Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O acervo de obras raras biblioteca Arthur Vianna: o processo de digitalizaçao(2018) PERGAMINELLIS, Marcelo Lopes; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326A pesquisa aborda a Biblioteca Pública Arthur Vianna, onde promove o acesso à informação ao publico geral. Como objetivo geral dessa pesquisa é conhecer a mudança do formato físico para oformato digital da biblioteca. E sua metodologia é de caráter descritivo e fez-se o uso de dois métodos “quali-quanti”. Os dados foram coletados por um guia de entrevista aplicado aos integrantes do “Projeto Obras Raras E Antigas -Acervo Digital”onde está inserida a Biblioteca. A partir da pesquisa de campo observou-se a importânciado setor de obras raras, em virtude de seu valor histórico e cultural, e pelo processo de digitalização dos mesmos para o acesso ao acervo digitalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação dos critérios de desenvolvimento de coleções em biblioteca especializada: o estudo de caso da biblioteca do banco da Amazônia(2018) COSTA, Cristina Severino da; ARAÚJO, Oderle Milhomem; http://lattes.cnpq.br/2557106360875115O processo de desenvolvimento de coleções é um fator fundamental para conseguir alcançar os objetivos de uma biblioteca. Ele está em constante evolução pois cada vez mais estão surgindo outras especialidades, gerando assim o aumento da literatura. São organizados conjuntos de objetos informacionais de forma a possibilitar a disseminação e recuperação da informação para atender as demandas efetivas de uma biblioteca. A formação, desenvolvimento e organização do acervo devem ser encarados como um processo permanente no qual as atividades de seleção, aquisição e avaliação de materiais devem estar em perfeita sintonia com a comunidade usuária. Visando nortear a formação e expansão de seu acervo, cada biblioteca deve estabelecer sua política de desenvolvimento de coleções. Os critérios de seleção devem estar totalmente vinculados aos objetivos da biblioteca. No caso das bibliotecas especializadas estas são constituídas por um acervo que visa suprir as necessidades de seu público alvo, estando em total harmonia com que a instituição se propõe, com sua missão, visão e objetivos definidos pela organização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As atribuições da biblioterapia desenvolvida em projetos(2018) PASSOS, Sandy Larissa Souza dos; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Este trabalho aborda o tema da biblioterapia desenvolvida em hospitais, tendo em vista que o ramo da leitura terapêutica ainda é um assunto pouco explorado pelos profissionais da área. A pesquisa se constitui em reunir e estudar os conceitos de biblioterapia hospitalar reconhecendo os benefícios causados por meio do uso da literatura como atividade terapêutica que auxilia no tratamento médico convencional, identificar a contribuição do bibliotecário como biblioterapêuta e apresentar projetos biblioterapêuticos no Brasil e no Reino Unido, analisando os detalhes das atividades que são desenvolvidas em cada projeto e apontando a metodologia que utilizam para desenvolver a biblioterapia seja em unidades hospitalares, abrigos, unidades de ressocialização ou ambientes escolares. Através da base de dados BRAPCI, foram recuperados artigos científicos que serviram para fundamentar o trabalho, reunindo ideias dos principais autores da área, reunindo as informações obtidas para elaborar esta pesquisa bibliográfica e documental, identificando fatores os quais possu em características pertinentes como a mediação da leitura; estímulo ao hábito da leitura; encorajamento ao debate e participação do bibliotecário como agente transformador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os benefícios do incentivo à leitura na terceira idade(2018) SOUSA, Juliana Andreza de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Mostra a contribuição do bibliotecário ao incentivo à leitura na terceira idade. Discute a importância da leitura na terceira idade para o desenvolvimento da autoestima e da integração social. Destaca-se a Biblioterapia como processo terapêutico elaborado a partir de um programa de atividades selecionadas, envolvendo os materiais de leitura desenvolvidos especificamente para problemas emocionais, entre outros. O caminho metodológico dá-se a partir de uma investigação exploratória, com abordagem qualitativa e bibliográfica. Os resultados expostos, implicam, o mundo da leitura presente no cotidiano dos idosos, ações que podem ser desenvolvidas a partir os argumentos de autores e suas conexões sobre o mundo da prática da leitura na melhor idade, isto é, no ciclo dos idosos. Ao final, à guisa considerativa revela-nos que como profissionais da informação, bibliotecários, fundamentados no juramento de cunho humanístico e na dignidade da pessoa humana, temos como contribuição social, atentarmos para os grupos sociais que necessitem da