Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV
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Navegando Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e operacionalização da educação especial na Escola Lawton do meio rural ribeirinho de Breves-Pará(2019-08-07) FERREIRA, Izanias de Sousa; SOUZA, Carlos Rodrigo de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262O presente trabalho pretende analisar a concepção e a prática de professores sobre o desafio de alfabetizar alunos com deficiência em escolas públicas Ribeirinhas do município de Breves, na Ilha do Marajó–Pará. Neste sentido, o trabalho inicia-se apresentando uma abordagem teórica acerca da história da Educação Especial no Brasil, no município de Breves e as leis e decretos que asseguraram e garantem os direitos das crianças com deficiência. Foram entrevistados 6 (seis) professores da escola Lawton que atende alunos com diferentes deficiências. Os docentes enfrentam desafios diários com esses alunos, uma vez que a maioria das escolas não oferece recursos necessários para desenvolve um trabalho de qualidade, visando o bem-estar do educando. Temos por objetivo também, conhecer como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos alunos especiais, como também conhecer quais ações pedagógicas são executadas para que de fato aconteça a almejada inclusão. Baseamos este trabalho nos estudos de Prado (2001) que explica que a aprendizagem dos diferentes alunos deve acontecer de modo que lhes possibilite um ganho significativo do ponto de vista educacional, afetivo e sociocultural e na Lei de Diretrizes e Bases (1996) que garante o acesso de alunos com deficiência no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação e a cultura da inclusão da pessoa com deficiência em Breves-PA: o trabalho docente na classe regular do ensino do ensino fundamental(2019-10-10) GOMES, Maria do Socorro de Souza; ALMEIDA, Vânia Lúcia Fernandes de Oliveira; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas para a inclusão da pessoa com deficiência proveniente das ações realizadas através do município de Breves e no ensino Fundamental. De cunho qualitativo, a investigação adota um processo metodológico baseado em uma pesquisa de campo exploratória realizada em meio a esfera de atuação do Ensino Fundamental Ofertado Pelo município de Breves nas escolas, obtendo como principais interlocutores a coordenação do centro HALEFF PINHEIRO, e professores da rede municipal e pessoas com deficiência atendidas pelas escolas bem como seus familiares. Para a coleta de dados, utilizou-se instrumentos como questionários e entrevista gravada. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas empreendidas pelos professores de educação especial advindas da interação da sociedade como instrumento de transformação de ação têm sido frutíferas no sentido de fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência em Breves no arquipélago do Marajó.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão no ensino fundamental: a experiências do “Projeto ESCOLIBRAS” no município de Breves-PA(2021-10-21) SALES, Marcelino Pinheiro; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Esta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações do projeto “Escolibras” como ação inclusiva voltada para o processo ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais em turmas regulares do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Dr. Lauro Sodré. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os sujeitos investigados foram: 02 (dois) diretores escolares e 02 (dois) coordenadores pedagógicos das referidas escolas. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa está ancorada nos autores: Goldfeld (2002); Karnopp (2004); Cunha (2012), Albres (2012) e outros. Os resultados apontam que as metodologias adotadas no projeto se apresentam de forma diversificada, com a utilização de materiais concretos, livros didáticos, apostilas e a lousa como recurso pedagógico. A mesma pesquisa, também revela, que as dificuldades são muitas e também são grandes, tais como: a falta de recursos didáticos; as escolas ainda não têm recursos financeiros para a compra de materiais didáticos para o ensino de Libras. Este estudo nos mostra que as expectativas dos entrevistados se relacionam as ações do projeto, não sendo uma ação isolada, mas que continuem nos anos posteriores e que outras escolas utilizem com os alunos e diversos espaços sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão social: as ações do Movimento pela Inclusão no Marajó (M.I.M)(2019-06-24) SILVA, Mayra Lopes; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as iniciativas para a inclusão social da pessoa com deficiência no Marajó, proveniente das ações realizadas através do Movimento Pela Inclusão do Marajó (M.I.M). De cunho qualitativo, a investigação adota um processo metodológico baseado em uma pesquisa de campo exploratória realizada em meio a esfera de atuação do movimento, obtendo como principais interlocutores a coordenação, participantes voluntários do (M.I.M), e pessoas com deficiência atendidas pelo projeto bem como seus familiares. Para a coleta de dados, utilizou-se instrumentos como questionários e entrevista gravada. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas empreendidas no Movimento Pela Inclusão no Marajó advindas da interação da sociedade como instrumento de transformação de ação têm sido frutíferas no sentido de fortalecer a inclusão da pessoa com deficiência em vários munícipios do arquipélago do Marajó.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: estratégias usadas pelos professores da sala regular com os alunos na Escola Francisco Chagas da Silva – Curralinho - PA(2019-10-18) ROMERO, Dieckson Miranda; GONÇALVES, Arlete Marinho; http://lattes.cnpq.br/7435727268429237; https://orcid.org/0000-0001-8194-3622O presente trabalho tem o objetivo de analisar as estratégias pedagógicas de atuação dos professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Chagas da Silva no município de Curralinho/PA, em uma sala “regular” com aluno autista, pois Autismo é um transtorno que se caracteriza por diferenciações no comportamento do sujeito, principalmente na área de comunicação e das interações sociais desde os primeiro anos de vida. A pesquisa é de cunho qualitativo. Buscou utilizar técnicas aproximadas da etnografia, obtidos nas entrevistas e diários de bordo. A análise dos dados foi feita levando em consideração a análise semântica de Bardin (2011). Com isso, percebeu-se que a forma coma a professora desenvolveu suas atividades em sala de aula com o autista são baseados em aulas expositivas em que os alunos da turma participam de forma constante, no entanto ainda há falta de compreensão em se trabalhar com o aluno autista a partir do conhecimento do aluno e de seus interesses. A relação dos alunos autistas com os colegas de escola ainda é restrita, pela falta de conhecimento das especificidades do aluno TEA, em especial quando o aluno estereotipo.