Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de jovens e adultos em Barcarena nos anos 1990(2014) SOUZA, Maria do Carmo Soares de; GOMES, Edson de Freitas; http://lattes.cnpq.br/5130130582179483Este trabalho tem como objetivo central de mostrar um pouco por meio, de pesquisa feita com alunos e professores, como ocorreu o processo de alfabetização de jovens e adultos em Barcarena na década de 1990. E também como as pessoas vinham de outras regiões com a finalidade de conseguir emprego nas fábricas, mas eram impedidos por falta de estudos e qualificação profissional. Tratar da educação de jovens e adultos, na visão dos autores Magda Soares, Alfabetização e letramento 2013. Suzana Schwartz, Alfabetização de jovens e adultos 2012. Lígia Regina Klein Alfabetização Quem Tem Medo de Ensinar 2002. Luiz Antônio Marcuschi. Da Fala para a Escrita 2010. Como os adultos não alfabetizados estão inseridos, em uma sociedade letrada e totalmente escrita, algumas dicas para alfabetizar adultos, o que acontece quando um adulto é alfabetizado, aprende a ler, escrever, a produzir em situações específicas, como os educadores devem agir para que os alunos jovens e adultos não desistam dos estudos. Os educadores devem com habilidade estimular o aluno para ele pensar antes de agir, para transformar a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da leitura e a escrita para o 3° ano no ensino fundamental menor(2014) OLIVEIRA, Lília Soraia Amaral; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A importância da leitura e da escrita para o 3º ano do ensino fundamental menor ocorrida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcos Martins Magno, buscando responder a problemática de como acontece a inserção da leitura e da escrita na prática dos professores desta modalidade de ensino que atuam nesta escola, verificando a concepção que permeia as práticas dos atores envolvidos no processo ensino aprendizagem e discutindo sua práxis na formação de leitores. Percebeu-se ao longo da pesquisa que alguns fatores contribuíram para que o processo ensino aprendizagem não se fizesse real na aprendizagem dos alunos, dentre estes: a falta de interesse dos educandos e a falha no processo de alfabetização. Acreditamos que os resultados esperados foram alcançados, pois ficou entendido que ainda existem muitas dificuldades que envolvem o processo de leitura e escrita na vivência dos alunos, dificultando assim, seu aprendizado e de certa forma inibindo suas ações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da literatura infanto juvenil no ensino fundamental menor(2014) BASTOS, Terezinha; FÁTIMA, Socorro de; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037A leitura é um elemento fundamental para que o sujeito construa seu conhecimento, dando ênfase a sua curiosidade, fornecendo-lhes novas experiências para seu amadurecimento psicológico. Para que se possa formar criança leitora é necessário que ela tenha uma experiência significativa com a leitura que não deve ocorrer por obrigação, mas que seja apresentada de forma prazerosa, despertando-se o interesse e o prazer no sujeito que lê, fazendo-se com que este dialogue com o texto. No ensino fundamental não podemos perder o foco de tornar as crianças leitoras, pois a leitura deve estar inserida na vida da criança desde a sua infância através da família e ser continuada na escola. Assim, a escola torna-se uma das principais instituições a promover esse encontro entre a criança e a leitura, a literatura e a obra de Monteiro Lobato. Formar leitor deve ser uma das principais prerrogativas das escolas de ensino fundamental, portanto nessa pesquisa investigamos como se dá essa formação em relação às obras de Monteiro Lobato. Trata-se de uma pesquisa com base teórica e pratica, buscando-se autores que fundamentem a discussão teórica com base na leitura e formação de leitores na escola e na vida, principalmente em relação às obras de Lobato destinadas às crianças. A literatura trabalha sobre a língua escrita, esta fica dependendo da capacidade de leitura dos alunos, supondo-se que estes tenham passado pela instituição escolar. Desse modo, começa a ligação entre literatura e escola, a literatura sendo o ponto de ligação entre a criança e a sociedade e a escola, que vai promover e estimular condições de realizar a circulação da literatura, com a valorização da instrução e da escola, ficando evidente a importância do hábito de ler para a formação do cidadão. Com isso os intelectuais, jornalistas e professores começam a produzir livros para o fortalecimento de um Brasil moderno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do letramento literário para alunos do 9º ano do ensino fundamental nas escolas: Santa Terezinha em Abaetetuba e Ayrton Senna de Silva em Muaná(2018) BENTES, Daiany Costa; VALENTE, Luthy de