Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O barroco ardente: a cara do Brasil(2018-06-25) PINHEIRO, Paulo Raphael Soares; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556O nosso objetivo nesse artigo é investigar a contribuição da brasilidade, ou seja a ardência dentro do barroco e destacar que apesar de ser um estilo europeu, ao chegar aqui no Brasil, vai receber as influências da miscigenação, os traços do negro e do índio vão engrandecer e enriquecer essa arte tão bela. Os estudos sobre a influência da miscigenação no estilo barroco e o papel que o mesmo exerceu em ser esse elo de manifestação da cultura Brasileira em construção, no qual os artistas brasileiros se apropriaram do estilo como forma de manifestação cultural e artística. Iremos analisar também o papel do barroco como “espelho” para os nossos artistas contemporâneos, analisando as artes barrocas, elucidando a identidade brasileira dentro das artes e equiparando-as com as artes que perpetuam os nossos dias, destacando a contribuição do barroco e presença dele nas artes contemporâneas (arquitetura, escultura, música e festas).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O comportamento feminino no romance romântico do século XIX: a idealização romântica de Mariana, em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco(2017) BRAGA, Rosiléia Batista; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Este trabalho intitulado como o comportamento feminino no romance romântico do século XIX: a idealização romântica de Mariana, em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, instigou-me desde o ensino médio, em que pude conhecer o romance romântico do referido autor, e da escola literária a qual o mesmo pertenceu. Nele será traçado um breve estudo do autor e do próprio enredo, salientando as características evidentes no texto, no que compete a personagem Mariana, através de trechos, em que se observam tais aspectos, e ainda levantando considerações das atitudes dela, relacionando com isso, as evidências com os perfis das mulheres do século XIX e da atualidade. Comportamentos esses, que se difundem em muito por questões históricas, políticas, culturais e econômicas. E, finalmente fazendo um paralelo com os comportamentos femininos ao longo da história e como se desconstruiu esse paradigma de sociedade patriarcal no decorrer do tempo. Neste sentido a literatura é um importante instrumento para se repensar princípios e valores tidos como absolutos, no caso dessa temática, especificamente no que diz respeito ao universo das mulheres. Tendo como aporte teórico a pesquisa bibliográfica baseada em Massaud Moisés, Jacó Guinsburg entre outros, que comprovam a veracidade do estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O comportamento social da personagem Luzia em Luzia homem de Domingos Olímpio(2017) PAIXÃO, Maria Orlandina Batista; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090O objetivo do artigo é analisar o comportamento social da personagem LUZIA em LUZIA HOMEM de Domingos Olímpio, é apresentar a figura da mulher, utilizando a personagem Luzia da obra Luzia Homem de Domingos Olímpio (1903), como base para ilustrar o comportamento feminino dentro do contexto social nordestino do século XIX. Como revelam as ações contrárias às convenções do período e mostrar como a mulher é tratada e se seu comportamento está de acordo com o que se esperava na épocaTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) D. Amélia: o preconceito racial em chove nos campos de cachoeira(2019-12-17) BALIEIRO, Maria de Nazaré Vasconcelos; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090O presente trabalho tem como tema "D. Amélia: o preconceito racial em chove nos campos de Cachoeira". O objetivo desse trabalho é analisar o preconceito racial na literatura de Dalcídio Jurandir (1909-1979), na obra “Chove nos Campos de Cachoeira”. O intuito da análise demanda para a questão do preconceito racial, ou seja, o racismo, com base nas relações sociais de personagem e conhecer, por meio da narrativa, a veracidade dos menos favorecidos, dando-se destaque para a denúncia das mazelas sociais na literatura regionalista. A pesquisa teve como metodologia à análise bibliográfica sob as contribuições dos teóricos Salles Vicente (1988); Maria Giacomini (1988) e Angela Daves (2016), entre outros, pautadas em uma abordagem qualitativa. Os principais achados do trabalho demonstram umaperspectiva acerca do preconceito racial a partir dos teóricos que se ancora nas desigualdades sociais, do modo de vida e o tratamento imposto