Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE
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Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE por Orientador "MACEDO, Lilian Cristina"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Anurofauna da área urbana do município de Breves, Pará(2019) SANTOS, Yran Rodrigo Dias; SILVA, Geovania Figueiredo da; http://lattes.cnpq.br/3518230441585407; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XNo grupo dos anfíbios, a ordem Anura é a maior em números de espécies. Essa representatividade está associada aos sucessos evolutivos dos anuros e isso contribuiu para a diversidade desses animais na Terra. Para além disso, esse estudo é importante devido à escassez de trabalhos sobre a anurofauna da região marajoara. Considerando que o Brasil é um dos países mais ricos do mundo em diversidade de anuros, é necessário conhecer a distribuição e riqueza desse grupo na natureza. Esse estudo teve como objetivo inventariar as espécies de anuros da zona urbana do município de Breves – Ilha do Marajó, Estado do Pará. As coletas foram realizadas nos meses de abril a outubro de 2019. Para a coleta dos anuros foram utilizados os métodos de Busca ativa durante o período noturno, encontros ocasionais e armadilhas de interceptação e queda com cerca guia. Após as coletas, para a realização dos procedimentos laboratoriais e identificação das amostras os anuros foram encaminhados para o Laboratório de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará, Campus Marajó-Breves. Foram registradas 289 espécimes e um total de 23 espécies durante o estudo. A família Hylidae foi a mais representativa em número de espécies. Entretanto, em número de espécimes a mais abundante foi Leptodactylidae seguida de Microhylidae e então Hylidae. Esse estudo fez o primeiro registro da espécie Scarthyla goinorum para a Ilha do Marajó. A curva de rarefação dos anuros de Breves não estabilizou indicando que a riqueza de espécies é ainda maior do que foi registrado nessa pesquisa. Portanto, estudos sobre a riqueza de anuros são extremamente relevantes pois esses animais são bioindicadores ambientais, além de serem necessários para a realização de medidas de conservação de espécies.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplectana hylambatis baylis, 1927 (Nematoda, Cosmocercidae) infectando Elachistocleis helianneae (Anura: Microhylidae)(2019-10-28) SILVA, Aline Farias da; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XO anfíbio anuro Elachistocleis helianneae Caramaschi, 2010, está amplamente distribuído dentre os estados brasileiros do Amazonas, Rondônia e Pará, neste último, onde se incluí o Município Marajoara de Breves. Os Anuros são considerados excelentes modelos de estudos sobre a ecologia parasitária e os parasitos constituem uma parte importante da diversidade considerada invisível da Biota. Diante disto, contribuir com o conhecimento de helmintos parasitando E. helianneae, foi o que motivou a proposta deste trabalho. Desta forma o objetivo foi registrar a ocorrência da espécie Aplectana hylambatis (Nematoda: Cosmocercidae) em Elachistocleis helianneae e contribuir para o conhecimento sobre o parasitismo em anuros Microhylidae da Amazônia brasileira. No período de janeiro a julho de 2019 foram necropsiados nove espécimes de E. helianneae para a busca de helmintos, o Filo Nematoda foi o mais prevalente (98,55%). A espécie mais abundante de nematódeo encontrado nos intestinos de E. helianneae foi o parasito Aplectana hylambatis, representante da família Cosmocercidae. A intensidade parasitaria de A. hylambatis variou de 23 a 178 espécimes por hospedeiros. Aplectana hylambatis, morfométricamente, se mostrou menor do que os registros desse parasito nos demais hospedeiros já conhecidos em literatura. Diante do exposto, este estudo vem contribuir com o relato de novo registro de hospedeiro e localidade para a espécie A. hylambatis e é uma contribuição para o conhecimento da fauna de helmintos de anuros da Ilha do Marajó, Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Artrópodes de interesse médico do Campus Universitário Marajó-Breves/UFPA: inventariamento rápido(2023-12-02) JESUS, Jedilkson João Magno de; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XO