Faculdade de Etnodiversidade - CALTA
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Navegando Faculdade de Etnodiversidade - CALTA por Assunto "Agroecologia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cultivo agroecológico na agricultura familiar(2018) MEDINA, Jonas Manoel Pereira de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O Projeto Cultivo Agroecológico na Agricultura Familiar veio para atender as demandas dos agricultores por práticas de produção sustentáveis a serem desenvolvidas na Transamazônica e elaboradas na perspectiva de melhorar a qualidade dos alimentos a partir da introdução da roça orgânica com a intenção de incentivar a produção, garantindo a autossuficiência alimentar na Comunidade Miguel Gustavo, em Medicilândia, Pará. A proposta foi subsidiada por meio das pesquisas de campo, partindo de entrevistas, conversas e reuniões com os agricultores, além de uso de dados secundários de estatísticas municipais da saúde. Este projeto veio por meio de acordos com as famílias da produção familiar conforme a capacidade que essas bases têm de construir estratégias de fortalecimento de produção diante da ausência do Estado e das fragilidades governamentais. O mesmo prever a implantação de plantios de cacau orgânico, criação de galinha caipira e sistemas agroflorestais, via articulação com as organizações sociais locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento e catalogação das atividades realizadas no cotidiano extrativista para a construção de um calendário letivo e diferenciado para adoção na comunidade Bom Jesus(2020-10-30) SANTOS, Maria do Carmo Marques dos; PEREIRA, Bianca Araújo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6566421401845343Neste trabalho busco desenvolver o plano de ação juntamente com a comunidade Bom Jesus, localizada na Reserva Extrativista do Mapuá, plano este que tem como objetivo de realizar o Mapeamento e catalogação das atividades realizadas no cotidiano extrativista para a construçao de um calendario letivo e diferenciado para adoçao na comunidade Bom Jesus tendo como fundamentos básicos a pesquização com enfoque nas praticas tradicionais buscando relacionar todo esse conhecimento a partir da pedagogia da alternância. Realizamos um preâmbulo histórico do arquipélago do Marajó, do Município de Breves e posteriormente, das atividades extrativistas realizadas dentro da comunidade, imbuídos desse olhar sobre a realidade, a pedagogia desenvolvida neste trabalho tenta mediar o conhecimento cientifico com os saberes das populações tradicionais, carregados de identidade, de natureza e de cultura reuni educação, identidade, saberes, florestas, rios, agroecologia, beleza, tristezas, metodologias, amigos, irmãos e tantas outras palavras que surgem como temas gerados das vivências das pessoas que fazem essa história.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processo educativo implementado pela cooperativa de produtos orgânicos do Xingu Coopoxin : cooperativismo e praticas agroecológicas(2018) LUNELLI, Jiovana; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Este artigo objetiva analisar os processos educativos implementado pela Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu. (COOPOXIN) focando utilizar como material de estudo dois temas cooperativismo e práticas agroecológicas. Foram realizadas 5 entrevistas com cooperadas no município de Brasil Novo, no mês fevereiro de 2018. As pesquisas foram qualitativas no intuito de compreender o processo de aprendizado e de repasse dos cooperados sobre os métodos utilizados pela COOPOXIN. Foram lançadas questões investigativas sobre os temas trabalhados em curso no início do processo de formação da Cooperativa, outro mais na área das práticas agroecológicas, constatando-se que o processo utilizado pela COOPOXIN surte seus efeitos, mas e necessário intensificar os processos formativos segundo os próprios cooperados na área de cooperativismo. Mas a avaliação torna-se positiva quando as práticas através do processo de ensino aprendizagem ajudam-se mutuamente e crescem coletivamente, apresentando-se como atores de um cenário construído pelos próprios cooperados no intuito de sanar as dificuldades e no sentido da formação. Buscando as saídas e luz para seus problemas através do processo organizativo. As práticas formativas analisadas foram duas: uma sobre o curso de Cooperativismos, ministrado pelo SEBRAE, e outra o curso de Bioagricultura realizado pela empresa HS Consultoria, os mesmos aconteceram em momentos distintos o primeiro em 2008 no processo de instalação da Cooperativa e o outro em 2016.