Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED
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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A autonomia de bebês na creche(2018-12-18) PINTO, Thayse Wanzeler; BAHIA, Celi da Costa Silva; http://lattes.cnpq.br/2958323350917968; https://orcid.org/0000-0002-3104-2647O presente artigo busca mostrar os estudos e reflexões sobre as contribuições da Abordagem Pikler para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, que favoreçam o desenvolvimento autônomo das crianças pequenas. Essa abordagem está baseada na compreensão do bebê enquanto sujeito social ativo, e na sua atuação em espaços com os materiais e ambientes coletivos, nas interações com os outros e adultos. O texto possui o objetivo de apresentar os princípios que englobam a abordagem e compreender como a autonomia é desenvolvida na abordagem Pikler. Para tanto, recorri a obras de Emmi Pikler, de suas colaboradoras Judith Falk e Anna Tardos, e de estudiosos de Pikler, como Paulo Fochi e Agnés Szanto-Feder. Esse estudo é de caráter bibliográfico. Inicialmente fiz um levantamento de textos que discutem o desenvolvimento da autonomia em bebês, a partir desse estudo e compreensão da abordagem optou-se por aprofundar apenas as ideias de Emmi Pikler, acerca dos princípios da abordagem de modo a compreender como se dá a construção da autonomia em bebês. A pesquisa realizada permitiu concluir o quanto o professor é importante nesse processo de formação e desenvolvimento, e que ele é um sujeito competente que necessita vivenciar a liberdade de movimentos, para isso é essencial que o ambiente coletivo seja organizado para eles terem segurança em seus movimentos, e momentos de cuidados corporais, que são importantes nessa etapa de desenvolvimento da autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ética do cuidar e educar na primeiríssima infância(2019-01-07) MIRANDA, Thayná Marcely Guimarães de; BAHIA, Celi da Costa Silva; http://lattes.cnpq.br/2958323350917968; https://orcid.org/0000-0002-3104-2647O presente estudo enfoca A ÉTICA DO CUIDAR E EDUCAR NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA. Objetiva contribuir para a compreensão do cuidado enquanto ética como sinônimo da indissociabilidade do cuidar e educar bebês e crianças pequenas. Reúne concepções acerca do cuidado e da criança e de que forma se manifestaram desde o século XVIII até o contexto vigente. Traça um panorama histórico acerca das concepções de cuidado e de criança, bem como se utiliza de registros que apresentam dados qualitativos coletados em uma creche no bairro periférico de Belém: Unidade de Educação Infantil Wilson Bahia, que teve como sujeitos de investigação a turma do Maternal I B e suas respectivas professoras. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa-ação, assim, realizou-se uma análise a partir de registros, fundamentada no levantamento bibliográfico acerca do cuidado que reverbera na creche. Para tanto, a primeira seção foi desenvolvida para situar sobre as concepções de cuidado e a evolução deste termo concomitante com a concepção de bebê e criança pequena. Uma vez que o cuidado com estes possui maior enfoque nas creches, uma segunda seção foi construída para apresentar o cuidado na instituição. Ao final, os resultados são apresentados em uma quarta seção, após a metodologia, onde pode-se observar algumas atitudes de cuidados com os pequenos, nas dependências da UEI Wilson Bahia. Assim, os aprimoramentos ora se manifestam enquanto ética, ora enquanto atendimento às necessidades físicas dos bebês e crianças pequenas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de leitores e o desenvolvimento da criança: criações, reflexões e contação de histórias infantis(2019-06-11) SANTOS, Jaqueline Lira dos; GUEDES, Edna Leonor Reis; http://lattes.cnpq.br/9758946752814065Este trabalho de conclusão de curso em forma de monografia procura explicar a importância que as histórias infantis têm na vida das crianças e as contribuições que elas fornecem às mesmas nos aspectos afetivo, cognitivo e social, ajudando-as a desenvolverem-se, pois, as histórias infantis se constituem como um poderoso instrumento de reflexão e descoberta de lições. Como problema de pesquisa, temos: Por que não devemos perder o hábito de ler ou contar histórias infantis para as nossas crianças? Objetivando analisar a importância das mesmas e também escrever e refletir histórias infantis. Pessoalmente, as histórias infantis servem para resgatar a pequena criança que há em meu interior. Socialmente, elas servem para compreender a vida e até mesmo solucionar