Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
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Navegando Faculdade de Educação - FACED/CBRAG por Orientador "CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Depressão e ansiedade no contexto escolar: reflexão sobre a saúde mental dos estudantes das escolas públicas no município de Bragança-PA(2023-12-18) CONCEIÇÃO, Sumara Maria Lima da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181Este estudo abordou a compreensão da depressão e ansiedade no contexto escolar entre adolescentes, considerando a adolescência enquanto fase crítica de desenvolvimento associada a intensas modificações biopsicossociais. Diante da gravidade dessas condições de saúde mental, esta pesquisa propôs ampliar os estudos sobre depressão em adolescentes, associando a presença da ansiedade, comum nos transtornos depressivos, destacando avanços nas políticas públicas de saúde mental, como a criação de centros de atendimento psicossocial infanto-juvenil (CAPSi), e a importância de tratar a saúde mental no âmbito escolar, dada a variedade de fontes de ansiedade nesse ambiente. A metodologia envolveu a análise de dados coletados no CAPSi, questionários aplicados a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ano do Ensino Médio e da 4ª Etapa do EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Aluízio Ferreira Pinheiro no município de Bragança-PA, e a utilização do Inventário de Beck para avaliar a gravidade dos sintomas de transtornos mentais. Os resultados da pesquisa revelaram uma prevalência de sintomas leves de ansiedade entre os estudantes, destacando a importância de políticas públicas para promover a saúde mental na escola. A análise dos questionários sobre depressão mostrou que 48,2% dos alunos apresentam uma frequência moderada de sintomas depressivos, indicando a necessidade de intervenções psicossociais. Além disso, a pesquisa detalhou o panorama do CAPSi, evidenciando sua atuação no tratamento de transtornos mentais em adolescentes. Observou-se que o centro adota abordagens abrangentes, incluindo atendimentos individuais, grupos terapêuticos e práticas artísticas, visando à melhoria e redução de agravos à saúde mental. Em síntese, o trabalho destacou a importância de compreender e abordar a saúde mental dos adolescentes no ambiente escolar, propondo estratégias para prevenir, identificar e tratar a depressão e ansiedade nessa faixa etária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA(2019-08-30) VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O estudo aqui apresentado objetivou averiguar como ocorre as práticas educativas de inclusão para alunos da EJA em uma escola de Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que à literatura vem levantando discussões sobre a grande dificuldade pedagógica do professor em desenvolver no aluno com deficiência a aprendizagem para sua habilidade social. O estudo foi realizado em uma turma de 3ª Etapa do Ensino Fundamental com dois professores das disciplinas especificas (Português e Matemática) e a professora do AEE. Foram realizadas observações no cotidiano de sala de aula, assim como entrevistas narrativas com esses profissionais, suas narrativas estão ancorando a tessitura desenvolvida no estudo. Os traçados metodológicos encontram-se ancorados a pesquisa qualitativa nas concepções de BOGDAN E BINKLEN (1994), CASTRO (2017) e LUKDE e ANDRÉ (2015). As informações foram coletadas por meio de: observação das práticas pedagógicas dos professores no contexto da inclusão na EJA, entrevistas narrativas e documentação fornecida pela professora do AEE. Os resultados obtidos revelam a grande dificuldade dos docentes em desenvolver estratégias para contemplar o ensino do alunos com necessidades educativas na modalidade da EJA, uma vez que esses professores não encontram apoio em seus parceiros de trabalho e não tem formação voltada para a Educação inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma investigação do papel e da importância do pedagogo hospitalar no estágio supervisionado em ambiente não-escolar.(2023-09-04) COSTA, Hanna Santiago da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O presente Trabalho de Curso tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada no componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Bragança, Estágio Supervisionado em Ambiente Não-Escolar, realizado no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, no município de Bragança-PA, que se caracteriza como uma instituição pública e privada, uma vez que atende ao Sistema Único de Saúde- SUS, assim como planos de saúde/convênios. A priori, a pesquisa tem como objetivo conhecer a funcionalidade e a realidade do Pedagogo neste ambiente, atrelada à importância da continuação do desenvolvimento e da aprendizagem no período de hospitalização da criança. Esta investigação foi realizada na brinquedoteca do hospital, metodologicamente, utilizamos uma abordagem de pesquisa qualitativa e observação participante, por meio desse estudo pudemos pontuar fatos diversos bem diferentes da realidade em ambiente escolar. A intervenção tornou-se inviável para a realidade deste cenário, pois dispõe de um público fluido, a maioria das crianças não ficam internadas por muito tempo, e faixa etária variável, com idades de 0 a 14 anos. E apesar disso, os resultados dessa experiência nos mostraram que esse suporte pedagógico na continuidade do desenvolvimento humano e de aprendizagem nesse período hospitalar se faz extremamente necessário para todas as faixas etárias que a ala atende.