Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV
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Navegando Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) UMA ABORDAGEM SOBRE O ESPORTE: a história do esporte e sua função na escola como ferramenta de inclusão social(2020-09-24) BALIEIRO, Mateus Pinto; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Este trabalho buscou compreender o esporte como um fator de integração e inclusão social. O esporte como fenômeno social e a esfera da atividade humana desempenham um papel crescente na vida da sociedade moderna. A crescente contribuição do esporte foi fundamental para o desenvolvimento e a paz por meio da tolerância e respeito, do empoderamento do indivíduo e da comunidade e da consecução dos objetivos do esporte são a inclusão social. O esporte para estudantes com deficiência intelectual é de natureza educacional e humanística e visa o desenvolvimento de forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem ao atleta superar os obstáculos da vida; a formação de caráter e responsabilidade moral em situações de adaptação ao ambiente social; proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, para a implementação da auto realização do atleta; criação de condições para o autodesenvolvimento da personalidade criativa do atleta e divulgação de seus potenciais criativos. Os resultados apresentados no artigo confirmam que a presença do esporte na escola, na educação física adaptativa, é educacional, socializadora e humanista por natureza e visa desenvolver forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem que um atleta supere os obstáculos da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) BRINQUEDOTECA: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil(2019-09-07) GARCIA, Luana Alice Vieira; MIRANDA, Susy Garcia; MOURA, Georgete Pantoja; http://lattes.cnpq.br/8999246159259185; https://orcid.org/0000-0003-3641-4769O Trabalho de Curso intitulado “Brinquedoteca: um espaço importante no desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil”, objetivou analisar como estão desenvolvendo as atividades no espaço da brinquedoteca com os discentes de uma escola de Educação Infantil no Município de Breves. Esta pesquisa propôs responder aos seguintes questionamentos: Identificar a contribuição da brinquedoteca para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil; conhecer como é desenvolvido o trabalho pedagógico com as crianças na brinquedoteca e reconhecer o papel do brinquedista enquanto mediador no processo de aprendizagem das crianças. Para sua realização, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o método utilizado foi o estudo de caso em uma Escola de Educação Infantil no município de Breves-PA. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 03 professoras da brinquedoteca. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos autores renomados que abordam a temática em voga tais como Cunha (2007), Friedmann (1992, 2012), Kishimoto (1998, 2011), Redin (2007), Gimenes e Teixeira (2011) e Santos (2013).Os resultados da pesquisa apontam que as professoras Brinquedista reconhecem a importância da Brinquedoteca enquanto espaço facilitador para o desenvolvimento, também reconhecem a importância de planejar as atividades lúdicas desenvolvida neste ambiente, porém a quantidade de materiais pedagógicos e o tempo de permanência das crianças no espaço da Brinquedoteca no momento não são satisfatórios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, Melgaço-PA.(2021-06-23) TORRES, Marcelo Silva; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar a utilização de histórias e narrativas no ensino da matemática através de práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, na E.M.E.F. Getúlio Vargas. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Como, nas práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, utiliza-se de histórias e narrativas contadas para o ensino da matemática? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Quais as contribuições do Movimento Brasileiro de Educação Matemática para o aprimoramento da prática pedagógica no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Como os docentes têm incluído as histórias e narrativas no ensino da matemática como forma de favorecer o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, bem como a aprendizagem dos conteúdos de Matemática por parte dos educandos dos anos iniciais do ensino fundamental? