Especialização em Geografia e Meio Ambiente - CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Navegando Especialização em Geografia e Meio Ambiente - CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Assentamento Olho D’água I: um Estudo de Caso sobre o impacto da dendeicultura em áreas de Assentamento na Amazônia Oriental(2024-11-01) FILGUEIRAS, Tainara Carvalho Garcia Miranda; NAHUM, João Santos; http://lattes.cnpq.br/9009465125001273; https://orcid.org/0000-0001-7791-9240; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822A pesquisa objetiva analisar como a dendeicultura tem engendrado transformações no uso e ocupação do território em áreas de reforma agrária, a partir da “integração” das famílias assentadas ao agronegócio de óleo de palma. Para tal abordagem do problema, optou-se pela pesquisa qualitativa com suporte metodológico do estudo de caso. Na coleta de dados de fontes secundárias foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Os dados primários foram coletados por meio de trabalho de campo, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os resultados da pesquisa demostraram que o Assentamento Olho D’Água I vivencia o fenômeno da dendeicultura e, como consequência, sofre com as alterações da dinâmica do seu espaço agrário. Tal fenômeno resulta em impactos sociais, econômicos e ambientais. A troca das culturas de subsistência pelo cultivo do dendê acarretou a alteração do modo de vida desses agricultores, que passaram de camponeses para trabalhadores do capital. Os contratos de parceria, embora possuam riscos altos em relação à demanda de cultivo, apresentam-se como única alternativa para a sobrevivência dessas famílias. Diante disso, é possível constatar a banalização das necessidades humanas, o que contribui para a vulnerabilidade social dos campesinos, sendo necessária maior fiscalização e construção de políticas públicas que possibilitem uma vida digna para esse grupo social.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Biopirataria e contrabando da biodiversidade amazônica: a cartografia dos crimes ambientais no Estado do Pará(2022-09-30) AVIZ, Anderson da Silva; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376A presente pesquisa busca tratar dos crimes de biopirataria e contrabando que ocorrem no território do Estado do Pará. Localizado na região norte, o estado é um dos muitos que compõem a Amazônia brasileira. Detentor de uma rica biodiversidade e conhecimentos tradicionais dentro de seus limites políticos territoriais, o estado foi e continua sendo alvo de crimes de biopirataria e contrabando desde a sua colonização pelos portugueses. Delitos como a biopirataria e o contrabando de espécies vegetais ou animais possuem um valor alto no comércio paralelo, tendo assim impactos não somente na economia, mas também nos aspectos culturais dos povos que têm sua subsistência, religião e cultura ligada ao extrativismo e a biodiversidade da floresta. Trazemos então como objetivo geral a espacialização dos crimes que ocorrem no estado, dentro de um recorte temporal de dez anos. A pesquisa foi desenvolvida a partir da pesquisa documental e da cartografia digital, afim de visualizar espacialmente os municípios onde se incidiam os crimes. Em uma análise de 2012 a 2021, os 144 municípios do estado do Pará foram analisados e tiveram suas autuações representados em forma de mapas.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Caracterização e análise das unidades de paisagem no Município de Ananindeua - Pa: proposições para o planejamento gestão ambiental(2024-10-30) MALATO, Beatriz Castro; MELO, Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/1500029883430577; https://orcid.org/0000-0003-4779-6598Este trabalho apresenta uma análise acerca da relação das Unidades de Paisagem com o planejamento ambiental do município de Ananindeua. O objetivo é produzir uma cartografia das Unidades de Paisagem partindo de técnicas de geoprocessamento, para contribuir com o planejamento do município de Ananindeua. Partindo-se do levantamento bibliográfico acerca da conceituação de Unidades de Paisagem, geoprocessamento, paisagem e planejamento ambiental, ocorreu também o levantamento de dados quali-quantitativos relacionados às características tanto físicas quanto sociais do município de Ananindeua. Dessa forma, para mapear as Unidades de Paisagem foram empregadas técnicas de geoprocessamento, como a classificação e interpretação do uso e ocupação do solo através de imagens de satélite, além também dos índices de vegetação e do mapeamento pedológico. A modificação da paisagem com base nas formas de uso e ocupação do município ocorre, em grande parte, sem um planejamento ambiental adequado. Dessa forma, o mapeamento das Unidades de Paisagem mostra-se essencial, pois oferece uma ferramenta valiosa para a análise e o aprimoramento do planejamento municipal.