Graduação - CUNTINS
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso das variantes /ãũ/ ~ /õũ/ ~ /õ/ na fala da comunidade rio Guajará de Beja: uma abordagem sociolingüística(2007) CARVALHO, Joseane Monteiro de; MATOS, Alessandra Martins; http://lattes.cnpq.br/4919356253853403A presente pesquisa (TCC) intitulada O uso das variantes /ãũ/~/ õũ /~/õ/ na fala da comunidade Rio Guajará de Beja: uma abordagem sociolingüística foi realizada na comunidade Rio Guajará de Beja, região das ilhas (arquipélago) do município de Abaetetuba-PA, no período de março a julho de 2007. E apresenta uma análise lingüístico-descritiva de natureza qualitativa do uso das variantes /ãũ/~/õũ/~/õ/, presentes na fala dos moradores da comunidade ribeirinha Rio Guajará de Beja, sob a ótica teórico-metodológica da Sóciolingüística Variacionista. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que os fatores lingüísticos quantidade de sílabas, ambiente fonético, tonicidade silábica e posição da varianete na palavra, bem como os fatores sociais (não-lingüísticos) sexo, idade e escolaridade condicionam o uso das variantes em questão. Pois como assinala Tarallo (1990), o fenômeno da variação lingüística está relacionado não somente às questões lingüísticas, mas também às características e configuração social de cada comunidade de fala. Além do valor lingüístico no que concerne à descrição do português falado na zona das “ilhas” do município de Abaetetuba-PA, este trabalho pretende contribuir em termos históricos e culturais, uma vez que resgata a história e a cultura da comunidade pesquisada Rio Guajará de Beja, ainda não registrada nos livros de história da região abaetetubense. A coleta de dados do fenômeno lingüístico aqui estudado foi realizada nas próprias residências dos informantes, por meio de entrevistas informais com quatro homens e quatro mulheres, totalizando 08 (oito) informantes, naturais da Comunidade Rio Guajará de Beja, município de Abaetetuba-PA. Verificou-se por meio da análise dos dados que as variáveis lingüísticas quantidade de sílaba e ambiente fonético (sons vizinhos) não condicionam a realização das variantes /ãũ/~/õũ/~/õ/, já a localização da variante na palavra e tonicidade da sílaba condicionam o uso das referidas variantes. Das variáveis sociais arroladas, observamos que apenas os fatores sociais escolaridade e sexo se constituem em fatores que condicionam a realização das variantes /ãũ/~/õũ/~/õ/.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquisição da leitura na classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ajó-Cametá/Pa(2014-09-03) GONÇALVES, Maria Dinelma Pompeu; ALMEIDA, Rosilene Ferreira de; GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes; http://lattes.cnpq.br/8464690332592795Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a aquisição da leitura na classe Multisseriada na EMEF de Ajó. Mais especificamente seu intuito é analisar as representações dos professores sobre a leitura na classe Multisseriada, compreender se as metodologias que são utilizadas para trabalhar com a leitura são feitas de forma que os alunos sintam-se motivados a ler com prazer no espaço escolar, identificar os sucessos e fracassos que o aluno vem apresentando em decorrência do processo de leitura desenvolvido na instituição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso que é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa porque tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, já que este é um tipo de pesquisa que é mais apropriado para a análise do assunto em foco. Foi feita uma entrevista semiestruturada, com um roteiro previamente elaborado. Fazer esta pesquisa trouxe para nós, uma nova concepção sobre os métodos pedagógicos que vem sendo utilizados e as estratégias de leitura que a docente do 2º e 3º ano da EMEF de Ajó utiliza para estar auxiliando seus alunos a terem uma melhor compreensão sobre a importância da leitura. Para a realização do presente trabalho, utilizaram-se os estudos teóricos de Bamberger, Freire, Ghiraldelli Junior, Hage, Oliveira, Solé entre outros. Com a nossa pesquisa e as conversas com a professora notamos que a maioria dos alunos do terceiro ano já sabem ler e que os alunos do segundo estão acompanhando os discentes do terceiro ano. Os que não sabem ainda ler estão recebendo auxilio da professora e com certeza vão obter um grande