Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG por Orientador "LACERDA, Nelson Ned Nascimento"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise combinatória e aplicações no Excel(2023-04-19) GOMES, John Wesley dos Santos; RODRIGUES, Pedro Augusto de Freitas; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho de caráter qualitativo, estuda os conceitos sobre a Teoria da Probabilidade, a qual o foco é a Análise Combinatória, que no decorrer do trabalho percebe-se que tal assunto é um divisor de água, pois o alunado possui grandes dificuldades na análise e interpretação do problema, assim foi abordado a fragmentação de solução para conseguir melhores resultados no ensino, haja vista que foi preciso abordar o Letramento Matemático para que o aluno possa ter maiores conceitos e aplicações matemáticas em sua realidade, outrossim, para uma aplicação desse conteúdo foi escolhido a planilha eletrônica (Excel), para que possam desenvolver problemas de largas escala usando a tecnologia ao seu favor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações de análise combinatória no Geogebra(2023-06-21) COSTA, Thalia de Alencar da; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre Análise Combinatória; que é a área da matemática que analisa estruturas e relações discretas. Seus métodos são aplicados no cálculo de probabilidades, em problemas de transporte, na programação de horários e planejamento de produção, nas áreas de estatísticas e da teoria da informação. Além de apresentar os conceitos; também mostra o uso software Geogebra no auxilio de resolução de problema, com o intuito de facilitar apresentação visual e facilitar nas dificuldades na análise e interpretação do problema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construções de fractais usando o Geogebra(2023-07-06) ROSARIO, Alex Sousa do; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre Geometria Euclidiana e as Geometrias Não-Euclidianas. A onde terá o foco principal na geometria fractal. Os fractais são figuras geométricas que despertam a curiosidade humana, pois, no fractal, cada parte é similar ao todo. Os fractais estão presentes na natureza e no nosso cotidiano. Nesse trabalho, realizou-se a construção de dois exemplos clássicos: Árvores Bifurcadas e Triângulo de Sierpinski. Para as construções, utilizou-se o Geogebra, um software de Matemática que reúne Geometria, Álgebra, Cálculo, entre outras funções. Além de ser livre, funciona em qualquer sistema operacional, gratuito e está disponível em múltiplas plataformas como iOS, Android, Windows, Mac, Chromebook e Linux. Torna-se, portanto uma ferramenta útil em sala de aula para ensinar de maneira mais simples os assuntos mais complexos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construções geométricas: uma introdução à geometria plana(2023-04-14) NASCIMENTO, Wellison Costa; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052O presente trabalho é uma produção acadêmica, de caráter investigativo de cunho bibliográfico, baseado em percepções durante a realização dos estágios supervisionado III e IV. Foi desenvolvido com a turma um plano de aula que se propôs trabalhar conhecimentos em geometria plana, através da régua e do compasso. O baixo rendimento percebido na turma e o pouco conhecimento apresentado, nos instigou a buscar à luz da literatura meios para trabalhar a geometria com uso dessas ferramentas, buscando perceber os tipos de construções possíveis e as metodologias para aplicá-las. Os resultados apontam para uma diversidade de possibilidades para se trabalhar retas e circunferências, exemplificando seus tipos e funcionalidades. Os resultados ressaltam ainda para um modelo de ensino da geometria baseado em cinco níveis de ensino e aprendizagem que buscam dinamizar esse processo, a saber: Modelo de Van Hiele.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação financeira: uma proposta de disciplina eletiva para o ensino médio integral(2022-12-15) SARAIVA, Marcus Vinicius Costa; SILVA, Julianderson Brito da; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Disciplina Eletiva para o Ensino Médio utilizando a Educação Financeira como conhecimento útil para as práticas do cotidiano, um conteúdo novo no currículo escolar. Tendo em vista, as mudanças nas normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sobre o Novo Ensino Médio. Além de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de aplicação de questionário voltado para os professores e alunos em duas escolas estaduais do ensino médio nos municípios de Belém e Bragança, no estado do Pará, onde visa analisar o interesse dos professores e alunos quanto ao conhecimento e a necessidade do uso da Educação Financeira. Após a análise de dados, percebemos que 100% dos entrevistados têm interesse no tema, mas não há incentivo por parte da escola. Diante disso, foi elaborada uma proposta de disciplina eletiva, no qual visa atender as perspectivas do público-alvo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino da matemática para alunos autistas em Capanema-PA(2023-09-27) ROSÁRIO, Alciane Mendes do; RODRIGUES, Elissandra Mayane Pereira; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho tem como objetivo conhecer o ensino aplicado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas da cidade de Capanema-PA. Para isso, foram visitadas e realizadas entrevistas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular. A coleta e análise de dados, focou em dois temas: os conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos sobre o ensino e a aprendizagem matemática à autistas. Os