Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise do discurso: um olhar sobre a ambiguidade em propagandas das havainas(2018-06-26) COSTA, Yanca Marcelle Costa da; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este artigo se propõe a refletir sobre os processos de produção dos sentidos em propagandas das Havaianas, com o intuito de compreender o fenômeno da ambiguidade utilizado nesse tipo de texto. Para tanto, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso como uma teoria de leitura que pode ser aplicada a diferentes textos, em especial, neste artigo, ao texto propagandístico. Para realização desse estudo, baseamo-nos nos conceitos teóricos relacionados à teoria da Análise do Discurso de linha francesa, de Michel Pêcheux e desenvolvida aqui no Brasil por Eni Orlandi e outros estudiosos, que, enquanto instrumento teórico-metodológico, funcionará como ancoragem dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de gêneros do tipo descritivo: classificados e propagandas(2018) MADEIRA, Elizete Ferreira; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho tem como tema o ensino de gêneros do tipo descritivo: classificados e propagandas. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, nos alunos, habilidades de leitura e escrita de gêneros do tipo descritivo. Para alcançar esse objetivo, busca-se compreender as funções sociais dos gêneros classificados e propagandas, conhecer as características formais dos classificados e propagandas, entender o valor discursivo do tipo textual descrição nos classificados e propagandas e saber produzir um texto descritivo com base nos gêneros estudados. O referencial teórico está baseado no interacionismo proposto por ANTUNES (2009), nas orientações dos PCN de língua portuguesa para o ensino médio (2006), na definição de Bakhtin (2000) sobre o gênero do discurso, nas concepções de tipos de textos de Marcuschi (s.d) e nas concepções de Dolz, Norrevaz e Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Com isso, espera-se que o aluno desenvolva a habilidade de leitura e escrita dos gêneros classificados e propagandas, compreenda as funções sociais desses gêneros e desenvolva o conjunto de habilidades de criação e recriação exigidas na construção de classificados e propagandas.