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A educação geográfica como meio para o desenvolvimento da educação ambiental no espaço escolar(2024-10-31) FAILACHE NETO, Mário Pitágoras; BITTENCOURT, José da Silva; http://lattes.cnpq.br/4719580090813166; https://orcid.org/0000-0002-4583-6456A Geografia escolar tem por natureza a característica de ser um agente formador do saber crítico, capacitando os alunos a pensar e agir de maneira consciente, seja, de maneira individual ou coletiva, transformando positivamente a sua realidade. Entretanto, o que se testemunha sobre o Ensino de Geografia é a transferência de conteúdos de maneiras repetitiva, semi-pronta e enfadonha. Para propor uma renovação desta maneira ultrapassada de se ensinar Geografia, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado no desenvolvimento de competências e habilidades, associado a assuntos transversais, como, a Educação Ambiental (EA), onde desde que surgiu, se destacou como um instrumento de reflexão em diversas áreas: naturais, sociais, educacionais. Através do tema ambiental, as relações sociais com o ambiente natural tornam-se dinâmicas nas mais diversas escalas da humanidade. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar diferentes percepções sobre o Ensino de Geografia associado a Educação Ambiental, corroborando a (EA) como ferramenta fundamental para uma renovação didática. A pesquisa foi construída através do método qualitativo, levantamento da (BNCC) e revisão bibliográfica das leituras acadêmicas. Bem como, projeta modelos de educação ambiental critica com o intuito de diminuir as dificuldades sentidas atualmente. Aliada à educação ambiental, as propostas são formas de dinamizar o ensino da geografia, construir o pensamento crítico-reflexivo do estudante, da mesma maneira que sua formação cidadã ambiental.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre rios e árvores da Universidade Federal do Pará: relações sociedade-natureza como base para Educação Ambiental em Belém, Pará(2024-11-01) SILVA, Vanice Carvalho; SILVA, Felipe Kevin Ramos da; http://lattes.cnpq.br/0085563630551317; https://orcid.org/0000-0003-3881-8791Desde as revoluções industriais, associadas aos processos de urbanização, as relações sociedade-natureza vem sofrendo reconfigurações em uma dinâmica cada vez mais acentuada. É notável o distanciamento entre pessoas e o meio ambiente, associado a inúmeros processos de degradação socioambiental. Frente a essa problemática, este estudo tem como objetivo geral compreender como as relações sociedade-natureza podem servir de fundamento para práticas de Educação Ambiental no contexto amazônico da Universidade Federal do Pará (UFPA). A metodologia adotada compreende observações in loco e 24 entrevistas semiestruturadas em três lugares às margens dos rios Guamá, Tucunduba e Sapucajuba, descrevendo esses lugares e analisando como as pessoas percebem e se relacionam com os rios e as árvores no seu cotidiano, identificando o nível de interação e conhecimento desses sujeitos sociais em relação a esses elementos naturais da paisagem. Os resultados demonstram que existe uma relação paradoxal entre sociedade e natureza, com demonstrações racionais e emocionais. Por um lado, há uma percepção positiva sobre o significado e a importância dos rios e das árvores, com determinados sentimentos de pertencimento. Por outro lado, demonstra-se uma tendência em valores utilitários, com relações de interesse sobre os recursos naturais, além da percepção negativa quanto a degradação ambiental. Essa perspectiva é evidenciada pelo baixo nível de interação/conhecimento generalizado sobre os rios e as árvores. Nesse sentido, discute-se o papel da Educação Ambiental a partir das bases conceituais e epistemológicas da Geografia Cultural e Humanista, com aproximações fenomenológicas. Por fim, considera-se que a educação ambiental, fundamentada nos contextos sociais e ecológicos locais, é essencial para promover uma consciência crítica e sustentável no contexto amazônico, incluindo as diversidades e particularidades locais.