(2023-08-29) CARVALHO, Elane de Jesus Guilherme de; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228
O presente trabalho descreve a aplicação de um jogo didático, a partir da adaptação do tradicional Jogo de tabuleiro, para revisão e avaliação dos conteúdos relacionados a classificação, balanceamentos e cálculos de reações químicas. A atividade foi aplicada para 31 alunos de 3º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública estadual Dr. Maroja Neto no município de São Domingos do Capim-PA, propiciando a análise do desenvolvimento da aprendizagem de forma diferenciada da perspectiva tradicional. A pesquisa foi desenvolvida durante a realização do estágio supervisionado IV, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, compreendendo as etapas de execução do jogo em sala de aula e consequentemente tendo como análise de avaliação as questões do jogo respondida por alunos em equipes. Foi observado que o jogo de tabuleiro das reações químicas apresentou-se como uma ferramenta positiva com a finalidade de motivar e desafiar os alunos a exporem sobre seus aprendizados de forma lúdica e prazerosa.