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os Jogos digitais para os alunos com TEA: a tecnologia assistiva como ferramenta de intervenção no AEE no centro Moendy Akã, Bragança-PA(2019-08-30) VINAGRE, Swany Furtado; ROSÁRIO, Adriana da Conceição Barros do; http://lattes.cnpq.br/1582199833244487; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O presente estudo tem por objetivo analisar a utilização dos jogos digitais como ferramenta de intervenção no Atendimento Educacional Especializa com alunos com Transtorno do Espectro Autista. Tendo como objetivos específicos: identificar os benefícios dos jogos digitais como recurso pedagógico no Atendimento Educacional Especializado (AEE), construir e aplicar os jogos digitais, como metodologias inovadoras de interação no ensino e aprendizagem, perceber como se dá a interação doas alunos ao utilizar os jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem, a partir da abordagem metodológica qualitativa levantamento bibliográfico, pesquisa documental. A construção dos jogos se deu por meio de observação participante no AEE no Centro de Referência de Atendimento Terapêutico Educacional Especializado (CRATEE) – Moendy Akã no município de Bragança-PA e entrevistas com as professoras de AEE que atuam no Centro. A partir da coleta de dados, iniciamos a construção de três jogos: jogo das cores por meio da corrida dos carros, jogo das vogais e jogo da família silábica, utilizando o editor de apresentação Power Point, nesta construção utilizando músicas, imagens e temas de preferência dos alunos e os conteúdos a serem trabalhados. As aplicações dos jogos ocorreram no período de abril a junho de 2019, com quatro crianças com TEA, que realizam o atendimento no CRATEE-Moendy. Os resultados obtidos nos fizeram perceber que as crianças com TEA interagiram de forma significativa com os jogos principalmente com aqueles que tiveram em seu desenvolvimento elementos como imagem e música de sua preferência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Problematizando a violência sexual no contexto educacional: como as escolas têm se posicionado na identificação e no combate ao abuso sexual infantil(2023-09-05) OLIVEIRA, Silvielly Andrade de; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181A violência sexual é um grave problema social que afeta indivíduos de todas as idades e contextos, tendo efeitos devastadores sobre a saúde mental, emocional e psicológica das vítimas. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) investiga como as escolas têm lidado com a identificação e o enfrentamento da violência sexual infantil. O objetivo principal é compreender as abordagens adotadas pelas escolas municipais para prevenir, identificar e responder a casos de violência sexual, visando a criação de um ambiente seguro e protetor para os alunos. Este trabalho é fundamentado em uma pesquisa sobre violência sexual, suas consequências e o papel das escolas na abordagem deste problema. São explorados os desafios que as escolas enfrentam, como a falta de capacitação adequada para os profissionais, barreiras culturais que dificultam a denúncia e a falta de diretrizes claras para lidar com situações de violência sexual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde mental e educação: um estudo sobre depressão infantil com estudantes em atendimento no centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS I) no Município de Bragança/PA(2023-11-21) SILVA, Nirvane Linara Sousa da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181Este escrito é resultado de um estudo exploratório desenvolvido no segundo semestre do ano de 2023, abordando uma análise acerca da condição emocional e mental de crianças da Educação Básica do Ensino Infantil e Fundamental I, a partir dos atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPS I, no Município de Bragança/PA. Como procedimento metodológico, obteve-se a pesquisa qualiquantitativa, acrescentada de informações de caráter empírico à análise de dados numéricos e informações subjetivas e, posteriormente, a pesquisa de campo, por meio de um levantamento aos prontuários de crianças/pacientes acolhidos pelo CAPS I. Ao examinar os prontuários, encontrou-se cinco casos de crianças em acompanhamento, distribuídas entre ambos os sexos, na faixa etária entre 6-9 anos de idade, com escolaridade no ensino fundamental séries iniciais. Os resultados apontaram um alto índice de sintomatologia de depressão no sexo feminino, o que contraria os recentes estudos que dizem que, na infância, os meninos são mais afetados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transição e adaptação ao ensino superior: uma abordagem dos desafios e motivações de estudantes deslocados do campus universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará(2023-12-19) SILVA, Eviny Larissa Oliveira da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O presente estudo aborda acerca da transição e adaptação de estudantes deslocados, buscando conhecer e compreender os desafios e motivações de estudantes que se deslocam de seu lugar de origem para ingressar no ensino superior. O estudo realizou-se com estudantes do campus universitário de Bragança (CBRAG), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesse sentido, possibilitando compreender que a transição e adaptação ao ensino superior é marcada por muitos desafios, sejam econômicos, sociais, familiares ou emocionais; bem como, conhecer quais as motivações para continuar a estudar. Além disso, o presente trabalho possibilita que as Instituições de Ensino Superior tenham uma nova percepção e melhor entendimento a respeito dos desafios enfrentados por seus estudantes universitário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Transtorno mental na educação inclusiva: uma experiência com a esquizofrenia na Educação de Jovens e Adultos em Bragança-PA(2019-08-30) SILVA, Hanna Rodrigues da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro deO direito à educação de pessoas com deficiência tem concedido diálogos em diferentes âmbitos. Neste sentido, o presente trabalho aborda como objetivo geral uma análise sobre a educação de pessoas com transtorno do espectro da esquizofrenia, enquanto relato de experiência resultante do subprojeto PIBID, realizado em uma turma de 1º etapa da EJA, numa escola municipal na cidade de Bragança – Pa. O texto discorre situando a esquizofrenia no cenário educacional bragantino apresentando um levantamento documental do Centro de Referência em Atendimento Terapêutico e Educacional Especializado - Moendy Akã, partindo para as argumentações da/para inclusão da esquizofrenia mediante a gestão democrática, a interdisciplinaridade da atuação docente, a intervenção matemática e o papel da família. Considerando assim, que a experiência na EJA frente ao TEE conduziu a um novo olhar ao processo da aprendizagem significativa para este sujeito, nesse sentido, obteve-se como necessidade a alteração das práticas pedagógicas que proporcionou à aluna a assimilação do conteúdo e consequentemente, a sua participação diante da atividade proposta.