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da zona urbana do município de Melgaço-PA. As técnicas de coleta de dados foram observação e entrevista semiestruturada, aplicados com 01 coordenador pedagógico e 04 professores. Os resultados da pesquisa apontam que a utilização de contação de histórias como método de ensino matemático é de maneira pouco explorada nas aulas. Conclui-se que é necessário uma ação que permita viabilizar esta metodologia em sala de aula, como uma formação continuada para os professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS VIVAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA VILA RIBEIRINHA RECREIO DO PIRIÁ, CURRALINHO-PA(2021-01-22) BREOTON, Kelle da Cruz; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou discutir as contribuições das histórias vivas por meio das narrativas orais sobre o conhecimento histórico social de uma comunidade tradicional para o processo ensino-aprendizagem dessas crianças. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: de que maneira os recontos de histórias, por meio das narrativas orais podem contribuir no processo de ensino –aprendizagem de crianças na educação infantil? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: de que maneira, a partir das narrativas orais, é possível estimular o desenvolvimento cognitivo e social da criança? Qual a importância de se trabalhar as histórias vivas por meio da narrativas orais na educação infantil? De que forma a escola pode valorizar as histórias vivas da comunidade ribeirinha? Para sua implementação, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Posteriormente, foi escolhida a abordagem qualitativa, sendo que o tipo de pesquisa foi o estudo de caso em uma escola de Educação Infantil, Canto do Saber, localizada na Vila do Piriá, município de Curralinho-PA. Para a coleta de dados foi conduzidas entrevistas semiestruturadas, para 02 (duas) docentes, e conversas informais para 06 (seis) discentes. Os resultados da pesquisa apontam que a consolidação da aprendizagem na Educação Infantil por meio das narrativas orais acontece de forma significativa, pois as crianças sentem-se capazes para expressar suas emoções, seus sentimentos e sua criatividade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação escolar e a mídia televisiva: um estudo sobre o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animados na escola(2019-07-05) AZEVEDO, Deivisson Moura; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926O presente estudo apresenta o resultado do projeto de intervenção desenvolvido na escola Municipal de ensino Fundamental Emerentina Moreira de Souza no município de Breves no Estado do Pará. O estudo consistiu em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, possuindo o objetivo de investigar o potencial pedagógico dos desenhos e filmes animado como recurso educativo na sala de aula e como objetivos específicos: verificar como os professores (as) atuavam em suas práticas pedagógicas na abordagem dos desenhos animados e filmes em sala de aula; promover um projeto de intervenção teórico metodológico e pedagógico, apresentando e discutindo com os alunos os desenhos e filmes animados e produzir um caderno pedagógico para auxiliar e contribuir com os professores no uso dos desenhos animados e filmes em sala de aula. A partir da pesquisa, constatamos que, o uso das animações em sala aula colaborou com o processo de aquisição de novos conhecimentos pelos alunos, auxiliando-os com os diversos conteúdos curriculares e temas interdisciplinares no decorrer das aulas. Os resultados mostraram a importância de o professor refletir sobre o uso dessa mídia nas aulas, procurando compreender como as crianças interagem com tais produções e como ressignificam as mensagens adquiridas ao assistir essas animações. No entanto, consideramos que o assunto ainda foi pouco investigado no meio educacional, havendo margem a polêmicas e controvérsias para o uso dos desenhos animados em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL LOCALIZADA EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA MARAJOARA(2021-06-17) BARROS, Ariel Furtado; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Este artigo trata do “Ensino da disciplina de Geografia no 4º ano do ensino fundamental” com o objetivo geral de identificar como o referido ensino e a aprendizagem em Geografia se efetiva em uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Breves. De modo específico procura compreender a dinâmica de ensino e aprendizagem da disciplina de Geografia e refletir acerca das metodologias de ensino e recursos didáticos utilizados no processo ensino aprendizagem da geografia. A base teórica busca subsídios em autores como Callai (2010) e Straforini (2008). Em termos metodológicos o estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com coleta de dados através de questionário semiestruturado. Entre os resultados obtidos podemos destacar que o processo de ensino e aprendizagem empreendido na turma do 4º ano é norteado por uma metodologia pautada na exposição oral dos conteúdos trabalhados a partir do livro didático. Para os alunos fazem-se necessários outros métodos para tornar o ensino significativo. Verificamos que cerca de 44% dos alunos não conseguem aprender os conhecimentos geográficos ensinados, o que pode estar atrelado a metodologia adotada. Em nossa análise falta um trabalho pedagógico que dialogue de forma mais dinâmica e consistente com a realidade e também torne claro aos alunos a necessidade do conhecimento geográfico para a sociedade. Mas para isso, não basta usar diversos recursos e tentar outras metodologias, precisa também mudar os objetivos do ensino da Geografia. Concluímos que o ensino de Geografia nos anos iniciais deve ser um ensino em que alunos e professores construam juntos os conhecimentos de forma democrática e dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) ENTRE A CASA E A ESCOLA: nuances do cotidiano do transporte escolar de alunos ribeirinhos da Escola Maria das Dores Sá, Vila Recreio do Piriá, Curralinho/PA e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.(2021-07-09) CARNEIRO, Maria de Nazaré do Amaral; OLIVEIRA, Marluane de Souza; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441O trabalho tem como foco principal, analisar as longas jornadas vivenciadas no transporte escolar pelos(as) alunos(as) da Escola Municipal Maria das Dores Sá, localizada na Vila Recreio do Piriá, área rural ribeirinha do município de Curralinho, Estado do Pará e suas implicações para o processo ensino- aprendizagem. O problema que norteou a pesquisa foi: que influências as longas jornadas vivenciadas no transporte escolar pelos(as) alunos(as) da Escola Municipal Maria das Dores Sá, localizada na Vila Recreio do Piriá, área rural ribeirinha do município de Curralinho, Estado do Pará tem no processo ensino-aprendizagem. O estudo tem como base a pesquisa de campo realizada por meio de observação e entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se, pelos relatos, que as dificuldades enfrentadas pelos alunos implicam diretamente em sua aprendizagem, fazendo com que a motivação em aprender diminua significativamente. Tal desmotivação se dá por diversos fatores que vão além do tempo que passam dentro das embarcações ou da distância que percorram. São situações que afetam não apenas o físico, mas o emocional e cognitivo destes alunos, mesmo com toda a boa vontade e esforço que demonstrem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) LITERATURA INFANTIL E BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODILÉIA DA SILVA BRITO, NO MUNICÍPIO DE PORTEL – MARAJÓ – PARÁ(2020-01-30) LIMA, José Maria Soares de; MENDES, Sueleny da Silva; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Durante a infância, as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que poderão estar presentes no decorrer da sua vida. Por isso, é importante que elas sejam estimuladas a adquirirem o gosto pela leitura. A Literatura Infantil, neste sentido, proporciona uma reorganização das percepções de mundo e do desenvolvimento do senso crítico da criança. O presente estudo tem o objetivo de investigar a realidade de crianças de uma escola pública municipal quanto ao seu envolvimento com a Literatura Infantil. Realizamos, necessariamente, uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, com abordagem qualitativa, em uma escola do município de Portel, por meio de uma entrevista semiestruturada com 18 (dezoito) alunos do Pré II, da educação infantil do turno vespertino. A análise dos dados mostrou uma baixa frequência anual de leitura por parte dos alunos, pouco interesse dos pais na aquisição de livros para seus filhos e uso restrito da biblioteca como espaço de leitura. Por outro lado, observou-se, por meio dessa análise, que a maior parte dos alunos lembra os livros “lidos” e referem que gostam mais de ouvir do que ler as histórias, pois os mesmos ainda não dominam a arte da leitura, o que ressalta as suas capacidades de interpretar a leitura. Desse modo, é necessário estimular o hábito de leitura dos alunos, repensando a biblioteca escolar, tornando-a dinâmica, com participação ativa dos alunos e promovendo uma atuação conjunta da tríade escola/aluno/família, de forma que o processo pedagógico e a formação do leitor sejam mais