Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
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Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST por Assunto "Aprendizagem"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios de professores para ensinar conteúdos matemáticos na escola do campo da comunidade de Santana do Capim - PA(2022-07-12) MANITO, Jaqueline da Silva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho de conclusão de curso – TCC, tem como objetivo compreender os desafios que se postam nas salas de aula para ensinar conceitos matemáticos básicos em uma escola do Campo. Para levantamento das informações, elaboramos um roteiro de entrevista com cinco questões semiestruturadas. Participaram como sujeitos da pesquisa quatro professores de Matemática que desenvolvem suas atividades docentes em escolas públicas do município de Santana do Capim-PA. Consideramos importante, dar voz a estes professores, na perspectiva de compreender de que forma eles ensinam os conteúdos matemáticos, dadas as condições do contexto em que a escola está situada, dando destaque aos principais desafios que interferem no processo de ensino e aprendizagem da matemática. As questões postas no roteiro, nos permitiram identificar os principais aspectos que contribuem e interferem na aprendizagem da matemática da escola investigada. Para fundamentar as questões aqui propostas, realizamos levantamento bibliográfico que permitiu fazer discussões relacionadas as questões abordadas na pesquisa de campo, tendo como embasamento os estudos realizados Jean Piaget, Lev Vygotsky e David Ausubel, entre outros que discutem sobre a temática investigada. As questões de investigação foram transformadas em unidades de análise e os resultados apontam que vários são os desafios do ensino de conceitos matemáticos básicos, entre estes, destacamos: distorção idade/série; turmas multisseriadas; a distância entre escola e a residência do estudante; falta de estrutura que se somam as dificuldades na interpretação e resolução de problemas pela falta de domínio das quatro operações básicas – que são considerados como elementos incisivos para que os desafios para ensinar, sejam acentuados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio(2019-04-11) OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256O presente trabalho apresenta um estudo que objetivou analisar os fatores que contribuem para as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria no 1º ano do Ensino Médio. Como suporte teórico, embasou-se em autores que discutem essa temática como Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), entre outros, que contribuíram com uma abordagem significativa sobre o tema em discussão. De tal modo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram feitas o uso de observações e aplicações de questionários que foram direcionados a uma professora e alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Tendo por meio dos questionários resultados satisfatórios quanto as dificuldades que os alunos têm em aprender a Trigonometria, no qual conclui-se a partir dessa discussão mostrar que a introdução de novas estratégias metodológicas para o ensino tem como propósito elevar o potencial educativo na aprendizagem dos alunos quanto aos saberes trigonométricos, assim como das demais disciplinas do currículo escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades para ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios da sala de aula(2019-12-12) RODRIGUES, Fabio Macedo; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O estudo refere-se a aspectos relacionados a dificuldade para ensinar e aprender conteúdos matemáticos em sala de aula, feito por meio de uma pesquisa quantiqualitativa em que se busca entender quais os desafios encontrados tanto por professores como estudantes em ambiente escolar no Município de Castanhal-PA. Neste propósito, faz-se uma abordagem teórica no que tange ao processo de aplicação dos métodos que envolvem o ensino da matemática. Em seguida, elaborou-se um roteiro de entrevista estruturada, obedecendo às especificidades dos sujeitos da entidade pesquisada, relacionando-os a importância do professor, ao incentivo do aprendizado da matemática, à metodologia aplicada e às dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da disciplina em questão, assim como em sua aplicação cotidiana. As respostas dadas a estas questões foram analisadas e interpretadas a partir de teóricos que estudam a temática como D´Ambrósio (1998), Libâneo, (1994), Bessa (2005) e documentos do ministério da educação como os Parâmetros Curriculares do Ensino Médios (2000).