Especialização em Geografia e Meio Ambiente - CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Análise dos casos da pandemia da COVID-19 no espaço paraense(2022-10-25) COUTINHO, Jesus de Nazaré Melo; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822O presente trabalho trata dos impactos da pandemia da COVID-19 no Espaço paraense, bem como as formas de prevenção, combate, tratamento dessa doença a qual atingiu o mundo no início da terceira década do século XXI. Objetivo: analisar os casos de infecção pelo vírus SARSr-COV-2 com o auxílio da cartografia na identificação das áreas de incidência, de covid-19 bem como os fatores que contribuíram para os óbitos ocorridos durante a pandemia da COVID-19 no Estado do Pará. Metodologia: trata-se de um estudo epidemiológico quantitativo-descritivo dos casos e dos óbitos notificados na Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA). Resultados: A COVID-19 acometeu até o presente momento 842.533 casos confirmados e 18.876 óbitos no Pará, 801.019 casos recuperados, 55% dos casos são do sexo feminino e 45% do sexo masculino, das comorbidades que mais contribuíram para o agravamento da doença foram cardiopatia 2,82%, diabetes 2,17% e asma 0,44%, jovens e adultos (20 a 49 anos) foram a população mais acometidas pela doença; o plano de vacinação atingiu 16.315.281 doses aplicadas de um total de 18.160.924 doses enviadas pelo ministério da Saúde em uma população estimada em 7.468.272 habitantes no Estado do Pará. Conclusão: a pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros impactos para a sociedade e forçou o poder público traçar um plano de ação para que o sistema público de saúde não entrasse em colapso ao ponto de não suportar a demanda obrigando-o a se ressignificar a cada momento em que a situação se tornava mais tensa do que se esperava, ações do governo foram essenciais para que a população tivesse o acesso essencial necessário ao atendimento à sobrevivência, a ação conjunta dos atores sociais (poder público e da sociedade) é essencial na eficácia das estratégias para o controle de doenças pandêmicas.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise dos impactos ambientais na Sub-Bacia do Canal da Margem Direita, Belém/PA(2022-12-06) COSTA, Bianca Rafaela Leite da; PINHEIRO, Ana Valéria dos Reis; http://lattes.cnpq.br/6372441345303276; https://orcid.org/0000-0001-8244-2053Este trabalho tem como objeto de estudo a sub-bacia do Canal da Margem Direita, localizado na Bacia do Una, em Belém do Pará. Esse canal está situado em uma área de expansão da cidade, e nos últimos anos as áreas ao entorno do corpo hídrico estão sofrendo constantes intervenções, sendo elas caracterizadas por um médio para alto padrão de ocupação. Este estudo compreende uma análise através de imagens de satélites que auxiliam na visualização do processo de ocupação da área desde o ano de 2004 até 2022, e de visita in loco para a visualização do cenário atual de ocupação. Os impactos ambientais gerados pela ocupação na área estudada são facilmente identificados, principalmente relacionados à impermeabilização do solo, aumento da densidade demográfica, e qualidade da água do canal urbano. Como consequência, se tem uma sobrecarga na rede viária, de esgoto, de água, coleta e disposição de lixo, etc. Esse estudo, que precisa ser aprofundado na área da sub-bacia, nos revelou o quanto não só o corpo hídrico, mas toda a área da sub-bacia do Canal da Margem Direita, foi impactada devido às consequências da urbanização e das intervenções humanas.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Análise espaço-temporal dos impactos socioambientais com o crescimento imobiliário nas margens da Avenida Hélio Gueiros no Bairro do Quarenta Horas(2024-10-31) SOUZA, Marco André Novais de; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822O presente trabalho busca compreender como os empreendimentos imobiliários afetam o meio ambiente do bairro Quarenta Horas, dentro do município de Ananindeua-Pa. Verificando se os empreendimentos impactaram e ainda continuam impactando de forma negativa sobre o meio ambiente e sobre a população local. Esta pesquisa será sustentada com os conceitos de Meio Ambiente, de impacto ambiental, Território e Gentrificação. Esse último busca verificar se o atual processo de urbanização dentro do bairro é uma tentativa de “enobrecimento” do espaço. A metodologia adotada baseia-se na revisão referencial bibliográfica e documental, pesquisa de campo para levantamento de dados e informações que possam enriquecer o artigo e o desenvolvimento de produtos cartográficos em laboratório, para que haja a compreensão ampla dos acontecimentos e do espaço geográfico estudado. Como resultado espera-se apontar a expansão do mercado imobiliário como um dos causadores dos problemas socioambientais no bairro.