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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção(2019-03-18) NASCIMENTO, Fábia Michele dos Reis; FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de CarvalhoEste trabalho tem por objetivo investigar as contribuições da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar para o ensino de razão e proporção. Buscando alcançar este objetivo, esta pesquisa foi norteado pela indagação: “Como as potencialidades da utilização do celular inteligente na perspectiva intradisciplinar podem contribuir para o ensino de razão e proporção?”. A metodologia adotada neste trabalho é de cunho qualitativo, pois busca a imersão em um contexto social na busca de realidade complexa, dinâmica e em constante transformação que é a educação. Para tanto, foi realizado um curso em que os dados foram produzidos, com oito alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Salinópolis (PA), que possuem entre 12 e 13 anos de idade. Com essa abordagem, os dados da pesquisa foram obtidos a partir da interação com os alunos em encontros em que foi realizada uma atividade, e que foram registrados por meio das respostas escritas dos alunos, registros em imagem e vídeo, além do caderno de campo. O trabalho é teoricamente fundamentado nos referenciais que discutem as temáticas: raciocínio proporcional, tecnologias digitais e celulares inteligentes no ensino de matemática e Intradisciplinaridade matemática. No cenário desta pesquisa ficou em evidência que as tecnologias digitais podem ser usadas na sala de aula de Matemática da Educação Básica como alternativa para um ensino mais abrangente, que favorece o desenvolvimento do raciocínio proporcional da perspectiva intradisciplinar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Solução exata e estabilização exponencial para uma equação de reação(2019-07-04) COSTA, Dielle Cruz da; RIBEIRO, Lindomar Miranda; RAMOS, Anderson de Jesus AraújoNeste trabalho estudamos alguns aspectos quantitativos e qualitativos de uma equação de reação-difusão não linear. Os modelos de difusão não lineares têm sido amplamente aplicados em diversas áreas da ciência e principalmente na modelagem de populações. Os principais resultados obtidos aqui são: a solução exata do problema não linear e a propriedade de decaimento exponencial da energia total. No que diz respeito a resolução analítica do problema o ponto central consiste em justificar a escolha adequada do coeficiente de reação k(x), a fim de garantir a aplicação do método da separação de variáveis para o problema não linear. Feito isto, passamos a considerar dois problemas: um de valor inicial e outro de contorno, os quais são resolvidos. Em relação a estabilização exponencial da energia, usamos técnicas multiplicativas para encontrarmos a lei de dissipação e a partir daí, aplicamos as desigualdades de Poincaré e de Jensen para construirmos a estimativa de decaimento exponencial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Solução exata e estabilização exponencial para a equação de Allen-Cahn(2019-07-05) TEIXEIRA, Edson Danilo da Paixão; RIBEIRO, Lindomar Miranda; RAMOS, Anderson de Jesus AraújoNeste trabalho estudamos algumas propriedades quantitativas e qualitativas da equação de Allen-Cahn. A equação de Allen-Cahn tem sido amplamente estudada em diversas áreas da ciência e principalmente na evolução de microestruturas durante o processo de solidificação de um metal puro ou liga metálica. Os principais resultados obtidos neste trabalho são: a solução exata, a energia de Ginzburg-Landau G(t) e a propriedade de decaimento exponencial do sistema. A resolução analítica do problema foi obtida pelo método da separação de variáveis graças a uma escolha adequada do coeficiente de reação. Com isto, passamos a considerar um problema um de valor inicial e outro de valor de contorno, os quais são resolvidos. No que diz respeito a estabilização exponencial da energia total, usamos técnicas multiplicativas para encontrarmos a lei de dissipação e a partir daí, aplicamos as desigualdades de Poincaré e de Jensen para construirmos a estimativa de decaimento exponencial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Existência e unicidade de solução e perda de decaimento para sistema de vigas de Timoshenko(2019-07-11) BARROS, Willian Mozart da Silva de; RAMOS, Anderson de Jesus AraújoEste trabalho refere-se ao estudo do sistema de vigas de Timoshenko, mostrando que este sofre uma perda de decaimento, quando ocorre uma diferença de velocidades, dada a partir de uma relação entre duas razões que envolvem constantes físicas do sistema. Duas condições de fronteira diferentes são consideradas, a saber, a condição de Dirichlet e a condição de New- mann. Primeiramente será mostrado a energia do sistema, encontrada apartir do método multiplicativo e mostraremos que esta satisfaz uma lei de dissipação característica. A existência e unicidade de solução para o sistema pode ser melhor compreendida através do método de semigrupos, a explicitação do problema na forma variacional, ajustando-o nas condições dadas apartir do teorema de Lax-Milgram, assim como também a inserção deste no problema de Cauchy. A perda de decaimento do sistema pode ser mostrada, mediante o estudo de algumas definições importantes, pertencentes a Análise Funcional e o teorema de Geahart-Pruss.