Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de cenários que influenciam na relação custo/benefício no projeto geométrico de uma curva horizontal com transição(2021-10-05) PINHEIRO, Martônio Ribeiro; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O projeto geométrico de rodovias visa garantir a construção de vias com segurança, conforto e esteticamente agradável. Porém, é necessário verificar os custos e benefícios oriundos de cada decisão do projetista. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar os diferentes cenários de dimensionamento de uma curva horizontal com transição, levando em consideração o cenário que melhor atenda a relação custo-benefício. Para tanto, foram realizadas análises de 8 diferentes cenários, gerados a partir da variação de comprimento de transição, superelevação e raio em dois níveis. A redução no tempo de percurso da via foi assumida como sendo o benefício e o volume total de terraplenagem foi assumido como sendo o custo. A análise realizada concluiu que o cenário 3 (R = 210m | e = 8% | Ls = 60m), por apresentar menor percentual de aumento no custo de terraplenagem igual a 0,052% obteve a melhor relação custo/benefício comparado com o cenário de referência (R = 210 m| e = 4% | Ls = 60m). Conclui-se que a análise de diversos cenários de dimensionamento de curvas horizontais em projetos geométricos é de suma importância, pois cada escolha do projetista para os parâmetros raio, superelevação e comprimento da curva de transição resulta em diferentes condições técnicas e de custo de construção da rodovia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desempenho mecânico de concretos dosados em central com seixo e brita sob altas temperaturas(2024-11-28) ALVES, Lohameky Gomes; ALBUQUERQUE, Nívea Gabriela Benevides de; http://lattes.cnpq.br/0346488880579660A segurança de estruturas em situação de incêndio é um tema que ganhou bastante abrangência no decorrer dos anos, principalmente após a ocorrência de grandes sinistros que geraram diversos debates acerca das medidas a serem tomadas e avaliadas a respeito da resistência e segurança das estruturas contra incêndios, culminando também em legislações que estão em constante modernização. Dito isto, este estudo tem por objetivo a análise do comportamento do concreto estrutural (30 a 40 MPa) em condições simuladas de incêndio, por meio de um estudo de caso com corpos de prova dosados em centrais, utilizando agregados convencionais – brita e seixo encontrados na RMB – com foco na influência desses materiais na redução da resistência residual e no módulo de elasticidade após exposição a elevadas temperaturas visando simular um incêndio. Para tanto, a metodologia adotada foi implementada por meio de ensaios laboratoriais de resistência à compressão e módulo de elasticidade em 24 corpos de prova (CP), sendo 12 CPs constituídos pelo agregado brita e os remanescentes pelo agregado seixo, os quais foram dosados em centrais. Estes foram submetidos a temperaturas de 400 ºC, 600 ºC e 800 ºC, mediante o emprego de um forno, visando à simulação de um incêndio. Os resultados indicaram que os corpos de prova de seixo apresentaram bom desempenho em altas temperaturas, com menor perda de resistência e maior resistência à expansão térmica. Além disso, o seixo exibiu maior resistência a fissuras, provavelmente devido à melhor compatibilidade térmica com a pasta de cimento. Já os corpos de prova de brita, com o prolongamento da exposição até 90 minutos, começaram a apresentar fissuras a 600 graus, evidenciando maior suscetibilidade a danos térmicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégia de desenvolvimento de produto em habitações verticais na amazônia: impactos institucionais e tendências(2024-11-25) SOUZA, Alexander Hierro Ferreira de; MOREIRA, Frederico Guilherme Pamplona; http://lattes.cnpq.br/3186899504227811; https://orcid.org/0000-0002-7973-2647Este trabalho se baseia no reconhecimento de um fenômeno no mercado imobiliário de Belém, Pará – na Amazônia brasileira. O fenômeno refere-se ao aumento relativo do tamanho das sacadas dos apartamentos residenciais lançados na cidade entre 2005 e 2017 pelas construtoras, com o objetivo de aumentar o número de unidades por torre. O principal objetivo é identificar os fatores institucionais que sustentam essa estratégia de desenvolvimento, cada vez mais adotada na região. Para tal, foram empregadas técnicas de regressão com mínimos quadrados ordinários e análises de autocorrelação espacial. Os resultados confirmaram a relação entre os parâmetros restritivos do Plano Diretor Urbano e o aumento das sacadas, além de evidenciar a dependência espacial das observações, indicando que esses projetos tendem a se concentrar em áreas específicas da cidade, influenciando-se mutuamente. A Teoria Institucional desempenhou um papel central na análise, demonstrando como as estratégias organizacionais se adaptam à regulação da ocupação do solo urbano, equilibrando as forças de demanda e oferta de apartamentos.