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise multitemporal do uso e cobertura da terra no Município de Primavera-Pa, utilizando os dados do mapbiomas de 1985 a 2023(2024-10-31) SILVA, Paula Elayane Farias da; MELO, Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/1500029883430577; https://orcid.org/0000-0003-4779-6598Existem diversos fatores que demonstram a ação do homem sobre a natureza, isso é percebido conforme suas especificidades e os meios aplicados. Logo, o presente trabalho tem por objetivo, analisar o uso e cobertura da terra, por meio dos dados disponíveis da plataforma do MAPBIOMAS BRASIL v 9.0, no período de 1985 a 2023. Diante do exposto, o município selecionado para análise, é o de Primavera/PA, a escolha desse município como unidade de análise é particularmente relevante, dado o impacto das atividades humanas, como a instalação de uma fábrica de cimento da Votorantim (instalada em 2016); assim como os avanços na preservação ambiental com a criação da Reserva Extrativista Marinha Filhos do Mangue (2024), que têm influenciado diretamente o uso do solo e as características ambientais locais; outro ponto importante é a falta de informações geoespaciais da área de pesquisa. Dessa forma, é evidente a importância da pesquisa no município para análises das questões ambientais como econômico e social. A metodologia consistiu em pesquisas bibliográficas e documentais, e no uso de softwares para a classificação através do software Qgis 3.32, foi feita a categorização pela paleta de cores, juntamente a vetorização, resultando na geração dos mapas temáticos classificados em diferentes momentos temporais. Os resultados obtidos mostraram que o uso e a ocupação do solo no município em 1985 eram constituídos principalmente pela formação florestal (90%), e mesmo depois do avanço industrial e da agricultura observamos que em 2023 prevalece a classe de formação florestal em maior extensão (60%), mas e evidente que o município vem apresentando perda em sua formação florestal com o aumento das ações antrópicas, especialmente relacionado com a agricultura e o desenvolvimento urbano, resultando em uma mudança paisagística e econômica na região.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Assentamento Olho D’água I: um Estudo de Caso sobre o impacto da dendeicultura em áreas de Assentamento na Amazônia Oriental(2024-11-01) FILGUEIRAS, Tainara Carvalho Garcia Miranda; NAHUM, João Santos; http://lattes.cnpq.br/9009465125001273; https://orcid.org/0000-0001-7791-9240; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822A pesquisa objetiva analisar como a dendeicultura tem engendrado transformações no uso e ocupação do território em áreas de reforma agrária, a partir da “integração” das famílias assentadas ao agronegócio de óleo de palma. Para tal abordagem do problema, optou-se pela pesquisa qualitativa com suporte metodológico do estudo de caso. Na coleta de dados de fontes secundárias foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Os dados primários foram coletados por meio de trabalho de campo, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os resultados da pesquisa demostraram que o Assentamento Olho D’Água I vivencia o fenômeno da dendeicultura e, como consequência, sofre com as alterações da dinâmica do seu espaço agrário. Tal fenômeno resulta em impactos sociais, econômicos e ambientais. A troca das culturas de subsistência pelo cultivo do dendê acarretou a alteração do modo de vida desses agricultores, que passaram de camponeses para trabalhadores do capital. Os contratos de parceria, embora possuam riscos altos em relação à demanda de cultivo, apresentam-se como única alternativa para a sobrevivência dessas famílias. Diante disso, é possível constatar a banalização das necessidades humanas, o que contribui para a vulnerabilidade social dos campesinos, sendo necessária maior fiscalização e construção de políticas públicas que possibilitem uma vida digna para esse grupo social.