Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de interpretação simultânea (Português - Libras) de trechos da música sentimento louco na live da cantora Marília Mendonça(2021-10-08) SILVA, Giovanna Magno Santos; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; https://orcid.org/0000-0001-6278-2667Este artigo tem como objetivo identificar as estratégias interpretativas e refletir sobre a importância de intérpretes de Libras durante o processo de interpretação simultânea para a comunidade surda. A interpretação simultânea do Português para Libras da música Sentimento Louco foi transmitida no site do Youtube na Live da cantora Marília Mendonça e é alvo de análise nesta pesquisa. Durante a produção do artigo, utilizamos como referencial teórico sobre estudos da língua de sinais: Ferreira-Brito (1997), Quadros (2000, 2004); e acerca de Estudos da Interpretação, em especial à língua de Brasileira de sinais, Libras, Segala (2010), Marcon (2012), Araújo e Carvalho (2017), Carvalho (2020) e Nicoloso (2015); abordando sobre o processo de interpretação e o papel da música para a comunidade surda, Strobel (2008), entre outros. Como metodologia da pesquisa, fizemos uso da abordagem qualitativa e descritiva, buscando analisar comparativamente os trechos da música com seu conteúdo semântico entre as transcrições do português oral, a glosa da Libras e os prints da sinalização da intérprete de Libras. Foram identificadas algumas estratégias interpretativas como uso dos Parâmetros Expressão Facial, Corporal e Movimento, além da exploração de classificadores que foram fundamentais para o contexto de interpretação de música. Esta pesquisa nos permitiu perceber a importância que a interpretação interlingual tem para a comunidade surda em geral, por meio da intérprete de Libras, pois foi possível que essa parcela da população tivesse acesso ao conteúdo musical utilizado no período da pandemia do coronavírus como forma de minimizar o impacto do isolamento social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Capas de uma ditadura: o uso da sexualidade como recurso simbólico de resistência(2017) NUNES, Márcia Silva; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; Orcid - https://orcid.org/0000-0003-0429-9700O presente trabalho, traz uma pesquisa reflexiva sobre as capas de disco elaboradas na época da ditadura militar e que foram censuradas, as quais serão analisadas por meio da Gramática do Design Visual. As capas selecionadas aqui para serem analisadas são as do disco de Gal Costa “As Índias”, de Tom Zé “Todos os olhos” e de Caetano Veloso “Jóia”. Todas serão analisadas por meio Gramática do Design Visual, bem como, pela ótica das regras impostas pela ditadura militar, que justifica a censura dada as capas acima citadas. A pesquisa utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a qual deu todo suporte para que fosse feito um apanhado histórico do período e das leis criadas na ditadura, leis estas que tiravam muitos dos direitos da população brasileira e impunha um modelo “ideal” de sociedade de casamento, de relacionamento, de opção sexual e outros. Mas a pesquisa bibliográfica também orientou quanto ao conceito, e análise das referidas capas por meio da Gramática do Design Visual, assim como a respeito da sexualidade trabalhada no texto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O caráter de Aurélia diante das mazelas sociais do séc. XIX(2017) RODRIGUES, Conceição de França; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090Este trabalho tem o objetivo de analisar a obra Senhora, de José de Alencar ressaltando a crítica e às contradições presentes na sociedade brasileira do século XIX, por meio de sua obra romântica, a qual constrói uma personagem feminina que é educada para exercer autonomia como indivíduo, sendo assim contraditória à educação rígida das demais mulheres desse período. Neste sentido, este artigo tem a finalidade de analisar a trajetória da protagonista Aurélia Camargo e o seu caráter, através do seu comportamento diante das mazelas sócias do século XIX, a fim de identificar os hábitos, costumes e a educação das mulheres dessa sociedade. O qual demonstrar assim o predomínio do masculino sobre a vontade feminina e o fato de que às mulheres se destinava uma vida de submissão. Busca-se discutir estas relações considerando a personagem feminina e o contexto da época, o qual é moldado pelo patriarcalismo e pela educação burguesa. Procura-se articular com as temáticas do casamento, comportamento, valores e submissão o contexto da sociedade. E assim investigar até que ponto a atitude de Aurélia e seu caráter discorrem entre si, com os valores morais e sociais da época, e qual as características de mulher idealizada ela mostrar-se na obra.