Paula; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806A partir da ideia de que a Literatura está frequentemente presente na vida de cada indivíduo, esta monografia tem como objetivo investigar o processo de Letramento Literário, destacando o ensino de Literatura, como também possibilitar estratégias de leitura para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em duas escolas da educação básica, em diferentes municípios. O intuito da pesquisa é promover o letramento literário por meio da leitura e compreensão de textos literários, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento pessoal dos alunos referentes à literatura, tornando-os leitores e atuantes no meio social em que vivem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e as teorias de Cosson (2016), Candido (1988), Soares (2004), Bosi (2006), entre outros, encaminham e abordam conceitos e melhorias a respeito de leitura, letramento e literatura. Para completar as ideias, realizou-se uma pesquisa qualitativa para verificar a qualidade da leitura estética dos alunos por meio de uma sequência interventiva. Diante disso, os resultados revelaram que o letramento literário no Ensino fundamental ainda não se concretiza totalmente devido a fatores sociais, estruturais, políticos, metodologias de trabalho em sala de aula entre outros fatores ligados a realidade das escolas selecionadas para a aplicação da pesquisa, contudo acredita-se na potencialidade do ensino literário. Por fim, conclui-se que esse tipo de estudo, apesar das controvérsias da vida, pode contribuir significativamente para a relação literatura e sociedade, tornando leitores críticos e expressivos capazes de observarem o mundo como ele realmente apresenta ser.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Leitura e escrita como práticas discursivas na EJA: o gênero artigo de opinião(2019-12-03) RIBEIRO, Antonilda da Costa; GONÇALVEZ, Kátia Silene Fonseca; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente Trabalho intitulado Leitura e Escrita como Práticas Discursivas na EJA: O Gênero Artigo de Opinião objetiva desenvolver uma proposta de sequência didática sobre um artigo de opinião para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 3ª e 4ª etapas. Para isso, busca-se compreender a relação entre alfabetização e letramento no processo de apropriação e produção do texto escrito, discutir as características do gênero textual artigo de opinião e elaborar uma sequência didática como proposta de produção de um artigo de opinião. Na pesquisa, faz-se algumas reflexões sobre os termos alfabetização e letramento na EJA na perspectiva de Jung (2007), Freire (1975), Soares (1999 e 2004) e Mollica e Leal (2007). Também discute-se o ensino de língua na perspectiva dos gêneros textuais, com ênfase no gênero artigo de opinião de acordo com a concepção de Marcuschi (2008) e Bahktin (2003), levando à proposta de uma sequência didática para a aplicação prática em turmas de 3ª e 4ª etapa da EJA. Espera-se que a referida produção acadêmica e proposta de aplicação venha contribuir com a prática docente no sentido de trazer informações e motivações através dos conhecimentos compartilhados e sugestão de atividades que visam estimular a produção e aperfeiçoamento da leitura e da escrita dentro do ensino da disciplina língua portuguesa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Letramento nas aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental: o que dizem os professores?(2019-04) LIMA, Maria Izabel Farias; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este artigo apresenta o ensino da língua portuguesa nas escolas de ensino fundamental na perspectiva no letramento como possibilidade de uma prática pedagógica eficiente. Como profissionais da educação, precisamos refletir sobre nossa prática e nossa responsabilidade na formação de nossos alunos. Porque viver em sociedade se torna cada vez mais complexo e desafiador, não cabe um ensino fragmentado e alienante, mas uma prática para formação de seres autônomos, críticos e criativos. Assim, portanto, cabe a nós, professores da educação básica, buscar compreender melhor esse processo a partir dos estudos acadêmicos disponíveis e, dessa forma, propor possibilidades de desenvolver em nossas escolas uma prática reflexiva e consciente para um melhor desempenho no processo de aprendizagem da língua como instrumento de interação social na formação de nossos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú(2014) CONCEIÇÃO, Alda Nair Machado da; SILVA, Wanda Melo da; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643O referido trabalho de pesquisa tem como tema: os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú. A pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada da Escola Municipal do Aicaraú e buscou responder ao problema levantado por