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Biopirataria e contrabando da biodiversidade amazônica: a cartografia dos crimes ambientais no Estado do Pará(2022-09-30) AVIZ, Anderson da Silva; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376A presente pesquisa busca tratar dos crimes de biopirataria e contrabando que ocorrem no território do Estado do Pará. Localizado na região norte, o estado é um dos muitos que compõem a Amazônia brasileira. Detentor de uma rica biodiversidade e conhecimentos tradicionais dentro de seus limites políticos territoriais, o estado foi e continua sendo alvo de crimes de biopirataria e contrabando desde a sua colonização pelos portugueses. Delitos como a biopirataria e o contrabando de espécies vegetais ou animais possuem um valor alto no comércio paralelo, tendo assim impactos não somente na economia, mas também nos aspectos culturais dos povos que têm sua subsistência, religião e cultura ligada ao extrativismo e a biodiversidade da floresta. Trazemos então como objetivo geral a espacialização dos crimes que ocorrem no estado, dentro de um recorte temporal de dez anos. A pesquisa foi desenvolvida a partir da pesquisa documental e da cartografia digital, afim de visualizar espacialmente os municípios onde se incidiam os crimes. Em uma análise de 2012 a 2021, os 144 municípios do estado do Pará foram analisados e tiveram suas autuações representados em forma de mapas.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Caracterização e análise das unidades de paisagem no Município de Ananindeua - Pa: proposições para o planejamento gestão ambiental(2024-10-30) MALATO, Beatriz Castro; MELO, Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/1500029883430577; https://orcid.org/0000-0003-4779-6598Este trabalho apresenta uma análise acerca da relação das Unidades de Paisagem com o planejamento ambiental do município de Ananindeua. O objetivo é produzir uma cartografia das Unidades de Paisagem partindo de técnicas de geoprocessamento, para contribuir com o planejamento do município de Ananindeua. Partindo-se do levantamento bibliográfico acerca da conceituação de Unidades de Paisagem, geoprocessamento, paisagem e planejamento ambiental, ocorreu também o levantamento de dados quali-quantitativos relacionados às características tanto físicas quanto sociais do município de Ananindeua. Dessa forma, para mapear as Unidades de Paisagem foram empregadas técnicas de geoprocessamento, como a classificação e interpretação do uso e ocupação do solo através de imagens de satélite, além também dos índices de vegetação e do mapeamento pedológico. A modificação da paisagem com base nas formas de uso e ocupação do município ocorre, em grande parte, sem um planejamento ambiental adequado. Dessa forma, o mapeamento das Unidades de Paisagem mostra-se essencial, pois oferece uma ferramenta valiosa para a análise e o aprimoramento do planejamento municipal.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA(2019-03-14) NASCIMENTO, Vanessa Santos do; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515Este trabalho busca discutir práticas alternativas e significativas de Educação Ambiental (EA), a partir da interrelação com temas culturais, no Ensino Fundamental Menor de uma escola pública do município de Ananindeua-PA. A proposta de abordagem cultural da EA procurou contemplar uma discussão étnicorracial ligada às comemorações do “Dia da Consciência Negra”, com ênfase na relação entre a necessidade de aprendizagem sobre a preservação ambiental e a mitologia afrobrasileira Iorubá, caracterizada na figura dos Orixás. O desenvolvimento dessa atividade, no entanto, desencadeou situações de intolerância cultural, que elucidaram alguns importantes limites que a educação pública brasileira precisa enfrentar para consolidar a Democracia social, assim como demonstraram os desafios consideráveis do ensino/aprendizagem de EA, a partir da realidade e da cultura infantis presentes na formação básica da escola pública brasileira.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A educação geográfica como meio para o desenvolvimento da educação ambiental no espaço escolar(2024-10-31) FAILACHE NETO, Mário Pitágoras; BITTENCOURT, José da Silva; http://lattes.cnpq.br/4719580090813166; https://orcid.org/0000-0002-4583-6456A Geografia escolar tem por natureza a característica de ser um agente formador do saber crítico, capacitando os alunos a pensar e agir de maneira consciente, seja, de maneira individual ou coletiva, transformando positivamente a sua realidade. Entretanto, o que se testemunha sobre o Ensino de Geografia é a transferência de conteúdos de maneiras repetitiva, semi-pronta e enfadonha. Para propor uma renovação desta maneira ultrapassada de se ensinar Geografia, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado no desenvolvimento de competências e habilidades, associado a assuntos transversais, como, a Educação Ambiental (EA), onde desde que surgiu, se destacou como um instrumento de reflexão em diversas áreas: naturais, sociais, educacionais. Através do tema ambiental, as relações sociais com o ambiente natural tornam-se dinâmicas nas mais diversas escalas da humanidade. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar diferentes percepções sobre o Ensino de Geografia associado a Educação Ambiental, corroborando a (EA) como ferramenta fundamental para uma renovação didática. A pesquisa foi construída através do método qualitativo, levantamento da (BNCC) e revisão bibliográfica das leituras acadêmicas. Bem como, projeta modelos de educação ambiental critica com o intuito de diminuir as dificuldades sentidas atualmente. Aliada à educação ambiental, as propostas são formas de dinamizar o ensino da geografia, construir o pensamento crítico-reflexivo do estudante, da mesma maneira que sua formação cidadã ambiental.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia e a Educação Ambiental (E.A.): uma proposta de aplicação no ensino no Bairro da Terra Firme – Belém – PA(2022-10-13) SANTOS, Andreisson da Conceição; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O presente estudo se debruça a apresentar a relação entre o Ensino de Geografia e a Educação ambiental (E.A.). Temos por objetivo principal apresentar uma proposta de ensino que consiga vincular o ensino de Geografia e os temas da E.A. Inicialmente, fazemos uma breve contextualização da relação entre sociedade e natureza e sua evolução no distanciamento e diferenciação entre meio ambiente e sociedade, principalmente quando observadas sob a lógica capitalista. Em sequência conceituamos a Educação Ambiental segundo os parâmetros legais e o entendimento de autores da área. Posteriormente apresentamos a relação que pode ser estabelecida entre o Ensino de Geografia e a E.A. na prática docente, ressaltamos o histórico de evolução que a ciência geográfica e o ensino de geografia passaram para possibilitar o debate dos temas da E.A. Por fim, apresentamos uma proposta metodológica que vincula as temáticas geográficas e a Educação ambiental. Utilizamos como metodologia a prática pedagógica realizada na rede pública estadual de ensino. Com a realização da prática foi possível estabelecer o vinculo entre a o ensino de Geografia e a Educação ambiental na prática docente.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre rios e árvores da Universidade Federal do Pará: relações sociedade-natureza como base para Educação Ambiental em Belém, Pará(2024-11-01) SILVA, Vanice Carvalho; SILVA, Felipe Kevin Ramos da; http://lattes.cnpq.br/0085563630551317; https://orcid.org/0000-0003-3881-8791Desde as revoluções industriais, associadas aos processos de urbanização, as relações sociedade-natureza vem sofrendo reconfigurações em uma dinâmica cada vez mais acentuada. É notável o distanciamento entre pessoas e o meio ambiente, associado a inúmeros processos de degradação socioambiental. Frente a essa problemática, este estudo tem como objetivo geral compreender como as relações sociedade-natureza podem servir de fundamento para práticas de Educação Ambiental no contexto amazônico da Universidade Federal do Pará (UFPA). A metodologia adotada compreende observações in loco e 24 entrevistas semiestruturadas em três lugares às margens dos rios Guamá, Tucunduba e Sapucajuba, descrevendo esses lugares e analisando como as pessoas percebem e se relacionam com os rios e as árvores no seu cotidiano, identificando o nível de interação e conhecimento desses sujeitos sociais em relação a esses elementos naturais da paisagem. Os resultados demonstram que existe uma relação paradoxal entre sociedade e natureza, com demonstrações racionais e emocionais. Por um lado, há uma percepção positiva sobre o significado e a importância dos rios e das árvores, com determinados sentimentos de pertencimento. Por outro lado, demonstra-se uma tendência em valores utilitários, com relações de interesse sobre os recursos naturais, além da percepção negativa quanto a degradação ambiental. Essa perspectiva é evidenciada pelo baixo nível de interação/conhecimento generalizado sobre os rios e as árvores. Nesse sentido, discute-se o papel da Educação Ambiental a partir das bases conceituais e epistemológicas da Geografia Cultural e Humanista, com aproximações fenomenológicas. Por fim, considera-se que a educação ambiental, fundamentada nos contextos sociais e ecológicos locais, é essencial para promover uma consciência crítica e sustentável no contexto amazônico, incluindo as diversidades e particularidades locais.