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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autodidatismo na Dança: outros caminhos possíveis de pensar formação
    (2019-07-05) CARMO, Karla Nayara Ferreira do; CASTELO, Caroline de Cássia Sousa; http://lattes.cnpq.br/2953106101170523
    Esta pesquisa parte de minha trajetória de formação em dança que acontece nos espaços alternativos e de maneira autodidata até meu ingresso na Universidade Federal do Pará para cursar Licenciatura em Dança, quando me deparo com diferentes processos de formação e passo a refletir então os caminhos trilhados por mim até aquele momento, surgindo questões pertinentes ao que concerne as possibilidades de pensar a formação de um corpo dançante. A relevância deste trabalho se encontra na pluralidade dos processos formativos dos corpos e seus distintos modos de produzir conhecimento para efetivar os lugares dos saberes não acadêmicos, como os obtidos do nosso meio cultural e cotidiano. Saberes estes que, para mim, dialogam com os saberes científicos e tem a mesma importância na formação de um sujeito, assim me proponho a refletir neste trabalho a importância e legitimação dos diferentes saberes dentro do processo formativo, em que os conhecimentos produzidos de modo autodidata são importantes, na mesma medida, que os produzidos em meio acadêmico. Os distintos processos de formação não são vazios, assim como a dança também não. Esta pesquisa assume a abordagem metodológica da autoetnografia, pois revela os conhecimentos e vivências particulares de dentro do fenômeno, assim, me proponho a trazer para este trabalho minhas experiências pessoais no contexto da relação com a cultura em que estou inserida e minhas práticas neste lugar como forma de saberes. Nos alimentamos da vida e tudo o que circunda esse fluxo inestancável de afetamentos e para dar potência a nossa dança, potência esta que se relaciona com os diferentes saberes que temos acesso ao longo da caminhada formativa, assim, não há a possibilidade de existir uma padronização dos processo de formação em dança, pois cada corpo está imerso em diferentes processos culturais e suas vivências são distintas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do estado nutricional, satisfação com a imagem corporal, consumo e comportamento alimentar de discentes de ballet clássico em uma escola de dança em Belém-Pa
    (2018) CUNHA, Paula Roberta Fonseca da; MACHADO, Liliane Maria Messias; http://lattes.cnpq.br/9318593653454690
    Introdução: Para os praticantes de Ballet, exigências quanto às características corporais podem ser frequentes, podendo ocasionar quadros de distorção e insatisfação com a imagem corporal, e contribuindo para evolução de comportamentos alimentares inadequados. Objetivo: Avaliar o estado nutricional, a satisfação com a imagem corporal, o consumo e o comportamento alimentar de discentes de Ballet Clássico em uma escola de dança em Belém, Pará. Metodologia: Estudo transversal com amostra de 18 estudantes praticantes de ballet clássico. Os questionários BSQ­34 (Body Shape Questionnaire) e escala de Silhuetas foram usados na identificação da percepção de imagem corporal. O questionário EAT­26 (Eating Attitudes Test) para verificar presença de risco de transtornos alimentares. Foram realizadas aferições antropométricas para estimativa do estado nutricional. O consumo alimentar foi medido através de questionário de frequência alimentar, utilizando-­se apenas os dados qualitativos. Resultados: Segundo a escala de silhuetas, a grande maioria (88,9%) dos avaliados estava insatisfeita com a sua imagem corporal. Por meio do BSQ­34 o valor de insatisfeitos foi de 47,1%. Houve presença de risco para transtornos alimentares em 41,2% dos avaliados. Não houve diferença estatística significativa entre as categorias de imagem corporal e consumo alimentar. Conclusão: Há prevalência de eutrofia e insatisfação com a imagem corporal, além de considerável risco para desenvolvimento de transtornos alimentares. Quanto às categorias de alimentos consumidos, a mais frequentemente ingerida foi de processados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Coreobrigue - impressões e reflexões no contexto do processo criativo em dança