Campus Universitário do Marajó-Breves pertence a Universidade Federal do Pará, está inserido nessa fitofisionomia amazônica e o constante contato entre os artrópodes de interesse médico com a comunidade acadêmica motivou o desenvolvimento deste estudo. Durante o período de 11 a 24 de julho de 2019, no decorrer das atividades práticas da disciplina de Zoologia 1 (Invertebrados), foi realizado um inventariamento rápido dos artrópodes de interesse médico do Campus, a fim de se conhecer estes organismos, estimular a consciência ambiental sobre sua importância ecológica e, ainda, informar a comunidade acadêmica sobre medidas a serem tomadas para se evitar possíveis acidentes ou contato. Foram encontrados representantes das Classes Insecta e Arachnida. Para Insecta, pernilongos hematófagos como a espécie Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), principal transmissor do dengue, chicungunha (chikungunya) e associado a transmissão da febre amarela em áreas urbanas brasileiras, além da mosca de estábulos, Stomoxys calcitrans (Diptera: Tabanidae), responsável por surtos em cães no município. Para Arachnida, carrapatos (Arachnida: Ixodidae), sendo que estudos apontam que os estudantes, depois dos trabalhadores rurais, são os mais atacados por esses animais no Marajó. Foi encontrada também, a espécie Tityus obscurus (Arachnida: Scorpiones), uma das principais responsáveis por envenenamentos na Amazônia Brasileira. E aranhas-caranguejeiras (Arachnida: Theraphosidae), conferindo com a espécie Lasiodora parahybana, qual possui cerdas urticantes podendo gerar, dentre outros, alergias. Entende-se que estudos mais abrangentes devem ser conduzidos considerando a importância médico-sanitária destes organismos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de saberes sobre a célula apresentado por alunos ingressantes em ciências naturais(2019) GUIOMAR, Fernando Leão; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XA identificação das concepções de discentes, especificamente como alunos recém-ingressantes na faculdade de Ciências Naturais, é de suma importância para que o professor encontre um método adequado de ensino aprendizagem, tendo como objetivo o entendimento de conceitos em áreas que não são observáveis, como a Biologia Celular. Ainda, poderá servir como referência para futuros estudos, tanto para professores do ensino médio como para os de ensino superior, na tentativa de contribuir com a melhoria do ensino de ciências, bem como investigar alguns aspectos referentes aos recursos pedagógicos acessíveis aos alunos durante o ensino médio. Para isto, buscando avaliar o conhecimento já existente na área de Biologia Celular de alunos de uma Universidade Pública Federal situada no município de Breves – Estado do Pará. Foi proposto que os alunos respondessem a dois questionários, com questões abertas e fechadas sobre o seu conhecimento em Biologia Celular, aplicados antes e depois de terem sido administradas aulas sobre o tema. Os resultados mostraram na primeira etapa do trabalho que há uma grande limitação dos alunos para definir termos complexos da biologia celular, no entanto boa parte dos discentes compreendem a célula como uma unidade morfológica dos seres vivos, e de formas simples conceitos corretos sobre células foram apresentados. Em relação a metodologia/estratégia utilizados no ensino médio, mostra que grande parte dos alunos nunca haviam obtido contato direto com microscópio, por outro lado o livro didático mostrou ser a principal ferramenta pedagógica utilizada; aulas práticas foram apontadas em uma porcentagem mínima. Nesse sentido, entendeu-se que os alunos que compuseram este estudo, em sua maior parte, não possuem sólido saberes prévios na área de Biologia Celular, e que ao chegar no ensino superior precisam ser nivelados para prosseguirem nos cursos ligados a Ciências Naturais. Entende-se também que maiores esforços devem ser realizados, tanto pelo governo e municípios, quanto no desenvolvimento de habilidades pelos professores, para que os alunos cheguem ao ensino superior aptos a ter sucesso nos cursos das áreas da natureza, saúde e biológicas, já que Biologia Celular é disciplina básica destas áreas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O