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA(2022-09-30) LEAL, Marcos Vinicius Sousa; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Paisagem e patrimônio natural na percepção das populações tradicionais e da dinâmica costeira na praia do vai quem quer, Ilha de Cotijuba, Belém – Pa(2022-10-07) SANTOS, Alessandro Ferreira dos; SENNA, Cristina do Socorro Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/6622787329862653; https://orcid.org/0000-0002-5636-2460Este artigo foi organizado a partir de um estudo de vulnerabilidade da orla costeira da porção norte da ilha de Cotijuba-PA, com dados oriundos de processos físicos erosivos ou de sedimentação, nos quais o ambiente praial é impactado. Nesse sentido, o artigo trabalha com os conceitos de patrimônio e paisagem, além da percepção da população da ilha com relação aos diferentes impactos advindos da dinâmica costeira. Para isso na metodologia adotada, houve a revisão bibliográfica; com a abordagem de ferramentas das geotecnologias; somadas ainda à atividade de campo para observação e levantamento de dados da área de estudo através de escuta ativa com conversas abertas, que auxiliaram na análise da percepção dos moradores, seja no reconhecimento da paisagem, enquanto patrimônio natural, seja nos diferentes usos e ocupações para compreender melhor os impactos da dinâmica costeira sobre o ambiente praial do Vai Quem Quer da ilha de Cotijuba-PA. Os resultados mostram fenômenos de erosão com a retirada de materiais encontrados na praia e nas falésias para construção de muros e residências. Diante disso, nota-se que na ilha de Cotijuba, a paisagem é percebida na mudança na linha de costa, termos temporais, evidenciado pelo recuo contínuo das falésias, tudo afetando o perfil da economia do local, pois a paisagem é integrada aos usos sociais costumeiros, que incluem desde o banho de mar, o uso dos restaurantes, para o lazer e turismo. As feições naturais, pela beleza cênica, chamam a atenção da população local, além de turistas. Vale ressaltar que as rochas e a areia da praia têm sido utilizadas para muitos fins, desde a construção de casas, como também a manutenção de bares e restaurantes. A paisagem é assim vista, integrada e usada como recurso ambiental e cultural pela população de Cotijuba.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) O papel da agricultura periurbana na Região Metropolitana de Belém (Curuçambá - Ananindeua) e seus impactos econômicos e sócioambientais(2024-10-31) YACOUBI, Sirience Boris; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376Os temas relacionados à questão ambiental têm recebidos atenção especial nas últimas décadas, seja por parte de pesquisadores, da mídia ou da população em geral. Não é um tema que surgiu recentemente, porém ressalta-se que a intensidade e amplitude dessas discussões vêm aumentando significativamente, ao mesmo passo em que aumentam os problemas ambientais e econômicos. É nesse contexto que o presente trabalho tem como proposito estudar uma abordagem focada à agricultura periurbana e o meio ambiente, com o objetivo de analisar os fatores que contribuem para os impactos socioambientais e econômicos na atividade agrícola exercida na zona de Curuçamba em Ananindeua, um local cuja a fonte da economia está diretamente ligada á agricultura. Entretanto, a atividade agrícola periurbana causam prejuízo ou impactam o meio ambiente e seus aspectos naturais sem esquecer os impactos econômicos. Assim buscou-se analisar os conceitos do uso do solo, recuperação das áreas degradadas pela agricultura, preservação do meio ambiente tendo uma agricultura saudável pelo uso de equipamento adequado e sua influência na economia. A metodologia aplicada baseia-se na análise qualitativa, , com base em uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa no campo afim de oferecer mecanismos para minimizar e prevenir os impactos ambientais e econômicas locais.