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cinema e educação feminina: uma análise do filme “Capitã Marvel”(2024) CORRÊA, Eliane Melo; PANTOJA, Suellem Martins; http://lattes.cnpq.br/7313830922821427; https://orcid.org/0000-0002-9646-586XO presente trabalho tem como objetivo analisar o filme da Capitã Marvel e discorrer sobre o cinema e a educação feminina, buscamos realizar uma reflexão acerca de como as mídias reproduzem estereótipos, a exemplo do cinema que historicamente é centralizado no homem branco sendo reflexo de uma sociedade patriarcal. Essa pesquisa traz cenas do filme, que são analisadas tendo por base a etnografia de tela, a partir do recorte de cenas nas quais é possível identificar questões de gênero e de empoderamento. Buscamos também relacionar as questões apresentadas com a atualidade e as discussões que envolvem a participação das mulheres em espaços tidos como majoritariamente masculinos. A heroína Carol Danvers, ao chegar aos cinemas como protagonista, contribui para que determinadas representações sociais sejam questionadas. Isso é importante para que as meninas possam se ver como protagonistas, tendo essa referência, e para que os meninos tenham a oportunidade de ver outras representações quebrando os estereótipos de histórias que sempre colocam os homens como personagens principais e detentores de força, enquanto as mulheres são retratadas como submissas e fracas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os contos Amazônicos como proposta de ensino na formação leitora na Educação de jovens e Adultos (E.J.A)(2013) ESPÍNDULA, Rosa Lúcia Góes; SILVA, Leiliane Nascimento daEste trabalho tem como objetivo principal compreender, através da análise dos dados coletados na Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio José Maria De Moraes, localizado no Bairro Novo, município de Barcarena - PA, o processo de aprendizagem na formação leitora de alunos da quarta etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para atingir tal objetivo realizamos o levantamento do referencial teórico pautando-nos nas teorias as quais se referem ao uso dos gêneros textuais como imprescindíveis a qualquer projeto de intervenção didática, pois segundo Schneuwly & Dolz (1997), “o gênero trabalhado como objeto de ensino-aprendizagem é sempre uma variação do gênero de referência”. Tomamos como referenciais aquelas que também tratam a leitura como sendo indispensável para a inserção ao mundo do conhecimento e do aperfeiçoamento, tais como: “A importância do Ato de Ler” de Paulo Freire, “Estratégia De Leitura” de Isabel Solé, “Ler e Escrever na Escola: O Real, O Possível e o Necessário” Delia Lenner, entre outros. O tema foi escolhido porque acreditamos que nesta modalidade de ensino, o uso deste gênero discursivo podem reconfigurar a prática pedagógica em sala de aula e o cotidiano escolar. Pretendem-se com este trabalho apresentar o gênero textual, mais precisamente os Contos Amazônicos como objetivo de ensino da língua, nas séries finais da Educação de Jovens E adultos (E.J. A). Visto que através deste suporte acreditamos que é possível estabelecer relações entre a aprendizagem e o uso social que o falante faz da língua. Nesta perspectiva entende se que o estímulo ao hábito de leitura, através dos contos amazônicos, pode contribuir para a aquisição de múltiplos saberes, e nada mais justo aliar esta formação à aquilo que tanto proporciona interesse e prazer tanto aos jovens como aos adultos. Visto que entre os desafios da modalidade de ensino da EJA, inclui-se também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, o que ganha destaque na atual conjectura educacional do país. Até porque é postulado pela LDB 9394/96, a qual determina no Art. 1º. (...) § 2º em que diz que “a educação escolar deverá vincular-se ao mundo e à prática social”. Dessa forma, o professor, para atuar e desenvolver uma aprendizagem significativa, deve estar sempre em busca de novos recursos metodológicos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba(2017) BRITO, Lílian Ferreira; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054O presente trabalho tem como principal objetivo revalorizar as narrativas populares como estratégia de ensino na prática docente no município de Abaetetuba, tomando por embasamento os pressupostos de alguns teóricos de grande relevância para as pesquisas de cunho narrativo, como Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) entre outros que serão de grande valia para a construção desse trabalho. Por meio de um levantamento bibliográfico e de uma pequena entrevista realizada com três professores da rede pública de ensino do município de Abaetetuba, apresentaremos diferentes abordagens a cerca do nosso objeto de estudo, no intuito de demonstrar um caminho possível para a utilização das narrativas regionais como um instrumento auxiliar na prática docente dos professores de Língua Portuguesa,no que tange o processo de letramento dos alunos do ensino básico. Por meio desse estudo também ressaltaremos os pormenores existentes no âmbito educacional interligados a efetividade do uso das narrativas