    (2004-11-04) TENÓRIO, Natanael Magno; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    O projeto de dança CoreoBrigue – o qual se inspira na história do brigue palhaço, no tempo do seu processo criativo, suscitou a cada encontro possibilidades de experimentação e criação poética no corpo a partir das propostas conceituais por Laban (fatores do movimento), e do método de improvisação em dança na perspectiva de José Gil, cujos corpos transformam-se e transcrevem-se no tempo/espaço narrativas oriundas do acaso significativo e assim tecem partituras corporais coreográficas a partir do contexto indutor sobre o massacre do brigue palhaço. Neste ínterim as múltiplas experiências atravessadas pelo corpo, através dos inúmeros laboratórios corporais, transformaram-se em recursos dramatúrgicos – recursos esses que na ótica metodológica da bricolagem a partir dos conceitos de Kincheloe, advém da experimentação, da análise e da integração das variantes para se obter um resultado, cujos corpos envolvidos transitam em “mares desconhecidos”, no qual desdobram-se em um fazer real e imaginário da cena. Nesse contexto, o corpo já não se comporta mais como corpo comum, mas como corpo que se transcende, que se bricola daquilo que está à sua volta, na qual a liberdade de criar, de constatar, de sentir, converteu se em cena poética.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cores que se movem em corpos, corpos que agitam cores: um traçado histórico da gincana de férias do km-18 como tradição cultural de Santa Luzia do Pará
    (2023-12-15) MELO, Saylon Carlos dos Santos; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847
    A presente Monografia versa sobre a historicidade desde 1994 até os dias atuais do fenômeno espetacular tradicional intitulado como: Gincana de Férias do Km – 18 de Santa Luzia do Pará. Para compor, a partir do ponto de vista dos autores Pradier (1996), Bião (1995) e Buckland (2018) abordarei a Etnocenologia e a Autoetnografia como bases metodológicas e como principais referenciais teóricos. Só foi possível traçar historicamente este fenômeno através das entrevistas realizadas com os integrantes da gincana, que embasam a documentação da história do evento tradicional, cultural e artístico tão importante para nós da comunidade local na cidade de Santa Luzia – PA. Tendo isso, o presente estudo visa relatar os movimentos organizados das equipes Fera e Dezoitense como forma originária dentro do campo da etnocenologia, estudando e documentando o modo de fazer a gincana, do se arrumar, de se organizar, de se empenhar e até mesmo do modo como se estrutura as noites dessa gincana. Os resultados revelam que o traçado etnocenológico da Gincana de Férias do Km–18 é importante para que haja visibilidade além do entretenimento, destacando a importância para muitas pessoas que até hoje buscam preservá-la em prol dos laços significativos que ela possui. Esses achados contribuem significativamente para a área acadêmica de Dança e das outras Artes Cênicas, buscando abrir caminhos para um campo promissor de pesquisas futuras em Artes, fornecendo insights importantes para compreensão do que é uma gincana tradicional e cultural de um povo comunitário.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O corpo feminino na cultura hip-hop: uma análise histórica, social e cinesiológica
    (2022-12-12) SANTOS, Thaysa Cristina Magalhães dos; KREJCOVA, Lane Viana; http://lattes.cnpq.br/2604693973864638
    Este trabalho de conclusão de curso buscou desenvolver, com base na literatura e por meio da análise de minha própria trajetória artística, acervo teórico sobre a atuação do feminino na cultura hip-hop numa perspectiva histórica, social e cinesiológica. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, adotando-se a abordagem qualitativa. Utilizou-se ainda a observação participante, notas pessoais e fotografias. Os dados obtidos foram mediados por meio de aproximações teóricas para possíveis análises e compreensão do corpo feminino na cultura hip-hop. O breaking que faz parte de uma cultura que foi criado em um contexto polêmico e com falta de políticas públicas, com o passar do tempo cresce cada vez mais ocupando vários espaços, potencializando artistas e pesquisadores da mesma. Trago também uma reflexão de como esse corpo produz arte, e de que forma se torna filosofia de vida para muitos atuantes dessa dança, relatando de que maneira conheci a cultura Hip-Hop e como a dança que a constitui se tornou minha profissão e principal investigação para estudos. Por fim trago os fundamentos da dança breaking no qual me debrucei a investigar em campo, e tendo como embasamento artigos e livros referente ao estudo da cinesiologia e fisiologia. Conclui-se que o corpo feminino na cultura Hip-Hop, especificamente no elemento breaking, desde a origem dessa cultura é permeado de impasses e impedimentos, seja de cunho social, através do apagamento da participação feminina no surgimento do Hip-Hop; seja de cunho fisiológico e cinesiológico, por meio das diferenças morfológicas do corpo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA
