Faculdade de Educação - FAED/ICED
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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.
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Navegando Faculdade de Educação - FAED/ICED por Orientador "FERNANDES, Zenilda Botti"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção do projeto político pedagógico das escolas de EJA na Diretoria Regional de Educação 05/SEDUC/Pará(2024-11-01) SOUZA, Kézia Costa de; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383Este artigo tem por objetivos descrever e analisar o processo de construção do Projeto Político- Pedagógico (PPP) nas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE05/SEDUC), por meio de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (FAED/UFPA). A relevância das ações interventivas nesse contexto, se justifica pela demanda oriunda das escolas noturnas por reformulação dos PPP’s, após constatação de que em todas elas o número de alunos tem reduzido significativamente, quer seja pela escassa procura por matrículas nesta modalidade, quer seja pelos índices elevados de evasão e ações didático-pedagógicas improvisadas e desintegradas do todo da instituição. A metodologia de trabalho adotada no desenvolvimento das ações foi a pesquisa colaborativa na qual o grupo de pesquisadores da universidade tomaram tempo para ouvir, observar, acompanhar e perceber a dinâmica das escolas da EJA, contribuindo no processo de problematização e reflexão sobre as práticas pedagógicas de gestão, coordenação, docência e formação continuada e na reformulação dos PPP’s. O referencial teórico levou em consideração três eixos de discussões a partir de Vasconcellos (1995); Veiga (2001); Pimenta (2012), dentre outros. As ações extensionistas possibilitaram a gênese de um movimento de fortalecimento e integração entre as escolas noturnas da DRE5 em torno de um objetivo comum, que resultou na elaboração de um planejamento pedagógico coletivo, a organização de estratégias para a formação continuada das equipes pedagógicas, a reformulação dos PPP’s, ajustes na oferta da modalidade de EJA no bairro e a permanência na busca por melhorias significativas em cada escola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica em ambiente não escolar: um olhar sobre as atribuições do pedagogo no Ministério Público Estadual do Pará(2024-11-01) SILVA, Diegon Carvalho da; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de identificar e analisar as atribuições de um profissional de Pedagogia no âmbito do Ministério Público estadual do Pará. Para tanto, é realizada uma reflexão de que o educador não está limitado somente aos muros da escola, pois a necessidade de práticas educativas em ambientes não escolares tornou-se fundamental com as mudanças em nossa sociedade. Além disso, é abordado o conceito de pedagogia jurídica, as legislações e documentos que embasam as atividades destes profissionais no MPPA, relatando a atuação de uma Pedagoga na Promotoria da Infância e da Juventude de Icoaraci. Como resultado, destaca-se a importância de mencionar que o educador está presente nos diversos campos de atuação, neste caso, atuando na garantia dos direitos fundamentais às crianças e adolescentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças(2018-09-18) LOPES, Ana Luiza de Oliveira; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383O presente trabalho tem como tema escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em que ressaltamos sobre a Educação, buscando mostrar a relação existente entre escola e família, e a importante relação para o sucesso da aprendizagem da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram à observação e a entrevista semiestruturada realizada com o diretor, cinco professores e dez pais/mães ou responsáveis dos alunos das do 1º ao 4º ano das series iniciais do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, localizada na cidade de Castanhal Pará. Por meio da entrevista realizada com o diretor, professores, pais/mães ou responsáveis, percebemos a importância de ter uma relação harmoniosa entre a escola e a família, para que as crianças possam ter um maior avanço no desenvolvimento e sucesso nos rendimentos escolares. Buscamos saber em que em que termo ocorre à relação entre a escola e a família nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Castanhal. Em resposta ao problema, quais os fatores que contribuem para o distanciamento entre a família e a escola, o que une ou separa? E o que pode ser feito para que a escola consiga trazer a família para próximo de sí e juntas, embora desempenhando papeis específicos possam auxiliar na busca por um melhor rendimento escolar das crianças. Com a pesquisa percebemos que essa parceria é de extrema importância para a vida da criança, possuindo grande relevância no processo de ensino aprendizagem dos alunos, possibilitando assim um bom rendimento escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estratégias e desafios na educação inclusiva, no município de Ananindeua-Pará(2024-11-01) ROCHA, Bruna Laíse Rodrigues; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383Este artigo possui como objetivo analisar e refletir acerca dos desafios e estratégias existentes para garantir uma educação inclusiva no município de Ananindeua-PA, com ênfase nos alunos portadores de deficiência. O interesse pela pesquisa justifica-se pelo diálogo com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que trabalham com crianças que precisam de inclusão, além da experiência pessoal em uma escola do município. Para embasar o estudo e discussões, o referencial teórico levou em consideração o processo histórico da legislação sobre inclusão no Brasil, além de autores como, Figueira (2017), Menezes; Santos (2001), dentre outros. A metodologia utilizada