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As potencialidades da modelagem matemática na educação matemática nas tomadas de decisões em uma proposta para o 9º ano(2019-07-12) DIAS, Marcel Ellain dos Santos; COSTA, Valtenis Corrêa; ALVES, Lília Cristina dos Santos DinizEsta pesquisa se debruça em investigar que conhecimentos são engajados nas tomadas de decisões em uma proposta de Modelagem Matemática para o Ensino Fundamental. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, foi realizada com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Bosco, na cidade de Salinópolis/PA. Os participantes da pesquisa foram 21 alunos que cursavam o 9º ano do ensino Fundamental. A proposta de Modelagem Matematica foi aplicada em um supermercado, onde os alunos coletaram os dados. A análise da pesquisa foi realizada de forma interpretativa frente á literatura pertinente a Modelagem Matemática na Educação Matemática e aos dados coletados, como: áudios, vídeos, fotos, anotações em diário de observação e registros dos modelos matemáticos que surgiram ao logo da atividade. Os resultados mostram que a Modelagem Matemática e uma ferramenta de ensino e aprendizagem que percorre um caminho interdisciplinar, surgindo assim nesta proposta saberes matemáticos e não matemáticos e nos possibilita desenvolver habilidades consideradas significativas que diz respeito a leitura e a interpretação de fatos reais que envolvam não somente os conhecimentos matemáticos, mas as demais atividades da vida do aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da dissipação de energia em coluna de hastes de bombeio de poços de petróleo(2020-12-08) SANTOS, Alínia Rodrigues dos; RAMOS, Anderson de Jesus AraújoOs sistemas de bombeio mecânico são métodos de elevação artificial bem conhecidos com grande eficiência na produção de óleo. Porém, o movimento periódico realizado pela coluna torna o sistema suscetível a falhas mecânicas, promovendo paralisações operacionais. Este artigo apresenta uma nova abordagem para a análise vibracional da coluna de hastes do bombeio por meio de um estudo do decaimento de energia. A equação da onda amortecida que representa o movimento oscilatório do sistema de elevação foi resolvida analiticamente, e a energia da solução foi caracterizada pela análise de seu comportamento no espaço e no tempo. Os resultados mostram que a energia é de natureza dissipativa, promovendo a atenuação vibracional em três diferentes formas de decaimento exponencial. Os resultados permitem caracterizar os limites de amortecimento de cada tipo de decaimento exponencial. A abordagem proposta neste trabalho, por meio da análise do decaimento de energia, pode servir de base para o desenvolvimento de novas metodologias capazes de detectar anomalias e condições operacionais ótimas em sistemas de bombeio mecânico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da influência da permeabilidade do reservatório no processo de injeção de vapor(2020-12-10) BORGES, Rodrigo Pereira; AUM, Pedro Tupã PandavaOs campos maduros podem ser definidos como campos que já estão em fase de declínio e possuem uma produção economicamente inviável, mesmo contendo grandes reservas de óleo. Novas tecnologias são desenvolvidas para realizar a revitalização destes campos, os chamados Métodos de Recuperação de Petróleo, os quais são técnicas aplicadas para aumentar o seu fator de recuperação. A injeção contínua de vapor é um método térmico EOR (Enhanced Oil Recovery) próprio para reservatórios com óleo pesado semelhantes àqueles encontrados no nordeste brasileiro, sendo capaz de reduzir a viscosidade do óleo e aumentar a sua mobilidade dentro do meio poroso. Um dos desafios deste método é a perda de calor durante todo o processo de injeção, podendo acarretar em uma baixa eficiência térmica. Ademais, deve-se atentar para as condições de eficiência de varrido atingidas pelo método, visto que também é uma forma de verificar a aplicabilidade do mesmo. Utilizou-se um planejamento experimental para relacionar os parâmetros de vazão de injeção, permeabilidade horizontal e vertical. Depois de 27 casos rodados no simulador STARS (Steam Thermal Processes Reservoir Simulation) versão 2018.10 da empresa CMG (Computer Modelling Group Ltd), escolheu-se três pincipais casos para analisar dados de fator de recuperação, eficiência térmica, eficiência de varrido e produção de CO2. Analisando os resultados obtidos, observou-se que a permeabilidade horizontal possui a maior influência sobre o método e quando se altera condições de reservatório deve ser feita uma análise técnica e econômica criteriosa dos principais resultados obtidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os