    (2019-01-10) LOBATO, Alaila Rodrigues; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    O presente estudo tem como objetivo geral, analisar como os professores de Educação Física de ensino fundamental do município de Castanhal – Pa estão explorando o conteúdo dança nas aulas de Educação Física. Para esse fim, a pesquisa se classifica em qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa de campo. A amostra do presente estudo foi composta por 12 professores de Educação Física, sendo 06 do sexo feminino e 06 do sexo masculino, os docentes possuíam a faixa etária de 25 a 42 anos, no qual 07 atuam em escolas privadas e 05 em escolas públicas do Município de Castanhal-PA. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com oito perguntas (abertas e fechadas) no qual buscamos identificar a relação dos professores com a dança. Os resultados da pesquisa nos levaram a compreensão que, embora a dança como conteúdo venha sendo trabalhada, é notável a necessidade de continuar avançando, pois, a dança nas aulas de Educação Física é dos temas que vem sempre inovando a prática dessa disciplina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular: contribuições para a formação de uma professora de dança
    (2023-12-14) SILVEIRA, Karolline Martins Maia; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Esse "Trabalho de Curso - TCC", intitulado: "A DANÇA COMO FENÔMENO DE ADORAÇÃO A DEUS NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR - contribuições para a formação de uma professora de dança". Foi desenvolvido a partir do seguinte problema de pesquisa: "De que forma os estudos sobre Labam influenciaram a minha compreensão sobre a dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular e no meu processo de formação como uma futura professora de dança?". A metodologia de pesquisa segui uma abordagem qualitativa, método fenomenológico e tipo de pesquisa denominado "Estudo de Caso - Observacional". Para a coleta de dados foi lançado mão da observação natural, entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos e vídeos. As análises dos dados foram realizadas baseadas no conceito de análise de conteúdo de Bardin. O Trabalho está organizado em três seções: "Seção I - A Dança como Fenomeno de Adoração a Deus"; "Seção 2 - A Dança como Fenomeno de Adoração na Igreja do Evangelho Quadrangular"; "Seção 3 - A Docencia em Dança e o Encontro com Laban - uma lente para compreender a dança praticada no 'Grupo Renascer'". De seu conteúdo e inferencias espera-se que para os professores que tiverem a oportunidade de trabalhar com dança no interior de igrejas evangélicas, que esse estudo possa de alguma forma contribuir para a compreensão de que é possível adorar a Deus dançado e que é possível uma dança como adoração a Deus.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança como instrumento de qualidade de vida
    (2018-12-21) SOEIRO, Lauriane Ferreira; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873
    Esta pesquisa com o título “A Dança como Instrumento de Qualidade de Vida nas academias de ginástica” e tem relação com a minha atuação no ambiente das academias como instrutora de dança, e por compreender neste meandro a importância da dança para homens e mulheres uma vida melhor através de mudanças de hábitos. O referido estudo partiu da questão: Que relações se estabelecem entre dança e qualidade de vida nas academias de ginástica? Meu objetivo neste estudo foi demonstrar o que a produção cientifica na área tem destacado sobre a dança e suas relações com a qualidade de vida para as pessoas que as praticam. É uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, em que os dados foram coletados a partir da busca a partir de palavras-chave como “dança”, “dança e qualidade de vida” e “dança nas academias de ginástica”, nas plataformas digitais da Organização Mundial da Saúde (OMS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Dessa forma selecionei entre artigos, monografias, dissertações e teses, apenas 06 estudos, sob a temática da qualidade de vida e da atuação das academias, além da história da dança. Como resultados obtidos temos a baixa quantidade de trabalhos acerca da temática e que a dança é indissociável da melhoria da qualidade de vida de quem a pratica; que as academias de ginástica possuem um papel fundamental no fornecimento dos serviços prestados aos clientes, promovendo a sua satisfação e permanência nesses espaços e como instrumento de bem-estar social a dança é para todo e qualquer pessoa, não estando direcionada a um grupo específico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e surdez: uma análise da produção de conhecimento acerca da pessoa surda a partir do sapateado
