Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG por Orientador "MATOS, Edson Jorge de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino e a aprendizagem de Matemática financeira utilizando a gamificação como ferramenta construcional(2024-02-28) BATISTA, Kátia Furtado; MATOS, Edson Jorge de; http://lattes.cnpq.br/4080214874719331O mundo está passando por grandes transformações tecnológicas advindas da globalização, onde a comunicação e conexões são mantidas sem fronteiras, isso resulta em uma nova geração de indivíduos que sentem a necessidade do uso de diferentes mídias para o desenvolvimento cognitivo, econômico, pessoal e social. Nesse contexto, a escola tem o grande desafio de adequar-se a essa nova realidade, adotando metodologias significativas que venham de encontro com as necessidades do público alvo. Nesse sentido, sendo a gamificação definida como o uso de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de habilidades em determinadas áreas do conhecimento, pode ser utilizada com o intuito de motivar e facilitar o aprendizado de indivíduos em situações reais de treinamento e aprendizagem. A implantação de plataformas tecnológicas em diferentes contextos possibilita maior interesse coletivo em desenvolver novas habilidades e competências. A proposta deste projeto de pesquisa é o estudo da viabilidade de implantação da plataforma Wordwall e os jogos de tabuleiros: Trajetória de compras e Trilha da matemática financeira como ferramenta educacional nas aulas de Matemática financeira da Educação básica, por meio da gamificação, viabilizando assim maior participação dos alunos, facilitando a aprendizagem e garantindo o sucesso nos resultados esperados. Os benefícios vão muito além do simples ato de jogar, pois estimula e desenvolve comportamentos relacionados ao cumprimento de regras, alcance de objetivos e metas por meio de desafios, cooperação e trabalho em grupo de forma lúdica, estabelecimento de laços afetivos com outros jogadores, bem como respeito mútuo, estímulo à produtividade de maneira prazerosa e compartilhamento de informações e aprendizagens. Os resultados se mostraram favoráveis à incorporação dessa prática em sala de aula podendo contribuir consideravelmente para motivar os alunos e melhorar o desempenho no processo de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de matemática do ensino básico da rede pública(2022-09-02) BRITO, Kamila Gabriela Silva; MATOS, Edson Jorge de; http://lattes.cnpq.br/4080214874719331Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores de Matemática durante o isolamento social e as metodologias implementadas para o ensino, no contexto da pandemia do novo coronavírus. Em virtude da crise sanitária, houve diversas mudanças no cenário mundial que impactaram em vários setores, inclusive na educação. Contudo, notou-se a importância da realização deste trabalho sobre os impactos da pandemia da covid-19 nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino básico da rede pública. A metodologia empregada tem como abordagem qualitativa, produzida através da pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de dados. Após análise dos dados obtidos por intermédio de um questionário aplicado para 20 professores de Matemática, ambos lecionam na região bragantina no estado do Pará. Constatou-se que os professores possuíram diversas dificuldades relacionados a utilização das ferramentas digitais como facilitadoras para o ensino e aprendizagem, a importância da formação continuada para a comunidade escolar e a relevância do contato entre o professor e o aluno durante a pandemia, para amenizar os altos índices de evasão escolar.