problemas. Cientificamente, elas se constituem como um rico conteúdo interdisciplinar, pois falam de cidadania, diversidade, inclusão entre outras coisas necessárias ao convívio social. Como metodologia, utilizamos uma pesquisa bibliográfica onde os principais autores a serem utilizados são Scharf (2000), Bernardino e Souza (2011) e Cademartori (2010). Chegamos a principal conclusão de que contar histórias para crianças não é besteira nem perda de tempo como muitas pessoas costumam pensar. A vida sem histórias é triste, vazia, sem criatividade, sem fantasia, sem magia, sem sonhos, e a falta desses elementos é muito prejudicial a qualquer criança, além de afetar negativamente o seu desenvolvimento e formaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Formação docente para a educação infantil: Uma análise das percepções de acadêmicos do Curso de Pedagogia (UFPA)(2018-12) FERREIRA, João Diego da Silva; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação docente para a Educação Infantil e uma análise das percepções dos acadêmicos do curso de pedagogia da UFPA. Teve como objetivo analisar as percepções dos acadêmicos de pedagogia quanto á formação docente para atuação na Educação Infantil. O estudo foi de caráter qualitativo, realizado por meio de entrevistas com cinco graduandos do Curso de pedagogia da UFPA, definidos com amostragem por conveniência. Assim, o instrumento aplicado para obtenção das informações foi questões semiestruturadas direcionadas para os alunos (as). Ademais, para análise dos dados utilizou-se Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009) com o software NVIVO 10. Os resultados destacam o vocabulário diversificado de palavras e conceitos valorosos para os discentes do Curso de Pedagogia como Educação Infantil, crianças, ensino, professor, trabalhar, fundamental, estágio, experiência e etc. Por outro lado, observa-se o conhecimento de vinte temos que estão mais ligados com a área educacional como Educação (2,19%), Infantil (1,48%), Crianças (0,92 %), Ensino (0,82%) entre outras. E também, ha apresentação de uma figura com expressões relacionadas a área de trabalho dos discentes e sua relação com a Educação Infantil e outra com os aspectos que os estágios curriculares obrigatório proporcionaram para os discentes do curso de pedagogia da UFPA contribuindo para suas percepções e práticas. Logo, foi possível conhecer as diferentes atuações dos discentes e suas percepções com o trabalho na Educação InfantilTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância da ludicidade na educação infantil: o desenvolvimento infantil por meio do lúdico(2019-07-08) SOUZA, Eliane Azevedo de; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345O presente artigo aborda a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil, pois esta desponta como ferramenta facilitadora da aprendizagem, tendo como objetivo discutir de que forma as ferramentas lúdicas contribuem no processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza empírica de abordagem qualitativa, sendo exploratória e descritiva. Analisando o resultado das entrevistas percebe-se que as participantes compreendem a importância do lúdico no processo de ensinoaprendizagem na Educação Infantil, mas ainda encontram dificuldade na utilização dessas ferramentas, principalmente pela pouca disponibilidade de materiais lúdicos. Pode-se concluir que a criança se desenvolve integralmente por meio da ludicidade, pois a mesma possibilita o desenvolvimento social, cognitivo, motor e emocional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O livro didático como recurso pedagógico na educação infantil(2018-08-07) RODRIGUES, Glenda Glycia Paz; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383; https://orcid.org/0000-0003-0835-8069O presente trabalho tem como tema o uso do livro didático como recurso pedagógico na educação infantil, ressaltando a história da educação infantil, o uso do livro como recurso pedagógico e a autonomia do docente, bem como relatar as experiências vivenciadas pelas professoras na Educação Infantil em uma unidade escolar de rede privada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo, fundamentada em autores como: Piaget (1971), Ariés (1986), Vygotsky (1989), Kramer (1994), Freire (1996), Crayde e Kaercher (2002), Alcântara (2008), Soares (2009), Oliveira (2010) e Del Priore (2013). Por meio das entrevistas estas professoras opinaram sobre os critérios utilizados para a utilização do livro didático na educação infantil, as formas de utilização do livro didático na educação infantil e responderam também acerca das implicações que ocorrem no que diz respeito a sua autonomia. Percebe-se que a utilização do livro didático possui grande relevância em sala de aula, principalmente se os professores o utilizarem como um apoio para suas práticas didático-pedagógicas, complementado por outros recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, para possibilitar o acesso a outras fontes de conhecimento sem a centralização no livro didático.