Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco(2018-09-26) SOUTO, Maria Raimunda Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441A finalidade geral desta pesquisa foi analisar a prática dos professores enquanto avaliadores no processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho. Tomamos como foco de análise os professores e os métodos avaliativos instituídos na prática pedagógica. Indagamos como os professores realizam a avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho? O referencial teórico ancorasse em Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), entre outros que abordam a avaliação da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário. Concluímos que as análises reflexivas dos docentes são feitas de maneira espontânea através de observações e da realização de diagnósticos sobre os conhecimentos prévios dos alunos, a avaliação é concebida como um processo contínuo e visa à aprendizagem dos discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A avaliação como instrumento de construção da autonomia dos educandos(2018-04-08) CARVALHO, Hilda Catarina Xavier de; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441Este trabalho tem como objetivo analisar como professores e alunos compreendem o processo avaliativo aplicado no dia-a-dia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Farias Lobato e sua relação com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário e a pesquisa documental, utilizamos com os alunos um questionário fechado e com os professores um questionário aberto, além de analisar atas da escola e documentos da secretaria de educação de Bagre. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi Hoffmann (1991,2000,2001, 2003, 2005,), Luckesi (1990,1997,2002,2003,2005,2011), Freire (2000,2001,2004,2005,2011,) Romão (2005) Gadotti e Romão (2012), Chizzotti (2009),Fernandes (2014), Pádua (2004), Richardson, (2015). Bardin (2006), que muito contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Desse modo a pesquisa aponta que apesar dos professores apresentarem um certo avanço no entendimento sobre o papel da avaliação no processo ensino aprendizagem, ainda subsiste o ato de aplicar exames para verificar a aquisição ou não de conhecimento por parte dos alunos, uma prática que conforme a pesquisa discute, apresenta-se prejudicial ao processo cotidiano de partilha e aquisição de conhecimento. O que me permite concluir que o conceito e a aplicabilidade do processo de avaliação deve sim, estar comprometido com a função de envolver o aluno no vasto campo de interação entre o conhecimento escolar e sua concepção de mundo, de maneira a torna-lo autônomo dentro de uma avaliação processual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA(2020-12-01) NOGUEIRA, Lindalva dos Santos; REIS, Manuelle Espíndola dos; http://lattes.cnpq.br/1753345784639940Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, analisar o fracasso escolar entendido como distorção idade /série, bem como seu processo histórico e suas implicações no processo ensino e aprendizagem. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa documental e bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica. Aborda aspectos importantes como o histórico do fracasso escolar, as teorias da aprendizagem de Piaget, Vigotsky e Wallon, Relacionando essas teorias com práticas pedagógicas escolares por meio da pesquisa documental e bibliográfica de trabalhos desenvolvidos sobre o assunto. Os resultados corroboram com a literatura que esse problema é de grande complexidade, que parte de uma questão biopsicossocial em que entra o governo, as leis, políticas, a instituição escolar, as práticas pedagógicas, a família e também o aluno. A educação é responsabilidade de todos os envolvidos. Dessa forma o aluno terá a possibilidade de obter o sucesso em seu processo de aprendizagem e consequentemente o avanço progressivo em sua escolaridade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PNAIC: um estudo sobre o aproveitamento dos alunos de 4° ano das atividades de alfabetização e letramento na Escola de Ensino Fundamental Santa Mônica(2017-10-03) GOMES, Edicleia Rodrigues; SILVA, Solange Pereira da; http://lattes.cnpq.br/6443895796975686; https://orcid.org/0000-0002-5324-0628O presente Trabalho de Curso objetivou descrever os parâmetros metodológicos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e atividades didáticas para se trabalhar com alunos do 4º ano na escola de ensino fundamental Santa Mônica, no município de Breves-Pá. Dando ênfase na evidencia das pesquisas feitas quanto ao aproveitamento de aprendizado desses alunos, como também mostrar quais as atividades usadas durante este processo e qual a importância do PNAIC na capacitação dos professores e para o desenvolvimento de atividades que visam à alfabetização e letramento dos alunos. Para concretização desta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos as proposições de Kleiman (2007), Souza (2014), Mendonça (2007), além dos relatos dos professores, objeto desta pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam que as atividades didáticas analisadas são relevantes porque destacam categorias centrais na discussão deste tema.