que pensam e fazem os professores da educação básica sobre o status da educação inclusiva no município de Breves, Pará(2019-12-05) SANTOS, Robert Ronnald Soares dos; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XA inclusão e a permanência de alunos com deficiência no ensino regular ainda é um desafio para os professores gerado principalmente pela insuficiente formação profissional, estrutura e recursos. Ao considerar que o processo de aprendizagem acontece com a presença do professor e as metodologias que o mesmo utiliza em sala de aula, sendo ele um dos principais mediadores do conhecimento, se faz necessário que este profissional seja devidamente qualificado e capacitado para lidar com esses alunos e para que eles tenham um bom rendimento e desenvolvimento e assim possam dar continuidade aos estudos. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo investigar como os professores da rede de ensino do município de Breves, PA, atuam diante dos alunos com deficiência inseridos no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, da qual participaram cinco docentes e dois pedagogos de três escolas públicas de ensino fundamental do município de Breves. Para alcançar os objetivos da pesquisa, adotou-se como estratégia de coleta de dados a aplicação de questionários contendo onze questões abertas, na qual participaram. Através da aplicação do questionário obteve-se como resultado a percepção de uma parte dos professores e equipe de apoio que aprovam o fator inclusão, mas que ainda tem uma desmotivação para se trabalhar com a inclusão por não ter a sua disposição os recursos necessários. A permanência do aluno com deficiência no ambiente escolar do ensino regular é um grande desafio, tendo em vista os obstáculos que ainda precisam ser superados. É necessário existir todo um aparato que ajude o trabalho do professor para que este possa realizar um ensino significativo que ajude não apenas na inclusão, mas na aprendizagem significativa do aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Squamata do município de Breves-PA, Ilha do Marajó(2019-11-22) NEVES, Wallace Douglas Garcia das; SILVA, Geovania Figueiredo da; http://lattes.cnpq.br/3518230441585407; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XA Ordem Squamata compõe, dentre a classe Reptilia o grupo onde estão inseridos os lagartos, serpentes e as anfisbenas. O conhecimento sobre a fauna de Squamata do bioma amazônico brasileiro vem se acumulando nos diversos estudos herpetofaunísticos que demonstram que a região amazônica é detentora de grande parte da biodiversidade mundial e concentra uma enorme riqueza de lagartos e serpentes. O Município de Breves é detentor de uma grande expansão territorial, porém pouco explorada quando se trata de estudos faunísticos, o que justifica a realização do presente trabalho. Sendo assim, o objetivo foi descrever a composição faunística de Squamata do município de Breves – Ilha do Marajó, Pará. No período de abril a novembro de 2019 foram realizadas coletas dos Squamatas sendo utilizado quatro métodos de amostragem simultaneamente: Busca ativa no período noturno, encontros ocasionais, coleta por terceiros e armadilhas de interceptação e queda com cerca guia. A riqueza de espécies de serpentes e lagartos (Squamata) inventariadas através deste estudo e com base na literatura para o município de Breves foi de 58 espécies em geral. Sendo que as serpentes representam em riqueza 29 espécies distribuídas em seis famílias: Anilidae (1), Boidae (3), Colubridae (9), Dipsadidae (13), Elapidae (2) e Viperidae (1). E os lagartos, cuja riqueza é de 29 espécies e estão distribuídos em 11 famílias: Gekkonidade (1), Phylodactylidae (1), Sphaerodactydae (4), Mabuyidae (2), dactyloidae (4), Iguanidae (1), Tropiduridae (4), Alopoglossidae (3), Gymnophthalmidae (1), Teiidae (5) e Amphisbaenidae (3). Desse total, 20 espécies foram exclusivamente registradas pela primeira vez no Município durante o presente estudo. O que mostra que novas amostragens são importantes para o reconhecimento da fauna de Squamata nas localidades amazônicas pouco amostradas. Diante do exposto o presente estudo vem contribuir com o conhecimento da fauna de Squamatas do Município de Breves e do Bioma Amazônico brasileiro.