dos contos e lendas que constituem a identidade cultural Abaetetubense,possibilitando desse modo uma conclusão contundente e uma proposta de ensino relevante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da literatura infanto/juvenil na formação dos leitores literários(2014-06-30) SOUSA, Maria Jucinéia Oliveira; SOUZA, Helius Cezar Tocantins; http://lattes.cnpq.br/2046392455224374O presente trabalho busca compreender as concepções de literatura Infanto/Juvenil que fundamentam a prática dos professores na formação dos alunos. Entendemos que o tratamento da Literatura Infanto/juvenil visando somente à habilidade de leitura torna-se inadequado para a formação de leitor literário. Pois, o bom leitor é aquele que envolvido numa relação de interação com a obra literária, encontra significado quando lê, procura compreender o texto e relaciona com o mundo à sua volta, construindo e elaborando novos significados do que foi lido. Só assim, a leitura pode contribuir de forma significativa numa sociedade letrada, no exercício da cidadania e no desenvolvimento intelectual. Para isso, é preciso que o livro literário seja agradável aos olhos e possua um texto encantador, estimulando o imaginário do leitor. O problema central dessa tese versa sobre como os professores concebem e desenvolvem a proposta da literatura Infanto/Juvenil na E.M.E.F. Santa Clara, no município de Tailândia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cor da pele e o conto Negrinha: uma análise do preconceito social na literatura pré-modernista de Monteiro Lobato(2014-04-28) LOPES, Sara da Silva; COSTA, Ana Cristina Lima da; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A cor da pele e o conto negrinha: uma análise do preconceito social na literatura pré-modernista de Monteiro Lobato. O estudo tenta responder aos questionamentos propostos sobre o tratamento social recebido pela personagem Negrinha no contexto narrativo de Monteiro Lobato sobre a interpretação da forma de tratamento diferenciada entre a personagem negra e as sobrinhas da patroa branca na narrativa em questão. Destaca o fato de a personagem ser negra e maltratada e a configuração do preconceito racial da sociedade e as razões pelas quais o negro é tratado como um ser inferior na narrativa. Os objetivos gerais elencados no presente estudo se enfocam na reflexão ampla visando à compreensão dos aspectos do preconceito social na literatura pré-modernista da obra de Monteiro Lobato na personagem Negrinha. Como procedimento metodológico utilizou-se pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, a fim de coletar as informações concernentes a este estudo. Por meio dessa pesquisa, buscou-se suporte teórico em autores como em Kabegele Munanga (2012) que explora a temática: preconceito social que é retratado na obra Negrinha de Monteiro Lobato. A partir da análise da obra, apresentar uma proposta de aplicação pedagógica do estudo por meio de uma sequência didática, tendo como público alvo alunos do 9º ano/09, que servirá de suporte metodológico para os docentes da disciplina Língua Portuguesa. Os resultados alcançados se constituem em comprovar a existência do preconceito face à personagem Negrinha.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A crítica social ao modelo familiar imposto pela sociedade do século XIX usando como contexto social a obra “A Cartomante”, e um possível paralelo com o modelo familiar do século XXI(2017-04-03) DIAS, Amanda Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o modelo familiar dos séculos XIX e XXI, fazendo uma comparação entre ambos, tendo como aporte teórico textos que problematizam o padrão familiar em ambos os momentos da história da família no Brasil, exemplificando tal especificidade no romance machadiano “A Cartomante”. Por meio deste trabalho, tentaremos responder a certos anseios que surgiram no decorrer da pesquisa, saber: Que conceito de família é o mais aceito nas sociedades de tais séculos? Que família é essa de que todos falamos, tratamos, pensamos, idolatramos, profanamos ou celebramos? Existe um “padrão” de família ou haveria vários tipos de família aceitáveis? É possível falar em família no singular? Para tentar abarcar essas questões, tentaremos abordar alguns aspectos da perspectiva antropológica sobre família e, no decorrer dos capítulos, fazer abordagens gerais sobre a família do século XIX e o modelo de família que temos atualmenteTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A crônica como estratégia de ensino na formação leitora dos alunos do 1º ano do ensino médio, na escola prof. Bernardino Pereira de Barros(2013-10-06) GOMES, Nilzete Moraes; SILVA, Leiliane Nascimento daO presente trabalho discutiu as estratégias de ensino e formação de leitores, e consequentemente, produtores a partir do gênero Crônica como subsídio para essa formação. No entanto, o trabalho deteu-se principalmente em analisar as crônicas produzidas