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O lúdico na prática pedagógica: um diálogo a partir da aplicação do projeto de intervenção de estágio na educação infantil(2019-07-11) SILVA, Joyce Morais da; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657Este artigo aborda a temática do lúdico na prática pedagógica no âmbito da Educação Infantil, trazendo à reflexão sobre a ação pedagógica no espaço da sala de aula, a partir do diálogo realizado por meio da aplicação de um projeto de intervenção em uma Unidade de Educação Infantil, em Belém do Pará, na disciplina Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A metodologia utilizada para elaboração desta pesquisa partiu da abordagem qualitativa, em que se usou a observação da realidade e do registro em diário de campo. Onde tais registros se complementam com a pesquisa bibliográfica, a cerca de autores e de documentos oficiais da legislação brasileira que tratam da Educação Infantil. Os resultados apontam que a ressignificação de saberes, bem como a importância em compreender o papel do lúdico enquanto prática educativa, onde a criança é vista como um sujeito ativo e interativo no que diz respeito ao processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, contribui também no que tange as relações interpessoais com professores e profissionais da escola, pais/responsáveis e principalmente com as crianças, além de respeitar as individualidades de cada sujeito nesta etapa inicial do processo de ensinoaprendizagem das crianças, a Educação Infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As necessidades formativas de professores de educação infantil(2019-07-10) COUTINHO, Magali de Araújo; DELGADO, Adelice Sueli Braga; http://lattes.cnpq.br/9938353205370896; https://orcid.org/0000-0003-1227-0043Este artigo pretende abordar as necessidades formativas de professores de Educação infantil, e tem como objetivo geral analisar a importância da articulação teoria e prática na formação inicial do professor de Educação Infantil. Como objetivos específicos verificar a relevância de uma formação mais articulada entre a teoria e a prática e refletir sobre a necessidade formativa no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. O tipo de pesquisa adotado foi a bibliográfica e os pressupostos teóricos adotados foram pautados nos seguintes autores: Azevedo (2007); (Vieira e Gomide); Freitas (2006); Gatti (2007); Cordão e Azevedo (2013); Raymundo (2013); Nóvoa (1991); Formosinho; Machado; Mesquita (2014); Formosinho; Formosinho (2018); Campos (2011); Silva (2011). Os resultados da pesquisa revelam que nos cursos de Pedagogia há a necessidade de uma formação mais articulada entre teoria e prática, além disso, as disciplinas do curso apresentam mais atividades teóricas que práticas. No curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, apesar de possuir um vasto currículo, apresenta pouca carga horária dedicada para atividades práticas assim como a necessidade de uma melhor articulação entre a teoria e a prática. Sendo que essa articulação na formação inicial é relevante por possibilitar a reflexão sobre a prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A participação das crianças no momento da acolhida: indagações e reflexões(2019-01-07) ARAÚJO, Renata Gonçalves de; BAHIA, Celi da Costa Silva; http://lattes.cnpq.br/2958323350917968; https://orcid.org/0000-0002-3104-2647O presente trabalho intitulado como A participação das crianças no momento da acolhida: indagações e reflexões, tem por objetivo compreender o que significa a participação das crianças em creches e pré-escolas. De modo específico pretende analisar a participação das crianças ou não nesses espaços, especificamente na sala do maternal I, bem como verificar de que forma ocorre a participação das crianças nas situações de aprendizagem. Além disso, refletir sobre os limites e possibilidades de participação das crianças na sala do maternal I, no momento da acolhida. As ideias aqui desenvolvidas fundamentam-se em autores como AGOSTINHO (2010), MELO (2007), COUTINHO (2011), OLIVEIRA-FORMOSINHO (2011), ALFAGEME (2003). Metodologicamente o trabalho produzido a partir de uma abordagem do tipo qualitativa baseado em CHIZZOTI (2003), no