sucesso na leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A exaltação da beleza e da juventude em O retrato de Dorian Gray: vaidade e destruição(2017-02-10) LIMA NETO, Luiz Antônio; LIMA, Dante Luiz de; http://lattes.cnpq.br/2361582673205422O objetivo desse trabalho é questionar como a vaidade e a valorização da beleza e da juventude movem os personagens principais do livro O retrato de Dorian Gray (2014), do escritor Oscar Wilde. Analisamos neste trabalho como Dorian Gray é influenciado pelos personagens da trama, com quem aparentemente têm relacionamentos homoafetivos platônicos. São eles: o pintor de seu retrato, Basil Hallward e o aristocrata Lorde Henry Wotton, que o estimula a exaltar e valorizar a beleza e a juventude, deste modo, Dorian faz um pacto com forças ocultas, para que o seu quadro envelheça em seu lugar e receba as marcas de seus atos cruéis. Não sendo punido por suas ações o jovem vive uma vida de excessos e prazeres que causam consequências para ele mesmo, pois em determinado momento ele se sente arrependido, por outro lado, também afetam as pessoas ao seu redor porque muitas delas acabam desoladas, abandonadas e até mortas. Para tal análise, também conceituamos como a beleza e a juventude são vistas na mitologia da Grécia e Roma antiga e na Inglaterra vitoriana, período em que ocorre a trama do romance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Banguê como prática de ensino e aprendizagem na comunidade de Rio Jacaré Xingú Cametá-Pa(2018-10-10) NUNES, João Mauricio Rodrigues; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; https://orcid.org/0000-0001-9450-5461O presente estudo foi centrado na Comunidade de Rio Jacaré Xingú, no município de Cametá-Pará, tendo como objetivo analisar a prática cultural Banguê como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem de diferentes gerações na comunidade de Rio Jacaré Xingú. Assim como, conhecer a importância histórica do Banguê nas comunidades ribeirinhas, compreendendo como se dá a relação dos saberes e práticas culturais proporcionadas pelo Banguê na construção da identidade da população do Rio Jacaré Xingú. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica em busca de trabalhos que falasse acerca do tema proposto, como: CANDAU (2011), FREIRE (2005), PINTO (2007), GOMES (2003) entre outros, que abordam a temática em questão, após o levantamento bibliográfico foi realizado a pesquisa de campo quando feita a coleta de dados na localidade de Rio Jacaré Xingu, através da observação do dia a dia da referida localidade, com realização de uma série de entrevistas com os integrantes do grupo de Banguê, além de professores, alunos e moradores locais. Neste sentido, a pesquisa se utilizou de fonte oral, mediante aos relatos orais e histórias de vida, coletados através das entrevistas, observação do cotidiano e conversas informais. Dados da pesquisa apontam, que o Banguê é uma prática cultural afro-brasileira que deve ser vista como uma pratica pedagógica, capaz de afirmar identidades e fazer com que as populações ribeirinhas se reconheçam como sujeitos históricos no processo educacional, pois essa prática é carregada de saberes que estão arraigados nas vivências cotidianas, na memória dos mais velhos, nos gestuais corpóreos, na musicalidade, nas diferentes formas de trabalho e de diversão, na confeção das ferramentas e petrechos de trabalhos, e nos instrumentos musicais do Banguê.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O clientelismo na contratação de professores temporários pela Secretaria Municipal de Educação de Cametá - SEMED (2013-2018)(2019-05-20) COSTA, Daihana Maria dos Santos; FELDMAN, Ariel; http://lattes.cnpq.br/0970470588236137; https://orcid.org/0000-0002-8894-8554Este trabalho objetiva entender o processo de contratação de professores temporários na rede municipal de ensino de Cametá. O seu recorte cronológico compreende as duas últimas gestões do município: a gestão do Partido dos Trabalhadores (2013 a 2016) e os dois primeiros anos (2017 e 2018) da gestão do partido Democratas. Os resultados indicam que a prática de contratação de professores é pautada em relações de natureza clientelista, envolvendo diversos atores, como: vereadores, professores temporários, diretores de escola, professores concursados, entre outros. E que esta não se altera independente do governo que esteja