (2020) e Mapeando os modos como são apresentadas as temáticas sobre sexualidade e gênero em tais documentos. O estudo foi motivado pela problemática a respeito da pouca ênfase que é dada às temáticas sobre sexualidade e gênero nos documentos curriculares oficiais, sobretudo após a aprovação da BNCC. O estudo baseou-se na perspectiva metodológica da Pesquisa Bibliográfica e análise documental. Embasado nos referenciais teóricos Louro (1997, 2000) Libaneo et al (2003) Altmann (2001) entre outros. Como resultado, é possível afirmar que dentre os documentos curriculares analisados, o PCN de Orientação Sexual é o único Documento Curricular que evidencia a pertinência da abordagem curricular sobre a temática de sexualidade e relações de gênero nos componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enquanto que os demais Documentos Curriculares abordam de forma superficial tais temáticas. Esse fato evidencia um retrocesso na elaboração dos Documentos Curriculares do Estado do Pará e do município de Soure, para o Ensino Fundamental, uma vez que a importância de tais temáticas é negligenciada e ausente nos componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sexualidade nos anos iniciais: um direito da criança e uma responsabilidade também das escolas(2017-05-17) SILVA, Isabel Cristina Fonseca; SEABRA, Silvaney Fonseca Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3618513939276131; https://orcid.org/0000-0002-3448-9161Este artigo aborda o tema sexualidade infantil visando à necessidade de trabalhar essa temática no contexto escolar para os anos iniciais, de forma adequada, onde a criança obtenha a aprendizagem numa perspectiva também de prevenção contra o abuso sexual. De acordo com essa abordagem a pesquisa e de cunho bibliográfico onde existem documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (2013), que justificam essa necessidade de falar sobre a sexualidade e o direito de aprender dessas crianças, onde o professor precisa estar preparado com bases informativas que de fato esclareça as diferenças entre os termos sexo e sexualidade, para que o mesmo adquira conceitos construtivos para trabalhar com naturalidade oque faz parte do processo de desenvolvimento humano. Objetiva-se apresentar através de argumentos conceituais, metodológicos e pedagógicos sobre o tema; além de diretrizes que apresentam aspectos importantes para se explorar a temática sexualidade no contexto escolar para crianças, o que favorece o desenvolvimento psicossocial, o direito de ter acesso à discussão de qualidade, sobre a sexualidade e o papel que cabe a escola e ao professor em atender e garantir esse direito. Contudo são discussões que levam a uma reflexão mais ampla sobre o que será importante conhecer sobre o assunto numa intervenção pedagógica e sistematizada por princípios norteadores como a importância da sexualidade na infância, a questão comportamental, anatomia, relações interpessoais e o desenvolvimento psíquico e intelectual da criança.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sexuality in young adults of quilombolas communities in the eastern Amazon region(2020-12-17) PINHEIRO, Aline Cristina Mercês; COSTA, Lilian Gabrielle Ramos; COSTA, Thalita da Luz; http://lattes.cnpq.br/4439653325818131; https://orcid.org/0000-0002-5940-1533; MELO NETO, João Simão de; http://lattes.cnpq.br/1547661999153615; https://orcid.org/0000-0002-4681-8532Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Un estudio comparativo entre Vargas Llosa y Monteiro(2018-06-04) CARMO, Eliane do Socorro Dornelas do; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9511564560016368Vivemos em uma época de significativas mudanças correspondentes à postura feminina no âmbito social. Assim a cultura, neste caso mais especificamente, a literatura como elemento sugestivo do cotidiano humano torna-se mais um mecanismo para a compreensão acerca de como é vista e construída a representação feminina. Logo, este trabalho apresenta um estudo comparativo que tem por objetivo pesquisar a respeito das identidades femininas das personagens Lucrecia, na obra Elogio de la madrasta (2010) de Mario Vargas Llosa e Maria, na obra Maria de Todos os Rios (2009) de Benedicto Monteiro, ambas avaliadas pelos aspectos do erotismo. Por isso, foi essencial fazer primeiramente um apanhado histórico sobre os pressupostos que definiram o sexo e, portanto, a literatura erótica como algo pecaminoso e condenável; expressar o que é literatura e as teorias da psicanálise e, principalmente, contribuir para o entendimento sobre o conceito de erotismo, diferenciando-lhe do significado relativo ao pornográfico; proferir acerca do que é o método comparativo e sua origem; comentar brevemente as obras pesquisadas e seus escritores; e então, discorrer sobre o que vem a ser identidade e o antagonismo feminino. Deste modo, a metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica descritiva, na qual foi estudada as partes relacionadas com o perfil das personagens selecionadas nas duas obras. Para conseguintemente, compreender, interpretar e comparar, estabelecendo as analogias e divergências, com base nas fundamentações teóricas de Georges Bataille (2007), Octavio Paz (1993), Judith Butler (2007), Pierre Bourdieu (2000), Simone de Beauvoir (1962). O que resultou em duas identidades muito diferentes no que tange ao erotismo feminino em várias particularidades, coincidindo apenas em uma única característica, graças à subjetividade de seus respectivos autores. Partindo desses resultados, pode-se concluir que mesmo que as mulheres, nos dias atuais, disfrutem de mais direitos sociais, existe muito o que mudar principalmente no que compete à sexualidade. Evoluir essencialmente na maneira de ver e escrever sobre as mulheres, requerendo para elas a representação que de fato tenha um amplo conhecimento do que é ser, sentir e viver como um ser feminino, que como os homens também merece satisfazer-se e ser dona do seu próprio corpo e desejo.