nós de descrever e problematizar a prática educativa da referida escola. No decorrer da pesquisa detectou-se que não há evasão escolar, fato descrito pela professora, porém na época da coleta do açaí, os discentes costumam ausentar-se da escola para ajudarem a família no cultivo e coleta da fruta, e que este fato interfere na aprendizagem dos mesmos, aumentando o número de reprovações na unidade de ensino. Acreditamos que os resultados esperados foram obtidos, haja vista que entendemos existirem ainda muitos problemas que envolvem o processo de leitura e escrita dos alunos de turmas multisseriadas, e que estes dificultam sobremaneira, o desempenho desses educandos. Como procedimento metodológico este estudo deteve-se em um relato de experiência, a fim de obter informações inerentes a proposta desta temática. Assim, destacou-se uma descrição adequada do contexto institucional e espaçotemporal, no qual realizou-se a experiência. O procedimento proposto esteve adequado à intervenção em função da problemática e dos objetivos almejados, assim como a adequação dos procedimentos utilizados na apresentação dos dados que atuaram como suporte desta pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática da leitura na turma do 6° ano do ensino fundamental: em duas escolas da cidade e do campo, respectivamente, no município de Tailândia Pará(2014) FURTADO, Elisama Cordeiro Lima; MONTEIRO, Márcia Socorro Correa; OLIVEIRA, Janiby Silva de; http://lattes.cnpq.br/7331532828960496Esta pesquisa tem a finalidade de investigar as práticas de leitura no âmbito escolar, para que seja feita uma reflexão sobre a importância da leitura e as formas como tais práticas são aplicadas em sala de aula. Assim como, procurar descobrir se os alunos têm o censo crítico, e se sentem inseridos no processo de leitura escolar e social. Para obtermos esses objetivos analisaremos duas escolas: uma da Cidade e outra do Campo, na série do 6º ano do Ensino Fundamental. Serão apresentadas as seguintes questões: Será que as práticas de Leituras estão sendo capazes de promover a inserção dos educandos na cultura dos leitores? Afinal, o que de fato está sendo ensinado quanto à leitura, no 6º ano do Ensino Fundamental? A pesquisa usou a observação em sala de aula e entrevistas com os professores da determinada série. A série foi acompanhado no período de alguns meses, nas aulas de Língua Portuguesa, vivenciando a realidade e dificuldades apresentadas em sala de aula. Contudo, entende-se que o processo de leitura é fundamental para o sujeito, pois à medida que ele começa de fato ler, ele ampliará seus conhecimentos e aprende interpretar texto nas suas diferentes manifestações, apresentando ferramentas sob uma perspectiva pedagógica formando cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade em que vive.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de formação dos docentes de Libras nas séries finais do ensino fundamental no município de Tailândia-Pará(2014-05-30) FERNANDES, Ducilene Silva; BEZERRA, Suelem Cristina Silva; http://lattes.cnpq.br/4132742705925917No âmbito mais específico deste trabalho, procurou-se formar um quadro geral da conjuntura em que se encontra a formação docente específica em Libras e como esta formação está evoluindo e mudando a realidade do ensino na educação surda. Para isso, buscou-se a cientificidade dos conceitos mais específicos da teoria da comunicação no contexto da linguística, a historização e marcos regulatórios legais da Educação surda e da formação acadêmica dos professores de Libras. Por fim, estendeu-se esse quadro geral para o município de Tailândia, onde se procurou depreender a real situação tanto dos alunos surdos quanto dos professores e suas atuações nas escolas do município dentro do âmbito da Educação Surda.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II(2019-02-27) CARDOSO, Marta Sacramento; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho tem como objetivo apresentar os projetos de letramento como uma proposta sistemática frente aos desafios da prática de leitura e escrita no ensino fundamental II, além de compreender os conceitos de alfabetização e letramento. O trabalho está desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, onde tomou-se como embasamento alguns autores da área, que abordam sobre o tema em questão. O uso do projeto de letramento contribui para a compreensão, juntamente com a interpretação de maneira autônoma dos textos lidos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Desse modo, para que o aluno se identifique com essa prática, o professor deve fazê-lo a uma atividade de leitura e escrita que apresente significado e que esteja de acordo com as necessidades do aluno. Portanto, os projetos de letramento podem responder de maneira significativa aos desafios da prática de leitura e escrita.