no poder. Ademais, observa-se que a precarização com relação a atrasos de salário e meses trabalhados sem receber, que acometem grande parcela dos professores temporários, acontecem pela inobservância do que dispõe a Lei nº 1.255/94 sobre os direitos e deveres dos servidores públicos contratados no município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação de jovens e adultos: uma análise das práticas educativas desenvolvidas no Centro de Recuperação Regional de Cametá-CRRCAM(2019-08) FERREIRA, Ana Cláudia Valente; FURTADO, Gislane Damasceno; http://lattes.cnpq.br/1737653497590536O presente estudo intitulado A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO REGIONAL DE CAMETÁ-CRRCAM, analisa como as práticas desenvolvidas na educação de jovens e adultos são promovidas para a ressocialização de sujeitos privados de liberdade que cumprem pena no Centro de Recuperação Regional de Cametá-CRRCAM, bem como identificar como se organizam essas práticas e discutir seus resultados na vida destes sujeitos a partir do trabalho do pedagogo que atua nesse espaço não escolar. Neste sentido, a estratégia da metodologia nos levou para uma pesquisa de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e com a utilização de instrumentos de coleta de dados como: Entrevistas, observação, análise de documentos disponibilizados pela SEMED e CRRCAM. As discussões foram construídas com as colaborações das obras de importantes autores da área como: Freire (1996) e (1967) uma referência da educação de jovens e adultos. Assim como Libâneo (1999) vem complementar o debate das práticas educativas e a ação do pedagogo. Os resultados apontam que a organização das práticas educativas se desenvolve aleatoriamente, até mesmo pela falta do pedagogo na instituição e do coordenador pedagmógico. Essa falta de planejamento resulta em não saber para onde essa educação vai caminhar, se possui o objetivo de somente a elevação da escolaridade ou de uma efetiva ressocialização desses sujeitos. Poucos resultados são apresentados quanto a mudanças significativas na vida dos sujeitos privados de liberdade. Pois, muito problema enfrentado para a efetivação do ensino no CRRCAM, são os mesmo que perpassam pelas instituições escolares. Portanto, ainda é necessário que as ações das práticas educativas se tornem mais efetivas e abraçadas de fato pelas instituições ao gerarem mudança de vida para os sujeitos apenados dentro e fora do contexto dos centros de recuperação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação e conflito: um estudo do acordo de pesca da comunidade do Rio das Flores(2019-08-13) SOUZA, Michel Gomes de; COSTA, Adalberto Portilho; http://lattes.cnpq.br/0411934571781766Nosso trabalho intitulado “Educação e Conflito: Um Estudo do Acordo de Pesca da Comunidade do Rio Das Flores”, traz uma reflexão acerca de conflitos existentes dentro dos acordos de pesca da região do baixo Tocantins, em particular o tratado na localidade de Rio das Flores no município de Limoeiro do Ajuru-Pa, pois, tínhamos como problemática saber como o fenômeno educacional poderia contribuir para a resolução dos conflitos existentes no acordo estudado. No primeiro capitulo fazemos um levantamento histórico da região bem como alguns traços culturais e indenitários regionais. No segundo capitulo apresentamos alguns principais conflitos levantados na pesquisa e discutimos sobre os mesmos. No terceiro e último nós dialogamos como alguns autores o papel da educação dentro do processo de formação de indivíduos visando dota-los de consciência sobre conservação ambiental. Obtivemos os dados desejados, através de pesquisa bibliográfica, etnográfica e pesquisa de campo, com enforque em uma abordagem qualitativa. Dentro da qual, os procedimentos metodológicos aos quais optamos, foi fazer uso de entrevista semiestruturada e observação participante, como um método de verificação dos dados obtidos utilizamos a análise do discurso. Através disso tivemos como resultado o levantamento de vários conflitos, que nos permitiram chegar à conclusão de que a praticas educativas, dentro e fora da escola podem ser utilizadas para contribuir para pôr fim em alguns conflitos dentro dos acordos de pTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de Jovens e Adultos - EJA: uma análise da prática de ensino dos docentes na turma de 3ª etapa de 2018 da E.M.E.F. Professora Dinorá Tavares Gonçalves.