Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Orientador "CASTRO, Jetur Lima de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gênero e valorização profissional na Biblioteconomia(2025-04-01) SOUSA, Brenda Couto de; CASTRO, Jetur Lima de; http://lattes.cnpq.br/9611821674215117; https://orcid.org/0000-0002-9983-136XDiscute a valorização profissional das bibliotecárias sob a perspectiva de gênero, considerando os impactos simbólicos e práticos que resultam na marginalização dessa profissão. A pesquisa utiliza como metodologia a revisão bibliográfica, com levantamento realizado na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), priorizando publicações recentes (2019-2024) que discutem as interseções entre gênero e mercado de trabalho na Biblioteconomia. Os resultados apontam que, embora as mulheres sejam maioria na área, essa predominância não resulta em maior valorização social e profissional. A imagem da bibliotecária é frequentemente associada a características estereotipadas como docilidade e subserviência, o que contribui para a invisibilidade intelectual dessas profissionais. Além disso, a pesquisa evidencia-se que a desvalorização da profissão está associada à histórica feminização do campo, reproduzindo desigualdades de gênero que limitam a ascensão profissional e reduzem o reconhecimento acadêmico e social das bibliotecárias. A pesquisa destaca a necessidade de ações que promovam a visibilidade das mulheres na Biblioteconomia, sugerindo estratégias que envolvam políticas institucionais inclusivas, ampliação do debate acadêmico sobre gênero e incentivo à participação feminina em espaços de decisão. Por fim argumenta-se que a valorização da Biblioteconomia depende da desconstrução de estereótipos e da promoção de práticas que reconheçam a complexidade e a importância do trabalho bibliotecário na sociedade contemporânea.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de seleção de fontes de informação jurídica: uma análise dos critérios de seleção adotado pela Biblioteca Artemis Leite do Ministério Público do Estado do Pará(2025-03-31) JESUS, Flávia Naira Oliveira de; CASTRO, Jetur Lima de; http://lattes.cnpq.br/9611821674215117; https://orcid.org/0000-0002-9983-136XA pesquisa analisou a estrutura, os critérios de seleção e a organização das fontes de informação jurídica disponíveis na Biblioteca Artemis Leite, vinculada ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O estudo, de caráter qualitativo e descritivo, adotou a pesquisa documental e a observação participante como principais métodos de coleta dados e para a interpretação destes a análise de conteúdo. A Biblioteca Artemis Leite destaca-se por sua atuação especializada na área jurídica, oferecendo suporte técnico e informacional aos membros, assessores e servidores do MPPA. Identificou-se que a biblioteca adota critérios rigorosos na seleção de suas fontes informacionais, considerando aspectos como a relevância temática, a credibilidade das fontes e a adequação ao contexto institucional. Essa prática visa garantir que as informações disponibilizadas atendam de forma precisa às demandas informacionais dos operadores do direito. Além do acervo físico, a biblioteca ampliou seu alcance por meio da adoção de plataformas digitais, permitindo que servidores localizados em regiões mais afastadas também tenham acesso eficiente às informações jurídicas. Revelou-se que a atualização constante do acervo é mantida por meio de práticas como pesquisa diária por novas publicações, sugestões de usuários e participação em eventos promovidos pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). Concluiu-se que a Biblioteca Artemis Leite desenvolve uma gestão eficaz e criteriosa das fontes de informação jurídica, assegurando a qualidade e a credibilidade do conteúdo disponibilizado. Recomenda-se, no entanto, que a biblioteca intensifique a realização de estudos de usuários e invista na modernização de seus processos para otimizar ainda mais o atendimento às demandas informacionais da instituição.