resultados apontam para uma ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros. E observou-se que as escolas públicas e privadas atendem aos requisitos básicos para receber uma criança com autismo, com acompanhamento de profissionais qualificados e atividades de matemática com a finalidade de inclusão a todos os alunos assistidos nas instituições de ensino pesquisadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gamificação no ensino da matemática: um estudo de caso(2023-06-20) MARTINS, Antony Breno Moreira; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052A gamificação é uma estratégia adotada para estimular o engajamento das pessoas nas mais variadas atividades, seja no ramo empresarial ou educacional, com o uso de elementos encontrados nos jogos. Este trabalho, procura-se responder a seguinte pergunta: o que é a gamificação e como sua aplicação impacta a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso foi realizado uma revisão bibliográfica; onde busca os conceitos de gamificação e outras metodologias semelhantes para identificar melhor as suas diferenças; também foi abordado sobre os elementos dos games que podem ser inseridos no meio educacional, além de alguns aspectos que esta metodologia pode proporcionar. Por fim, foi realizado uma atividade de gamificação em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Bonito – PA, cujo resultados se encontra neste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma implementação em pseudolinguagem para a cifra de Hill(2023-02-08) REIS, Luis Henrique da Silva; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho apresenta uma aplicação em pseudolinguagem para a cifra de Hill no Programa VisuAlg. Para tal, norteado através de revisões bibliográficas, de natureza aplicada, concatenamos conceitos matemáticos da álgebra linear tais como; matrizes e determinantes, bem como teoria dos números; algoritmos de Euclides e aritmética modular, junto a criptografia, algoritmos e lógica de programação. Assim foi desenvolvido um algoritmo com 800 linhas de códigos para cifrar e decifrar mensagens, embora o número de caracteres seja limitado, este não afeta os resultados. Esta pesquisa surgiu em razão do autor possuir conhecimentos na área lógico programacional, então o interesse em aplicar conhecimentos matemáticos em lógica de programação, com finalidade em contribuir para a matemática alinhada a área de programação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos e brincadeiras como facilitadores para a aprendizagem matemática(2023-02-07) CORRÊA, Kelly de Nazaré de Sousa; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho objetiva mostrar que a utilização de jogos e brincadeiras pode ajudar o processo de ensino aprendizagem na matemática, além de melhorar o desempenho dos alunos no Ensino Básico, por meio de conceitos, definições, características e procedimentos que possibilitam uma compreensão adequada para o Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, tendo em vista que foi realizada a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Dessa forma, é sempre necessário o estudo e uso de novas metodologias de ensino a fim de tornar a matemática acessível, diversificada e inovadora além de prazerosa a todos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Problema de programação linear: uma abordagem para o Ensino Médio(2022-12-02) SILVA, Jean Furtado da; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Este trabalho surge como uma proposta de introduzir os conceitos iniciais de Programação Linear no Ensino Médio, levando em consideração as competências e habilidades que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere. Nesse sentido, nosso objeto de estudo é primeiramente propor um ensino de Programação Linear através do Método Gráfico, assim, buscamos apresentar conceitos básicos de forma que seja compreensível para alunos do Ensino Médio. Apresentamos situações problemas de forma que venha exemplificar o modo que podemos abordar em sala de aula a Programação Linear e dessa forma relacionar a programação linear com sistemas lineares, tendo em vista que sistemas lineares é conteúdo ministrado no Ensino Médio. Além disso, somou-se o uso do software SOLVER para solução computacional de Problemas de Programação Linear (PPL) abordados neste trabalho. O desenvolvimento desta proposta se deu através de uma metodologia qualitativa, consultando referências que abordam formas de tentar inserir Programação Linear no Ensino Médio através da resolução de problemas com ou sem auxilio de ferramentas computacionais, partimos da análise de outros autores que mostrava a possibilidade do ensino deste conteúdo e de que forma poderia ser iniciada a abordagem. Assim conseguimos identificar que uma abordagem “mais leve” poderia ser através do método gráfico, obtendo assim sucesso na proposta de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transformações lineares no plano: uso em planilha eletrônica(2023-02-08) OLIVEIRA, Wallace Henrique Almeida de; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052Devido à dificuldade no ensino de álgebra linear vem-se procurando novos meios de apresentar este conteúdo. O presente trabalho apresenta uma abordagem computacional no ensino das transformações lineares no plano, ondem utiliza-se do programa Microsoft Excel para desenvolver esse conteúdo algébrico. A vantagem na utilização de planilhas eletrônicas é a exploração das representações matriciais, numéricas e gráficas das transformações lineares de forma simultânea, o que torna uma excelente ferramenta no ensino e aprendizagem de álgebra linear.