Faculdade de Etnodiversidade - CALTA
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Navegando Faculdade de Etnodiversidade - CALTA por Assunto "Agroextractivism"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fortalecimento da agricultura familiar na comunidade de Joana Peres, Baião, Pará(2019-02-07) RIBEIRO FILHO, Manoel Machado; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O Plano de Ação trata-se do trabalho de conclusão de Curso em Etnodesenvolvimento, uma proposta que vem atender a uma demanda dos extrativistas da comunidade de Joana Peres, Baião, estado do Pará, para a elaboração de um projeto voltado para a agricultura, ou mais precisamente, para o sistema de cultivo. Neste sentido, a partir dos diálogos e da reunião com os comunitários surgiram alguns questionamentos motivadores para a construção de uma proposta de ampliação do consorciamento com espécies perenes e essências florestais nativas da região e assegurar renda familiar o ano todo. Com a maior diversificação da atividades agrícolas, haverá promoção de emprego na comunidade e consequentemente incentivar as pessoas a permanecerem. Baseado neste diálogo e preocupações que os comunitários decidiram a construção da proposta de fortalecimento da agricultura familiar sustentável na comunidade. A agricultura é desenvolvimento por meio do sistema tradicional de corte e queima, e entre algumas espécies cultivadas estão a pimenta do reino, açaí, cupuaçu, mandioca e arroz, plantados consorciadas ou não. Para além da agricultura, para a complementação da renda familiar, os comunitários exercem outras atividades como extrativismo de produtos florestais não madeireiros, pesca, caça, criações de bovino e outras. Serão buscadas parcerias institucionais para reforçar o plano, a partir da perspectiva de fortalecimento de estratégias de etnodesenvolvimento por meio do protagonismo das famílias e de valorização dos saberes tradicionais e locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A pedagogia da alternância na casa familiar rural de Senador José Porfírio, Pará: aplicação na prática com educandos das comunidades de Porto de Moz(2019-06-13) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969A Pedagogia da Alternância consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar a implementação da Pedagogia da Alternância da Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio em relação ao Projeto Profissional dos Jovens (PPJ) de egressos de comunidades ribeirinhas de Porto de Moz. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo para buscar compreender como está sendo aplicada a teoria e prática da pedagogia da alternância na CFR de Senador José Porfírio. Foram entrevistados seis pessoas, dois professores e quatro educandos de diferentes áreas do município de Porto de Moz, sendo um educando da área de várzea, dois da área de terra firme e um da área de transição. A entrada dos educandos do município de Porto de Moz na Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio aconteceu através de uma parceria entre as duas CFR´s. Essa parceria se deu não apenas para receber os educandos, mas também para as articulações com os governos municipais. A CFR de Senador José Porfírio não estava preparada para receber tamanha diversidade cultural, pois a mesma não elaborou uma proposta curricular para garantir o tratamento das especificidades socioambientais e produtivas das comunidades de Porto de Moz. Os educandos tiveram dificuldade para elaborar e implementar o Projeto Profissional do Jovem. Nenhum entrevistado conseguiu finalizar na prática seu projeto. A CFR com o método da Pedagogia da Alternância precisa de fato colocar os instrumentos ou ferramentas em prática, pelos quais podem ser feitas a discussões sobre a integração das diversidades de identidades, e sem essas ferramentas a CFR não oferece uma educação diferenciada.