Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Navegando Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN por Orientador "PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Animes no ensino de Química: uma revisão de literatura da última década (2014-2024)(2025-02-19) SILVA, Breno Gales da; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; https://orcid.org/0000-0001-6577-5622Considerando a importância das diversidades culturais do meio em que os estudantes estão inseridos como fundamental na motivação para a aprendizagem de novos saberes e o crescente consumo de animes por crianças e jovens em idade escolar no Brasil, este trabalho teve por objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre animes no ensino de química. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa, com coleta de dados nas bases Google Acadêmico, Google, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Eletrônica Científica Online. As análises apontam que há convergências entre os autores quanto às motivações para o uso de animes no ensino de Química, evidenciando sua capacidade de despertar o interesse dos alunos e favorecer a contextualização e a compreensão de conceitos científicos de forma atrativa e envolvente. Ademais, observa-se que, embora os animes não tenham um propósito didático explícito, podem servir como ferramenta complementar no ensino, especialmente na abordagem de diversos objetos do conhecimento da Química, desde que integrados a estratégias técnico-pedagógicas adequadas. No entanto, os estudos analisados evidenciam desafios, como a necessidade de alinhamento dos conteúdos apresentados nos animes aos conceitos químicos curriculares e a escassez de pesquisas que comprovem de maneira sistemática a aprendizagem efetiva dos estudantes em decorrente da utilização desse recurso. Dessa forma, conclui-se que os animes apresentam potencial para enriquecer o ensino de química, mas há a necessidade de pesquisas mais aprofundadas que avaliem sua efetividade, com rigor metodológico, sua eficácia na construção do conhecimento científico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contextualizando os conceitos de átomo e elemento químico a partir da leitura de rótulo/embalagens(2023-12-08) CHAVES, Jamille Palheta Rodrigues; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Este Trabalho de Curso apresenta formato que atende aos pré-requisitos da Instrução Normativa nº 01/2023 - PROEG/UFPA e está em conformidade com o Art. 4º, incisos II e IV, que dispõe, de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso - TCC, flexibilizando a sua forma de defesa, em virtude das consequências da pandemia da COVID -19. Realizado na EEEFM. Luiz Nunes Direto, no município de Ananindeua-PA. A prática extensionista foi planejada e organizada, na conjectura de atividade curricular Práticas Pedagógica em Química IV, do curso de Licenciatura em Química do Campus Universitário de Ananindeua – PA. Objetiva-se a compreensão do conceito de átomos e a definição de elemento químico que são conceitos fundamentais para a compreensão das propriedades dos diferentes materiais presentes no cotidiano. A estrutura atômica e a definição de elemento químico foi contextualizada com a leitura de rótulos de alimentos consumidos cotidianamente por adolescentes durante uma exposição interativa com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes em compreender as indicações de elementos químicos presentes nos produtos. Mesmo se tratando de conceituações de difícil assimilação devido ao alto grau de abstração, nossos resultados indicam que essa estratégia de contextualização possibilitou melhor conhecimento sobre os objetos de estudo e foi percebida pelos estudantes como facilitadora da aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitura das concentrações de sódio e açúcar a partir de rótulos em produtos geralmente consumidos no dia a dia: uma aplicação no ensino de Química(2023-12-12) SANTOS, Ricardo Rafael Sousa dos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Este trabalho refere-se a uma exposição realizada na escola E.E.E.F.M Luiz Nunes Direito, com o objetivo de dialogar sobre as altas concentrações de sódio e açúcar em alguns produtos consumidos geralmente no dia a dia, e sensibilizar os visitantes sobre os perigos de consumir em excesso esses ingredientes. Além disso, o intuito do trabalho também foi que os alunos compreendessem o conteúdo relacionado a concentrações de soluções por meio desse trabalho. De forma geral, é possível afirmar que o trabalho realizado contribuiu para elevar os entrevistados de um nível de menor para outro de mais conhecimento sobre o assunto. Além de instilar o consumo mais consciente a partir do reconhecimento da concentração de sal e açúcar em produtos industrializados presentes no cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Manipulação e mistura de produtos de limpeza e o risco da ocorrência de reações perigosas: uma experiência em contexto escolar(2023-12-08) SILVA, Camila Magno Costa da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835A mistura de produtos de limpeza pode levar a reações químicas e formação de compostosperigosos, resultando em queimaduras, intoxicação respiratória ou mesmo uma explosão. Este trabalho teve como objetivo principal dialogar sobre os perigos gerados pela mistura de produtos de limpeza e identificação de pictogramas de perigo nos rótulos de produtos de limpeza. Para isso, foi realizada uma exposição interativa para estudantes do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belém-PA. Durante a interação com os alunos verificou-se que além de possibilitar a percepção do que é uma reação química, a exposição possibilitou espaço de conscientização a partir do reconhecimento de riscos durante a manipulação e da mistura de produtos de limpeza usados pela maioria da população.