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática : o uso do dominó regional como jogo matemático(2018-05-04) PEDRA, Luis Eduardo da Silva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A pesquisa intitulada Educação Matemática: o uso do Dominó Regional como Jogo Matemático tem como objetivo fazer com que os estudantes gostem de apreender Matemática, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do estudante envolvido, pois a aprendizagem através de jogos, como dominó, jogos de tabuleiro e outros, permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Outro objetivo é demonstrar as possíveis aprendizagens dos conceitos novos trabalhados a partir de atividades desenvolvidas com o jogo matemático regional, voltado para o ensino de operações matemáticas fundamentais levando a um melhor aproveitamento escolar em função do uso desta tendência de ensino. Esta é uma pesquisa de natureza básica e de abordagem qualitativa. Participaram como sujeitos desta investigação, 40 estudantes do 6º e 7º anos de duas turmas do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 12 anos, que apresentaram certa dificuldade no aprendizado de conteúdos matemáticos. Foi utilizado como instrumento para a obtenção das informações, entrevista com questões semiestruturada e a observação em lócus. Os procedimentos metodológicos utilizados passam por resoluções de problemas, levando-os a se envolver com as aplicações da Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico Os resultados apontam que os jogos podem ser vistos como ferramentas auxiliares para o professor ensinar e para os estudantes aprenderem conteúdos matemáticos, especialmente quando esses jogos utilizam uma linguagem regionalizada trazendo para o jogo, elementos que fazem parte do cotidiano do estudante. Isto foi observado a partir do envolvimento dos estudantes na experiência realizada que serviu como fonte de informação para construção desta pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios que se postam no dia a dia nas salas de aula da Educação Básica(2021-01-29) MELO, Adilson Ribeiro de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, que tem como principal objetivo analisar os desafios que se postam na sala de aula enfrentados pela professora de Matemática para ensinar conteúdo de Fração para estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. Participaram deste estudo, 36 estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Igarapé-Açú-Pa. Para a composição das informações, fizemos observação nas aulas da professora de Matemática durante duas semanas. Após este período, realizamos a aplicação de um teste com questões do conteúdo de fração, na intenção de identificar as dificuldades dos estudantes em realizar as operações com fração. Durante o período de observação no campo de investigação, foi possível perceber que ensinar conteúdo de fração ainda é um desafio que posta nas salas de aula e, que causa preocupação, o que nos leva a fazer reflexões acerca do processo de ensino da Matemática. Compreende-se que ensinar Matemática não é uma tarefa fácil, porém é fundamental encontrar meios que possam contribuir para facilitar a melhoria do ensino, a partir da orientação necessária no sentido de estimular o estudante a desenvolver a capacidade e as habilidades para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Após aplicação do teste, estes foram organizados e os dados obtidos transformados em gráficos e analisados com base nos estudos realizados por teóricos que discutem a temática. Os resultados apontam que os desafios estão presentes nas salas de aula da Educação Básica, especialmente, quando se refere ao ensino de conteúdos matemáticos, como observado com estudantes do 6º Ano que fizeram parte deste estudo, o que consideramos que essas dificuldades podem estar relacionadas com a forma como os conhecimentos matemáticos foram aprendidos nos Anos Iniciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino da análise real: metodologias utilizadas por professores formadores da licenciatura em matemática(2019-12-05) BARCELOS, Thiago Silva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Esta é uma pesquisa de natureza básica e de abordagem qualitativa, que tem como principal objetivo analisar as metodologias utilizadas por professores formadores para ensinar Análise Real aos professores em formação do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará, do Campus de Castanhal. O estudo foi realizado com 5 professores em formação do Curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. Para constituição das informações, realizamos inicialmente, levantamento bibliográfico acerca da temática investigada em estudos já realizados e pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário com questões semiestruturadas, que intencionou buscar informações acerca das práticas metodológicas utilizadas pelos professores formadores e as dificuldades encontradas pelos professores em formação para aprender conteúdos de Análise Real. Os resultados apontam que cada professor em formação investigado, tem opiniões semelhantes acerca das dificuldades encontradas na disciplina de Análise Real, por conta das metodologias utilizadas pelos professores formadores. No entanto, divergem em outros aspectos, como as mudanças necessárias para tornar o processo de ensino mais prático e de qualidade. Pela relevância dos aspectos aqui contemplados, estes resultados contribuem para a compreensão