(2019-08-28) SANTOS, Adenilza Silva dos; COSTA, Adalberto Portilho; http://lattes.cnpq.br/0411934571781766A pesquisa intitulada de Educação de Jovens e Adultos-EJA: uma análise da pratica pedagógica dos docentes na turma de 3ª etapa da E.M.E.F Dinorá Tavares Gonçalves, tem como objetivo identificar os métodos e práticas que os docentes vem adotando nesta escola, bem como a capacidade destes em estimular, empolgar e envolver os estudantes de EJA, com vistas a melhorar os índices de aprovação. O desenvolvimento se deu por meio de uma abordagem qualitativa, baseado em estudo bibliográfico e pesquisa de campo, os procedimentos metodológicos utilizados foram observação, entrevistas e questionário. Autores como FREIRE (1996), SILVA (2013), MCLAREN (1997), PIMENTA (1995), LIBANÊO (1997, MIZUKAMI (1986, SAVIANI (2007) e CANDAU (2010), foram alguns dos teóricos que fundamentaram este trabalho. A primeira parte trata de uma contextualização histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e as perspectivas atuais, considerando também o desenvolvimento desta modalidade no município de Cametá, como esta surge na escola Dinorá Tavares e quem são os sujeitos que compõe a EJA nesta instituição, a segunda retrata sobre os métodos e práticas pedagógicas do fazer docente, considerando o currículo nesse processo e a terceira apresenta especificamente os dados obtidos nesta pesquisa, onde os métodos e práticas utilizados em EJA nesta escola caracterizam-se somente tradicionais e sem planejamento por arte dos docentes e não chamam a atenção dos alunos, os desafios concentram-se principalmente no cansaço dos docentes por já virem de um dia corrido de aula e falta de recurso, como consequência os que continuam se formam com conhecimentos pouco reflexivos, outros mostram falta de interesse alguns desistem. Sendo assim, cabe ao professor mesmo diante de muitos impasses, buscar meios que facilite a aprendizagem afim de estimular o interesse de seus alunos, empolga-los a sentir vontade de estudar e envolve-los de forma que se sintam parte desse processo, utilizando metodologias em sua pratica que não só transmita o conteúdo, mas também que contribua na formação destes enquanto sujeitos críticos e reflexivos, compreendendo o meio no qual estão inseridos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância metodologica do jogo e da brincadeira no 3º ano na E.M.E.F. João Pantoja Gonçalves(2019-09-06) BRITO, Anderson Leão; FONSECA, Marcos Luis Pereira; http://lattes.cnpq.br/0623004287242547O presente trabalho vem aborda as considerações a respeito do lúdico na educação: buscando discutir como os professores da EMEF JOÃO PANTOJA GONÇALVES trabalham metodologicamente o jogo e as brincadeiras na turma de 3° ano do ensino fundamental, para facilitar no processo formativo da criança, tendo em vista que o lúdico é uma ferramenta indispensável na construção de conhecimento. Para procurar responder a este questionamento, a pesquisa conta com o seguinte objetivo: analisar como são utilizados os jogos e as brincadeiras como instrumento de desenvolvimento e sua contribuição no trabalho do professor. O processo metodológico na presente pesquisa teve três momentos. A primeira etapa, realizamos um levantamento da literatura, para compreender as pesquisas existentes na área a respeito do tema proposto, a segunda etapa, estabelece uma abordagem literária na qual se estudou o lúdico e suas implicações no desenvolvimento da criança, buscando compreender as contribuições do lúdico para a obtenção de informações pertinentes ao tema abordado na pesquisa e por fim na terceira fase os resultados da pesquisa de campo. A organização do texto se define em dois capítulos, assim discriminado: Ludicidade e Educação e o segundo O Lúdico na Educação Infantil, nestes capítulos um dos maiores questionamentos era a compreensão do objeto de pesquisa e sua utilização como prática pedagogia, usando a oralidade do professor para justificar está importância em sala de aula. O texto está subsidiado a partir dos estudos de: Almeida (1978) Vygotsky (1998), Piaget (1983), Kishimoto (2011), Chateau (1979), Silva (2014) Neves (2009) entre outras citados no corpo do texto. Esta pesquisa revelou que os profissionais compreendem a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos a utilizam em seu trabalho, portanto, o