Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Navegando Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN por Orientador "OLIVEIRA, Geiso Rafael Fonseca"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração do manual de boas práticas do Laboratório de Química do Campus Universitário de Ananindeua(2020-02-18) SANTOS, Kamilla Anastácia Gomes; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406; OLIVEIRA, Geiso Rafael Fonseca; http://lattes.cnpq.br/8194363411765215O Laboratório de Química é o espaço para a realização de aulas experimentais e, concomitantemente, para o desenvolvimento de pesquisas, apesar disso são ambientes que apresentam diversos riscos aos seus usuários. A compreensão e, posteriormente, a avaliação desses riscos são essenciais para o bom funcionamento desses locais. Uma maneira de minimizar os riscos é a confecção e utilização do Manual de Boas Práticas Laboratoriais – BPL. Esse instrumento serve como guia de como proceder de forma menos danosa as atividades experimentais. O presente trabalho foi desenvolvido no laboratório de Química do Campus Universitário de Ananindeua da Universidade Federal do Pará, com o objetivo de avaliar os riscos que os usuários estão expostos e elaborar/aplicar o Manual de Boas Práticas Laboratoriais. Após períodos de observações e coleta de informações o manual foi elaborado com base nas normas regulamentadoras e nas especificações do laboratório, parte do manual foi aplicado em duas turmas de graduação do Campus, que evidenciou sua relevância nas aulas e sugere a sua constante utilização. A aplicação ocorreu durante a disciplina de Química Experimental, onde o material elaborado foi apresentado aos alunos, através de uma breve explanação, com sua posterior utilização nas aulas. Contudo, foi constatado que outras ações, como adequação estrutural do laboratório, armazenamento e descarte adequado de reagentes e vidrarias, treinamento para seus usuários e além de outros precisam ser implementados para garantir a redução dos riscos que envolve os procedimentos no laboratório de química.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Emissão de poluentes atmosféricos por automóveis no Brasil, 2010-2020: uma revisão de literatura(2022-02-21) COUTINHO, Samuel Leal; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/ 0000-0001-9294-5391; OLIVEIRA, Geiso Rafael Fonseca; http://lattes.cnpq.br/8194363411765215Considerando seu impacto na saúde humana, nos ecossistemas e na qualidade dos produtos da construção, a poluição do ar tem sido um dos principais temas de preocupação da comunidade científica que a considera como uma dimensão fundamental na busca do desenvolvimento sustentável. A legislação brasileira orienta a criação e implementação de um plano nacional de qualidade do ar com o objetivo de manter as emissões dentro de limites aceitáveis. Os inventários de emissões podem ser usados para estudar as emissões de gases de uma área ao longo de um período. Com ele, as fontes de emissões podem ser identificadas, levando a estratégias de controle da qualidade do ar. Nesse sentido, este trabalho buscou levantar dados de estudos de emissões veiculares, por automóveis apenas, de três poluentes: monóxido de carbono, material particulado e dióxido de enxofre nos anos de 2010 a 2020. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica sistemática resultando em 43 trabalhos para a análise. Verificou-se que houve uma redução das emissões no período analisado, mas ainda assim, valores mais altos do que os ideias. O monóxido de carbono foi o poluente mais emitido pelos automóveis. O dióxido de enxofre foi o poluente que mais reduziu em emissão, muito devido ao avanço da tecnologia na fabricação de combustíveis. Pesquisas futuras requerem medidas aprimoradas para reduzir a poluição do ar pelos veículos, bem como propostas governamentais para o controle das emissões. Para tanto, este trabalho irá contribuir com novos inventários de emissões veiculares para a comparação temporal e espacial destas emissões, de forma a criar propostas de intervenção que contribuam para a preservação ambiental.