Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Orientador "Reyes, Jacquelin Teresa Camperos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estratégias de treinamento e utilização de bibliotecas digitais nas universidades públicas da Região Norte do Brasil(2025-04-02) LIMA, Luciana Pessoa de; Reyes, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376As bibliotecas digitais têm desempenhado um papel essencial na democratização do acesso à informação e no desenvolvimento de habilidades digitais, especialmente nas universidades públicas da região Norte do Brasil. O objetivo do presente estudo foi compreender o papel das bibliotecas digitais na educação contemporânea, com foco nos treinamentos oferecidos aos usuários e sua contribuição para o uso eficiente das fontes de informação disponíveis. Especificamente, buscou-se reconhecer o contexto teórico das bibliotecas digitais, coletar informações sobre os treinamentos realizados por universidades públicas da região Norte e identificar tendências nos programas de capacitação. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e qualitativo, fundamentada em revisão de literatura e análise de dados coletados em sites de bibliotecas universitárias. Os resultados indicaram que, das 16 universidades analisadas, 13 possuem bibliotecas digitais, mas apenas 8 oferecem treinamentos formais. Os temas abordados são, principalmente, treinamento para utilização do portal CAPES e elaboração de Currículo Lattes. Observou-se o fato da não oferta de treinamentos formais em universidades com bibliotecas digitais na região Norte, o que pode limitar a utilização plena dos recursos informacionais disponíveis. Conclui-se que as bibliotecas digitais são fundamentais para o suporte ao ensino, pesquisa e extensão, mas é necessário ampliar a oferta de treinamentos e aprimorar as estratégias de capacitação dos usuários. Investir em inovação tecnológica e integrar melhores práticas é essencial para fortalecer o papel dessas instituições como centros de aprendizado e disseminação do conhecimento.