leitura em seus cotidianos, uma vez que na leitura compreende-se formas de legitimidade para dignidade humana, mas que no entanto falta ações e políticas desenvolvimentistas que contribuam para o fortalecimento da leitura na terceira idade. Desta forma, fica a reflexão da nossa contribuição profissional em sociedade em mediar onde existam leitores necessitado de informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Biblioteca escolar como incentivadora da educação ambiental(2018) RABELO, Fabiane do Socorro Lopes; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Apresenta a missão educativa da biblioteca escolar, aponta a possibilidade de atuação do bibliotecário como educador e discorre acerca das questões ambientais fazendo o contexto histórico da década 60 até a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é apontar a importância da biblioteca escolar para a elaboração de projetos que incentivem a educação ambiental. A metodologia utilizada ocorreu por meio de levantamento documental (impresso e eletrônico). A pesquisa é qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam que a biblioteca escolar é indispensável para o processo educacional, quando trabalha em conjunto com a escola pode incentivar a educação ambiental através da elaboração de projetos e eventos que abordem essa temática, deve ser dirigida por um bibliotecário proativo, que abrace o lado social da biblioteconomia e transforme a biblioteca em um espaço atuante e dinâmico, contribuindo, assim, para a criação de um pensamento crítico em crianças e adolescentes acerca das questões ambientais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca escolar na era da internet: uma análise na Biblioteca do CCBEU(2018-07-11) OLIVEIRA, Ingrid Amanda Barros; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913O presente trabalho busca mostrar como a internet é uma ferramenta de mediação importante dentro de uma biblioteca escolar, pois em uma era em que todos são conectados demonstra-se importante usar esse meio de informação para atrair o usuário e estimular sua criatividade. O papel do bibliotecário também é discutido, visto que este precisa ter uma visão inovadora para que possa utilizar esse método dentro da biblioteca escolar e deve estar sempre se atualizando dado que como gestor o mesmo deve assumir esse papel conhecendo o perfil dos usuários para que possa fazer a conexão correta entre a mediação da informação e o seu usuário dentro da biblioteca escolar. A metodologia aplicada se baseou em livros, teses, bases de dados, dissertações, etc e dois questionários aplicados dentro da biblioteca do CCBEU que pode mostrar como a internet é significativa dentro de uma biblioteca escolar, indica também os métodos atrativos dentro da mesma. Como resultado da discussão levantada, observou-se a preferência dos usuários em atividades que envolvam a internet e mostrou que todos preferem essas ações na biblioteca, uma vez que podem utilizar celulares, tablets entre outros quando não são utilizam essas ferramentas são feitas outras atividades que também estimulam o usuário a sempre buscar e mediar à informação. Foi possível verificar que o ambiente desta biblioteca escolar se modificou ou se adaptou às novas tecnologias, fazendo com que o bibliotecário desenvolvesse outras atividades em outros espaços que envolvam a internet.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca escolar no processo pré-vestibular:Estudo de caso da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso(2018) CONDER, Taiany Carvalho; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Este trabalho abordará a cerca da Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso. Bandeira e Cortê (2011, p. 3) abordam que “a biblioteca escolar precisa ser interativa, e constituir-se num espaço livre para expressão genuína da criança, do adolescente e do jovem”. Assim o problema encontra-se em identificar como os alunos vêem a biblioteca na fase do prévestibular. Para isto adota-se como espaço para desenvolvimento desta pesquisa o contexto da biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso, relatando como os alunos do terceiro ano (convênio) do turno da manhã, enxergam e extraem informações da unidade de informação. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa exploratória, e para levantamento dos dados realizou-se levantamento bibliográfico e aplicação de questionários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioterapia no âmbito hospitalar: projeto turma da leitura(2018) VIEIRA, Nilcidelia dos Santos; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Ressalta a importância das atividades biblioterapêuticas na humanização da ambiência hospitalar e sua contribuição para o tratamento oncológico de crianças hospitalizadas. O objetivo geral busca investigar a partir das percepções dos voluntários do projeto Turma da leitura do Hospital Oncológico Infantil de Belém sobre como a biblioterapia pode auxiliar na recuperação dessas crianças. Tem como objetivos específicos identificar na literatura como a biblioterapia pode contribuir no tratamento de crianças hospitalizadas, verificar in loco as técnicas biblioterapêuticas aplicadas pelos voluntários no projeto e questionar os voluntários do projeto Turma da Leitura a partir das suas percepções sobre como a terapia por meio de livros pode ajudar no tratamento de crianças com câncer. Apresenta-se como pesquisa exploratória quantitativa, para o levantamento de material bibliográfico foi realizada pesquisa em sites, artigos, livros e base de dados, juntamente com a pesquisa de campo na coleta de dados através de uma ficha de observação e questionários direcionados aos voluntários do projeto Turma da Leitura. Como resultado, se evidencia a partir da perspectiva dos voluntários que a biblioterapia contribui para amenizar o stress, dor, sofrimento e angústia causada pelo processo de internação e através dos dados coletados e expostos por meio de gráficos se conclui ainda que o projeto tem obtidos resultados positivos frente ao pouco tempo de desenvolvimentoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Centro de Memória, Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA: um olhar musicológico na Biblioteconomia(2023-01-06) RODRIGUES, Fabileny Souza; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Centra-se em entender o Centro de Memória Informação e Documentação da Escola de Música da UFPA (CEMID/UFPA) enquanto unidade de informação e o contexto de organização da informação musical, em especial as partituras. Investiga a representação da informação das partituras, compreendendo sua ligação com demais atividades desenvolvidas pela biblioteca. Utiliza pesquisa qualitativa e exploratória constituída em três momentos. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do portal Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI, de artigos com o tema música nos artigos produzidos na área da Ciência da Informação no período de 1972 até 2022. O segundo momento foi determinar diretrizes para a organização da informação musical com foco em partituras, a partir do levantamento da literatura relevante em musicologia na pesquisa bibliográfica e nas literaturas da biblioteconomia. Por último, investigaram-se as atividades em organização da informação desenvolvidas no CEMID/UFPA através de uma entrevista semiestruturada realizada com o bibliotecário responsável, cujas respostas foram comparadas aos referentes desenvolvidos ao longo da pesquisa. Constata que os elementos importantes nas partituras para fins de representação da informação são: as indicações de autoria, títulos, gêneros e a própria indicação do tipo documental (partitura). Apresenta o tratamento dos registros por meio do AACR2. Mostra como resultado que em relação ao CEMID os registros catalográficos são simples e que a totalidade de partituras não está no Sistema de Bibliotecas das UFPA (SIBI/UFPA), o que acarreta em longo prazo, problemas de uniformidade e consistência de informação, mesmo que, como é a praxe da unidade de informação em questão, facilitar o acesso a consulta de uma maneira mais localizada, para disponibilizar de imediato os materiais às demandas e necessidades do usuário, isto pode representar uma problemática para usuários que pesquisam somente através do SIBI/UFPA na aba da Escola de Música. Demonstra que a variedade e qualidade do acervo CEMID/EMUFPA possibilita desenvolver um banco de autoridades que ajudaria na organização e recuperação da informação. A presença ativa e participativa do CEMID/EMUFPA em projetos é valiosa para as atividades de organização da informação, visto que a relação e interação entre a comunidade de usuários (professores, alunos e demais técnicos) proporciona feedbacks e pode ser vista como janela de oportunidade para melhores tomadas de posição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comportamento informacional de pais de crianças com Distúrbio de Processamento Auditivo Central (DPAC)(2017-04-03) MAUÉS, Lisandra Borges; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo sobre o comportamento informacional de pais de crianças com Distúrbio de Processamento Auditivo Central (DPAC), com o objetivo de analisar suas necessidades e busca de informação sobre DPAC, antes do diagnóstico e o que sabem hoje, quais suas necessidades informacionais e como buscam se informar. Parte-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, acerca do comportamento informacional mediante os modelos comportamentais propostos por estudiosos como Wilson (2000) e Choo (2006), bem como sobre o processamento auditivo e o distúrbio que ocorre e que compromete o aprendizado e a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos. Os dados da pesquisa foram coletados na Associação Beneficente Milton Pereira de Melo, por meio de aplicação de questionário aos participantes e foram avaliados a partir de uma abordagem