Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE por Assunto "Aluno"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIENCIAS: desafios e pespectivas de alunos e professores no processo ensino aprendizagem em Breves-Pará(2016-08-26) MERCÊS, Paulo Santana das; ARAUJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491O presente trabalho de pesquisa tem por objetivos analisar o processo da experimentação voltada ao ensino de Ciências dentro do contexto escolar no município de Breves, estado do Pará. O trabalho analisa a ação de professores e alunos da rede pública de ensino com foco voltado as práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores de ciências em turmas de 6 ao 9 ano do ensino fundamental. O mesmo busca fazer uma reflexão da figura do professor dentro desse processo, já que ele deve ser o principal instrumento responsável por utilizar das melhores práticas pedagógicas afim de contribuir de maneira satisfatória com o processo de formação dos alunos. A fundamentação teórica do trabalho se apoia na leitura de artigos científicos, publicados acerca do tema da experimentação dentro do processo educacional voltada ao ensino de ciências. O trabalho também se apoia em pesquisas de entrevistas realizada com alunos e educadores. Os questionários utilizados foram aplicados após a utilização de alguns experimentos em sala de aula que exemplificam e esclarecem, principalmente aos alunos o que é a experimentação em sala de aula. O trabalho aqui apresentado tem como principal objetivo enfatizar as práticas voltadas a experimentação no ensino de ciências, apurar as práticas utilizadas pelo professor, além de verificar a atuação do aluno seu ponto de vista sobre a utilização de experimentos em sala de aula com foco na relação ensino aprendizagem.