pelos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Bernardino Pereira de Barros utilizando um modelo avaliativo que propõem uma melhor retificação progressiva do processo de ensino e aprendizagem. Vale destacar, que a referida pesquisa insere-se na perspectiva teórica discutida pelos PCNs, Luiz Antônio Marcuschi, Bakhtin, Bronckart, Antônio Cândido, Isabel Solé, além de outros que me ajudaram nesta pesquisa e serão citados como referência deste trabalho. A escolha metodológica possui uma base qualitativa e interpretativa, a qual, tendo em vista o envolvimento com a sala de aula e seus participantes, endossa a preocupação da pesquisa em descrever tal lócus a partir do seu ambiente próprio, observando e analisando os traços culturais do grupo. Tais objetos de análise receberam tratamento metodológico baseado numa perspectiva etnográfica, que considera o lócus natural de atuação dos informantes – neste caso, a sala de aula – e também a análise da produção textual coletada – que, para esta pesquisa, foi utilizada na análise dos textos produzidos pelos alunos. Ressaltamos que o corpo de dados apresentado foi escolhido, devido apresentar substancial diferença entre trabalho prescrito e trabalho real.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios na produção de texto escrito dos alunos do 3º ano do ensino médio da escola Enedina Sampaio Melo da cidade de Igarapé-Miri.(2017) MELO, Jucicleiton Antunes; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054O presente trabalho objetivou levantar as principais dificuldades de escrita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Enedina Sampaio Melo na cidade de Igarapé-Miri, apontando possíveis soluções para tais deficiências. Sendo assim, este estudo conta com a reflexão sobre as práticas de ensino de português acerca da produção textual escrita em sala de aula com base nos PCN (1998), Antunes (2003 e 2010), Garcez (2012), Koch (2014e 2015), Marcuschi (2000 e 2008), Luckesi (1998) e Marcurschi e Suassuna (2007). Para a execução dessa proposta adotou-se a entrevista com questionários com perguntas abertas e fechadas, bem como análise de redações como método de investigação de dados quantitativos e qualitativos dos resultados. Ao final da investigação constatou-se que as principais dificuldades de produção textual dos alunos estão na introdução e na conclusão das redações, além da falta de estratégias de organização das ideias no texto. Percebeu-se também que a deficiência de escrita está intimamente ligada à falta de leitura dos alunos, apontado tanto pelos professores quanto pelos próprios alunos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática composta por cinco oficinas para contribuir com a formação dos alunosTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os elementos sígnicos nas charges: aplicação da semiótica peirceana(2017) FERREIRA, Joseane de Sousa; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860A semiótica inglesa vem se desenvolvendo cada vez mais nas últimas décadas. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar duas charges sob a ótica peirceana, considerando a tríade do signo em relação ao seu objeto: os aspectos: qualitativos, indiciais e simbólicos. Para isso, foi feito uma pesquisa bibliográfica, pautada nos teóricos, Peirce (2010), Santaella (2001), Maingueneau (2008), Dionísio (2005) e Orlandi (1999)Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da gramática através da leitura: uma experiência com Monteiro Lobato(2013) SILVA, Elzenira Benedita Macêdo da; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este estudo objetivou verificar a possibilidade de se desenvolver um processo de ensi-no-aprendizagem utilizando a obra ―Emília no País da Gramática‖ de Monteiro Lobato atra-vés de um estudo aplicado tendo como sujeitos da pesquisa alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho, localizada no município de Aba-etetuba. Partiu-se primeiramente de uma análise bibliográfica sobre o autor e sua obra. To-mou-se como pressupostos teóricos para análise dos elementos gramaticais a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Cunha e Cintra (2008). Utilizou-se, também, como ponto de apoio, as indicações de Coutinho (1978) sobre os aspectos literários da obra. Na análise da composição Lobatiana, foram estudados quatro capítulos: ―Gente Importante e gente pobre‖; ―Em Pleno mar dos Substantivos‖; ―Entre os Adjetivos‖ e ―Artigos e Numerais‖ duranteinter-venção com os alunos, sendo que durante a leitura aplicou-se atividades de verificação de aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram para a afirmação de que a obra em questão é uma prática inovadora de se ensinar e aprender o funcionamento da Língua Portuguesa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da literatura no livro didático(2017) MOTTES, Diana Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho busca fazer uma pesquisa qualitativa acerca do ensino da