eficazes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A MÚSICA EM UMA PRÉ-ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA(2021-11-23) MENEZES, Elayne Guimarães Dias; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade identificar os aspectos favoráveis que a música, como ferramenta pedagógica, pode proporcionar no processo de ensino-aprendizagem implementado em uma pré-escola. Embasada em fontes teóricas e relatos de experiências de profissionais da educação infantil, esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: “De que forma a música é utilizada em práticas pedagógicas no cotidiano de uma pré-escola do município de Breves-PA?” Para sua implementação, foi utilizada a abordagem qualitativa, fundamentada em dados coletados através da aplicação de questionários e pesquisa em produções teóricas que fundamentam as questões norteadoras do estudo. Os questionários foram aplicados com 07 (sete) professores/as que atuam em uma escola de Educação Infantil (Pré-escola), localizada na área urbana do município de Breves- PA. Concluímos que a música é uma ferramenta que além de auxiliar no desenvolvimento de diversas capacidades nos aspectos cognitivo, motor e linguístico, também ajuda no processo de socialização das crianças, na aprendizagem de conteúdo e a viver em harmonia uns com os outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transversalidade e meio ambiente: um estudo comparativo em duas escolas no Arquipélago do Marajó - PA(2021-07-30) SOUTO, Arlete Ferreira Pantoja; PUREZA, Enil do Socorro de Sousa; http://lattes.cnpq.br/7844138330028120A presente pesquisa teve como objetivo investigar como o conceito de meio ambiente e educação ambiental foram trabalhados nos anos de 2014 a 2016 nas Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental Portugal e São Sebastião, localizadas no Rio Guajará, Município de Curralinho/PA. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e o método de estudo foi o estudo comparativo. Como instrumentos para coleta de dados fez-se uso das técnicas de observação direta do cotidiano escolar; análises documentais de Projetos Políticos Pedagógicos, Planos de Curso, Atas de reuniões, Livros de Ocorrências, Diários de classe, Planos de aula, Projetos, cartazes, fotografias e entrevistas semiestruturadas. Para esta pesquisa, foram analisados 10 sujeitos que deram suporte para este trabalho, sendo oito professores e dois coordenadores pedagógicos. Para a fundamentação teórica desta pesquisa, fizemos uso das obras de Freire (1987), Freire (1996), Brandão (2007) e Loureiro (2012), e de leis que dispõem sobre a normatização da Educação Ambiental, como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Política Nacional de Educação Ambiental (1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente (1997) (1998). Os estudos concluíram que ambas as escolas apresentaram propostas educativas com características de uma Educação Ambiental tradicional. Por outro lado, também foi possível observar atividades, conteúdos, pensamentos e ações que corroboram para uma educação ambiental ética e transformadora. Constatou-se ainda que as maiores dificuldades relatadas pelas escolas para melhoria na implementação da EA estão relacionados à falta de estrutura, logística, acesso a informação e investimento das políticas públicas nestas instituições.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) VAMOS HACKEAR A EDUCAÇÃO?: a educação hacker como uma proposta para formação docente.(2021-02-26) BARATINHA, Amanda dos Santos; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926O presente texto tem como objetivo analisar as contribuições/reflexões da educação hacker no processo de formação docente a partir do levantamento prévio sobre o ensino remoto na Universidade Federal do Pará/Campus de Breves. A questão norteadora da pesquisa foi entender qual a contribuição da educação hacker para a formação de professores? Dessa forma, se utilizou como instrumentos de pesquisa a revisão de literatura e a pesquisa documental. Como aporte para a revisão de literatura, utilizou-se os seguintes teóricos: Himanen (2001), Aguado (2015, 2016, 2018), Lévy (1998, 1999), Freire (1967, 1989, 1992, 1996), Saviani (1989, 1997), e Joye, Moreira e Rocha (2020). Na pesquisa documental, utilizaram-se dois relatórios, elaborados em 2020, sobre os limites e possibilidades do ensino remoto no contexto do Campus do Marajó-Breves. Por fim, conclui-se que a educação hacker pode instigar a formação docente na perspectiva da ética dos hackers, o que é fundamental para uma sociedade de sujeitos criativos, inovadores e proativos.