por uma sociedade preconceituosa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estudo da ironia no conto missa do galo, de Machado de Assis(2022-01-25) RODRIGUES, Paulo Ronaldo Nogueira; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho busca analisar a ironia no conto Missa do Galo, de Machado Assis. Para tanto, a pesquisa se materializou-se de cunho bibliográfico com a leitura do conto “Missa do Galo”, de Machado de Assis e, posteriormente, com a leitura de obras de autores da Literatura como Moisés (1960), Guimarães (1988), Oliveira (2011), França (2008), Spalding (2008), Perrot (2008), Gotlib (1990), Marins (2004), Santos (2010), Machado (2014), Dante (2013), que abordam o conto e a figura de linguagem ironia dentro do tema. Ressalta-se que a ironia machadiana está presente em vários contos do autor, mas para fins de delimitação de pesquisa, optamos por trabalhar com o conto Missa do galo devido às características da fina ironia e o poder da figura de atingir o pensamento do leitor dando a trama um toque de plurissignificação e múltiplas hipóteses para análise. Nessa conjuntura, a ironia traçou o sentido de escamotear um jogo sensual entre as personagens e ao mesmo tempo suavizar toda a situação e os contextos do conto em seu campo psicológico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ética na visão literária de Machado de Assis – Contos “A cartomante” e “A carteira”(2014-04-28) SANTANA, Marcilene da Silva; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A ética na visão literária de Machado de Assis – contos “A Carteira” e “A Cartomante” abordando um estudo de caso através dos métodos observacional e monográfico, buscando responder a seguinte problemática: Como abordar o tema ética empregando a literatura como aliada nos contos “A Cartomante” e “A Carteira” de Machado de Assis? De que maneira podemos despertar o gosto pela leitura nos alunos utilizando os contos “A Cartomante” e “A Carteira” de Machado de Assis? Para tanto, utilizamos teóricos como Alfredo Bosi (2012), Antônio Cândido (1993), Massaud Moysés (2007), Roberto Schwarz (2012a, 2012b), Álvaro Valls (1994), entre outros. Observou-se durante a pesquisa, que alguns fatores interferem no processo aprendizagem da disciplina Língua Portuguesa dos alunos do 8º ano/09 da Escola Particular de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Centro Educacional Sementinha do Saber”, entre eles, a ausência de uma metodologia que desperte o interesse dos discentes e a falta de dinâmica e de um planejamento que envolva a interdisciplinaridade com os temas transversais, em especial a ética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Idealização e colonização na obra Iracema de José de Alencar: a simbologia dos personagens Iracema e Martim(2017) PIRES, Cláudia Rodrigues; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090O presente trabalho tem uma concepção de pesquisa bibliográfica e se focalizará na análise simbólica dos personagens Iracema uma índia guerreira, gentil e forte, e Martim o branco colonizador na obra Iracema do autor José de Alencar. Sendo assim através de uma análise descritiva e interpretativa se verificará quais são os fatores importantes para que estes dois personagens sejam caracterizados como representantes da terra inexplorada e da guerra e destruição respectivamente, com o intuito de compreender a importância de Alencar misturar ficção e história, utilizando dois únicos personagens para demonstrar de maneira romantizada e simbólica, como esse contato entre o índio e o branco durante a colonização brasileira, afetou de maneira definitiva o futuro da população, tanto indígena quanto branca. Para isso se utilizará como base as ideias de Machado de Assis, Alfredo Bosi, Ricupero, Pinto, Antônio Candido, Ribeiro, entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ironia machadiana: uma análise do conto “A igreja do diabo”(2022-01-25) RIBEIRO, Renata Silva; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O presente trabalho trata a respeito da ironia machadiana, por meio de uma breve análise do conto “A igreja do Diabo”, que foi publicado em 1884, no livro de contos intitulado “Histórias sem data”. Objetiva-se discutir o uso da ironia no conto machadiano “A Igreja do Diabo”. Os autores que serviram de referencial teórico Montello (1972, Veríssimo (1981) e Coutinho (1959 e 1969), entre outros. O presente trabalho segue as diretrizes de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, o corpus utilizado foi o conto machadiano “A Igreja do Diabo”. O conto de Machado de Assis será