qualitativa, buscando entender o comportamento dos pais sobre as necessidades e o uso de informação. Os resultados indicam que as necessidades informacionais evidenciadas ainda são bastante vigentes e longe de serem totalmente sanadas, mesmo os pais tendo adquirido conhecimento a respeito do DPAC, ainda persistem muitas dúvidas que necessitam ser esclarecidas para que possam garantir melhor qualidade de vida ao filhos. Suas buscas por informações são influenciadas por fatores que estão ao seu alcance, como o uso da internet e consulta a profissionais que atendem seus filhos. Conclui-se que os resultados obtidos pela pesquisa foram positivos, uma vez que o tema DPAC ainda é pouco divulgado na sociedade em geral, colaborando para que os pais tenham menos preocupação com o futuro de seus filhos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca(2016-09-30) SANTOS, Ana Cristina da Silva; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo da contação de história realizada em projetos de literatura, com o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança, por meio da investigação do Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no estado do Pará. Trata-se de pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, e das várias formas de disseminação da literatura, identificando o papel do mediador para o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com abordagem qualitativa, é realizado estudo de caso, sendo avaliado o projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no município de Belém, por meio de entrevistas com os envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para as vantagens que o projeto proporciona às crianças, tendo-se avaliação positiva dos entrevistados em relação à iniciativa da Biblioteca do SESC Doca em disponibilizar a comunidade: conhecimento, informação e entretenimento, com destaque às crianças que reagem favoravelmente aos encontros do Projeto. Conclui-se, assim, que o Projeto Literatura do SESC Doca tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo das crianças que participam do Projeto, ratificando a importância desse tipo de projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ergonomia em unidades de informação: um estudo sobre a adequação física das bibliotecas universitárias(2018-07-10) COSTA, Lenilda Pantoja; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046O atual estudo tem como finalidade central investigar as principais teorias da ergonomia e a sua aplicação em biblioteca universitária, levando em consideração apenas os aspectos físicos da ergonomia. O estudo se caracterizou por uma pesquisa exploratória com abordagem teórica, a partir das informações já existentes sobre o tema ergonomia e a sua aplicação nas bibliotecas universitárias. A proposta para a coleta de dados foi bibliográfica e buscou nos livros, artigos e manuais para obter o entendimento do tema central da ergonomia e nos documentos procurou- se conhecer as orientações estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio das Normas Regulamentadoras 5, 6, 15 e 17 que contemplem os trabalhadores em geral e os colaboradores das bibliotecas universitárias. A biblioteca universitária que é o foco desse estudo, por ela ser um local de grande produção e distribuição do conhecimento e juntamente, com o seu bibliotecário universitário, devem ser contemplados com as informações e práticas ergonômicas a fim de conhecer e aprender á respeito das orientações da ergonomia e assim possam aplicá-las No seu ambiente de trabalho. Constatou- se na pesquisa que algumas bibliotecas universitárias de outros estados de nosso país, já estão obedecendo as instruções estabelecidas pela NR 17, referente a ergonomia do MTE, entretanto, de maneira lenta, porque os trabalhadores bibliotecários precisam ser atingidos em proporções maiores em relação a essa informação. Conclui- se que a partir do momento em que os bibliotecários passam a ter a informação sobre a ergonomia e suas funcionalidades, consequentemente, trabalharão mais confiantes, seguros e protegerão melhor a sua saúdeTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Facebook: um estudo exploratório sobre a usabilidade da rede social na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará(2018) SILVA, Luan Alex; PINHEIRO, Williams Jorge CorrêaO objetivo da pesquisa é verificar de que modo o uso do Facebook pela Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann contribui no processo de comunicação e divulgação de seus produtos e serviços, também buscamos apurar a presença de seus usuários na rede social e identificar se conhecem a página da Biblioteca no Facebook e como a avaliam. A pesquisa é de caráter exploratório com abordagem qualitativa, por meio da aplicação de questionário a sessenta usuários e de entrevista ao responsável pelo gerenciamento de mídias sociais na Biblioteca. Os resultados revelam que 95% do público faz uso da rede social, todavia 58% deles não conheciam a página do Facebook da Biblioteca, mas com relação ao público que a ela conhecem 92% deles já fizeram uso de algum produto ou serviço devido a divulgações vistas por eles no Facebook. Com relação à Biblioteca Central, constatamos que a Instituição acredita que as redes sociais como o Facebook podem contribuir na melhoria da mediação da informação e da qualidade dos serviços e produtos ofertados ao público.