Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Assunto "Acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os deficientes visuais e o acesso à informação na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna e Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará: um estudo de usuários(2017) DIREITO, Eduardo Ramos; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Apresenta uma análise sobre a forma como os estudantes com deficiência visual são atendidos na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna e na Biblioteca Central da UFPA, com o objetivo de identificar e apresentar suas necessidades de informação. A metodologia utilizada foi a técnica de pesquisa qualitativa coletada por entrevistas semiestruturadas com perguntas semiabertas, sendo também utilizada a análise documental. A coleta de dados foi realizada com o universo de 10 usuários e 8 funcionários de ambas as bibliotecas, no período de 20 a 22 de março de 2017. Após a coleta e análise dos dados, concluiu-se que os usuários acessam todo tipo de informação no computador, mas buscam principalmente informações acadêmicas, notícias e entretenimento, tendo suas necessidades de informação em maior parte satisfeitas. Em relação à dificuldade de acesso às informações, a falta de acessibilidade dos sites foi a mais citada. Por meio das falas dos usuários pode se observar o impacto que a tecnologia da informação teve em suas vidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará(2016) JESUS, Katia Regina Gonçalves de; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326Enfatiza a importância da inclusão social aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) dentro dos ambientes escolares, ressaltando sua relevância para o desenvolvimento educacional e social. Através de pesquisa bibliográfica, apresenta quais pessoas podem ser inseridas dentro dos conceitos para PNE e as definições para deficiências de acordo com a Constituição Federal. Mostra a importância da acessibilidade no ambiente da biblioteca como condição para o reconhecimento dos cursos. Apresenta a evolução do conceito de acessibilidade física, a partir dos princípios do Desenho para Todos. Elenca os marcos legais que apoiam a inclusão social de deficientes. Através de estudo de caso feito na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, Identifica os alunos PNE que são usuários da biblioteca. Através da análise do conteúdo das entrevistas feitas com alunos PNE e servidores da biblioteca verificou-se que a maioria dos alunos PNE que frequentam o ambiente da biblioteca são os deficientes visuais e as maiores barreiras enfrentadas por estes são: a falta de acessibilidade, tanto tecnológica como bibliográfica e aponta as possíveis melhorias que beneficiarão os mesmos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Produção científica sobre acessibilidade e bibliotecas: análise das dimensões de acessibilidade e das tipologias de bibliotecas como objeto de estudo(2024-10-30) SANTOS, Thayane Amador dos; GHENO, Ediane Maria; http://lattes.cnpq.br/1255827954595186; https://orcid.org/0000-0003-2743-4557Bibliotecas acessíveis são de suma importância para a democratização e a disseminação da informação e da leitura. A produção científica disserta sobre acessibilidade em bibliotecas, examinando tanto as dimensões de acessibilidade quanto às diferentes tipologias de bibliotecas (biblioteca escolar; biblioteca universitária; biblioteca comunitária; biblioteca pública). O estudo destaca a importância das bibliotecas acessíveis para a democratização da informação e analisa artigos científicos sobre essa temática, os dados foram coletados na base de dados SciELO entre 1996 e 2023. Foram recuperados 20 artigos, identificando que somente a partir de 2003 começaram a ter registros sobre esta perspectiva. A pesquisa revelou que a biblioteca universitária é a tipologia mais estudada, enquanto as dimensões de acessibilidade comunicacional e atitudinal são as mais abordadas. Conclui-se que é necessário um maior investimento em políticas públicas e pesquisas voltadas para a acessibilidade em todas as tipologias de bibliotecas, visto a insociabilidade entre elas para uma melhor qualidade das ações nas diferentes tipologias. Visando uma inclusão mais abrangente e de qualidade para todos os usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Repositório institucional da UFPA: uma análise do processo de implantação dos atributos da encontrabilidade da informação(2019-07-05) ALMEIDA, Hellen Cristina Luz; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Analisa os atributos da Encontrabilidade da Informação - conceito de caráter técnico, proveniente do termo inglês “findability”, que se refere aos meios de acesso à informação e às ações dos profissionais da tecnologia da informação que facilitam ou não esse acesso – presentes no Repositório Institucional da UFPA, considerando os atributos propostos por Custódio e Vechiato (2017), objetivo geral deste trabalho. Ambientes informacionais como os repositórios institucionais, são criados para facilitar o acesso à produção científica e nesse sentido o presente trabalho tem por objetivos específicos: a) aplicar um checklist para avaliar os atributos da Encontrabilidade da Informação no Repositório Institucional da UFPA; b) apresentar a importância da Encontrabilidade da Informação como instrumento de trabalho para os profissionais da informação, bibliotecários e informáticos; c) expor as vantagens da Encontrabilidade da Informação para atender às necessidades de pesquisa dos usuários. A pesquisa é definida com característica bibliográfica e descritiva de abordagem qualitativa, na qual foi utilizada técnica de observação. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os profissionais e alunos de Biblioteconomia e da área de TI que atuam no setor responsável pelo RIUFPA na Biblioteca Central da UFPA (BC), e também foi aplicado um questionário através do Google Forms a aproximadamente 4% dos alunos do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA (FABIB). O questionário de avaliação foi estruturado no Google forms, contendo 23 perguntas objetivas de caráter afirmativo, com alternativas fixas, de modo a facilitar a tabulação e a análise dos dados. Foi utilizada a Escala de Likert como instrumento de avaliação para mensurar as respostas obtidas. Como resultados, inferiu-se que o RIUFPA apresenta todos os atributos da Encontrabilidade da Informação, embora alguns desses atributos ainda funcionem com limitações e erros, como por exemplo os Instrumentos de controle terminológico, as Folksonomias, a Descoberta de informações e a Acessibilidade. Essa pesquisa demonstrou a importância de se garantir o acesso à informação de forma equitativa e também a urgência de se incluir no currículo do curso de biblioteconomia a discussão sobre as vantagens da Encontrabilidade da Informação para os futuros profissionais, tornando-os capazes de aplicar tal conhecimento em seu ambiente de trabalho.