trabalho se torna relevante por considerar o lúdico uma ferramenta de grande ajuda nas mãos dos professores no que tange a melhorar o processo de ensino aprendizagem, deste modo a ludicidade torna-se um instrumento indispensável para tornar o processo de ensino aprendizagem um ato prazeroso e instigante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Poder local e clientelismo no legislativo: um estudo a partir da Câmara Municipal de Cametá/PA (2001-2019)(2020-01-03) MONTEIRO, Giselle Assunção; FELDMAN, Ariel; http://lattes.cnpq.br/0970470588236137; https://orcid.org/0000-0002-8894-8554Esta pesquisa tem por objetivo analisar o comportamento político dos vereadores da câmara municipal de Cametá/Pará, tendo como recorte cronológico as cinco últimas legislaturas municipais que compreendem o período de 2001 a 2019. Foram selecionados como foco do estudo 3 vereadores que possuem diferentes características territoriais, políticas, econômicas e sobretudo ao serem eleitos na última eleição municipal desse período possuíam um certo número de legislatura. Este é um estudo de caso em abordagem qualitativa. Foram feitas entrevistas com os vereadores e sujeitos que trabalharam com eles na CM de Cametá, documentos eleitorais como os resultados das eleições municipais são utilizados para compreender melhor o período das legislaturas, além de uma sucinta observação participante in loco realizada entre o final do segundo semestre legislativo do ano de 2018, e primeiro período legislativo do ano de 2019. O conceito de clientelismo foi utilizado como referencial teórico dessa investigação. Os resultados desse estudo identificam como esses vereadores surgiram no cenário político municipal, permanecem no poder local e quais os métodos usados para isso. Entende-se que práticas de tipo clientelista se constituem em um comportamento usual na forma de fazer política desses vereadores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA(2021-04-29) GAIA, Cheliane Estumano; SILVA, João Batista do Carmo; http://lattes.cnpq.br/5437954641195296; https://orcid.org/0000-0002-3170-4735Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores que dificultam o acesso e permanência dos estudantes do curso de graduação do centro universitário Sérgio Maneschy- Mocajuba/Pa. Fez-se uso do método materialismo histórico dialético, embasada na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, sendo dividida em três fases que englobam pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e a análise e sistematização dos dados. Com isso se baseou em autores como CUNHA (1989), CHAUÍ (2001), SILVA (2020), COELHO (2008), FILHO (2006) dentre outros. Portanto, a partir das análises realizadas, verificou-se que o processo de interiorização no Baixo Tocantins tem sido de extrema importância para expansão do ensino superior e consequentemente o ingresso dos alunos aos cursos de graduação, principalmente daqueles de camadas populares que por muito tempo ficaram à margem desse ensino. Os desafios encontrados que se caracterizam como indicadores para essa especificidade dialogam com os dados apresentados anteriormente, onde para ingressarem nessas instituições o papel das políticas de acesso se torna fundamental e inerente às possibilidades de ampliar o ingresso de cada vez mais alunos oriundos de classes populares nesse meio. No entanto, não basta somente propiciar o acesso é preciso criar condições para que esses alunos permaneçam e concluam os cursos, com isso foram encontrados indicadores que dificultam esses elementos, tais como o deslocamento dos alunos para o município a fim de estudarem, além da renda mensal desses alunos ser um indicador que contribuem para essas demandas se tornarem mais desafiadoras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado sob a perspectiva dos formandos do curso de licenciatura em ciências naturais(2021-06-17) SILVA, Werlen; SILVA E SILVA, Franciane da; http://lattes.cnpq.br/3584784027082635; https://orcid.org/0000-0003-1571-8296O trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará, campus Tocantins-Cametá, polo Oeiras do Pará, a respeito de sua formação acadêmica no âmbito do Estágio Supervisionado. Para isto, recorreu-se à abordagem de pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e aos fundamentos investigação descritiva (GIL, 2008). Para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista coletiva “Grupo Focal” (GATTI, 2005), com onze formandos, analisados sob a ótica da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003). Os futuros professores de Ciências destacam a importância do estágio em suas trajetórias formativas e a dificuldade encontrada para discernir na prática as teorias de ensino. A maior parte das concepções dos estagiários está vinculada com a visão do estágio como a parte prática da formação. Confessaram algumas dificuldades que tiveram durante os processos, que revelam insegurança em suas práticas docentes. Contudo, ressalta-se que possuem um senso reflexivo, algo necessário às ações pedagógicas. O estágio é um grande aliado para os formandos de ciências, haja vista que o ensino de ciências está vinculado ao desenvolvimento de cidadãos críticos democraticamente, o ensino deve constar com atividades inter e multidisciplinares, o professor tem um papel fundamental para consolidar essas perspectivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Integração entre escola e família no componente curricular de ciências: práticas pedagógicas desenvolvidas no 6º ano da escola básica no município de Cametá-PA(2022) CARDOSO, Rodrigo de Oliveira; SILVA, Kariny de Cássia Ramos da; http://lattes.cnpq.br/0272013984221618O presente trabalho apresenta uma investigação e reflexão sobre a Integração entre Escola e Família na Disciplina de Ciências: Práticas Pedagógicas desenvolvidas no 6º Ano da Escola Básica no Município de Cametá-PA, a partir do entendimento sobre a importância das famílias para o desenvolvimento educacional e escolar das crianças e da integração das famílias com a escola para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos dentro da sala de aula, busca-se compreender como a escola básica vem desenvolvendo práticas pedagógicas integradoras com as famílias de seus alunos objetivando a resolução de problemas de dificuldades de aprendizagem enfrentados durante vida escolar, visando o entendimento de como as relações familiares desenvolvidas de maneira conturbada podem estar relacionadas a essas dificuldades dos alunos. a pesquisa desenvolveu se no município de Cametá-Pa, na EMEF Professora Maria Nadir Filgueira Valente através de uma conversa com a gestão e docência da escola, sendo a mesma orientada por entrevista semiestruturada, seguindo como apoio literaturas que versam sobre os temas da importância das famílias nos processos educativos e escolares, dificuldades de aprendizagem, relações entre família e escola. Buscou-se, assim com a pesquisa, contribuir de maneira significativa para os processos de ensino e aprendizagem, mostrando a importância da participação das famílias na vida social e escolar das crianças, o que se provou através dos resultados ser um fator preponderante para o desenvolvimento dos alunos dentro da escola, ajudando na superação das dificuldades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso(2022-01-31) FURTADO, Geciel Ranieri; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste Trabalho de Curso (TCC), intitulado O ensino-aprendizagem de LínguaCultura Inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso, propomos investigar os dizeres de alunos ribeirinhos sobre o ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa, considerando as crenças deles como constituintes de e em suas subjetividades e modos de vida entre matas e rios arredores da cidade de Cametá-PA, rastreando os efeitos de sentido emergentes. A pesquisa se propõe a investigar as representações de alunos ribeirinhos no contexto do Ensino Médio (SOME) sobre a Língua-Cultura Inglesa. O percurso teórico-metodológico deu-se por meio dos Estudos do Discurso considerando Foucault (1996, 2007); Coracini (2007, 2016); Orlandi (1999); Lopes (2018, 2020); para movimentarmos o conceito de identidade, contamos com os pressupostos teóricos de Bauman (2013) e Hall (2005); para abordamos sobre crenças, refletimos a partir da proposta de Barcelos (2004) e Silva (2005), e assim construir a base da pesquisa. A fim de reunir dados, realizamos uma entrevista com alunos ribeirinhos da localidade de Mutuacá de Baixo, Cametá/PA, que estudam na Modalidade SOME. Nas análises realizadas, os sujeitos ribeirinhos revelam que as suas crendices constituintes influenciam (n)o processo de ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa para os povos