literatura no livro didático, visando mostrar como está sendo trabalhado o texto literário nos manuais didáticos e como esse ensino é desenvolvido na sala de aula pelos professores, com base na visão dos pressupostos teóricos selecionados para este trabalho. Advoga-se em favor de um ensino precoce da literatura, tendo em vista uma melhor apreensão de conceitos literários por parte de aprendentes de escola pública. Em um primeiro momento, serão apresentadas as teorias utilizadas e, na sequência a apresentação do corpus que dará sustentação à pesquisa,tendo como suporte teórico pensamentos de estudiosos que tratam desta temática. Temse a acrescentar que as investigações dessas práticas são necessárias, para compreendermos como se dãoastécnicas de ensino da literatura, uma vez que o suporte do professor é o livro didático.O intuito deste estudo é também contribuir com a expansão das reflexões sobre o tema abordado para que a literatura seja incentivada na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de gêneros do tipo descritivo: classificados e propagandas(2018) MADEIRA, Elizete Ferreira; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho tem como tema o ensino de gêneros do tipo descritivo: classificados e propagandas. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, nos alunos, habilidades de leitura e escrita de gêneros do tipo descritivo. Para alcançar esse objetivo, busca-se compreender as funções sociais dos gêneros classificados e propagandas, conhecer as características formais dos classificados e propagandas, entender o valor discursivo do tipo textual descrição nos classificados e propagandas e saber produzir um texto descritivo com base nos gêneros estudados. O referencial teórico está baseado no interacionismo proposto por ANTUNES (2009), nas orientações dos PCN de língua portuguesa para o ensino médio (2006), na definição de Bakhtin (2000) sobre o gênero do discurso, nas concepções de tipos de textos de Marcuschi (s.d) e nas concepções de Dolz, Norrevaz e Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Com isso, espera-se que o aluno desenvolva a habilidade de leitura e escrita dos gêneros classificados e propagandas, compreenda as funções sociais desses gêneros e desenvolva o conjunto de habilidades de criação e recriação exigidas na construção de classificados e propagandas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de leitura e escrita de alunos surdos em três escolas de comunidades do município de Moju – PA(2017) MALCHER, Marcelle Cuimar; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; Orcid iD - https://orcid.org/0000-0001-6278-2667Este trabalho analisou as dificuldades queprofessoresde03escolaspúblicas,em comunidades do município de Moju, enfrentaram no que diz respeito ao ensino da leitura e escrita a discentes surdos. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, no qual buscou-se compreender como o trabalho inclusivo está ocorrendo nessas escolas, a pesquisa se deu através de um questionário, com 13 perguntas, das quais somente 07 serão usadas para análise, aplicadas com os 05 professores de Língua portuguesa que trabalham com alunos surdos, em sala de multi séries. E para compor o embasamento teórico dialogamos com os principais autores Fernandes (2010), Quadros (2007), Aquino (2012) e outros. A educação de pessoas surdas vem ganhando espaços em diversas pesquisas da área da surdez, e têm apontado um longo caminho a ser percorrido, embora tenham avanços significativos na educação dessas pessoas por meio de leis que asseguram uma educação voltada especificamente para eles com profissionais especializados, e o reconhecimento da sua língua oficial como primeira língua. A partir da pesquisa de campo, construção e análises dos dados concluiu-se que a rede pública de ensino está passando por um processo de transformação no que se refere ainserção do aluno surdo, ainda que lentamente esse processo têm-se alargado, felizmente é possível identificar o esforço por parte dos professores, para que de fato esses alunos sejam incluídos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino do gênero textual crônica como estratégia de produção escrita(2018) SANCHES, Diego Soares; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Este artigo apresenta como temática “O Ensino do Gênero Textual Crônica como Estratégia para Produção Escrita”. Tem como objetivo geral desenvolver habilidades de produção escrita no aluno por meio do gênero crônica e objetivos específicos a): entender a função social do gênero crônica; b) conhecer a estrutura do gênero crônica; e c) estabelecer a relação entre a oralidade e a escrita por meio do gênero crônica. O referencial teóricometodológico está baseado na visão sócio-interacionista de Antunes (2003 e 2009), voltada para a produção escrita; no trabalho com sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); nos gêneros do discurso na visão de Marcuschi (2008; 2007) e