acerca das metodologias e práticas de ensino adotadas pelos professores formadores, ficando evidenciado que os professores formadores que ministram esta disciplina, não têm domínio e nem fazem uso de metodologias que sejam favoráveis para a aprendizagem dos conteúdos da Análise Real pelos professores de Matemática em formação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino da matemática mediado pelos jogos: interrelações entre o conteúdo ensinado e a aprendizagem desenvolvida por estudantes do ensino fundamental na percepção de professores de matemática(2022-02-24) NEVES, Samara Corrêa; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O trabalho tem a finalidade de tratar das relações surgidas entre o conteúdo ensinado e a aprendizagem desenvolvida por estudantes na percepção dos professores. Levando os docentes a terem a possibilidade de analisar os alunos dentro do contexto escolar utilizando a inserção dos jogos em aulas de Matemática, conhecendo e podendo melhorar suas habilidades. Cuja pesquisa foi feita com Professores de Matemática da Rede Pública de Ensino, do município de São Domingos do Capim- PA, Com o intuito de que os jogos auxiliem o conteúdo matemático ministrado em sala, seguindo mediante a nova organização da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, onde esses jogos são criados com o intuito de melhoria não só do ensino, mas também do comportamento cognitivo e raciocínio lógico do aluno. Utilizando a sala de aula e também fora do ambiente escolar como meio de pesquisa, elevando seus conhecimentos matemáticos para além da escola, e estabelecendo uma educação que seja facilitadora para as crianças em series iniciais. No entanto os jogos precisam ser inseridos de forma eficaz, necessitando-se que os professores tenham um breve conhecimento de algumas práticas que Piaget e Vygotsky, e dentre outros teóricos estabelecem como sendo importantes para o desenvolvimento do aluno mediante a essa estratégia de ensino que será previamente inserida. Tendo como ambiente de pesquisa a sala de aula e seus arredores, o instrumento usado será o jogo, e a investigação é gerada devido as relações que surgem depois que o conteúdo é inserido em sala e colocado em pratica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)(2023-06-30) LEMOS, Jordan Marques; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O estudo volta-se à temática Educação Inclusiva e objetiva analisar o ensino- aprendizagem de Matemática para estudantes com transtorno do espectro autista - TEA. Para isso, aborda os conceitos de educação inclusiva, TEA, características do estudante autista e também a abordagem matemática para estes estudantes tendo como foco a discalculia. A pesquisa qualitativa realizada é do tipo revisão bibliográfica. Foi possível constatar, de acordo com a literatura pertinente, que existe uma grande dificuldade para professores e demais envolvidos nas escolas para o ensino de Matemática para esta parte da população. Diante de didáticas alternativas, metodologias que considerem os limites e dificuldades destes estudantes e com a utilização de jogos, torna-se possível que estudantes com TEA compreendam a Matemática e assimilem o conteúdo de maneira adequada, podendo levá-lo para a vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem da matemática: implicações desse processo para estudantes surdos e professores ouvintes no ensino fundamental(2019-12-05) LOPES NETO, Alexandre Alfaia; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A proposta do presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos pertinentes a ausência de Libras como língua a ser utilizada por professores de Matemática ouvintes para comunicar-se com estudantes Surdos inseridos em classes regulares. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. Para constituição das informações, realizamos inicialmente, levantamento bibliográfico acerca da temática investigada, focando nos estudos realizados sobre: Surdez, Educação de Surdos e Ensino de Matemática para Estudantes Surdos. Para consolidar as informações iniciais, realizamos pesquisa de campo, tendo como informantes duas professoras licenciadas em Matemática que desenvolvem seu exercício docente em duas escolas públicas (uma estadual e outra municipal) do município de Castanhal - Pará. As informações foram constituídas por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, objetivando constituir informações acerca das práticas, das metodologias utilizadas pelas professoras e das dificuldades encontradas para ensinar conteúdos matemáticos para estudantes Surdos. Os resultados apontam que cada professora investigada tem opiniões semelhantes acerca das dificuldades encontradas na comunicação entre estudante/professor, sobre a inclusão de estudantes Surdos em classes regulares. Porém, divergem em outros aspectos, como as mudanças necessárias para tornar o processo de ensino mais prático e de qualidade. Pela relevância dos aspectos aqui contemplados, estes contribuem para o conhecimento e compreensão acerca das metodologias