Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV
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Navegando Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do campo no município de Breves(2022-06-17) TAVARES, Ana Cléia Araújo; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377Este trabalho tem como objetivo discutir “a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil, em uma escola do município de Breves”, com ele buscamos desenvolver reflexões que pudesse responder a essa problemática. O objetivo geral dessa pesquisa foi: Reconhecer a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do município de Breves. Como objetivos específicos: Identificar como se dá a ocorrência da utilização de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, na turma pesquisada; analisar o entendimento de professores e professoras sobre a importância do uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; analisar as possíveis contribuições uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia se desenvolveu inicialmente com um levantamento bibliográfico, para a construção do referencial teórico, seguindo das ações que permitiram o desenvolvimento da investigação, que seguiu uma abordagem qualitativa, na qual utilizou-se questionários para coleta dos dados junto a professores e professoras. Após as análises dos dados coletados, à luz da teoria consultada, consideramos e ratificamos que, de forma geral, os jogos e as brincadeiras mostram-se muito importantes para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, para as crianças que fazem parte da escola pesquisada, fortalecendo as possibilidades de desenvolvimento de atividades que podem facilitar a socialização e o aprendizado das crianças da educação infantil que não possuem uma escola que as atenda especificamente dentro dessa modalidade de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação sexual: abordagens presentes na proposta curricular de uma escola no município de Breves-PA(2019-01-17) COSTA, Newmara Costa da; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Curso objetivou analisar a inserção do tema “Educação Sexual” no projeto político-pedagógico e no currículo de uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, localizada no município de Breves-PA. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento: Como o tema “educação sexual” é abordado no projeto político-pedagógico e no currículo (conteúdos e práticas) de uma escola de ensino fundamental, anos iniciais, localizada no município de Breves? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Como se dá o processo histórico da educação sexual no Brasil? Como se caracterizam os conteúdos e as práticas pedagógicas para a abordagem do tema “educação sexual”? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da zona urbana do município de Breves-PA. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizadas com 05 professores. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos as proposições de Figueiró (1996), Ribeiro (2004), Nunes e Silva (2000) Furlani (2011), Maistro (2009), Benites (2006), Louro (1997), Frison (2008), Egypto (2012). Também foram analisados três documentos que conduzem a educação nacional, que são: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Os resultados da pesquisa apontam que a educação sexual, na escola pesquisada, está inserida por meio do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular e se concretiza na sala de aula por meio da prática docente. No entanto, a educação sexual que temos está mais relacionada aos aspectos biológico-higienista e pedagógico. Portanto, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a abordagem emancipatória - ou política, como alguns autores preferem mencionar - da sexualidade, visto que a sexualidade engloba diversos aspectos, além dos quais já estão sendo trabalhados na escola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Identidade quilombola na prática docente de um professor remanescente de quilombo em uma escola do interior de Curralinho/Pará(2019-08-14) CRUZ, Fádia Rosângela Mendes da; LIMA, Natamias Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7361017549101140Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O trabalho docente e o adoecimento de professores no município de Breves - PA(2021-01-19) LIMA, Maria Trindade Gomes; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa oriundo do Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo compreender as implicações do trabalho docente e os fatores de adoecimento de professores do município de Breves-Pa. Para o embasamento teórico da pesquisa, utilizamos autores como Penteado e Neto (2019), Pinheiro e Masson (2019), Araújo e Moreno (2016), Zaragoza (1999), Oliveira (2012), entre outros que visam compreender o adoecimento dos profissionais da educação. Para dar conta dos objetivos, coletamos trezentos e trinta e um (331) prontuários de docentes no Instituto de Previdência do Município de Breves – IPMB, os quais foram analisados por meio da abordagem de pesquisa quanti-qualitativa. Os resultados indicaram que o adoecimento do professor não acontece especificamente no município de Breves, há literaturas que apontam ser este um problema nacional, entretanto, neste município, houve um elevado crescimento de adoecimentos entre os anos 2017 e 2018, sendo o maior deles, a depressão. Um alerta para maiores cuidados com as condições inadequadas para o trabalho docente e falta de preocupações institucional, e de cuidados com a saúde desses profissionais, que requer ambiente e materiais adequados para o trabalho, assim como, assistência por uma equipe multiprofissional nas escolas, já que essas condições contribuíram favoravelmente para a qualidade de vida do profissional e consequentemente para o ensino e a promoção de aprendizagens.