Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Assunto "Abaetetuba"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura de conto de Jorge Machado na formação de leitores no contexto de sala de aula(2013-10-05) FERREIRA, Lucileia Lobato; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho trata da importância da leitura do conto na formação de cada indivíduo, literatura esta que por ser conto não se destina a um único público. Priorizo neste trabalho a literatura de conto Abaetetubense do escritor Jorge Machado que não tem recebido a importância merecida pelo povo Abaetetubense. Leitura de conto de Jorge Machado― neste trabalho de conclusão de curso nos faz assim “valorizar” nossa cultura que tem sido deixada de lado por nosso povo. A questão do trabalho com a leitura tem gerado discursões no campo da educação diversas, propostas buscam adequar o trabalho escolar a melhores formas de ensinar e aprender, os contos como recurso deste escritor como estratégia de leitura aprimora a forma do professor ministrar aulas, provocando uma interação crescente entre o aluno e os contos. O presente trabalho está fundamentado na questão do conto do Jorge Machado como estratégia de leitura para incentivar os alunos a terem o habito a leitura, o verdadeiro papel do professor como mediador do conhecimento no processo ensino aprendizagem é apresentar uma metodologia capaz de despertar o interesse do aluno por uma literatura prazerosa e de fácil entendimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória de velhos/as: identidade negra e Quilombola de idoso/as em Abaetetuba/PA(2025-09-16) FERREIRA, JOCIEL; SOUSA, Deusa Maria de; http://lattes.cnpq.br/7903732047295381Este plano de trabalho intitulado Memória de velhos/as: identidade negra e quilombola de idoso/as em Abaetetuba/PA, tem como objetivo investigar o papel das memórias orais de mulheres negras e idosas quilombolas na preservação e reconstrução da identidade negra e quilombola no município de Abaetetuba/PA, e teve como lócus da pesquisa as comunidades de Piratuba e Bom Remédio (Rio Assacu). Por meio de entrevistas, buscou-se compreender como as experiências de vida dessas mulheres atravessadas por trabalho precoce, exclusão escolar, práticas tradicionais e religiosidade popular se articulam à resistência cultural e a ancestralidade. Fundamentado teoricamente em Bosi (1979), Karpinski e Montysuma (2009), Nascimento (2006), Moura (1994), Spivak (2010) Hall (2006), e Cruz (2021), o estudo reconhece a oralidade como fonte imprescendível de conhecimento e como instrumento de fortalecimento da memória coletiva.