Curso de Língua Portuguesa - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Assunto "Academic environment"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Letramento acadêmico e ensino do português para surdo: desafios e motivações(2025-09-16) SANTOS, Maria Rita Conceição dos; MIRANDA, Camille Cardoso; http://lattes.cnpq.br/2963843028051548; https://orcid.org/0000-0002-3920-6247O presente artigo, intitulado Letramento Acadêmico e Ensino do Português para Surdos: Desafios e Motivações, analisa a inclusão de alunos surdos no ensino superior, destacando o aprendizado do português como segunda língua e da Libras como primeira. Observa-se que, apesar de avanços, persistem desafios significativos, como a escassez de materiais didáticos acessíveis, barreiras comunicacionais e o despreparo de professores para práticas inclusivas. O estudo tem como objetivo compreender o letramento acadêmico de estudantes surdos, observando a produção escrita a partir de gêneros textuais, analisando estratégias de escrita, investigando métodos de ensino utilizados por docentes ouvintes e discutindo contribuições da literatura científica sobre práticas bilíngues. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com aplicação de questionários no Google Forms com estudantes ouvintes e surdo, docentes e intérprete. Os resultados mostram que, embora a participação dos alunos surdos ainda dependa de apoio e mediação, sua motivação, autonomia e valorização da identidade surda contribuem para sua atuação ativa nas atividades acadêmicas, reforçando a importância de políticas e práticas pedagógicas que promovam a inclusão e a diversidade no ambiente universitário.