Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da leitura literária por meio dos contos amazônicos: um estudo de caso(2019-04) LOUZEIRO, Izabel Margalho; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do conto Acauã de Inglês de Sousa, como ferramenta no processo da prática da leitura dos alunos do 7º ano do ensino fundamental. Para isso foi escolhida uma escola localizada na área urbana do município de Abaetetuba, a qual trabalha com ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área e um plano de intervenção realizado na turma. A utilização do conto de Inglês de Sousa permite que o aluno compreenda e interprete de forma autônoma os textos lidos, dentro do cenário amazônico e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, são oferecidos aos professores meios concretos de realizarem atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura e escrita via utilização do conto dentro do contexto amazônico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A intertextualidade nas músicas de protesto do Brasil ditatorial(2019-02-28) VITOR, Verônica de Fátima Ferreira e; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho propõe uma análise da letra das músicas “perseguição (mais fortes são os poderes do povo)” de Glauber Ricardo, “enquanto seu lobo não vem” de Caetano Veloso e “Cálice”, escrita por Chico Buarque e Gilberto Gil; músicas de protesto do período ditatorial militar do Brasil, o qual ocorreu entre os anos de 1964 até 1985. Examinar as ocorrências da intertextualidade presentes nas canções, assim como, mostrar a grandeza e o valor deste fenômeno tanto no âmbito textual, quanto na esfera histórica-social. Para tanto, foram utilizados os pressupostos de Koch, Bentes e Cavalcante (2007) e Koch (1997) para delimitar a fundamentação teórica, os tipos das ocorrências e como elas se comportam no texto; A exploração histórica está baseada em Codato (2005) e Ferrari, Pereira (2009), os quais possibilitaram um alicerce histórico necessário para o entendimento do contexto. A partir do contexto histórico, o corpus do trabalho se deu e a escolha das músicas se concretizou. A escalação destas três músicas ocorreu em deferência de serem consideradas significativas em meio ao período tratado. Por meio das análises, pode-se concluir que as vozes expressas pela intertextualidade marcam uma nova leitura do objeto de estudo e proporcionam um rico e novo repertório de interpretações, ideias, sentimentos e conceitos através dos intertextos empregados, o que nos propicia a readquirir conceitos e lembranças anteriores e enriquece em todo o tempo a história e a cultura popular brasileira.