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) “A gente veio de uma área alagada pra outra alagada”: impactos socioambientais no conjunto Promorar, Maracangalha (Belém/PA)(2022-10-28) CURCINO, Tássia Tamyres dos Anjos; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O presente artigo discute acerca dos impactos socioambientais em áreas suscetíveis a inundações e alagamentos na cidade de Belém, resultantes de um planejamento urbano que tem atuado em conformidade com a produção de desigualdade ambiental. Assim, a produção de desigualdade ambiental, neste caso, ocorre através de um planejamento urbano que, a partir de 1970, intensificou projetos urbanísticos e de macrodrenagem no centro de Belém, o que resultou no remanejamento de pessoas para áreas mais afastadas do centro, áreas suscetíveis a inundações e alagamentos. Neste contexto, o conjunto Promorar, no bairro Maracangalha (Belém/PA) foi uma dessas áreas destinadas para a implementação das políticas de remanejamento que ocorreram neste período. Dessa forma, esta pesquisa busca entender como o planejamento urbano e as formas de uso e ocupação do conjunto Promorar influencia na produção de impactos socioambientais no Promorar, cujo objetivo central é analisar os impactos socioambientais, especialmente, as inundações e alagamentos no conjunto. A metodologia esteve pautada no levantamento bibliográfico sobre desigualdade ambiental, (in)justiça ambiental e percepção ambiental, e documental, considerando o Plano Diretor Municipal de Belém e a sua política ambiental para a cidade. Também, foi realizado o trabalho de campo para a coleta dos depoimentos dos entrevistados a fim de entender as percepções ambientais dos moradores do conjunto, além da coleta de material visual através da utilização de recursos fotográficos. Portanto, essa pesquisa mostra a injustiça ambiental presente na percepção ambiental dos moradores que se expressa na negação de moradia adequada, saneamento, saúde e bem-estar, divergindo da política ambiental presente no plano diretor municipal.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A globalização e o meio ambiente: uma análise da relação entre sociedade moderna e natureza(2022-10-27) SILVA, Nailton Nascimento da; PALHETA, Dulcidéia da Conceição; http://lattes.cnpq.br/1585112075358566; https://orcid.org/0000-0002-2755-8560O presente artigo visa discutir a questão da globalização, que é um tema atual, e suas implicações para a relação dinâmica entre a sociedade moderna e a natureza, caracterizada pelo movimento predatório. Devido a grandes desastres, tenho sérias preocupações com organismos ambientais já existentes e aqueles que podem surgir em um futuro próximo, seguindo um ritmo acelerado e não sustentável em que uma pessoa busca os recursos necessários para a sobrevivência e uma produção de mais valor. Portanto, será necessário contextualizar a situação histórica, ou seja, o período de globalização e o Meio Técnico-Científico Informacional, conforme descrito por Santos (2000) e outros autores, demonstrando a conexão entre desenvolvimento tecnológico e degradação ambiental no mundo moderno. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, bem como também a documental acerca da temática, o levantamento bibliográfico considerou como fonte artigos científicos, publicações de notícias e boletins em sites oficiais de organizações governamentais e da sociedade civil. Como resultado, a busca por uma diversidade social genuína que permita que as pessoas se misturem respeitosamente e ainda tenha uma população pacificamente aglomerada sem violência. Os conflitos, juntamente com os benefícios das técnicas, estavam ao alcance de todos; assim, o espaço humano nunca foi tão crucial para o curso da história.