Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e o saber matemático na produção da pimenta do reino(2024-02-15) AMARAL, Rivandson Rocha; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A pesquisa parte da indagação sobre a articulação dos conhecimentos formais e informais da produção da pimenta do reino, a sua origem e objetiva identificar saberes matemáticos tradicionais da agricultura familiar na agrovila do Candeua em Curuçá/PA, a partir da cultura da produção da pimenta do reino e sua articulação ao saber escolar. Buscou especificamente, 1) investigar no dia a dia da agrovila do Candeua em Curuçá/PA, aspectos dos conhecimentos matemáticos utilizados na prática do cultivo da pimenta do reino; 2) relacionar os saberes matemáticos natos ou não formais aos conhecimentos ensinados pela escola. Os sujeitos da pesquisa são agricultores que têm o ensino fundamental incompleto, residentes na agrovila do Candeua. Buscando demonstrar essa relação dos saberes matemáticos informais (empírico) com os formais (erudito) a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, aproximando-se dos conhecimentos Etnomatemático de Ubiratan D’Ambrósio (1987) (2011). No decorrer do trabalho foram desenvolvidos cálculos que demonstram com base teórica a prática que os agricultores utilizam no dia a dia, que muitos destes são produzidos de modo formal pelos agricultores, mas que muitas vezes desconhecem do que se trata. Os resultados estão implícitos na vida em sociedade e são experimentados cotidianamente nas vivências campesinas e no ensino e aprendizagem escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensinar e aprender geometria espacial com os livros Pop-up(2024-02-23) MODESTO, Mateus Carvalho; ARANHA, Lucas da Silva Costa; http://lattes.cnpq.br/6318420490118692; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda a utilização dos livros pop-up como um recurso pedagógico para ensinar e aprender Matemática, com intuito de analisar os efeitos da utilização desta ferramenta no ensino-aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública Municipal no município de Curuçá, PA, caracterizando-se como uma pesquisa básica, cujas etapas envolveram levantamento bibliográfico, diagnóstico da turma, criação e apresentação do produto em formato de livro, intervenção pedagógica e análise dos resultados. Os principais resultados da pesquisa apontam os benefícios que os livros Pop-up apresentam para o ensino-aprendizagem de Geometria Espacial, como compreender melhor os conceitos, permite a manipulação das estruturas geométricas, permite relacionar conceitos geométricos com experiências concretas, ajuda os alunos a memorizar conceitos e fórmulas com mais facilidade, torna o aprendizado desse conteúdo mais evolvente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Enlaces da etnomatemática e os saberes de agricultores familiares da comunidade Acaputeua Grande/Curuçá-Pa(2024-02-15) ARAÚJO, Milene Lima Vaz; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062; SANCHES, Janaina dos Prazeres; http://lattes.cnpq.br/1190936703146495O presente Trabalho de Conclusão de Curso lança olhares aos saberes matemáticos de agricultores familiares, a partir da Etnomatemática. O estudo teve como objetivo analisar os saberes matemáticos envolvidos nas atividades agrícolas de manejo e cultivo realizados por agricultores familiares da comunidade Acaputeua Grande/Curuçá. Para tanto, estivemos juntas a quatro agricultores familiares da comunidade, os sujeitos da pesquisa. Durante o período de investigação, visitamos cada agricultor de forma individual, em suas respectivas propriedades rurais. Essa abordagem nos permitiu dar início ao processo de coleta de dados, realizada através de observações direta e entrevista. A análise e interpretação das informações foram desenvolvidas a partir da perspectiva da metodologia de natureza qualitativa, utilizando-se do estudo de caso. Foi possível reconhecer uma riqueza de saberes matemáticos entrelaçados às suas práticas agrícolas que por vezes se aproxima dos conhecimentos da matemática escolar, mesmo sendo baseada no conhecimento diário do trabalho agrícola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA(2024-02-27) BARATA, Alana do Socorro Monteiro; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo identificar limites e desafios vividos por professores de Matemática para ensinar conteúdos matemáticos a alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA, inseridos em sala de aula comum da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades desses professores no desenvolvimento de atividades de ensino e dos alunos autistas em aprender os conteúdos matemáticos repassados na sala de aula. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorando e descrevendo as situações vivenciadas nas salas de aula de escolas públicas. Base teórica que fundamenta a pesquisa, se ancora nos aportes teóricos que discutem a temática. A pesquisa foi realizada em escolas públicas de Educação Básica, localizadas na cidade de Marapanim, Estado do Pará, com professores de Matemática. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas, com questões semiestruturadas, além da observação de aulas de Matemática e registradas em caderno de campo. Vale destacar que além dos instrumentos apontados, realizamos encontros com os professores colaboradores da pesquisa, para momentos de reflexão acerca do desenvolvimento dos conteúdos matemáticos ministrados. Os resultados apontam que ainda há uma desatenção na formação de professores sobre o autismo, existindo assim uma necessidade de capacitação dos professores em busca de conhecimentos e estratégias, que facilitem o processo de ensino e aprendizagem, agregando a sua prática docente metodologias inclusivas. São muitos os desafios a serem enfrentados que podem ser vivenciados por cada professor e por cada aluno especial de maneira diferente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma abordagem histórica com interfaces no modelo educacional brasileiro(2024-02-20) SANTOS, Ricardo Nascimento dos; GOUVÊA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982O trabalho apresenta uma temática voltada a educação de Jovens e Adultos: uma abordagem histórica com interfaces no modelo eduacional brasileiro a partir de uma pesquisa qualitativa descritiva e bibliografica documental realizada em livros revistas indexadas documentos oficias brasileiros publicados pelo sistema educacional a base teorica esta pautada nos autores D’ Ambrósio, Di Pierro, Haddad, Sampaio, Oliveira demais citadas no corpo do trabalho Objetivo analisar o contexto historico politico pedagogico da EJA com destaque a importância avanços e retrocessos na melhoria do aprendizado entre docentes e discentes.Justificativa está na celeridade das soluções de problemas existentes que acompanham os sujeitos da EJA mesmo após as mudanças estabelecidas na sua base legal Problematização está relacionada a hipótese de que as mudanças não condizem com as reais necessidades das alunos.Questão investigativa saber se os direitos adquiridos preencheram as lacunas existentes entre os discursos e as práticas. Resultado apresentou 13 trabalhos lidos na integra identificadas pelos titulos autores ano de publicação. Considerações Finais a base legal da EJA solidificada em leis e demais organismos educacionais trouxe grandes mudanças no entranto docentes e discentes tem dificuldades de programar a efetivação dos benefícios agregados a essas mudanças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática(2022-07-18) VIDAL, Claudecy Welyton Correa; GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982No atual cenário da educação brasileira, tem se tornado evidente a necessidade de aplicação de novas formas de promover a aprendizagem matemática, mesmo que em alguns casos a didática tradicional possa ser considerada eficiente, ainda persistem alunos com grandes dificuldades na construção do seu conhecimento matemático. Levando em conta essa problemática, este trabalho é de natureza teórica e tem por objetivo investigar se a gamificação, enquanto Metodologia Ativa de aprendizagem, contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Como são amplas as formas de metodologias ativas, foi selecionada a gamificação como foco entre as demais estruturas, a qual vem ganhando visibilidade por sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Os resultados evidenciam que a utilização da gamificação como ferramenta de ensino desperta maior interesse dos alunos. Além de proporcionar aos discentes o desenvolvimento de outras habilidades na construção do seu conhecimento, através das experiências vivenciadas nas aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Classes de métodos numéricos não convencionais para determinação de raízes de funções(2024-02-07) GALVÃO, Henrique Pinheiro; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521O presente trabalho aborda alguns métodos numéricos não convencionais para determinar raízes de equações não lineares de uma variável, sendo eles: Illinois, Pegasus, Müller, Brent, Halley, Chebyshev e Newton–RM. A pesquisa ainda relaciona alguns aspectos que os métodos numéricos clássicos enfrentam na convergência do problema. O trabalho apresenta explana ções relacionando as desvantagens dos métodos clássicos e como abordagens mais sofisticadas resolvem esses problemas, bem como as simulações geométricas comparativas. No decorrer desta pesquisa será apresentada a descrição dos métodos com breves abordagens históricas. Será feita a análise dos dados obtidos levando em consideração a quantidade de iterações e o erro relativo aproximado, bem como o tempo gasto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de frações por meio de jogos no 6º ano do ensino fundamental(2024-02-22) CARNEIRO, Irisnan Antônia dos Santos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do