    (2018) SOUSA, Hellen de Paula Santos; GOMES, Uisis Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/6125418268267194
    Esta monografia teve por objetivo perpetrar uma análise da produção de conhecimento acerca da pessoa surda a partir do sapateado. Sendo desenvolvida com 6 (seis) adultos surdos na faixa etária de 18 a 29 anos de idade. A metodologia teve caráter qualitativo com base na pesquisa-ação, onde os instrumentos de análise a observação e as cinco dinâmicas aplicadas, que surgiram a partir do projeto A Surdez e o Sapateado: Estudo Neurológico dos Distúrbios das Vias Auditivas e o Desenvolvimento de Técnicas e Estratégias de Ensino do Sapateado para Surdos. Para um melhor entendimento desta pesquisa, discorre dialogando com autores como: Alpendre (2008) que defende a surdez como sendo uma diferença cultural e não como uma deficiência, Garcia e Hass (2006) referendam à dança como linguagem universal capaz de proporcionar benefícios aos seus praticantes. As conclusões do estudo mostram que a técnica do sapateado para surdo, mostrou que conhecer o corpo e seus limites são fatores importantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança em Bhakti Yoga: vivências de uma bhakti yogi artista pesquisadora e professora na perspectiva da etnocenologia
    (2023-07-11) SILVA, Thelma Verônica Bernardino Mendes da; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente Trabalho de Curso teve como objetivo analisar a dança no Bhakti Yoga, por meio de minhas vivências como Bhakti yogi vaisnava artista-pesquisadora e professora de yoga. Como aporte teórico-metodológico utilizei os estudos da Etnocenologia, conforme Pradier (1995) e Bião (1998), a fim de embasar a espetacularidade da dança no Movimento de Bhakti Yoga, sob a visão epistemológica das práticas e dos comportamentos humanos espetaculares. Amparada bibliograficamente por teóricos e pesquisadores como Valera (2015) e Silveira (2000) que são praticantes da dança no contexto espiritual do Bhakti Yoga, do Hari Nama Sankirtana e, da dança no templo vaisnava, os quais contribuem com o entendimento das culturas orientais. A abordagem da pesquisa é qualitativa-descritiva, para isso, trago minhas experiências e observações de Bhakti Yogi. Como resultado, apresento minhas vivências na área da dança, por meio do grupo de pesquisa em Dança Moderna, da Escola de Teatro e Dança - ETDUFPA, apresentando o Tunga Vidya Natya Yoga, ou seja, o meu olhar-perceber-fazer sobre a prática da dança e sua conexão com o Divino e o sagrado. Dessa forma, as vivências relatadas em práticas de dança são como um caminho espiritual e artístico, no que diz respeito tanto a pesquisa e a produção artística, quanto para a preservação de um conhecimento ancestral milenar que é o conhecimento do Bhakti Yoga, em sua essência o prema bhakti, amor puro por Krishna.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança na escola e a constituição de identidades juvenis
    (2019-03-13) PAZ, Ataíze Gonçalves; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    O presente trabalho trata de uma pesquisa etnográfica, realizada na Escola Cristo Trabalhador, com foco no Grupo Educar pela Pesquisa e seus integrantes. O objetivo foi investigar a constituição das identidades dos alunos que participam do Grupo. Como instrumentos de produção de informação utilizei a observação participante, a captura de imagens, a conversação, o questionário, que serviram para a composição do diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos que participam do Projeto Educar pela Pesquisa, alguns funcionários da instituição e um grupo de professores. O problema de pesquisa apresenta as seguintes questões: Como a dança contribui na constituição de identidades dos alunos da Escola Cristo Trabalhador? Para auxiliar a reflexão contarei com Bourdieu (1983), Canclini (1989), Dayrell (2007), Ribeiro (2013) e Silva (2000). Como resultados destaco que a dança é uma manifestação cultural que auxilia na constituição de identidades dos alunos, pois participar do grupo de dança fornece aos alunos a compreensão de si próprio e do que está a sua volta; também enfatizo como o Projeto educar pela pesquisa incentiva a formação ética e cidadã dos alunos em razão das multiculturas presentes nesse espaço.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)