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O impacto do uso de agrotóxicos nos arrozais do Município de Cachoeira do Arari: a expansão territorial do uso dos agrotóxicos no Município de Cachoeira do Arari e as consequências para o meio ambiente e a saúde pública(2024-10-28) RODRIGUES, Mosineide dos Santos; PALHETA, Dulcidéia da Conceição; http://lattes.cnpq.br/1585112075358566; https://orcid.org/0000-0002-2755-8560Este artigo analisa a gestão de agrotóxicos no Estado do Pará, com foco na quantidade de produtos e empresas registradas, e as implicações para a saúde humana e o meio ambiente. A pesquisa revela que, atualmente, há um total de 1.842 produtos de agrotóxicos cadastrados e 131 empresas operantes na região. A partir da análise da literatura e dos dados disponíveis, o estudo evidencia que a exposição prolongada a esses produtos pode ter sérias repercussões para a saúde, incluindo condições agudas e crônicas, além de impactar negativamente o meio ambiente. O artigo também discute a importância de regulamentações rigorosas, reavaliações periódicas e práticas agrícolas seguras para mitigar os riscos associados ao uso de agrotóxicos. Conclui-se que uma abordagem integrada, envolvendo regulamentação, monitoramento e educação dos agricultores, é essencial para garantir a segurança e sustentabilidade no uso de agrotóxicos, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os impactos ambientais causados pela Agricultura Rural: Estudo de Caso Resex Marinha Cuinarana, Magalhães Barata(2024-10-31) PINHEIRO, Ezequiel Machado; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625O presente trabalho tem como proposta analisar uma abordagem de pesquisa direcionada aos impactos ambientais causados pelo agricultura rural, tendo como caso para estudo a Resex Marinha cuinarana, que foi criada em 10 de outubro de 2014 na cidade de Magalhães Barata, a qual localiza-se no nordeste paraense e na microrregião do salgado, possuindo uma unidade territorial aproximada de 325.265 km. Atualmente apresentar cerca de 9.828 habitantes, situada entre as cidades de algodoal ao norte, igarapé Açu ao sul, a leste o município de Maracanã e Marapanim a oeste. A pesquisa busca verificar e refletir sobre, os fatores que contribuem para os impactos ambientais causados dentro da reserva extrativista, pela atividade agrícola exercida na comunidade de Algodoalzinho, onde o berço da economia local está diretamente ligado à agricultura rural, entretanto o uso inadequado dos recursos naturais tem prejudicado o meio ambiente e causado grandes desmatamento e degradação ambiental nos aspectos naturais da região. Para isso trabalhamos os conceitos de preservação do meio ambiente, reflorestamento das áreas desmatadas, o tratamento e a recuperação das áreas degradadas, criando uma agricultura saudável com base na equidade social dos trabalhadores. A pesquisa se fundamenta em metodologias aplicadas que buscam uma elaboração de diagnósticos nas áreas afetadas, com o intuito de demonstrar resultados do referido tema, de forma qualitativa com estudos de bibliográficos que elaborem uma pesquisa explorativa, descritiva e explicativa dentro do campo a ser estudado. Dentro da pesquisa busca-se propor métodos hipotéticos para combater os impactos ambientais causados pela agricultura rural dentro da Resex Cuinarana, por meio de planejamentos de reflorestamentos das áreas degradadas, pela rotação de culturas e plantios sustentáveis, assim como uma educação ambiental social, a partir de planejamento equitativo e viável a todos, mediante os resultados da pesquisa busca- se alcançar todos os objetivos propostos.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Impactos ambientais do turismo de massa nas praias do farol e do amor, na Ilha de Cotijuba - PA(2022-10-28) SILVA, Hoaana Alexandrina Ribeiro da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956Este artigo tem como objetivo geral analisar os impactos ambientais causados pelo turismo não planejado nas praias do Farol e do Amor na ilha de Cotijuba-Pa, e como objetivos específicos compreender o elevado número de turistas na ilha; identificar os impactos ambientais e o aumento do lixo causados pelo turismo na ilha e investigar a dimensão do impacto turístico a partir da percepção dos moradores e comerciantes locais. Assim, o presente artigo divide-se em quatro partes, a primeira traz o referencial teórico que fundamentou esta pesquisa; a segunda aborda a área de estudo; a terceira parte discute a atividade turística em Cotijuba e os resultados e discussões sobre a temática; na última parte são apresentadas as considerações acerca do tema desenvolvido e as possíveis conclusões sobre ele.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A importância da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2024-10-31) ARANHA, Priscila do Socorro Santos; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376A presente pesquisa tem como abordagem as práticas de Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A Educação Ambiental atualmente é um assunto muito discutido, pois a maior preocupação é com a preservação e conservação da natureza, como condição fundamental para a promoção e garantia da qualidade de vida. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a educação ambiental desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais comprometida com a preservação do meio ambiente. Além de preparar as crianças para serem cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de tomar decisões que promovam a proteção do meio ambiente e garantam um futuro sustentável para as próximas gerações. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar a importância da Educação Ambiental de acordo com as principais referências desse tema. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com levantamento de artigos, monografias e outros, com método investigativo exploratória, a fim de verificar a relevância da implementação da EA (Educação Ambiental) nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa analisou 39 artigos, publicados entre 1986 e 2023, sobre Educação Ambiental no âmbito escolar. As principais preocupações identificadas foram as dificuldades enfrentadas pelos professores e a utilização de recursos didáticos no processo de ensino-prendizagem.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Integração paisagem-solo e formação cidadã no ensino de Geografia(2022-10-11) MATOS, Júlio Rodrigues; OLIVEIRA, Rita Denize de; http://lattes.cnpq.br/5096230228328309; https://orcid.org/0000-0001-8894-6180; SENNA, Cristina do Socorro Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/6622787329862653; https://orcid.org/0000-0002-5636-2460A ilha de Caratateua é constituída por depósitos sedimentares fluviomarinhos oriundos do Grupo Barreiras. A partir dessas unidades geológicas, surgem os terraços pleistocênicos, que são superfícies horizontais, levemente inclinadas com alturas de até 15 metros constituídos por solos da classe dos Latossolos Amarelos, que são solos antigos e pobres em nutrientes, característicos da região amazônica. Foram realizadas coletas de solos em quatro pontos distintos da ilha, sendo analisados e descritos em campo, utilizando a carta de Munsell para a determinação das cores, e ficha de campo para análise textural e estrutural. As percepções pelos sentidos foram fundamentais para a determinação das características morfológicas. A análise em laboratório foi realizada posteriormente e possibilitou compreender a interdisciplinaridade da análise de solos com outras disciplinas a partir da discussão da composição química e física das amostras, proporcionando uma formação cidadã e uma consciência ambiental quanto aos usos, enquanto recurso natural, uma vez que a Caratateua necessita de políticas públicas que fomentem a preservação de sua paisagem que está severamente fragilizada diante das interferências naturais, costeiras e antropogênicas. Os resultados estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, enriquecendo o documento que integraliza as áreas do conhecimento e que norteia a educação pública do país desde 2017.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA(2022-09-30) LEAL, Marcos Vinicius Sousa; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas(2022-10-06) CARVALHO, Diana Regina Carmo de; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822; PINHEIRO, Ana Valéria dos Reis; http://lattes.cnpq.br/6372441345303276; https://orcid.org/0000-0001-8244-2053Este texto teve como objetivo entender como a educação ambiental era feita pelos professores de geografia de quatro escolas da região metropolitana de Belém-PA, para posteriormente apontar metodologias capazes de facilitar o ensino sobre meio ambiente e degradação ambiental. O texto discute os efeitos positivos das aulas práticas na aprendizagem dos alunos da educação básica no que tange a Educação Ambiental, e apresenta uma trajetória feita para construção de novos saberes através da articulação entre aulas teóricas e práticas. Essa pesquisa teve a oportunidade de ser realizada a partir das observações das aulas de geografia por um período de três anos, em três escolas públicas e uma privada, nas quais se questionou junto aos alunos: qual a importância das práticas educativas na educação ambiental? A resposta dos alunos motivou a elaboração de planos de ação que culminaram em práticas educativas, que enfocaram a degradação do solo, em que os alunos puderam desenvolver sua cidadania ambiental, construir saberes, analisar o meio ambiente onde estão inseridos e avaliar os efeitos das transformações das paisagens na vida das pessoas.