e práticas de ensino adotadas pelos professores Licenciados em Matemática diante de estudantes Surdos, quando estes professores não têm domínio da língua falada por estes estudantes, neste caso, a Língua Brasileira de Sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino remoto da matemática no 6º ano fundamental: desafios e dificuldades em meio à pandemia(2022-02-25) MENEZES, Sílvia Neves; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda a temática do ensino-aprendizagem e tem como objetivo geral: analisar o ensino da Matemática durante o isolamento social, por conta da Pandemia da Covid-19, no que concerne ao planejamento, à preparação e execução das atividades de modo remoto, e, como objetivos específicos: descrever a crise sanitária de covid-19 e sua relação com o uso das tecnologias digitais na educação; relacionar o ensino da Matemática antes e em meio à pandemia e compreender as percepções de professores e estudantes durante o período descrito. A pesquisa esteve ancorada em uma abordagem qualitativa exploratória, cujas informações foram coletadas por meio de questionários semiabertos direcionados a uma professora e seus respectivos estudantes do 6o ano do ensino fundamental. Constatou-se que o período enfrentado com o isolamento social deixou à mostra as dificuldades e desafios que professores e estudantes enfrentaram diante de um cenário muito diferente do habitual que exigiu de ambos um engajamento maior, por conta da ruptura na interação professor-estudante que havia na aula presencial. Verificou-se, ainda a necessidade de planejamento e preparação das aulas para serem executadas de forma remota, uma vez que se utilizou o próprio material didático adotado pela escola, com o planejamento que já estava pronto para ser usado no ensino presencial, havendo apenas a transposição para o modo remoto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula(2017-05-11) RAMOS, Mayara da Costa; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062Este estudo vem ressaltar o seguinte tema: equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental: o valor da incógnita em contexto de sala de aula. Teve como objetivo analisar o que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental manifesta sobre a incógnita ao aprenderem Equação do 1º grau em aula de Matemática. Esta temática surgiu através das minhas inquietações para analisarmos os aspectos que se configuram as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Equações do 1º grau no 7º ano, em saber o valor da incógnita e da álgebra. O problema investigativo que me ajudou a trilhar a pesquisa: o que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental manifestam sobre a incógnita ao aprenderem Equação do 1º grau? Para à construção do texto aqui posto, tracei da seguinte maneira: a primeira seção metodologia. A segunda seção que delimita e expressa à temática em questão, a Equação do 1º grau: quais aprendizagens em aula de matemática, destaco assim, os conceitos mais relevantes que configuram a equação do 1º grau. Na terceira seção, indagamos sobre os livros didáticos de Matemática e como aparece a equação do 1º grau para o 7º ano do Ensino Fundamental. Também ressaltaremos quais abordagens são explicitas na hora de sua resolução. Qual o valor da incógnita e da álgebra para ensinar equação do 1º grau? Faço esse questionamento na quarta seção para discutir como acontece o processo de ensino e aprendizagem da equação do 1º grau em aula de Matemática, através das dimensões do fazer e resolver problemas envolvendo tal assunto de forma prática e dinâmica através de jogos matemáticos como fatores importantes na resolução dos mesmos com seu contexto matemático nas salas de aula através das abordagens diferenciadas. Pois, ensinar Matemática é apresentar características de resolução para os problemas existentes e isso é caracterizado através de associações do nosso cotidiano, ou seja, esta correlação estabelece dimensões próprias do fazer acontecer no mundo da Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos(2019-11-25) VIANA, Luiz Felipe Ribeiro; SILVA, Aline Costa da; http://lattes.cnpq.br/4042913704698890Este estudo apresenta uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Tem por objetivo analisar as estratégias usadas por professores/tutores em videoaulas de dois canais do YouTube para o ensino de conceitos de conjuntos. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as estratégias usadas pelos professores do site, e constatar a efetividade das referidas aulas com base nos comentários postados nos vídeos. Da análise, observou-se que os recursos utilizados para o ensino de conjuntos nos dois canais, um canal faz uso de caneta e papel e o outro de um software de escrita, os canais apresentam o conteúdo de uma forma simples e detalhadas, essa videoaulas evidenciaram que os alunos/ usuários utilizam elas para relembrar, repor, buscar, esclarecer dúvidas e aprimorar seus conhecimentos sobre conjuntos, mostrando que as videoaulas podem contribuir para auxiliar, instigar, incentivar e o ensino e aprendizagem de conjuntos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Explorando as operações básicas da matemática: limites e possibilidades(2019-12-12) RIBEIRO, Fernando Gleison de Jesus; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Este Trabalho de Curso (TCC) foi produzido a partir de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, motivado pela indagação: De que maneira o professor pode viabilizar o ensino e aprendizagem das operações básicas para a compreensão dos estudantes? Para esta indagação objetivamos buscar estratégias metodológicas que auxiliem professores e alunos na operacionalização das operações básicas. Para o qual fez-se necessário conhecer alguns métodos didáticos para o ensino e aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática. Assim, foi realizada uma pesquisa com 48 alunos de uma escola da rede estadual de educação do município de Castanhal/PA, onde foram entrevistados 24 alunos do 7º ano do ensino fundamental e 24 alunos do 1º ano do ensino médio, cada aluno respondeu 12 perguntas de múltiplas escolhas e quatro perguntas com resoluções matemáticas, na qual cada uma era referente a uma operação básica. Os dados coletados na pesquisa mostram que a maior dificuldade dos alunos em conteúdos matemáticos está na falta de domínio das operações básicas, em especial a divisão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos matemáticos : uma experiência de ensino e aprendizagem na escola estadual de ensino fundamental Nedaulino Viana da Silveira(2018-06-26) LIMA, Larissa Maria Cardoso; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384O presente trabalho teve como objetivo retratar a investigação de uma pesquisa de caráter quantitativa. No qual foi realizada uma intervenção na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nedaulino Viana Da Silveira, localizada na Cidade Nova, no município de Ananindeua, no Estado do Pará. Local para onde foram levados jogos matemáticos para a realização das atividades. O trabalho tem abordagem na utilização do Dominó Matemático e Bingo, para auxílio do ensino da operação básica de Multiplicação. O público alvo foi um grupo de alunos do sexto ano A e B do Ensino Fundamental, da referida escola. O trabalho foi desenvolvido visando atender as dificuldades que alunos desta escola vivenciam, tendo como objetivos incentivar a aprendizagem e a interação na construção de jogos, exercitar o raciocínio lógico, estimular a aprendizagem de uma forma lúdica e o fundamental, que eles possam desenvolver o prazer pelo estudo da disciplina, diminuindo as dificuldades e auxiliando no aprendizado não só da multiplicação, mas também de outras operações básicas e outros assuntos. Nós utilizamos questionários para avaliar a evolução dos alunos individualmente e em grupo, considerando seus conhecimentos em operações elementares, como a multiplicação. A partir dos dados obtidos, nós podemos perceber que os alunos passaram a desenvolver um interesse positivo pela disciplina de matemática, que através dos jogos, conseguiram obter um desempenho maior inclusive nas atividades que o professor de matemática, passava na turma. Ao concluir o trabalho e visando um retorno para a sociedade, nós ressaltamos a importância e os benefícios que a criação de projetos e oficinas utilizando jogos têm no auxílio dos estudantes em seus estudos em operações aritméticas elementares, como a multiplicação, e na melhoria do seu aproveitamento em matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental(2022-11-30) GONSAGA, Suelen Sacramento; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A linguagem matemática é uma ferramenta muito importante na construção do conhecimento matemático. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes diante da complexidade no processo de escrita e entendimento podem prejudicar sua relação com a disciplina de matemática. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma os professores compreendem a função da linguagem no ensino e na aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. A fundamentação teórica que sustenta este estudo está embasada nas teorias de diferentes teóricos que discutem a temática. Para o desenvolvimento adequado da pesquisa de enfoque qualitativo foi realizada a pesquisa de campo utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico aplicado a docentes atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em linhas gerais, entende-se que a comunicação e linguagem são essenciais para o ser humano e que a linguagem matemática é elemento primordial para a compreensão dessa importante área do conhecimento assim como é importante educadores cientes do papel de mediadores no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos, façam intervenções e discutam com os estudantes possíveis equívocos na linguagem contribuindo eficazmente para a melhoria da compreensão dos conceitos matemáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática e música : uma abordagem através do monocórdio de Pitágoras(2018-06-05) ALMEIDA, Luan