ribeirinhos, sendo elas responsáveis por criarem resistência nos alunos à sua aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Casos notificados de sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde da Família da Marambaia nos anos de 2021 a 2022(2022-11-23) SANTOS, Naldinei Diniz dos; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, infectocontagiosa, transmitida pela bactéria Treponema pallidum, que quando adquirida durante a gestação, pode levar ao abortamento espontâneo, morte fetal ou neonatal, prematuridade e graves danos à saúde do concepto, como o comprometimento oftalmológico, auditivo, nos ossos e neurológico. No Brasil desde de 2005, aumentaram os casos de sífilis gestantes e congênitas, o qual demonstrar a urgência em um sistema de prevenção e controle desses indicadores. Neste contexto, o estudo objetiva investigar os números de casos de Sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde Família da Marambaia - ESF, no período de 2021 e 2022, assim como traçar um perfil dessa população. A pesquisa ocorreu no município de Curralinho no período de setembro a outubro 2022 a coleta de dados ocorreu através das fichas e prontuários de pacientes da Unidade de Saúde Estratégia da Saúde da Família da Marambaia. Foram analisadas 07 pacientes grávidas diagnosticadas com sífilis, sendo registrado 01 caso em 2021 e 06 em 2022, representando um aumento significativo próximo de 86%. Com relação ao perfil são todas pardas, com idade entre 15 a 29 anos, maioria estudantes com ensino médio incompleto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Retorno ao presencial: uma análise comportamental dos discentes do Polo Universitário de Oeiras do Pará em relação às orientações de biossegurança da UFPA(2022-12-20) COELHO, Izabel Nogueira; GONÇALVES, Andrey Felipe Gomes; http://lattes.cnpq.br/3102936405448803O retorno ao ensino presencial impôs mudanças sobre a dinâmica dentro das universidades, estabelecendo novas regras para o convívio e uso do espaço público. A Universidade Federal do Pará (UFPA) através do Grupo de Trabalho (GT) sobre o Coronavírus elaborou orientações de biossegurança para uso dos espaços institucionais, com intuito de prevenir, ou reduzir ao máximo possível o contágio no âmbito acadêmico. Neste sentido, em tempos de pandemia, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quer-se investigar e discutir se os alunos do Polo Universitário de Oeiras do Pará – Campus/Cametá estão seguindo às orientações de biossegurança. As informações que nortearam o trabalho foram realizadas através de pesquisas via internet por meio do aplicativo denominado Google forms, e os dados foram analisados levando em consideração critérios qualitativos para melhor compreensão de como os discentes se comportaram neste cenário epidemiológico no período de aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um aplicativo para simulação de um laboratório virtual de ensino de química (LabQuins)(2022-12-21) PANTOJA NETO, Pedro Viana; GUERRA FUENTES, Ricardo Arturo; http://lattes.cnpq.br/8613278652596590; https://orcid.org/0000-0002-8744-4127; FARIAS, Fabrício de Souza; http://lattes.cnpq.br/1521079293982268; https://orcid.org/0000-0003-4344-6953A tecnologia da informação e comunicação estabeleceu-se efetivamente a partir da criação de novos produtos que auxiliam cada vez mais o cotidiano do cidadão. Cada vez mais, por meios tecnológicos na forma de smartphones as pessoas fazem uso de soluções baseadas em software como ferramentas alternativas para auxiliar em seu dia a dia. No contexto do ensino, a junção de tais ferramentas com a aplicação de conceitos de gameficação é um caminho alternativo para possibilitar a melhoria da qualidade do ensino e por consequência na aprendizagem de jovens. Pensando nisso, criou-se um aplicativo que visa ensinar química de maneira virtual, isto é, demais apresentando elementos que constituem um laboratório real, para isso neste trabalho é apresentado o software LabQuins para Android. Para validar a capacidade do software como ferramenta de suporte ao ensino, este foi submetido ao uso por parte de alunos do ensino superior. Os resultados indicam que o LabQuins pode funcionar como ferramenta de suporte ao ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Identidade do professor de língua-cultura inglesa em revistas e sites educacionais(2022-12-30) PINHEIRO, Zamara