    (2019-12-19) PEREIRA, Amanda Rodrigues; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A dança é um elemento da cultura corporal, integrando-se como um dos conteúdos da Educação Física. Apesar da importância da dança na escola, ainda é comum notar a pouca aplicabilidade desse conteúdo nas aulas de Educação Física, em muitos casos, a dança é reduzida a atividade extracurricular, sendo lembrada apenas nos períodos de festas e eventos escolares. No intuito de ampliar as discussões que promovam a efetivação da dança como conteúdo escolar, o presente estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a dança no Grupo de Trabalho Temático Escola do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE (2015-2017). O estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A partir dos resultados encontrados, foi possível reconhecer o potencial da dança como conhecimento a ser trabalhado na escola oferecendo recursos para formar opiniões críticas e reproduzir espaços de sociabilidade justas, assim como compreender as relações com o outro, com o mundo e consigo mesmo e, ainda, compreender o nosso desenvolvimento histórico e cultural como corpo, ser, no mundo. Identificou-se como limites no ensino da dança, as questões ligadas ao corpo, o preconceito e a resistência. Considera-se que novas pesquisas devem ser voltadas as políticas educacionais, como forma de lutar pela concretização da dança como manifestação criativa presente na escola com vistas à educação verdadeiramente emancipadora.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dança, ludicidade e educação inclusiva no Centro de Referência em Educação Infantil Professor Orlando Bitar em Belém - PA
    (2023-12-04) MELO, Kerollen Pinheiro de; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946
    O presente estudo surge a partir do componente curricular Estágio Docente I, do curso de Licenciatura em Dança da UFPA, desenvolvido no Centro de Referência em Educação Infantil Prof. Orlando Bitar – CREI Orlando Bitar, em Belém-PA. Esta produção está respaldada na Instrução Normativa nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso -TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o art. 4°, parágrafo I, que diz respeito à elaboração de artigo científico. Teve por objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem por meio da Dança de uma criança com Transtorno Espectro Autista - TEA e uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, na perspectiva da ludicidade. Uma das práticas utilizadas como forma de estimulação para as crianças com deficiência são as atividades lúdicas, incluída os jogos, brinquedos e brincadeira, brinquedo cantado, narrativas orais, entre outras. A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação norteada pela perspectiva da Educação Inclusiva. Os instrumentos de investigação foram: observação, atividades práticas e roda de conversa. O resultado do estudo mostrou que a inclusão de crianças com deficiências no contexto escolar promove a socialização e estimula o desenvolvimento criativo, motor, cognitivo e afetivo por meio de atividades lúdicas que estimulem seu desenvolvimento de forma prazerosa, divertida, possibilitando a construção de conhecimentos significativos e integral o que pode corroborar para a sua autonomia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dançarinos de fichinha em Belém do Pará: dinâmicas sociais e econômicas
    (2004-11-01) DUARTE, Allan Fernandes Valente; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847
    Este artigo investiga o papel dos dançarinos de fichinha em Belém do Pará, com foco em sua relevância social, cultural e econômica nas festividades locais. Predominantemente jovens, esses dançarinos oferecem entretenimento, apoio emocional e interação social. A pesquisa, baseada em uma metodologia qualitativa com observação participante e entrevistas com dançarinos, organizadores e diretores de grupos, revela sua importância para a identidade cultural de Belém. Além de enfrentar desafios como renda irregular e falta de reconhecimento formal, o estudo destaca a transição pela qual passam: os dançarinos estão deixando de depender dos locais de eventos para negociar diretamente com os clientes, aumentando sua autonomia, redefinindo seus papéis e potencial de ganho. No entanto, a falta de proteções legais os expõe à exploração, apontando para a necessidade de políticas públicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Doença de Parkinson, socialização e a dança: o corpo como espelho do outro
    (2022-12-14) CASTRO, Gabriela Fernandes; ALCANTARA, Wallesson Amaral; http://lattes.cnpq.br/9410338253242592; KREJCOVA, Lane Viana; http://lattes.cnpq.br/2604693973864638