qual o pesquisador aproxima e interage com os sujeitos da pesquisa, como metodologia utilizou-se THIOLLENT (1947) e como técnica utilizou-se observação participante baseado em GIL (2008). Os principais resultados apontam que a participação das crianças nesses espaços tem sido negado e as decisões ainda estão centradas no adulto. Por fim ressalta-se a importância da escrita desse trabalho de conclusão de curso, onde caracterizou-se formativo, possibilitando assim, a compreensão e desmitificação primárias sobre a participação das crianças no momento da acolhida, bem como destacando a experiência e aprendizagens obtidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões do cuidar e educar na educação infantil: um debate sobre o papel da creche a partir do século XX(2018-01-11) BASTOS, Isabeli Cristina Oliveira; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854XO presente Trabalho de Curso apresenta algumas reflexões acerca das ações do cuidar e educar na Educação Infantil, e especificamente no trabalho das creches que atendem crianças bem pequenas. As reflexões desse estudo subsidiaram no que concerne a uma retrospectiva histórica e legal das ações redimensionadas a creche. Apesar, das várias pesquisas na área pode-se perceber que ainda há um distanciamento entre teoria e prática no que se refere ao trabalho com crianças nos espaços coletivos. Nesse sentido, no que regulamenta leis e documentos oficiais, o cuidar e o educar devem ser trabalhados em conjunto, no entanto, na ambiência da creche ocorrem, em maioria, a dicotomização e a sobreposição dessas ações. A problematização do trabalho se refere sobre a relação confusa entre as ações, e uma crítica que há em relação ao papel desenvolvido pelas creches historicamente, de que as mesmas vêm desenvolvendo ações com base em concepções assistencialistas, sendo oferecida, em sua maioria, a população economicamente desfavorável. De acordo com Kramer (2011) na creche ocorre uma educação compensatória em que é uma forma dar assistência à população mais pobre, nisso, o estímulo cognitivo torna-se uma necessidade secundária. O debate surge com intuito de superar a dicotomia entre cuidar e educar, que a creche enquanto uma instituição que adentra a primeira etapa da educação básica promova experiências que desenvolvam integralmente o ser criança. O objetivo do trabalho vem investigar relação do cuidar e educar na Educação Infantil enfatizando a trajetória das creches a fim de encontrar as ações norteadoras do trabalho dessas instituições. O objetivo geral é: discutir à luz de alguns autores o papel e o significado de cuidar e educar na creche a partir do contexto histórico e legal. Os objetivos específicos são: apresentar uma retrospectiva do levantamento histórico e legal da creche; levantar o contexto histórico da consolidação da creche no Brasil; discutir como a legislação se organizou na regulamentação da creche; e por fim trazer o debate através de autores sobre o cuidar e educar na educação infantil. A metodologia para a realização deste trabalho fundamentou-se em uma pesquisa qualitativa e o tipo de pesquisa é Revisão Bibliográfica, ou seja, para a realização desta reflexão das ações que norteiam as creches, foram utilizadas outras obras de autores que já mencionaram este tema. O resultado sobre a reflexão detém avanços significativos nas práticas pedagógicas voltadas à creche, no entanto, há algumas dificuldades no que se compete a viabilização do trabalho conjunto das ações, como por exemplo, a formação de professores. Por isso, esta pesquisa é importante para o exercício de reflexão para a prática de profissionais que atuam nos espaços coletivos e que formam crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A relação família e escola na educação infantil(2019-07-08) CONCEIÇÃO, Helen Karin Palheta da; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957O presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento bibliográfico para discutir resultados de pesquisa sobre o papel da relação entre a família e a escola. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, para análise de dados foi aplicada a análise de conteúdo, por meio da técnica de categorização. Dentre os resultados destacam-se as situações-problemas, entre as quais se encontram a rivalidades e culpabilidade, resultando no decréscimo da participação dos pais na escola e a ausência de atividades e propostas que promovam aproximação destas duas instituições. Diante disto, tem-se o desafio de promover novas pesquisas e trazer novas propostas de intervenção para serem trabalhadas com as famílias, com as crianças e com a escola.