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão empreendedora: uma proposta para a Biblioteca Pública Municipal de Marituba(2018-12-07) NASCIMENTO, Cleissielle Pereira do; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699Objetiva evidenciar a importância de uma gestão empreendedora e os benefícios alcançados através dela. Com um olhar voltado à realidade das bibliotecas públicas, o estudo vem mostrando através de análises bibliográficas o quão fundamental a mesma se torna para a sociedade, e as possíveis dificuldades enfrentadas por ela diariamente. Através de uma abordagem exploratória realizada na Biblioteca Pública Municipal de Marituba chamada Professora Maria Luiza Rabelo Freire, conclusões obtidas através da análise teórica foram fortemente comprovadas a partir dos dados alcançados na pesquisa de campo. Por meio de intensa investigação sobre administração, empreendedorismo, intraempreendedorismo e ciência da informação, definimos como linha de pesquisa central a gestão empreendedora em bibliotecas públicas e como esse tipo de gestão gera crescimento e desenvolvimento não só para o espaço em si, mas também para a localidade a qual está inserida. Por tanto, o estudo revela o quanto as bibliotecas públicas, e em especial a Biblioteca Pública Municipal de Marituba necessita investir em variados fatores, inclusive no quesito gestão, a fim de que através disso a mesma se torne em sua totalidade uma unidade de informação em constante evolução, provida de caráter empreendedor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importânica dos recursos de multimeios na Biblioteca Arthur Viana: desafios ao atendimento ao usuário(2018) PASCOAL, Ricardo Silva; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699A escolha do tema “A Importância dos Recursos Multimeios Na Biblioteca Arthur Viana: desafios ao atendimento aos usuários”, partiu do interesse como usuário, voluntário, estagiário e extensionista da Fundação. Os multimeios apresentam importância, pois forma novas possibilidades de leituras, no processo da disseminação da informação. Os multimeios devem ser vistos como aliados como completo da leitura. A Pesquisa é exploratória e qualitativa, que se dividem nos seguintes capítulos. O primeiro aborda a questão dos multimeios, suas finalidades e benefícios, juntamente com o processo de seleção, aquisição e disseminação e os desafios ao atendimento aos usuários e valorização das Bibliotecas Públicas. O segundo capítulo vai abordar a Biblioteca Arthur Viana, vai mostrar o seu histórico e as seções que ela oferece ao público. O terceiro é a aplicação da metodologia, que á aplica questionários de entrevistas orais de cunho qualitativo com as funcionárias da Fonoteca, Brinquedoteca e a Coordenação por meio da transcrição da gravação, cuja coleta são as entrevistas e a análise a transcrição das entrevistas. O quarto capítulo reflete as experiências como voluntário, estagiário e extensionista, o que vai revelar a importância da Biblioteca Arthur Viana juntamente com os multimeiosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Intraempreendedorismo em bibliotecas universitárias do serviço público: uma análise em Belém, PA(2017) BRITO, Benildo Silva de; GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2550202865807631O presente trabalho tem como objetivo discorrer o valor do intraempreendedorismo nas bibliotecas das universidades públicas do município de Belém do Pará. Contribuir com a revisão de literatura abordando o atual conceito intraempreendedor nas organizações públicas, o empowerment e o intraempreendedorismo no serviço público, nas unidades de informação e nas bibliotecas universitárias, tipos de ações intraempreendedoras a serem realizadas por seus gestores dentro das bibliotecas públicas. Objetivando encontrar algumas soluções inovadoras nas unidades de informações feitas por seus gestores bibliotecários, onde serão coletados dados sobre o intraempreendedorismo aplicados através de questionários nas organizações pesquisadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Investigação sobre política de indexação: bibliotecas da área da saúde da UFPA(2018) FONSECA, Luciana di Paula Andrade; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236Trata-se da investigação sobre políticas de indexação em bibliotecas da área da saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA). E constata-se a relevância de uma política de indexação para o processo de indexação a partir de etapas que caracterizam a análise de assunto: leitura documentária, identificação