Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Assunto "Acesso à informação"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os espaços de atuação do bibliotecário: uso da competência informacional no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)(2019-07-05) GOMES, Amanda Garcia; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Apresenta uma pesquisa sobre a atuação do bibliotecário no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) através do uso da Competência Informacional do profissional. A competência informacional sendo uma forma de aprendizagem que favorece a produção de conhecimentos, estimulando a investigação, desenvolvimento de habilidades, torna-se essencial para a sociedade contemporânea. Nesse sentido, o objetivo geral consistiu em analisar e demonstrar as formas de atuação do bibliotecário fora do ambiente tradicional de trabalho, além de exibir as competências necessárias para atuar no SIC com a finalidade de contribuir tanto para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) quanto promover o acesso à informação aos cidadãos. Dessa forma, os objetivos específicos consistiram em investigar as principais noções conceituais sobre a Competência Informacional; categorizar as atividades desenvolvidas dentro do SIC; identificar o perfil dos profissionais que trabalham no SIC; apontar as principais competências informacionais necessárias para atuar no SIC e conhecer a trajetória de criação do SIC. O estudo foi realizado na Auditoria Geral do estado do Pará, especificamente, no SIC da instituição sendo o procedimento técnico utilizado a pesquisa bibliográfica, com aplicação de questionário aos respondentes do SIC. Concluiu que a inserção do bibliotecário no SIC pode ser benéfica para Administração Pública, pois, devido o desenvolvimento e o uso da Competência Informacional o profissional está apto a trabalhar no SIC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Novas práticas de acesso e compartilhamento da informação: um estudo sobre as Bibliotecas Parque(2017) SILVA, Hanna Katlen Martins; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699As Bibliotecas Parque (BP) se consolidam cada vez mais como uma nova visão de biblioteca pública que oferece serviços que vão muito além de empréstimo e consulta ao acervo bibliográfico. As BP são bibliotecas multifuncionais que, através das ações culturais e incentivo à leitura, contribuem para a inclusão social dos cidadãos com menor poder aquisitivo, que estão muitas vezes distantes das políticas públicas. A implantação de uma Biblioteca Parque em uma comunidade socioeconomicamente desfavorecida gera significativas transformações na sociedade e através das BP estes cidadãos passam a ter acesso à informação, educação e cultura. A interação entre Bibliotecário e mediador social é um fator determinante para o bom funcionamento das BP, assim como a participação da população na programação da biblioteca, o objetivo desse estudo é mostrar quais são as novas práticas de acesso e compartilhamento da informação executadas pelas Bibliotecas Parque e como esta instituição tornou-se uma importante ferramenta para o desenvolvimento social e cultural das comunidades ao qual está inserida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O perfil do bibliotecário para mediar a Lei de Acesso à Informação: um estudo nas universidades públicas de Belém(2017) SANTOS, Janilce Rodrigues dos; GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2550202865807631Esta pesquisa busca analisar o perfil do profissional bibliotecário quanto à operacionalização, mediação e efetivação do acesso à informação nas Universidades Públicas de Belém do Pará. Direito adquirido por meio da Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, nos campi da sede das seguintes universidades: Universidade Federal do Pará; Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia e do Instituto Federal do Pará. A Lei 12.527/2011 propiciou uma maior participação do cidadão e um cuidado no tratamento das informações públicas que apresentam regras para o seu acesso. Considerando este cenário imposto pela lei é que as Universidades Públicas de Belém necessitam mudar e se adaptar aos direitos adquiridos pelo cidadão ao solicitar à informação pública. Por isso, acredita-se que o profissional bibliotecário apresenta elementos facilitadores que poderiam mediar esse processo de solicitação de informação pública, incentivando ainda mais a importância da transparência nas Universidades Públicas de Belém. No decorrer da efetivação do acesso à informação é importante compreender os fatores e como o bibliotecário pode intervir que nesse processo e propor mecanismos que facilitem as necessidades do cidadão. Para atingir esse propósito, a metodologia classificada como exploratória e descritiva utilizou a pesquisa de campo como forma de coleta de dados por meio de entrevista com os profissionais que atuam nos Serviços de Informação ao Cidadão das Universidades Públicas de Belém do Pará. Espera-se que esse instrumento possibilite conhecer o funcionamento dos SIC’s das universidades pesquisadas. Os dados serão tratados por meio de estatística descritiva e apresentados em quadros e tabelas. Os resultados possibilitaram revelar o perfil dos dirigentes dos SIC’s e, como o bibliotecário pode atuar mediando e democratizando o acesso à informação pública em busca da eficiência desse direito adquirido pelo cidadão. Por fim, são propostas sugestões destacando o perfil do bibliotecário na mediação da Lei 12.527/2011 nas universidades públicas de Belém do Pará.