analisado visando encontrar em que partes do texto o escritor utiliza do recurso de ironia. Os resultados revelam que o conto machadiano é coberto de ironia, característica muito marcante na escrita de Machado. Conclui-se que o escritor possui uma brilhante visão contemporânea e sua literatura impressionista sobre essa “guerra” de Deus e o Diabo, do bem e o mal, a ironia da inversão de valores, a eterna contradição humana. Assim, constatar a ironia extremamente refinada em sua obra, revelam a capacidade incrível de um escritor, de um estilo elegantíssimo que revela uma aguda percepção da natureza humana e da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura de conto de Jorge Machado na formação de leitores no contexto de sala de aula(2013-10-05) FERREIRA, Lucileia Lobato; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho trata da importância da leitura do conto na formação de cada indivíduo, literatura esta que por ser conto não se destina a um único público. Priorizo neste trabalho a literatura de conto Abaetetubense do escritor Jorge Machado que não tem recebido a importância merecida pelo povo Abaetetubense. Leitura de conto de Jorge Machado― neste trabalho de conclusão de curso nos faz assim “valorizar” nossa cultura que tem sido deixada de lado por nosso povo. A questão do trabalho com a leitura tem gerado discursões no campo da educação diversas, propostas buscam adequar o trabalho escolar a melhores formas de ensinar e aprender, os contos como recurso deste escritor como estratégia de leitura aprimora a forma do professor ministrar aulas, provocando uma interação crescente entre o aluno e os contos. O presente trabalho está fundamentado na questão do conto do Jorge Machado como estratégia de leitura para incentivar os alunos a terem o habito a leitura, o verdadeiro papel do professor como mediador do conhecimento no processo ensino aprendizagem é apresentar uma metodologia capaz de despertar o interesse do aluno por uma literatura prazerosa e de fácil entendimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura brasileira: uma análise do preconceito racial no romance o mulato de Aluísio Azevedo(2017) SOUSA, Lorena de Nazaré Silva de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o preconceito racial presente no romance O Mulato de Aluísio Azevedo publicado em 1881, evidenciando o protagonista Raimundo, que é o alvo principal do preconceito por conta das suas origens negras. Essa obra apresenta a realidade social do século XIX, momento em que a sociedade passava por grandes avanços e transformações. Será feita uma abordagem sobre o naturalismo, destacando as principais teorias que surgiram nessa época, apresentando a relação entre naturalismo e ciência, e como se caracteriza um romance naturalista, tomando como base o romance experimental, que teve como responsável Zola, que baseasse nos modelos cientificistas de observação. Em seguida será discutida a relação literatura e sociedade, enfatizando sua importância social e sua capacidade de desenvolver o sendo crítico do ser humano, como nos apresenta Antônio Cândido, enfocando também a presença do negro na sociedade e sua representação na literatura. Por fim, apresentaremos no romance O Mulato como o preconceito racial se manifesta na escrita do romance, dando ênfase nos personagens, suas falas e atitudes racistas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manifestações de resistência racial e sexual no romance Bom – Crioulo de Adolfo Caminha(2017-03-12) GURJÃO, Érica Cuimar; LOBATO, Ladyana dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8841346138900610O presente trabalho investiga as manifestações de resistência racial e sexual no romance Bom-crioulo de Adolfo Caminha. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois faz um mapeamento dos dados e autores relevantes para esse trabalho. A pesquisa possui como embasamento principal, os conceitos sobre resistência, dos teóricos Alfredo Bosi (2002), Federico Lorenz (2012) e outros autores conceituados que tratam desse assunto. Realizou-se ainda um apanhado sobre as relações de raça e sexualidade na literatura brasileira, para saber se a obra em questão traz algum nível de representatividade, tanto para o negro, que no século XIX não era comum a presença de personagens negros na literatura; como para o homossexual, que era muito criticado e julgado nesse período. Verificando de que maneira se manifesta essa representação na obra, sempre lembrando que ambas as temáticas demoraram em ganhar espaço na literatura nacional, mostrando, assim, de que forma o