Xavier; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho investigou algumas relações entre Matemática e Música possíveis de serem abordadas em ambiente de ensino e aprendizagem de Matemática. Usamos a história desta relação como fio condutor para trabalharmos a interdisciplinaridade, a qual qualificou o que é comum entre essas duas áreas de conhecimentos. O objetivo foi desenvolver uma proposta interdisciplinar envolvendo Matemática e Música para o ensino de frações. Nesse intuito, sintetizamos a relação entre a Matemática e a Música retratando especificamente o trabalho de Pitágoras em seu monocórdio. Partindo deste contexto histórico elaboramos um conjunto de atividades articuladas e planejadas com a intenção de atingir nossa finalidade didática. Assim, apresentamos uma proposta de sequência didática, onde os educandos poderão construir seus monocórdios, analisar os sons, assim como relacioná-los com frações. Tal proposta constitui uma abordagem interdisciplinar, que destaca o uso do monocórdio como uma prática didática, capaz de tornar o ensino e a aprendizagem de frações mais significativo, atraente e capaz de fazer com que pequenas frações de corda se tornem Música.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas: um campo de mediação entre o ensinar e o aprender matemática na educação básica(2022-02-22) FERREIRA, Elenilza da Cunha; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, que tem como objetivo contribuir com conhecimentos e informações acerca das Metodologias Ativas como ferramenta auxiliar para o ensino de conteúdos matemáticos, na perspectiva de contribuir com informações relevantes para o trabalho docente. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, artigos, teses e dissertações que fazem diferentes abordagens sobre as metodologias tradicionais e as metodologias ativas no ensino da matemática na educação básica. A partir dos resultados encontrados durante a pesquisa, podemos inferir que no atual contexto, é necessário conhecer para poder fazer uso das metodologias ativas para que sejam vistas como ferramentas auxiliares no desenvolvimento do ensino. Em se tratando do ensino de conteúdos matemáticos, essas metodologias podem contribuir de forma significativa na redução das dificuldades apresentadas por estudantes da Educação Básica, na aprendizagem desta disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Métodos diversos em processo de modelagem matemática(2019-12-09) SOUZA, Rodrigo do Nascimento; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o ensino de Matemática via Modelagem Matemática com uma turma de graduandos do curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar como os graduandos percebem e se apropriam de métodos diversos para a resolução de uma mesma situação-problema. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, para a coleta de dados adotou-se a aplicação de um questionário somado aos registros da atividade dos alunos. A experiência com a Modelagem resultou em algumas contribuições, destaca-se a Interação entre a professora, o pesquisador e os alunos durante todo o processo, motivação no processo de ensino e aprendizagem, a discussão dos conteúdos matemáticos abordados e suas correlações com a realidade, desenvolvimento da capacidade de investigação sobre situações problemas. A partir dos resultados concluiu-se que a Modelagem Matemática é uma forma para ensinar e aprender Matemática, uma vez que contribui para o ensino e aprendizagem ao mesmo tempo em que estimula habilidades para investigação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Métodos numéricos do tipo Runge-Kutta para solução de equações diferenciais ordinárias (EDOS)(2020-12-09) LIMA NETO, José Sousa; SILVA, Nildsen Fernando Lisbôa da; http://lattes.cnpq.br/9165074701626196São apresentados alguns métodos numéricos, conhecidos na literatura, para solução do problema do pêndulo simples. Os métodos foram comparados através dos resultados obtidos na solução numérica. Um novo método foi proposto, apresentando resultados melhores que métodos tradicionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Métodos resolutivos para equações polinomiais do segundo grau em uma turma do ensino médio(2024-02-29) TAVARES, Deivid Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274O presente trabalho aborda métodos resolutivos de equações quadráticas em uma turma do ensino médio. A pesquisa busca investigar e analisar a relevância do assunto para os estudantes de uma turma de matemática do ensino médio e, concomitantemente, apresentar distintos métodos que viabilizem a aprendizagem dos mesmos sobre o conteúdo, explorando conceitos, exemplos para a utilização dos métodos de resolução para as equações de grau dois, abordando os métodos de fatoração, soma e produto e a fórmula quadrática “fórmula de Bhaskara”. O objetivo principal deste estudo é explorar diferentes abordagens para a resolução dessas equações, a fim de auxiliar os estudantes a compreenderem e resolver esse tipo de problema matemático de forma mais eficiente e eficaz.