    Esta pesquisa tem como objetivo, discutir as relações da dança em seu processo integrativo e social, em pessoas que convivem com DP. Analisando as relações entre a doença de Parkinson, a socialização e a dança. Buscou-se, neste estudo, a partir da realidade social da pessoa com Parkinson compreender o impacto da doença sobre suas relações sociais e o efeito da dança no contexto do Projeto Baila Parkinson sobre essas relações. Utilizou-se entrevista semiestruturada com questões acerca da percepção do sujeito sobre seu contexto, com ênfase às questões de socialização, em relação à convivência com a DP e ao ingresso e participação no projeto de terapia em dança. Nos relatos coletados durante a pesquisa e observação dos participantes, conversas informais e atividades de danças direcionadas, percebemos que além da construção de um ambiente extremamente empático a troca de experiências permite que os alunos se sintam acolhidos contribuindo para a melhora da qualidade de vida, bem-estar e interação social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere
    (2021-02-12) SILVA, Jeniffer Patrícia Moura da; SILVA, Juanielson Alves; http://lattes.cnpq.br/1533903414717314
    Este é um memorial de obra coreográfica que trata de minha experiência enquanto familiar de um detento, mediante as dificuldades de estar experienciando o cárcere e como a dança auxilia neste processo. Apresenta desta forma, um processo sobre o cuidado de si por meio da dança, assim como, relata como estas experiências vividas se tornaram propulsoras de uma poética cênica. Nomeei a abordagem metodológica criada para esta pesquisa-criação como coreovisita, nela além das visitações ao espaço físico do cárcere, realizo relatos de experiências, um processo de composição coreográfica e um estudo bibliográfico acerca do contexto do cárcere por meio de autores como Michel Foucault (2012), Fábio Godoi e Rafael Mallart (2017); sobre Processo criativo em dança e política por meio de autores como André Lepecki (2012), Helena Katz e Christine Greiner (2012) que traçam suas experiências teóricas por meio da dança em relações com o mundo, sem uma espécie de regra ou predefinições; e ainda a compreensão de conversão semiótica de João de Jesus Paes Loureiro (2007) para pensar como criar dança por meio de uma experiência cotidiana. Como resultante, posso dizer que todo este processo se baseia na continuidade de movimentos, gestos e ressignificação de vivências e experiências e, por conseguinte, ele contribui para um cuidado de si em uma experiência de vida difícil e, além disso, percebo que, assim como os processos de vida, os processos em dança seguem em estado de inacabamento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história em corpos interpretativos: o ensino de História pela dança e o teatro
    (2022-07-04) MELO, Felipe Araújo de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509
    O objetivo deste estudo é a reflexão sobre a produção de uma metodologia para o ensino da disciplina história através da dança e do teatro. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto de extensão “Processos de Formação Docente: ações de ensino aprendizagem em história”, da Universidade Federal do Pará – UFPA. O foco do projeto era ministrar aulas de reforço da disciplina história utilizando novos recursos didáticos, como música, jogos didáticos, materiais audiovisuais. A dinâmica consistia em acompanhar a professora ou professor responsável pela turma, identificar o conteúdo trabalhado e nos horários vagos de lotação dos professores ofertar as aulas de reforço. Esta pesquisa foi desenvolvida no período de 2018-2021, teve como alvo a instituição Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moraes e Silva, na cidade de Ananindeua/Pará. No decorrer da pesquisa se executaram duas experiências-piloto que propiciaram a aplicação do ensino de história pela dança e o teatro. Através da etnografia da prática docente, como metodologia, foi possível desenvolver diversos registros como diários de campo, fotografias, desenhos, que elencaram o corpo dos alunos como objeto de investigação e se tornaram fonte de analise para compreender o cotidiano escolar e suas implicações na aplicação da proposta metodológica. A pesquisa leva em consideração: Quais os saberes necessários para ensinar história pela dança e o teatro; Cultura Escolar, Controles Corporais e Subversões, o corpo na escola; E por fim a Consciência histórica por meio da Dança e do Teatro. Nesta pesquisa também se problematiza a formação docente, instigando que os cursos de formação de futuros professores de história compreendam a necessidade de um currículo interdisciplinar entre história, dança e teatro. O que se aborda aqui é um ensino de história pautado na prática do corpo dançante e teatral, no qual se desenvolve conhecimento junto aos alunos e alunas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A improvisação na tela: A dança na plataforma Bigo Live