saberes que subsidiam a prática da pesca artesanal: um olhar sobre a etnomatemática na comunidade da Prainha no município de Salinópolis(2021-10-18) SILVA, Fátima Suellen Barros da; RIBEIRO, Rogério Damasceno; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; LOPES, Ramz Luiz FraihaO presente trabalho busca investigar a natureza dos saberes que estão presentes na prática da pesca artesanal da comunidade Prainha no município de Salinópolis /PA. Neste sentido, a pesquisa baseou-se em uma grande referência da comunidade científica da Etnomatemática, Ubiratan D’Ambrósio e de outros estudiosos. Esta pesquisa é de natureza qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 03 pescadores, com idades entre 41 a 51 anos. A análise da pesquisa foi realizada de forma descritiva e interpretativa frente à literatura pertinente a Etnomatemática na Educação Matemática e os dados coletados, como: áudios, vídeos, fotos, anotações em diário de observação. Os resultados mostraram que a Etnomatemática é uma ferramenta que percorre um caminho transdisciplinar e dessa forma traduz com êxito as dimensões dos saberes produzidos na prática da pesca, em especial os saberes matemáticos que se revelaram no decorrer desta pesquisa com fundamentação cultural, social, histórica e tradicional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estabilização exponencial de ondas acopladas com amortecimentos do tipo atrito e Delay(2022-02-02) ROCHA, Brenno Natalino Silva; RAMOS, Anderson de Jesus AraújoNeste trabalho consideramos um sistema de ondas unidimensionais acopladas com amortecimentos do tipo atrito e Delay. Provamos a existência e unicidade de solução usando os resultados da teoria de semigrupo e provamos a estabilização exponencial do sistema usando o método da energia, desde que a relação µ2 ≤ µ1 seja satisfeita. Caso contrário (µ2 > µ1), o sistema nem ao menos é dissipativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de estabilidade para ondas com amortecimento do tipo Kelvin-voigt e retardo forte no tempo(2022-08-26) LUCENA JÚNIOR, Bráulio Ludero de; RAMOS, Anderson de Jesus AraújoNeste trabalho consideramos a equação da onda em domínio unidimensional com amortecimento do tipo Kelvin-Voigt e termo de retardo. Fornecemos uma ideia de como é provada a boa colocação do problema e em seguida, provamos o resultado de decaimento exponencial da energia total do problema usando o método da energia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sistema de Bresse: energia numérica(2022-08-30) SANTOS, Déborah Palheta dos; RIBEIRO, Lindomar MirandaNeste trabalho realizamos uma abordagem numérica para a energia do sistema de Bresse com termo dissipativo na equação que representa o ângulo de rotação. Abordamos a teoria de semi-grupos, utilizando o Teorema de Hille-Yosida, através de uma consequência do Teorema de Lummer Phillips, para mostrar a existência e unicidade de solução exata para o sistema. Subsequentemente foi realizada a discretização do problema usando o método de diferenças finitas, visando a obtenção da energia numérica do sistema discreto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta para o ensino inclusivo de física mediada por materiais manipuláveis: modelos atômicos feitos com miriti.(2022-09-26) ARAÚJO, Larissa do Rosário de; BRÍGIDA, Angela Costa SantaO presente trabalho apresenta uma proposta didática que tem como objetivo a elaboração de um material experimental inclusivo para auxiliar as Pessoas com Deficiência – PcD, nas turmas regulares de ensino, nas aulas de Física Moderna e Contemporânea. Nomeadamente serão explorados conceitos das teorias atômicas propostas pelos cientistas Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. A ideia é proporcionar ao aluno uma melhor compreensão sobre conceitos físicos, construir conceitos científicos e estimular a curiosidade. O tipo de pesquisa utilizada neste trabalho é de caráter exploratório, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica. A metodologia utilizada será baseada na produção de modelos atômicos feitos com miriti, isto é, serão confeccionadas “bolinhas” de diferentes tamanhos para simular cada umas das estruturas atômicas. A elaboração de recursos didáticos para o ensino de Física, bem como da vivência e da experiência profissional no ambiente de uma escola inclusiva é de suma importância para desenvolver a educação inclusiva nas escolas de uma forma geral. Finalmente, o material confeccionado poderá ser utilizado como material de apoio pelos professores do Ensino Médio, a fim de tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo para todos os estudantes. Espera-se com essa proposta didática, que os alunos compreendam com mais clareza os conceitos propostos através do manuseio e contato com os materiais utilizados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um produto educacional para o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado usando a plataforma Arduíno(2022-09-26) RIBEIRO, Joelma Pinheiro de Jesus; BRÍGIDA, Angela Costa