e seleção de conceitos para a representação da informação. Analisa a não padronização dos procedimentos de indexação nas bibliotecas da área da saúde da UFPA. Neste âmbito, tem-se como objetivo geral: Contribuir com discussões e reflexões sobre política de indexação nas bibliotecas universitárias; e divide-se em três objetivos específicos: a) Realizar levantamento teórico sobre indexação e política de indexação em bibliotecas universitárias; b) Investigar os elementos de política de indexação de bibliotecas setoriais da área da saúde da UFPA; c) Discutir as estratégias de uso dos elementos de política de indexação entre as bibliotecas setoriais da área da saúde e biblioteca coordenadora do SIBI-UFPA. Para o desenvolvimento metodológico, divide-se em duas etapas, usando-se como instrumentos para a coleta de dados o questionário e entrevista semiestruturada numa pesquisa de campo com quatro bibliotecários de quatro bibliotecas setoriais da área da saúde. O questionário como instrumento de pesquisa de campo é rápido e objetivo, a partir dele obteve-se a primeira etapa metodológica e a segunda etapa é a entrevista semiestruturada, aplicada com a unidade de informação que coordena o Sistema de Bibliotecas da UFPA. Os resultados obtidos na coleta de dados evidência a ausência de política de indexação nas bibliotecas setoriais da área da saúde da UFPA e na biblioteca coordenadora do SIBI-UFPA. Dessa maneira, a criação de diretrizes para nortear o processo de indexação nas bibliotecas universitárias é importante para a padronização nas etapas do processo de indexação, otimização do sistema de recuperação da informação e o avanço no desenvolvimento de estudos acerca da temática de indexação e política de indexação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos(2017) ROSÁRIO, Kátia Regina Pereira do; MARTINS, Joana Célia do Socorro Gomes de Andrade; http://lattes.cnpq.br/7973782821378969; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Analisa a importância do ledor para o acesso de pessoas com deficiência visual à informação, diante da existência dos programas eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de campo e descritiva. Utilizou-se neste estudo o levantamento bibliográfico, estudo e discussão teórica do papel do ledor e do ato de ler para pessoas com deficiência visual, bem como realização de entrevistas semiestruturadas, além da descrição e análise dos dados coletados. Teve sete participantes como sujeitos da pesquisa, sendo três ledores e quatro leitores (os quais apresentam deficiência visual). Considera-se que tanto os ledores digitais como os ledores humanos são bastante utilizados por esses usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis DC e Marvel(2017-03) TELES, Jander César Reis; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Investiga como as Histórias em Quadrinhos (HQ’s) de Super-Heróis DC e Marvel contribuem para a leitura e obtenção do conhecimento do seu público leitor, identificando se este tipo de narrativa estimula o hábito da leitura, assim como permite à formação de opiniões e reflexões, podendo levar este leitor a obtenção do conhecimento. Ressalta que razões levaram com que os leitores prosseguissem com este tipo de leitura ao longo da vida adulta. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, sob a forma de estudo exploratória e explicativa, em relação ao planejamento da pesquisa, foi conceituada como pesquisa de campo, com o instrumento do questionário. Conclui que os leitores buscam mais o enriquecimento de aprendizagem através das leituras, a formação do leitor está sendo construída através dos gibis, novos ambientes estão sendo montados e novas leituras enriquecem o espaço da pessoa, pois existem diversos meios no mundo das HQ’s em que historicamente utilizamos estas ferramentas como uma fonte de informação e obtenção do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Livros independentes: os caminhos da autopublicação(2018) PINHEIRO, Iranildo Junior de Souza; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Entende a publicação independente como uma alternativa aos autores que não chegam ao radar e interesse do mercado editorial tradicional, ou que pretendem ter total autonomia durante o processo criativo pela autoeditoração. Objetiva abordar o conceito de autopublicação, o papel do bibliotecário e relacionar a Biblioteconomia à produção editorial. Usa a pesquisa bibliográfica para fundamentar-se no trabalho de Martins, Chartier, Maimone e Tálamo, Lupton e Tschichold. Recorre ao método exploratório-descritivo e à experiência pessoal do pesquisador na prática da produção editorial. Desenvolve uma descrição do processo de produção do livro “O passar do meu viver”, levado a cabo por um estudante-editor. Conclui que o trabalho do bibliotecário é facilmente inserido em qualquer etapa no contexto editorial, pois a formação aliada ao interesse pessoal o prepara para a produção editorial.