    (2022-06-23) FERREIRA, Virginia de Oliveira Ferreira; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de improvisação em dança a partir da interação entre artista e público por meio do aplicativo Bigo live, a fim de compreender como este processo criativo de influência mútua amplia possibilidades de fruição da dança nas redes sociais. O estado de pandemia que assolou o mundo no início de 2020 que perdurou quase dois anos, gerou uma atmosfera de grande insegurança para a comunidade artística que se deparou com a privação do trabalho presencial, promovendo, assim, outras instâncias compositivas como por exemplo de lives e vídeo-danças, possibilitaram a relação e o encontro de singularidades para criação em ambiente virtual. Assim, para discorrer sobre a dança virtual e improvisação, tendo apoio bibliográfico nas pesquisas das autoras Jussara Miller,Cora Miller Laszlo, Rolf Gelewski, Helena Katz e Rudolf Laban. Instante é preciso se reinventar para dar conta das demandas criadas no contexto pedagógico e artístico e, mesmo, em outros contextos. A plataforma da bigo live é mais um espaço de busca alternativas de se expressar, de se sentir no mundo produzindo e, portanto, vivenciando novos experimentos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mulheres que habitam em mim: um olhar sobre o feminino ancestral familiar como fio indutor para experiências de imersão e emersão em dança
    (2023-10-20) ARAÚJO, Thays Amanda Mesquita de; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Este artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso organizado conforme a Instrução normativa Nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso – TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o Art.4°, parágrafo I que concerne à elaboração de artigo científico. Diante disso, este trabalho apresenta o início de um processo criativo que envolveu escrevivências (Evaristo, 2018) a partir das experiências de imersão e emersão em dança (Souza,2022) intituladas “Tríade de Memórias Ancestrais”, as quais apontaram três desdobramentos, a saber: memórias do benzer com a minha mãe; memórias e brincadeiras da infância nos igarapés e memórias do benzer no terreiro da minha avó. O objetivo da pesquisa foi reafirmar meu corpo afro-indígena, periférico, filha de Yabá, artista, a partir da percepção do poder dos diferentes femininos que compõem minha trajetória ancestral de vida e artística. Logo, o artigo parte das escrevivências como orientação teórico-metodológica usando como Evaristo (2018) e Soares (2017) no que tange à realização das experimentações. Para processos de criação em dança partiu-se da concepção de EIES (experiências de imersão e emersão) fundamentada por Souza (2022). Destacase, ainda, outros referenciais importantes como: Oliveira e Cunha (2022) e Martins (2003). Os resultados da pesquisa revelaram a importância de se reafirmar e dar visibilidade às memórias ancestrais femininas familiares afro-indígenas como fio indutor para processos de criação como campo prático de saberes, expressões e subjetividades de resistência que, também, contribuem em suas epistemes como campo de conhecimento no fazer-pensar em dança.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Prosexo dhi revolta: Autoinvestigações da trajetória de vida travesti para reelaborações de processos de criação em dança/arte
    (2023-12-14) LIMA, Hta Shamax Soares; MOURA, Xan Di Alexandria de Oliveira; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Esta pesquisa foi concebida conforme a Instrução Normativa Nº 01/2023 - PROEG/UFPA, que dispõe de acordo com o Art. 4º, Parágrafo único: outras modalidades poderão ser utilizadas, em conformidade com a área de conhecimento, desde que o Conselho da subunidade aprove. Desse modo, este trabalho de conclusão de curso aborda transição de gênero e decolonialidade do corpo na perspectiva de vida travesti preta e amazônida, e apresenta Poética Cênica e Texto memorial intitulados Prosexo Dhi Revolta. A poética foi elaborada inicialmente em 2018 durante mobilidade acadêmica na Universidade Federal da Bahia - UFBA e reelaborada em 2023 na Universidade Federal do Pará - UFPA. Este texto memorial reúne relatos sobre o processo de autoinvestigação e criação da obra, bem como parâmetros achados durante estes processos que estruturam a arte e a artista htadhirua. Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver um processo de criação em arte a partir de questões de transição de gênero e decolonialidade do corpo. Os principais conceitos abordados são pesquisa com prática artística de Ciane Fernandes (2013) e processo de criação de Cecilia Almeida Salles (1998). A metodologia de pesquisa é a “pesquisa cambono” de Luiz Simas e Luiz Rufino (2018) que se baseia nas epistemologias das práticas de terreiro para guiar pesquisadores em arte.
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