SantaEste Trabalho de Curso intitulado Análise experimental do MRUV sobre um plano inclinado com o uso do Arduino Pro Micro foi uma continuidade de um projeto desenvolvido no Programa Navega Saberes/Infocentro realizado na UFPA campus Salinópolis, cujo objetivo era analisar e caracterizar o movimento uniformemente variado e seus conceitos por meio de forças que atuam sobre uma rampa inclinada, ele foi aplicado na Escola Estadual do Ensino Médio Francisco da Silva Nunes com 15 alunos. O aparato experimental foi composto por sensores (LED+LDR) em uma rampa disposto em uma configuração. Na qual detectava a presença ou não de um carrinho em movimento de descida, sendo que estes sensores eram conectados a uma placa de Arduíno pra aquisição de dados. Para que este trabalho fosse aplicado na escola foi elaborado uma sequência didática dividida em 3 etapas, sendo a primeira, um roteiro experimental para explorar as potencialidades do experimento, a segunda parte consistia em explicar o assunto aos alunos e pôr fim a aplicação dele em sala. Essa sequência didática foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel associada a tecnologias de informação e comunicação (TIC). Como resultado os alunos tiveram algumas dificuldades no entendimento teórico visto que esse assunto foi dado durante o período de pico da pandemia do COVID-19, em se tratando parte experimental os alunos conseguiram construir os gráficos que regem o MRUV e compreendê-lo fisicamente. Dessa forma, foi possível constatar que o experimento facilitou no entendimento do assunto pois associou a teoria com a prática mostrando ser um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem visto que se trata de um complemento das aulas teóricas trazendo assim, mais motivação aos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atrator global para um sistema de mistura binária de sólidos parcialmente amortecido(2022-12-15) COSTA, Rafael Santos da; FREITAS, Mirelson MartinsNo presente trabalho, é exposto um estudo a cerca da dinâmica de longo prazo das soluções de um sistema de equações diferenciais parciais (EDPs), que visa modelar uma mistura binária de sólidos, levando em consideração que há um mecanismo de dissipação por atrito atuando apenas na equação elástica e submetido a termo fonte não linear. Tomando como base métodos de quase-estabilidade, propostos recentemente por Chueshov e Lasiecka, provamos a existência de um atrator global com dimensão fractal finita, sendo que, este é caracterizado por uma variedade instável do conjunto de pontos estacionários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A primeira e segunda lei de Newton aplicada ao simulador PhET: uma proposta metodológica no ensino de física(2022-12-29) BARROS, Mariane Costa; BRÍGIDA, Angela Costa SantaEste presente trabalho é constituído por uma proposta metodológica de ensino aprendizagem no ensino de física, propondo mudar o estilo de ensino tradicional utilizado por muitos professores, assim visa aplicar o uso do simulador PhET nas escolas que apresentam uma carência de aulas práticas por falta de laboratórios físicos, tendo por objetivo reforçar o assunto abordado nas aulas de física referentes a primeira e segunda lei de Newton. A metodologia baseia-se em dois planos de aulas criados com o intuito para que algum professor utilize em suas aulas, também foi elaborado uma sequência didática com o uso do simulador PhET, pois contata-se que a tecnologia aplicada em sala de aula é um potencialmente eficaz para ser utilizado nos dias atuais. Com o intuito para melhorar a aprendizagem dos alunos a aulas são baseadas na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, tendo em vista que esta teoria foi selecionada a partir de pesquisas bibliográficas, e contatou-se que a contextualização dos problemas físicos facilita o entendimento da turma tanto na aula expositiva quanto na aula prática, pois é fundamentada na ideia que os alunos possuem uma carga de conhecimentos prévios ao chegar à escola. Este material elaborado servirá como guia para os docentes que ministram aula no Ensino Médio, tornando a aulas de físicas mais atraentes e motivadoras, assim facilitando o ensino aprendizagem dos estudantes. Os resultados esperados desta metodologia é engajar os alunos nas aulas de física para facilitar entendimento do assunto ministrado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A perspectiva sociocrítica da modelagem matemática: uma proposta sobre o câncer de próstata na campanha Novembro Azul(2023-02-17) VIDAL, Edmilson de Oliveira; SOUSA, Vivianne Ferreira de; CARDOSO, Lucélia Valda de Matos; http://lattes.cnpq.br/2808749149690236; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; https://orcid.org/0000-0003-2423-797XNeste estudo faremos uma abordagem da Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica com o intuito de alcançar um nível crítico nas discussões sobre o câncer de próstata no contexto da campanha Novembro Azul. É uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho empírico, realizada com 30 alunos do oitavo ano da escola EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília de Nazaré da Fonseca em Salinópolis-Pa. A proposta de Modelagem Matemática foi conduzida com o direcionamento das etapas baseadas em Burak (2007) e pautada teoricamente na concepção de Barbosa (2003). Como resultados, trouxemos debates interdisciplinares, de cunho social, da área da saúde e educação, que abordaram questões comportamentais, conscientização, informação, letramento estatístico por meio da leitura, discussão e análise dos modelos matemáticos envolvidos no desdobramento da proposta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática(2023-06-26) RODRIGUES, Jaqueline Silva; SOUZA, Adenice Paixão de; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; https://orcid.org/0000-0003-2423-797XO objetivo deste estudo foi realizar uma atividade lúdica com o intuito de ensinar as quatro operações básicas por meio do jogo Loto matemática, uma derivação do jogo Bingo, diferenciando deste pelo fato de conter operações matemáticas em sua estrutura. A natureza da pesquisa é de cunho qualitativo e deu-se a partir de uma revisão da literatura acerca dos jogos que caracterizam-se como uma tendência e, aplicados na área de Educação Matemática, mostram-se eficazes para o ensino e aprendizado em sala de aula. Por meio de uma pesquisa de campo selecionamos uma turma da EJA/ 4º etapa que apresentava as carências requeridas para a aplicação do projeto. Nesse sentido, o jogo Loto matemática se deu nas seguintes etapas: produção e montagem das regras do jogo, confecção dos materiais utilizados, aplicação do jogo em sala de aula e avaliação, que se deu através de um questionário direcionado à turma. Como resultado da pesquisa observamos que os jogos podem ser para os educandos um recurso fundamental para que passem a entender e a utilizar regras que serão empregadas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os discentes que outrora apresentavam dificuldades em solucionar os problemas matemáticos apresentados, evoluíram positivamente na área do conhecimento matemático, sendo capazes de se apropriar dos diferentes conteúdos, haja vista que os métodos utilizados em sala se deram de forma dinâmica e participativa superando a utilização das cansativas listas de exercícios de fixação, cujo objetivo é a memorização de fórmulas e dados de forma passiva.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Equivalência entre a estabilização exponencial e a observabilidade na fronteira para sistemas de dilatação de solos elásticos porosos com saturação(2023-10-30) ARAÚJO, Matheus Lima de; RAMOS, Anderson de Jesus Araújo; http://lattes.cnpq.br/9036575156362411; https://orcid.org/0000-0002-2803-3248Neste trabalho, investigamos um sistema de equações diferenciais parciais que modela a dilatação de solos elásticos porosos com saturação. A principal relevância deste trabalho é a prova do importante resultado de estabilização exponencial da energia total do sistema através de um resultado mais geral que é a equivalência entre a estabilização exponencial e a observabilidade na fronteira do sistema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações com spline cúbico(2023-12-01) CORRÊA, Silvio Luiz da Silva; SAYAGO, Amilcar Montalbán; http://lattes.cnpq.br/7400715016773361; https://orcid.org/0000-0002-3166-1149Mostra-se de forma didática a aplicação de métodos numéricos de interpolação spline cúbico. Obtem-se a figura do mapa de Salinópolis/PA por meio do spline livre ou natural e a figura do crescimento populacional de Salinópolis/PA do ano 2016 a 2022 através do spline restrito comparando com o modelo Maltusiano com taxa de crescimento populacional constante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de cinemática por investigação usando robótica(2023-12-18) NUNES, Joicy Beatriz de Souza; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este trabalho foi resultado de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX realizado na UFPA, campus Salinópolis. Dentro do ensino de Física existe um rico repertorio de termos técnicos que devem ser utilizados, o que dificulta a compreensão e interesse dos alunos. Cabe ao professor facilitar o processo de ensino aprendizagem, através da inclusão de novas metodologias. Para contribuir com essa demanda, foi elaborado uma Sequência de Ensino Investigativo, com o uso de um protótipo experimental de Arduíno, utilizando o ensino por investigação como uma abordagem didática que permite o planejamento, o questionamento e a construção do conhecimento. A atividade investigativa foi realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Salinópolis, com o objetivo analisar como as atividades de caráter investigativo, usando robótica como material didático, contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A atividade viabilizou a alfabetização cientifica, nos conteúdos de cinemática, com o enfoque no Movimento Retilíneo Uniforme.
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