Rodrigues; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste trabalho, investigamos as identidades de língua-cultura inglesa apresentadas pela mídia, para isso consideramos, os discursos em sites educacionais e escolas de línguas, sobre os quais examinamos o funcionamento dos discursos midiáticos, tendo em vista as propostas normativas da BNCC. A construção do corpus de análise deste trabalho foi realizada através da seleção de edições e de textos do site da Revista Nova Escola e do site da escola Cultura Inglesa. O desenvolvimento da pesquisa contou com contribuições dos estudos de Coracini (2003; 2013; 2014); Fernandes (2005); Foucault (2002; 2004; 2014); Gregolin (2008); Hall (2021); Lopes (2018). Também contamos com teóricos que contribuem nas abordagens do uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de língua-cultura. Desse modo, as identidades dos professores de língua-cultura inglesa têm as constituições conforme os deslocamentos feitos, por si, ou pelas situações de ensino-aprendizagem em que fazem parte de acordo com os sites utilizados pela pesquisa. Concluindo, assim, que é relevante levar em consideração os diferentes discursos que constituem a formação identitária do professor de língua-cultura inglesa, uma vez que, por meio desta pesquisa, percebeu-se que as identidades daqueles que se nomeiam professores não são fixas e estão em constante mudança, refletindo e incidindo na formação e atuação desses profissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da matemática para o estudo dos buracos negros(2023-03-29) DANTAS, Ingrid Cristina Leão; CUNHA, José Renato Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9849047969488887Quando se fala em Buracos Negros, geralmente vem à cabeça a imagem de um “vazio” no meio do espaço que suga tudo que existe ao seu redor, algumas pessoas até criam teorias sobre viagem no espaço-tempo. Tendo em vista que muito do conhecimento que temos atualmente sobre buracos negros, apesar de ainda não se conhecer muito sobre eles, é graças a matemática. O presente trabalho trata sobre a importância da matemática no estudo dos buracos negros, a fim de mostrar como seu envolvimento foi vital para que se pudesse saber o que se sabe hoje sobre eles. Para tanto, foi necessário mostrar sua participação desde a teorização no século XX, até o registro em imagem obtido nos últimos anos, maior prova que se tem de sua existência até agora. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, em que os dados foram coletados por meio de pesquisa em livros, artigos e outros trabalhos publicados sobre o tema para validar sua confiabilidade. Diante disso, verificou-se que a matemática esteve presente em todos os processos envolvendo esses objetos, em que foi possível concluir que se não fosse a matemática, talvez nem sequer teria conhecimento de sua existência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de plantas medicinais em uma comunidade rural do Baixo Tocantins(2023-06-17) LISBOA, Arlete Lopes; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O estudo objetivou realizar um levantamento etnobotânico sobre o conhecimento e uso das plantas medicinais na comunidade de Inacha (Nossa Senhora de Nazaré) na zona rural do Baixo Tocantins. Realizamos uma pesquisa quantitativa, sendo usado como instrumento de investigação um questionário contendo 14 perguntas de múltipla escolha direcionado ao chefe de família. O perfil do chefe de família da comunidade é de 94% do sexo feminino e 6% do sexo masculino. Todos afirmaram fazer uso das plantas medicinais para fins curativos e apenas 3% não possuem as mesmas em suas casas. Foram citadas 73 espécies diferentes, tendo como destaque a família Lamiaceae com 35% e como planta mais citada e também mais usada pelos entrevistados estão o boldo (Plectranthus barbatus Andr; Lamiaceae) com 27% seguido da babosa (Alloe vera L. Burm. f; Liliaceae) citada 22%. Durante a pesquisa evidenciou-se que a comunidade tem vasto conhecimento em relação as plantas medicinais e fazem uso destas como primeiras opções aos cuidados básicos com a saúde. O meio pelo qual as informações sobre o uso das plantas são transmitidas ocorre principalmente pela cultura familiar de forma oral sendo passado de geração em geração entre os membros das famílias da comunidade.
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