uso dos jogos no ensino-aprendizagem de frações, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na comunidade de Abade no município de Curuçá-Pará. Para isso foram realizados estudos teóricos baseados, principalmente, em autores que discutem o assunto afim de conhecer quais as principais dificuldades de aprendizagem, para, posteriormente, a intervenção na realidade. O processo de intervenção ocorreu, primeiramente, por meio de testes diagnósticos para verificar as dificuldades, quando se constatou que parte dessas dificuldades decorre da diferença instituída entre o uso cotidiano e a maneira como são ensinados na escola e, especificamente no campo do trabalho com frações, a identificação de numerador e denominador seria a dificuldade mais imediata. A partir destas constatações, pensou-se no processo de intervenção pedagógica por meio de jogos. Considera-se ser importante a utilização dos jogos no ensino de fração por permitirem que conteúdos antes ministrados de forma meramente teórica possam ser vistos em ações práticas e comparados a elementos do cotidiano. O “Dominó de frações” mostrou-se eficiente na superação das dificuldades encontradas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental(2024-02-27) LOPES, Felipe Gonçalves; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho tem como objeto de estudo os Relatórios Finais de três turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola investigada, objetivando analisar o rendimento escolar na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental registradas no ano letivo de 2022 na perspectiva de compreender o comprometimento da aprendizagem no período pós-pandêmico, tendo como espaço temporal o ano de 2022. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória e descritiva, tendo como ambiente de pesquisa, uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino, localizada no distrito de Maú, no município de Marapanim – Pará. Nesse estudo, evidenciamos a importância da Estatística enquanto uma área do conhecimento que permite trabalhar com dados numéricos, a partir da compreensão de seus conceitos definidos por teóricos que discutem a temática. O trabalho aponta questões relevantes no que se refere a aprendizagem da Matemática, que foi agravado a partir das mudanças propostas pelo novo formato de ensino proposto, durante o período da pandemia da COVID-19, em que as escolas tiveram que ser fechadas, havendo mudanças no contexto do ensino e aprendizagem, que tomou um outro formato - o Ensino Remoto. Os resultados apontam que as dificuldades de aprendizagem da Matemática antes existentes, tiveram agravamento, não só por implicações da pandemia, mas por razões outras, que contribuíram para com as dificuldades de aprendizagem dos estudantes das turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental investigadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implicações no ensino pós-pandêmico: ensinar-aprender matemática aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental(2024-02-29) RODRIGUES, Natalia da Silva; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062O presente trabalho tem no seu escopo os enfrentamentos do período pós pandemia do COVID-19, pela comunidade escolar, em específicos os/as professores e estudantes no trânsito do ensinar e aprender Matemática. A investigação se direcionou a entender em que termos a ruptura dos conteúdos matemáticos que ocorreu durante o covid-19 implicou em mudanças metodologias para os/as professores/as do 6º ano do Ensino Fundamental. E que teve como primeiro objetivo, analisar os impactos nas mudanças metodológicas implantadas no período pandêmico, com as novas adaptações curriculares e tecnológicas que levaram à ruptura de conteúdos matemáticas do 6º ano do Ensino Fundamental. Os sujeitos da investigação que trazem seus relatos, são os participantes das aulas de Matemática em momento do Estágio Supervisionado II, sendo eles: professor titular da turma, a estagiária e os/as estudantes da turma. Ponderamos o uso da Abordagem Qualitativa, por ser amplamente usada no campo de investigação educacional, buscando a compreensão do fenômeno investigado. Essa pesquisa apresentou relatos significativos para repensar a docência em Matemática, tanto em termos escolar da Educação Básica, como acadêmico, na Formação Inicial para a docência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A história da matemática como recurso de ensino na educação básica(2024-02-20) NASCIMENTO, Sâmara Maria Oliveira; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187A presença da história da matemática em sala de aula constitui um recurso didático que os professores podem utilizar para auxiliar a aprendizagem. Os alunos constroem o significado do que estão fazendo. Os professores também podem utilizar processos históricos como facilitadores ou impulsionadores do processo de aprendizagem sem referência explícita à história da matemática. Diante disso, questiona-se: Como se dá o processo de desenvolvimento do ensino de matemática na educação básica? Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é discutir o uso da história da matemática como recurso de ensino-aprendizagem e propor exemplos no âmbito da educação básica. Nesse ínterim, a elaboração do presente estudo no que diz respeito ao procedimento, utilizou a pesquisa bibliográfica de cunho explicativo e documental. Nesse sentido, com abordagem será qualitativa, quanto aos objetivos, optou-se pela pesquisa explorativa, buscando uma ampla visão sobre o tema e suas diferentes perspectivas, a fim de esclarecer melhor sobre a temática. Ensinar história da matemática é enfatizado como uma estratégia que pode levar a uma aprendizagem significativa, ou seja, dar sentido às atividades que os alunos realizam em sala de aula. Não se pode perder de vista que as questões socioemocionais são centrais no processo de aprendizagem e que as abordagens históricas da matemática permitem aos alunos refletirem sobre os contextos históricos, sociais e culturais em que o conhecimento matemático se desenvolveu. Espera-se que este trabalho contribua diretamente para a prática dos professores do ensino fundamental e os inspire a seguir caminhos possíveis e sugeridos para a utilização da história da matemática como ferramenta nos processos de ensino de conteúdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomodelagem no contexto do cultivo de hortaliças na Comunidade de Tamatáquara do Maú - Marapanim/PA(2024-02-29) FERREIRA, Juliana Victória de Lima; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de etnomodelos matemáticos na prática local do cultivo de hortaliças. Com isso, a pesquisa foi feita na comunidade de Tamataquara do Maú, no município de Marapanim, no estado do Pará. Nessa atividade, buscou-se reconhecer quais os conhecimentos matemáticos informais que podem ser utilizados no processo de matematização da modelagem matemática nessa comunidade. Na sequência os dados foram produzidos a partir das práticas de observação das atividades no cultivo de hortaliças, e também em entrevista com os proprietários produtores naquela comunidade. As análises dos dados mostram que a pesquisa alcançou os objetivos, de acordo com as informações obtidas, identificando que modelos matemáticos encontrados podem contribuir para uma aprendizagem considerável e contextualizada por meio da Etnomodelagem através da Modelagem Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Logaritmos, congruências e estudo sobre radiação solar em Belém e Castanhal(2023-01-30) NEVES, Maria Eduarda Noronha das; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Esta produção textual trata-se de um portfólio acadêmico, o qual tem como desígnio apresentar os trabalhos produzidos e publicados durante o período da graduação, o mesmo não encontra-se em ordem cronológica nas seções aqui expostas, pois, procurou-se organiza-los conforme indicado no título desta produção. Em vista disso, são apresentadas quatro publicações produzidas durante o ano de 2021 e 2022, tendo como foco apenas três destas produções na área de matemática aplicada e educação matemática. Deste modo, o trabalho de Conclusão de Curso, na categoria portfólio atinge o requisito exposto no art. 6°, parágrafo III da resolução N° 01/2007, na modalidade “publicação”. A primeira produção trata-se de “Ensino de funções logarítmicas”, apresentada e publicada no de 2021, tendo como objetivo expor sua função histórica e os motivos que levam os professores de matemática ainda lecionarem sobre propriedades e funções relacionadas com o logaritmo. No segundo texto acadêmico é abordada a temática “Congruências e critérios de divisibilidade”, apresentada como pôster no V Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão, da UFPA, neste é introduzido definição e aplicação na prova dos nove. O terceiro trabalho acadêmico corresponde em uma análise de dados para diagnosticar a disponibilidade de radiação solar na região de Castanhal levando em consideração os dados correspondentes aos anos de 2011 a 2020, num total de 10 anos. A última publicação “Perfil horário da radiação solar na região de Belém”, tem como objetivo apresentar a variação horária da radiação solar e propor um modelo matemático para fornecer valores estimados de energia solar recebida. Assim sendo, este portfólio tem como proposta apresentar as produções realizadas durante a trajetória no curso de Licenciatura em Matemática. Além do mais, ressaltar que as produções acadêmicas contribuíram para meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, fortalecendo meus objetivos, cumprindo metas pessoais e acima de tudo proporcionando uma excelente complementação em minha formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A matemática financeira como instrumento da educação financeira(2024-02-20) MODESTO, Gabriel Ferreira Favacho; GOUVEA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982Ao longo da vida, as pessoas são confrontadas com diversas decisões financeiras, desde as mais simples até as mais complexas. Esse conhecimento básico necessário para lidar com tarefas financeiras simples é conhecido como educação financeira. Muitos indivíduos possuem um baixo nível de educação financeira, o que acaba dificultando a tomada de decisões saudáveis e os torna mais propensos ao endividamento. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a prática da educação financeira e o endividamento. Para tomar decisões de forma adequada, é importante contar com um orçamento previamente elaborado que inclua previsões de receitas e despesas. Isso auxilia na gestão das finanças e é uma ferramenta eficaz para disciplinar os hábitos financeiros. Dessa forma, a educação financeira visa melhorar a compreensão das pessoas em relação ao gerenciamento do seu dinheiro, buscando um uso consciente e saudável. Seu propósito é orientar a tomada de decisão, oferecendo habilidades que o cidadão desenvolve ao longo da vida para fazer escolhas conscientes em relação às suas finanças e planejar a melhor forma de administrar seu dinheiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Jogos no ensino-aprendizagem de multiplicação no 6º ano(2023-08-30) LIMA, Cledson Silva; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este trabalho teve como finalidade investigar a influência do jogo no ensino aprendizagem da Matemática e analisar quais efeitos os jogos podem propiciar ao processo de ensino-aprendizagem de multiplicação no 6º ano. A pesquisa realizada é do tipo qualitativo subdividida em dois momentos: levantamento da literatura e aplicação de teste de sondagem e, posteriormente, intervenção pedagógica por meio de aplicação. Foi planejado um roteiro de entrevistas estruturadas com o professor de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental II, sendo que, no final de cada experiência com jogos na sala de aula envolvendo o conteúdo de Matemática, foram feitos testes de sondagem entre os estudantes da turma. Durante a pesquisa foi observado o quanto é importante à utilização de jogos nas aulas de Matemática, tornando para o estudante uma aula mais criativa e participativa. Também foi constatado que apesar a escola disponibilizar em seu acervo jogos e materiais manipuláveis, essa metodologia é pouco utilizada pelos professores e, quando utilizada, tem pouca relação com os objetivos de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares(2023-12-20) BARROS, Bruno Ricardo de Souza; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as práticas socioculturais a partir do questionamento: que práticas matemáticas e conhecimentos matemáticos escolarizados se estabelecem pelos/as feirantes da feira da Ceasa e dos feirantes e/ou agricultores da Agrovila do Cupiúba do município de Castanhal-Pa? Foram sujeitos da pesquisa cinco feirantes e/ou agricultores, sendo dois da agrovila do Cupiúba e três da feira da Ceasa, área urbana de Castanhal. Vale destacar que durante a realização da pesquisa, o grupo de feirantes estava em plena jornada de trabalho. Para produção de dados foram empregados dois instrumentos: primeiramente, entrevista e as anotações a partir de observações. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, na qual o pesquisador explora questões relacionadas aos sujeitos pesquisados, além disso, caracteriza-se por ser caráter exploratório, uma vez que busca investigar os conhecimentos matemáticos de um determinado grupo. A utilização da Etnomatemática como abordagem de ensino se torna ainda mais clara e relevante, destacando a importância de aproximar os conhecimentos matemáticos que comparecem nas práticas socioculturais e aos conteúdos curriculares discutidos em aulas de Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC(2023-12-21) OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712Este trabalho tem como objetivo analisar a organização didático-pedagógica dada aos objetos matemáticos relacionados aos fatos aritméticos com números naturais no ciclo de alfabetização de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. Este estudo está situado no contexto do projeto de pesquisa intitulado “Temas Emergentes na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. O documento curricular BNCC foi tomado como fonte de referência para esta investigação. O processo analítico seguiu o método bardiniano de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a BNCC sugere aos professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental) que explorem a construção de fatos aritméticos fundamentais da adição, da subtração e da multiplicação, com significados diversos, tais como juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As contribuições dos estágios supervisionados na formação dos licenciandos em Matemática da UFPA/Campus Castanhal(2023-09-29) OLIVEIRA, Higor Lameira de; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651; https://orcid.org/0000-0001-9328-5591Este texto tem como objetivo analisar as contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados proporcionam na prática docente dos alunos da Universidade Federal do Pará – UFPA, campus de Castanhal, especificamente do curso de Licenciatura em Matemática. Entre outras questões que nos impulsionaram à escrita desta pesquisa, temos como pergunta de estudo: Quais as possíveis contribuições que as disciplinas de estágios supervisionados podem trazer à formação e à prática docente dos licenciandos em Matemática? Para isto, como aporte teórico, apoiamo-nos em Rocha (2019); Gatti (2014); Fiorentini (2013); Valente; Bertini e Morais (2017); e Itale Luciane Cericato (2016). Tais autores compreendem a sala de aula como um espaço de diálogos, de prática docente e de construção da identidade do docente. No que se refere ao desenvolvimento do presente estudo, optamos por uma pesquisa qualitativa, por compreendermos esta como um meio fluído, que se dedica a interpretar e compreender os resultados de modo flexível. Assim, realizamos entrevistas com futuros docentes estes licenciandos da UFPA, campus de Castanhal de modo a buscar compreender por meio dessas narrativas dos entrevistados como estes concebem a disciplina de Estágio Supervisionado na formação do licenciando em Matemática. Em nossas conclusões, a interpretação das entrevistas nos aponta que a disciplina de Estágio Supervisionado é de suma importância para o futuro docente, sendo assim, essencial para os cursos de licenciatura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica(2023-12-21) FREIRE, Juliana Victória de Miranda; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção de conteúdos matemáticos provocadas por elementos internos e/ou externos, que interferem nesse processo. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorou e descreveu as situações encontradas nas vivências dos estudantes. A fundamentação teórica que sustenta a pesquisa, está ancorada nos aportes teóricos que discutem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Castanhal, Estado do Pará,com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. As informações foram constituídaspor meio da aplicação de questionários com questões estruturadas de múltipla escolha, na perspectiva de melhor compreender a temática aqui abordada. Os resultados apontaram diferentes sentidos, significados e representatividades que os estudantes dão para essas dificuldades, que surgem a partir das experiências vivenciadas com a Matemática, entre eles estão a percepção dos participantes em relação à importância da Matemática em suas vidas e as dificuldades na compreensão dos conteúdos nos matemáticos interferem de forma incisiva na aprendizagem matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem matemática em geometria além do quadro e giz(2023-12-22) CARVALHO, Levi da Silva; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521O presente trabalho apresenta uma produção realizada no campo da geometria plana e espacial; faz uma abordagem sobre a otimização da aprendizagem matemática implementada por ferramentas tecnológicas que propiciam um maior alcance de assimilação de conceitos e dão mais celeridade no processo de internalização. Mostra exemplo fazendo uso do aplicativo Geogebra na produção de todas as imagens que ilustram as apli cações dos conteúdos, e destaca o desempenho desse software no alcance das metas propostas nos objetivos deste trabalho, pois, com a capacidade e boa didática do aplicativo foi possível cumprir os três objetivos específicos, quais sejam: construir toda a produção de gráficos, superfícies e sólidos de revolução - onde foi gerada a superfície reversa da esfera; desenvolver um processamento da quadratura de polígonos regulares, bem como, a quadratura do círculo só com o uso de compasso e régua não graduada; apresentar uma de monstração geométrica do Teorema de Pappus Guldin da área e, fazer algumas aplicações do teorema. No tópico das quadraturas os polígonos, a partir do triângulo até ao heptágono, tiveram as suas quadraturas plenamente elaboradas, e o círculo alcançou uma aproximação bastante simples; e, também, foi desenvolvida uma construção gráfica para a retificação da circunferência que pode ser reproduzida com compasso e régua não graduada, de forma simples e, que dá uma boa aproximação com duas casas decimais para o número π. A demonstração do Teorema de Pappus Guldin, último tópico, nos permite visualizar todo mecanismo do movimento na formação dos objetos e perceber a ideia genial aplicada no procedimento do cálculo da área dos mesmos, que aplica conceitos da dinâmica dos movimentos em uma fórmula simplificada. Também se destaca o apoio visual das imagens multicores das figuras geométricas produzidas pelo aplicativo, de forma a proporcionar uma leitura mais lúdica para a jornada do leitor, do início até ao último tópico.