no processo de desenvolvimento do trabalho foi de abordagem qualitativa com entrevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram progressos, mas indicam áreas que ainda precisam de melhorias, evidenciando a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de políticas públicas para assegurar o acesso, permanência e desenvolvimento dos alunos nas escolas da região. Portanto, é necessário que o poder público e todas as autoridades responsáveis pela educação tenham compromisso com eficácia da prática que está na teoria, garantindo que a educação inclusiva não seja apenas um direito formal, mas uma realidade, onde cada estudante possa se desenvolver plenamente e tenha seu direito à educação respeitado e promovido.Trabalho de Curso - Graduação - Relato de experiência Acesso aberto (Open Access) Explorando a matemática através do jogo da adedonha: relato de experiência sobre o estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-11-04) CORDOVIL, Crislane Pereira; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383Este relato aborda a utilização do lúdico no ensino da matemática básica, especificamente através do jogo "Adedonha da Matemática", com o objetivo de facilitar o aprendizado das quatro operações básicas entre alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi motivada pelas dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação às operações matemáticas e buscou integrar estratégias lúdicas que tornassem o aprendizado mais prazeroso e eficaz. O referencial teórico enfatizou a relevância da utilização de recursos e métodos, sendo um deles os jogos, través dos quais os alunos desenvolverão “o pensamento lógico [...], que é o produto da atividade mental da criança e o trabalho com objetos é o suporte para a construção desse pensamento” (SILVA, 2014, p.30). A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa ao qual envolveu um estudo bibliográfico e de campo, com observações em sala de aula, entrevistas e análise de documentos pedagógicos. A atividade "Adedonha da Matemática" foi aplicada com a turma do 4º ano, promovendo uma revisão lúdica dos cálculos e estimulando o trabalho em equipe. Os resultados mostraram que a utilização de jogos e brincadeiras no ensino da matemática possibilitou o engajamento dos alunos e a autoconfiança na resolução de problemas matemáticos. A atividade permitiu que o professor identificasse áreas que requeriam mais atenção, além de promover um ambiente colaborativo em que os alunos puderam expressar suas opiniões. Conclui-se que a inclusão de abordagens lúdicas, como a "Adedonha da Matemática", no planejamento pedagógico pode promover o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos, contribuindo para uma educação mais crítica e inclusiva. A experiência teórico-prática do estágio consolidou a compreensão do papel do professor como mediador do conhecimento, sendo essencial para a formação de futuros educadores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O livro didático como recurso pedagógico na educação infantil(2018-08-07) RODRIGUES, Glenda Glycia Paz; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383; https://orcid.org/0000-0003-0835-8069O presente trabalho tem como tema o uso do livro didático como recurso pedagógico na educação infantil, ressaltando a história da educação infantil, o uso do livro como recurso pedagógico e a autonomia do docente, bem como relatar as experiências vivenciadas pelas professoras na Educação Infantil em uma unidade escolar de rede privada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo, fundamentada em autores como: Piaget (1971), Ariés (1986), Vygotsky (1989), Kramer (1994), Freire (1996), Crayde e Kaercher (2002), Alcântara (2008), Soares (2009), Oliveira (2010) e Del Priore (2013). Por meio das entrevistas estas professoras opinaram sobre os critérios utilizados para a utilização do livro didático na educação infantil, as formas de utilização do livro didático na educação infantil e responderam também acerca das implicações que ocorrem no que diz respeito a sua autonomia. Percebe-se que a utilização do livro didático possui grande relevância em sala de aula, principalmente se os professores o utilizarem como um apoio para suas práticas didático-pedagógicas, complementado por outros recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, para possibilitar o acesso a outras fontes de conhecimento sem a centralização no livro didático.Trabalho de Curso - Graduação - Relato de experiência Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas de aprendizagem: o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil(2024-11-04) COSTA, Betânia Magda Nascimento; FERNANDES, Zenilda BottiEste estudo aborda sobre metodologias ativas de aprendizagem na educação infantil, com ênfase na brincadeira como para o seu desenvolvimento. A pesquisa destaca a importância da brincadeira no contexto educativo, demonstrando como ela pode facilitar o desenvolvimento de habilidades cruciais nas crianças, como a autonomia, a criatividade e a capacidade de solucionar problemas. O estudo explora como atividades lúdicas promovem aprendizagem por descoberta, permitindo que as crianças se tornem agentes ativos no próprio processo educacional. A metodologia de pesquisa se deu por meio de observação e análise qualitativa em ambientes de educação infantil, e atividades tais como a brincadeira, onde elas possam ser estimuladas a experimentar diferentes formas de usar objetos, explorar suas propriedades, e encontrar soluções criativas para problemas simples que a mesmas definem ou encontram. O referencial teórico baseia-se em Buss e Mackedanz (2017) que ressaltam que a metodologia ativa pode estimular, integrar e motivar as crianças no contexto educacional; e nos autores Paiva e Santos (2021) afirma que a metodologia ativa utilizada na educação infantil é a aprendizagem por meio de projetos, onde a criança é desafiada a realizar tarefas e solucionar desafios, levando em consideração a realidade no qual está inserida. Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2017), as crianças se desenvolvem em situações em que elas desempenham o papel ativo. Os resultados demonstram que as metodologias ativas, centradas na experimentação e exploração, são essenciais para um ensino efetivo na primeira infância, preparando as crianças para os desafios futuros e cultivando habilidades essenciais para a vida toda. Conclui-se que estimular a curiosidade, a criatividade, contribuem para o desenvolvimento de habilidades críticas, promovendo aprendizagem significativa e duradoura, desenvolvendo também, habilidades socioemocionais e preparando para a vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resistência e Luta racial: o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental e a importância da etnicidade(2024-11-01) ALMEIDA, Lorenna Monteiro; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383O presente trabalho foi realizado a partir da experiência da disciplina Estágio Supervisionado no ensino fundamental, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará(UFPA). Este trabalho se deu por meio de um projeto didático pedagógico que tinha por objetivo destacar a necessidade da disciplina de estágio supervisionado nos cursos de licenciatura e fortalecer a discussão sobre a importância do ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste processo, também alimentou debate sobre a relevância de histórias de pessoas negras, lembrando a importância de valorizar o povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira, assunto trazido ao 3º ano do ensino fundamental no intuito de se voltar para a importância dos povos africanos na formação social, histórica e cultural do meio em que vivem. Portanto, através de atividades participativas e educativas, procurou-se envolver os estudantes em discussões sobre a história e a cultura afro-brasileira, incentivando o respeito e a valorização da diversidade, uma visão mais inclusiva e crítica sobre as desigualdades sociais e raciais ainda presentes. Por fim, pode se deixar evidente que o trabalho só pôde ter êxito com a junção de pesquisa e experiências, sendo a escolarização básica e o estágio na educação, um espaço que pode dar o pontapé inicial e privilegiado para esse aprendizado.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sarau cultural como ferramenta pedagógica para o ensino de libras: relato de experiência com ouvintes na educação básica(2024-11-01) SOUSA, Mayra Luiza Cardoso de; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua visual fundamental para a comunicação da comunidade surda no Brasil, facilitando sua participação na sociedade. Este estudo explora os obstáculos e as abordagens para o ensino de LIBRAS no contexto da educação básica, com ênfase em estudantes ouvintes. Considerando a relevância de ensinar LIBRAS tanto para surdos quanto para ouvintes, como parte de um processo inclusivo, foram analisadas estratégias para promover essa língua em instituições de ensino público. Por meio de uma metodologia qualitativa, investigamos a iniciativa Sarau Itinerante: Contos e Recontos da Amazônia, desenvolvida pela Liga Acadêmica de Pesquisas Educacionais na Amazônia (LAPEA). A análise revelou que os alunos ouvintes mostraram-se interessados e capazes de aprender LIBRAS, embora obstáculos significativos tenham surgido. Os resultados reforçam a necessidade de práticas inclusivas que assegurem o acesso equitativo à educação. Portanto, para que o ensino de LIBRAS seja eficaz, é necessário superar esses desafios, promovendo a inclusão e o crescimento pleno de todos os estudantes da educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um olhar sobre a necessidade de prevenção ao abuso infantil: um relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-11-04) BASTOS, Larissa Isabelle Maciel; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383Este relato de experiência descreve a aplicação de um Projeto Didático-Pedagógico no Estágio supervisionado, voltado para a conscientização e a prevenção do abuso infantil, para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, situada na cidade de Belém, Estado do Pará. O projeto teve como objetivos conscientizar as crianças sobre seus direitos, reconhecer comportamentos inadequados e promover a autoproteção. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Brasil (2017, p.29) no eixo vida e evolução que apresenta habilidades referentes a (EF01CI02): “localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos), partes do corpo humano e explicar suas funções.” (EF01CI04): “comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito as diferenças.” O projeto foi estruturado em seis eixos utilizando a metodologia de abordagem qualitativa, executado em duas etapas principais: rodas de conversa e atividades lúdicas. Os encontros iniciavam com rodas de conversa e culminavam com as dinâmicas de grupo e jogos educativos, uso de cartilha entregue a cada aluno tratando da temática, permitindo que os alunos compartilhassem experiências e dúvidas em um ambiente seguro, promovendo a empatia e a compreensão entre eles. O projeto foi aplicado em sua totalidade, cumprindo os seis encontros planejados, totalizando 24 horas de atividades. Conclui-se que a educação básica necessita de um olhar sensível sobre a necessidade de prevenção e conscientização sobre o cuidado com o corpo por um direito universal que tem impacto nas demais fases da vida nas questões relativas à orientação sexual, afetividade e a relação com o corpo a partir da aprendizagem de estabelecer limites saudáveis nas relações interpessoais.