Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG por CNPq "CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise dos bancos naturais de ostras do mangue e diversidade de fauna associada em Curuçá e São João da Ponta, Pará(2024-11-18) BRITO, Regiane dos Santos; BEASLEY, Colin Robert; http://lattes.cnpq.br/6310836748316181; https://orcid.org/0000-0003-1413-1469O presente trabalho aborda a abundância de ostras do mangue (Crassostrea gasar) e a diversidade de fauna associada, sua importância ecológica, econômica e os efeitos das mudanças climáticas para o ecossistema. Tem como objetivo discutir a abundância de ostras do mangue e da fauna associada nos 11 bancos analisados, da Resex Mãe Grande de Curuçá e da RESEX São João da Ponta, Pará considerando fatores com a diversidade de espécies e a relação entre as ostras e o ambiente. O trabalho de amostragem foi realizado nos anos de 2021 e 2022, nos períodos seco e chuvoso, respectivamente. Foram contabilizadas as ostras vivas, ostras mortas e as espécies de fauna associada, o que também inclui análises de densidade das populações de ostras, variações na abundância em diferentes estações do ano. As ostras têm uma grande importância para o ecossistema, como o seu papel de filtragem da água, a formação de habitat para outras espécies e a sua importância econômica, já que movimenta as comunidades locais. No entanto, há também grandes impactos gerados pelas atividades humanas, como a degradação ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A gestão de resíduos sólidos e conscientização ambiental como ação educativa no contexto escolar no município de Santa Luzia do Pará.(2023-11-13) SOUSA, Suzane de Cássia Gomes de; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001As questões ligadas a conscientização ambiental no ambiente escolar é sem dúvida um dos melhores meios para a formação de sujeitos ecológicos. Este trabalho busca refletir sobre a importãncia da educação ambiental para a gestão de resíduos sólidos e sua forma de descarte, uma vez que grande parte dos desequilíbrios ambientais estão relacionados a condutas e hábitos incorretos, que podem ser mudados através de simples ações no dia a dia. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa e os dados utilizados são resultados da observaçao da escola EMEF Odilon Camurça. Nosso referencial teórico pautou-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010), Política Nacional de Educação Ambiental (1999), e outros autores que reforçam a importância da educação ambiental para a temática da gestão de resíduos sólidos. A partir das incursões realizadas foi possível perceber que o debate sobre a gestão de resíduos sólidos ainda precisa avançar bastante no ambiente escolar, e que boa parte desses resíduos são reusados em atividades pedagógicas pelos professores. Por fim, podemos concluir que a educação ambiental contribui para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Por onde andamos?”: memória ambiental através de mapas mentais dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental(2024-06-27) AZEVEDO, Jheisa Ferreira de; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792A discussão sobre o meio ambiente é um tema transversal e interdisciplinar, dado pela interrelação sociedade e natureza, uma vez que o meio ambiente é antes de tudo a “casa comum” de toda as formas de vida e de sociedade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental através do uso de mapas mentais sobre o lugar ondem moram alunos do 9º ano da comunidade de Bacuriteua, uma área costeira da cidade de Bragança. Esta pesquisa fez parte das ações desenvolvidas no projeto “ECOA: ações interativas para a educação ambiental costeira em escolas rurais da cidade de Bragança, Amazônia, Brasil” durante o ano de 2022. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.F. Maria de Nazaré César Pinheiro. A referida escola está situada na comunidade do Bacuriteua, dentro da Resex Caeté-Taperaçu, com a maior faixa contínua de manguezais do mundo, às margens do estuário rio Caeté. Essa particularidade é importante para a economia local, já que a comunidade é predominantemente pesqueira. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental, cerca de 17 alunos. Os mesmos foram orientados a desenhar os elementos que constituem o ambiente local, representando o espaço de suas rotinas diárias. O tema era "O meio ambiente do espaço de vivência". Todos os alunos construíram mapas mentais, para a pesquisa foram selecionados 6 mapas mentais, resultando em 35% do total os quais constituíram a amostra de descrição e de análise. Os estudantes estão identificados pelos símbolos E1, E2, E3, E4, E5, E6. Os mapas foram decodificados e analisados com base nas interpretações quanto: à forma de representação dos elementos; à distribuição dos elementos na imagem; à especificidade dos ícones; e apresentação de outros aspectos ou particularidades. Os mapas mentais revelam a relação dos alunos com o meio ambiente, expressando sentimentos e vivências. Alguns mapas refletem uma visão romântica e de encantamento pela natureza, enquanto outros demonstram preocupações com a preservação ambiental, ao representarem problemáticas socioambientais (descarte inadequado de resíduos sólidos), uma realidade intimamente relacionada ao contexto atual de onde esses alunos vivem. Porém, alguns desenhos apresentarem um grau de abstração, ao representar um espaço natural distinto do local de residência dos estudantes, ao representar outros elementos naturais distintos dos que os ecossistemas que o rodeiam, por exemplo, manguezais. Contudo, pode-se inferir que os mapas mentais contribuem significativamente para a construção da noção de pertencimento dos alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento de uma cultura ambiental do lugar, como uma ferramenta pedagógica para organizar informações de maneira visual e lógica, o que pode ser especialmente útil ao discutir questões complexas como a educação ambiental. É importante destacar que os mapas mentais estão relacionados às características do mundo real, ou seja, não são construções imaginárias, de lugares imaginários, mas são construídos por sujeitos históricos reais, reproduzindo lugares reais, vividos, produzidos e construídos materialmente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação humano-natureza no Quilombo: fauna silvestre e preservação das tradições ecológicas culturais na Comunidade Quilombola de Jacarequara, município de Santa Luzia do Pará(2024-07-02) PEREIRA, Ana Beatriz da Conceição; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855As comunidades quilombolas assumem um importante papel dentro da sociedade. Especialmente em se tratando da preservação dos valores e da identidade e conservação da biodiversidade, por serem os quilombos lugares históricos, com diversidade ecológica cultural relevante dentro do patrimônio da humanidade. Por meio dessas tradições, é possível reconhecer saberes e fazeres que ainda se fazem presentes, mesmo diante das ameaças à sua permanência manifestadas dentro dos territórios. A presente pesquisa trata de um estudo realizada no Quilombo do Jacarequara, munícipio de Santa Luzia do Pará, entre dezembro de 2019 e dezembro de 2023, visando, por meio de uma abordagem da ecologia cultural, ampliar estudos sobre as relações do ser humano com a natureza. Os resultados foram coletados por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas, com os moradores do referido Quilombo. Para isso, as etapas da pesquisa se deram através primeiramente de diálogos com pessoas mais velhas da comunidade, aquelas que detém dos conhecimentos e experiências agregadas do passado. Posteriormente, realizou-se com os moradores mais jovens que ainda caçam, vistos como detentores das práticas de captura de animais silvestres. Para finalizar, foi realizada uma ação educativa na escola, a fim de causar interações da pesquisa com o ensino das gerações mais novas. Segundo os moradores mais antigos, algumas espécies eram caçadas no passado para comer, como: tatu, guariba, macaco, quati, caititu, queixada, veado, anta, paca, cutia, jabuti, jacaré, mutum e jacu. A carne de caça não era vendida, pois servia apenas para subsistência. Uma das entrevistadas afirmou que esses animais desapareceram, mas, outros moradores indicam locais de ocorrência de alguns mamíferos e aves, bem como métodos de captura por eles empregados nas caçadas. A fauna ainda se concentra nas áreas florestadas remanescentes, principalmente às margens do rio Guamá, do rio Jacarequara Grande e do igarapé Jacarequarazinho. Dentre os mamíferos, são mencionados atualmente: tatu (mais do que uma espécie), macaco, quati, caititu, veado, paca, cutia, capivara, dentre outras. Papagaios, arãncuã, mutum, jacú e jatuacú são aves também citadas nas entrevistas. As crianças na escola mostraram interesse e aceitação da ação pedagógica em torno da biodiversidade local, a partir da qual foi possível fazer uma aproximação entre conteúdo da disciplina de Ciências e o contexto local. Pode-se considerar que, de maneira geral, existe uma tomada de consciência na comunidade sobre a necessidade de respeitar os rios, suas matas ciliares e a fauna silvestre associada. Mas, os moradores mais antigos sugerem ter havido sérias perdas do conhecimento tradicional que garantia relações mais saudáveis da comunidade com o meio natural. Por esse motivo, eles têm trabalhado de maneira cooperativa em projetos que envolvem: agroecologia, memória biocultural e identidade quilombola.