Bakhtin (1992) e no gênero crônica, embasado em Bender e Laurito (1993), Sabino (1965) e Adam (1990); sobre Tipologia Textual e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (2000), que trazem propostas para o ensino de língua pautado no estudo dos gêneros. Espera-se, com este trabalho, que o aluno conheça a estrutura, as características e a função social do gênero crônica; entenda a importância da adequação da linguagem em diferentes contextos sociais e produza uma crônica de forma competente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A escrita como processo de construção do conhecimento: uma análise das produções textuais dos alunos do 6° ano do colégio São Francisco Xavier(2013) SOUSA, José Maria Ferreira de; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente trabalho tem como tema A Escrita como Processo de Construção do Conhecimento: Uma Análise das Produções Textuais dos Alunos do 6º Ano do Colégio São Francisco Xavier, localizado no município de Abaetetuba. O trabalho teve como objetivo analisar o uso da escrita como mecanismo da aquisição da habilidade para se produzir textos. Assim, como abstrair nossas percepções científicas, optamos por executar metodologicamente a pesquisa de campo numa abordagem qualitativa. O local escolhido para a realização da pesquisa foi o Colégio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier. Tendo transitado por leituras e fichamentos de teóricos que tratam sobre o objeto de estudo e após analisarmos os dados coletados em campo, concluímos que o ensino e a prática da linguagem escrita é referência construtiva e consistente no processo de apropriação dos mecanismos linguísticos relacionados a produção textual. Na verdade quanto mais o aluno se habilitar a escrever, mais terá a oportunidade de envolver-se textualmente com que escreve, bem como adquirir subsídios conceituais quanto ao habito de ler e de escrever.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Explorando a intelectualidade a partir dos gêneros virtuais contemporâneos: o post do facebook numa abordagem discursiva(2018-12-21) SANTOS, Daniela Machado; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Devido à falta de utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Língua Portuguesa, este estudo visa abrir propostas para que se insira estes recursos como elemento pedagógico para o ensino. Em observações feitas, notou-se que a maioria dos discentes faz uso da rede social Facebook, portanto, aproveitou-se dela para apresentar aos discentes do 2º ano do Ensino Médio, o post como um novo gênero textual presente nos meios midiáticos. Para a possível realização da didática aplicada, criou-se um Facebook exclusivo para a turma, funcionando como suporte para as postagens pedidas pela regente. Tudo isso com objetivo de ampliar o conhecimento destes alunos de maneira instigante, usando ferramentas presentes em seu cotidiano. Notou-se que o ensino e a aprendizagem foram ampliados de forma ágil e eficaz. Para a realização deste projeto, fez-se uma pesquisa de campo, através de aulas ministradas para analisar os resultados da didática, em comunhão comuma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionários. Os gestores e alunos da escola trabalhada, E.E.E.F. M Terezinha de Jesus Ferreira de Lima, acharam o método interessante e inovador. A perspectiva é de que se abram diversas possibilidades de estudos da Língua Portuguesa que insiram recursos tecnológicos para que a educação avance junto com a tecnologia. Dessa forma, fazer uso de recursos tecnológicos para o ensino da língua materna fez com que os discentes se interessassem em aprender de forma inovadora para eles, inserindo-os em seu contexto social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero argumentativo como recurso nas aulas de língua portuguesa(2019-02-27) PINHEIRO, Maria da Conceição Barreto; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268O presente trabalho foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Língua Portuguesa, com base no gênero argumentativo como recurso para o desenvolvimento de habilidades de reflexão crítica da leitura, produção textual e análise das mesmas, dentro desta perspectiva, temos como objetivo geral possibilitar aos alunos á posicionar-se como sujeito na prática da comunicação de seu cotidiano e os objetivos específicos; Aperfeiçoar as competências linguísticas, ou seja, o uso da gramática e desenvolvera prática da leitura e escrita, despertando a capacidade de questionamento, através da argumentação, e que na prática cotidiana os alunos percebam o grande valor do gênero argumentativo nas aulas de Língua portuguesa. No desenrolar deste artigo, foi apresentado as bases teóricas o qual tomo como base, e apresento possibilidades de realização do projeto que foi aplicado, na turma do 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Barão do Cairari.
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