Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Orientador "SANTOS NETO, João Arlindo dos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Mediação da informação nas redes sociais e o papel dos bibliotecários no enfrentamento à desinformação(2025-03-28) MARTINS, Regina Célia Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904Introdução: Analisa o papel do bibliotecário na promoção da competência informacional em um contexto marcado pelo excesso de informações e pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais. Destaca-se a crescente dificuldade em identificar fontes confiáveis devido ao ambiente saturado de informações, o que leva à necessidade de habilidades e competências específicas para avaliação das informações. Objetivo geral: Investigar o papel do bibliotecário na mediação da informação e na promoção da competência informacional no âmbito das redes sociais digitais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, por meio do método Pesquisa Bibliográfica, com levantamento de dados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com critérios de seleção de publicações de 2019 a 2024 e palavras-chave específicas, para analisar o papel do bibliotecário na mediação da competência informacional, nesse cenário. Resultados: A análise revelou que a atuação do profissional bibliotecário vai além do gerenciamento das bibliotecas, englobando ações educacionais de capacitação junto aos usuários a fim de discernirem entre informações verdadeiras e desinformação. A relevância da pesquisa é corroborada pela evidente necessidade de colaboração interdisciplinar entre bibliotecários, educadores e outros profissionais na luta contra a desinformação. Além disso, o trabalho aponta para a importância de programas e materiais educativos que promovam a conscientização sobre desinformação e recomenda uma formação continuada para bibliotecários, abrangendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades culturais e comunicacionais, a fim de prepará-los para os desafios contemporâneos da sociedade da informação. Considerações finais: O bibliotecário deve ser visto como um mediador eficaz e um agente transformador, capaz de promover um ambiente informativo mais justo e crítico, destacando a necessidade de reavaliação das práticas de formação e capacitação destes profissionais para que possam atuar de forma estratégica em um mundo digital em constante evolução.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Bibliotecário como intraempreendedor(2022-02-25) RATIS, Ana Vitoria Monteiro; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; http://orcid.org/0000-0003-1833-911XApresenta o Intraempreendedorismo, conhecido como empreendedorismo corporativo, relacionando as práticas intraempreendedoras com os (as) bibliotecários (as) dentro de organizações sem fins lucrativos. Tem como objetivo identificar a concepção de intraempreendedorismo no discurso dos bibliotecários e mapear as ações do profissional em possibilidades empreendedoras, visto que esse profissional assume responsabilidade dentro de uma determinada instituição. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, de delineamento bibliográfico e tem como método o estduo de caso único, tendo como evidências de coleta de dados o questionário online enviado por e-mail para 13 bibliotecários e bibliotecárias que atuam na Biblioteca Arthur Vianna, cidade de Belém/Pará; a revisão de literatura. Como resultados identifica que os profissionais respondentes ainda não compreendem de forma abrangente o significado do intraempreendedorismo no âmbito das bibliotecas. Considera-se que seu papel profissional é agregar valor a organização, auxiliando com o planejamento estratégico para contribuição e satisfação do usuário.Conclui-se que, as ações dos bibliotecários sobre o empreendedorismo e intraempreendedorismo precisa de capacitação e visão ampla sobre o tema, sendo necessário estimulação da organização para os seus colaboradores, para assim ter um melhor desenvolvimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão da informação e gestão do conhecimento: uma análise dos currículos e da produção científica do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (2017-2021)(2022-12-21) REIS, Wendel Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; http://orcid.org/0000-0003-1833-911XTem como objetivo investigar a presença da Gestão da Informação e do Conhecimento nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do ICSA/UFPA e na proposta curricular do PPGCI/ICSA/UFPA, bem como na produção acadêmica do ICSA/UFPA, no período de 2017-2021. Como objetivos específicos: identificar a presença de disciplinas voltadas para GI e GC nas matrizes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação; mapear a produção acadêmica científica dos cursos de graduação e da pós-graduação do PPGCI/ICSA/UFPA sobre GI e GC; analisar a incidência da temática nas produções mapeadas, considerando, cursos, ano de produção e termos; identificar os assuntos relacionados com GI e GC. Como métodos, a pesquisa aplica o Estudo Métrico da Informação principalmente, da bibliometria e da pesquisa documental. Como resultados, a pesquisa apresenta apenas dois cursos de graduação que indicam em suas matrizes curriculares os termos GI e GC. Quanto às disciplinas do PPGCI/ICSA/UFPA, foram identificadas duas disciplinas. Com relação a produção acadêmico científica, foram analisados 160 textos distribuídos em trabalhos publicados em anais de evento, artigos de periódicos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações. Considera-se que este estudo se caracteriza como um panorama importante para se vislumbrar de que forma GI e GC têm sido abordadas tanto nas disciplinas da graduação e pós-graduação quanto nas produções do ICSA UFPA. Conclui que a produção sobre a temática é baixa nas fontes pesquisadas e faltam trabalhos que abordem diretamente essas subáreas.