autor às retratou neste romance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Nas teias do imaginário amazônico: uma perspectiva poética da obra água da fonte de João de Jesus Paes Loureiro(2019-12-10) SILVA, Keise Barreto da; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra Água da Fonte, do escritor paraense João de Jesus Paes Loureiro, embasando a análise, principalmente, nas pesquisas do autor acerca doimaginário amazônico afim de explorar a representatividade da cidade de Abaetetuba na obra e no imaginário. O referencial teórico utilizado para a realização desta pesquisa é baseado nos estudos de Loureiro (2008), Eliade (2002), Tupiassú (2005), Souza (2014), entre outros importantes autores apresentados no decorrer do trabalho. A pesquisa, de caráter qualitativo, fora iniciada pela justificativa da necessidade do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, de proporcionar com maior relevância os estudos sobre a Literatura de Expressão Amazônica em sua grade curricular, uma vez que a instituição se localiza na região do Baixo Tocantins, na Amazônia. O resultado dessa inquietação se transformou nesta monografia, a qual foi construída em três capítulos afim de explanar sobre a poética do autor Paes Loureiro e suas contribuições para a cultura e o imaginário, a presença da literatura na Amazônia de modo regional e universal na propagação da poesia e, por fim, a análise de alguns poemas da obra que fora escolhida para a composição do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os obstáculos da emancipação feminina em “Capítulo dos chapéus”(2021-10-05) BAIA, Jacqueline Cardoso; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Embasado nos estudos de Antônio Candido sobre a função social da literatura e sobre a riqueza sociológica das obras de Machado de Assis, este trabalho surgiu da intenção de analisar o conto capítulo dos chapéus com o intuito de demonstrar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres burguesas cariocas no processo de sua emancipação e cidadania, visando a valorização da literatura Brasileira Machadiana do ponto de vista sociológico e com o objetivo de criar uma consciência crítica e ética no educando sobre as relações de gênero. Este trabalho tem relevância acadêmica e social pois possibilita a discussão acerca da emancipação feminina utilizando a literatura como ponto de partida e referencial histórico e também possui importância para a comunidade escolar, uma vez que vez que propõe uma leitura específica do texto literário canônico para a compreensão da obra e das ironias e metáforas existentes no conto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os poemas sociais de D. Pedro Calsadáliga(2017) SILVA, Nahara Santana Ferreira da; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090Este trabalho se constitui de um estudo de alguns poemas de Dom Pedro Casaldáliga, tendo como tema principal o seu lado social. Trata-se de uma produção social, que expressa à ligação dele com a defesa dos pobres e necessitados, assumindo um caráter de protesto e denúncia contra os males que atinge o povo da região do Araguaia. O conceito de Verossimilhança e poesia social foi essencial para a interpretação de suas obras no decorrer do trabalho, pois dessa forma foi possível reconhecer no interior dos poemas selecionados, que Casaldáliga apresenta uma experiência particular e comunitária com os conflitos de uma região que dão origem aos seus poemas, representativo de sua luta contra os problemas sociais do homem presente. O presente trabalho está dividido em três tópicos onde em cada tópico é abordado um poema de Dom Pedro Casaldáliga, e os três tópicos são: Poema e as atitudes diante do problema social que se tenta amenizar, Poema contra a pobreza e Poesia na luta para se ter uma terra para habitar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O regionalismo no conto O Carro dos Milagres de Benedicto Monteiro(2014) ALVES, Elis Regina Gonçalves; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374O presente trabalho tem por finalidade um estudo sobre o conto O Carro dos Milagres de Benedcito Monteiro tendo como base teórica o regionalismo, partindo-se do princípio que esta tendência literária é vista como uma literatura menor dentro dos círculos mais afamados da literatura brasileira. Para tal, buscou-se um referencial que desse suporte e garantisse a legitimidade do regionalismo como uma forma de expressão ficcional através de uma teorização que procurou conceitos, historização e correntes filosóficas que abordassem o tema. A partir daí, aprofundou-se a análise da temática dentro do conto, buscando paralelos e comparações entre os referenciais teóricos e a ação narrativa arquitetada pelo autor em tela, numa tentativa de relativizar a visão acadêmica e a visão ficcional emanada do conto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representação feminina negra no romance chove nos campos de cachoeira, de Dalcídio Jurandir(2017-04-12) CRUZ, Lariça Rosa da; LOBATO, Ladyana dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8841346138900610Este estudo é direcionado para a análise da representação feminina negra na obra Chove nos Campos de Cachoeira, do escritor paraense Dalcídio Jurandir. Refere-se, mais especificamente, a representação da personagem Amélia. Para o tratamento das questões alusivas à raça e gênero na literatura contou-se, principalmente, com os estudos teóricos de Filho (2004), Evaristo (2009) e Duarte (2013). Com a análise, notou-se que a representação da personagem na narrativa apresenta caráter de transição, já que é representada a partir da visão estereotipada, assim como através da desconstrução do estereótipo. A visão estereotipada empregada na obra aponta para a situação de discriminação e miséria atribuída ao sujeito negro decorrente do período escravocrata. Deste modo, a ruptura do estereótipo demonstra um cenário destoante do que era previsto para uma mulher negra na literatura canônica, isto é, proporciona a quebra de preconceito e silenciamento a respeito do sujeito feminino negro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As representações da negritude na obra “Batuque” de Bruno de Menezes(2018) PANTOJA, Elisa Cardoso; SILVA, Jucileide Sena da; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806Com a proposta de estudar a presença da negritude na obra Batuque de Bruno de Menezes (1893-1963), o presente trabalho buscou estudar o fenômeno da negritude e sua relação com a literatura, especificamente na literatura paraense. A relevância do trabalho consiste em considerar que as obras de Bruno de Menezes carregam a presença africana, vivenciada pelos descendentes afros residentes na Amazônia, onde o cotidiano do negro está representado de forma coletiva, através de suas manifestações grupais, na maneira como ocorrem as condições de trabalho, nas formas ritualísticas religiosas e nas suas expressões culturais e folclóricas onde apresentam uma unidade de ser e estar no mundo, pois se trata de uma presença carregada de memória, história, poesia e vida. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográfica e de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. Desse modo, é oferecido uma visão contextualizada na obra Batuque para que seja situada a questão da negritude no cenário da literatura brasileira especialmente na literatura paraense.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A resistência feminina à ditadura militar no romance Não és tu, Brasil, de Marcelo Rubens Paiva(2017-04-07) CONCEIÇÃO, Dalila Souza; LOBATO, Ladyana dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8841346138900610Esta monografia apresenta uma análise que discute a resistência feminina no romance Não és tu, Brasil, de Marcelo Rubens Paiva. A obra retrata a guerrilha do Vale do Ribeira ocorrida em Eldorado no período da ditadura no Brasil. Os conceitos narrativa e resistência, apesar de originalmente, pertencerem a esferas distintas, possuem uma relação intrínseca entre si que é evidenciada no romance em questão. A personagem feminina aqui analisada se trata de Luiza, uma militante guerrilheira que deixa sua vida para trás em nome da resistência ao regime. O objetivo da pesquisa, portanto, consiste em analisar a resistência da personagem Luiza e observar os fatores e as consequências que essa resistência provoca no desenrolar da trama. Para isso, trataremos a resistência feminina enquanto elemento estético, tomando por base os estudos de autores como Bosi (2002), Tânia Sarmento-Pantoja (2010, 2014), Augusto Sarmento-Pantoja (2014) Tânia Sarmento-Pantoja e Marcelino (2013) e Silva (2014). E por conta do contexto histórico em que Luiza está envolvida, a guerrilha, recorremos a autores que tratam do engajamento feminino na militância, como Colling (2004), Insuela (2009), Wolff (2009) e Kreuz (2014). Com esta análise fica evidente que a resistência feminina na obra não se limita apenas no aspecto político. O ato de resistir é configurado por meio de atitudes e comportamentos que vão além da esfera política e ideológica. Porém há consequências irreversíveis que envolvem todos ao redor da militante.