Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST por Orientador "SILVA, José Geraldo Gonçalves da"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do software Geogebra para o ensino de geometria para alunos do ensino fundamental II(2018-09-18) OLIVEIRA, Railson Araújo; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075Este trabalho visa colaborar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de geometria e tem como objetivo apontar contribuições da utilização do software Geogebra, como metodologia de ensino. Neste sentido, fundamentamos a pesquisa com os Parâmetros Curriculares Nacionais e autores da literatura disponível, que também utilizam a metodologia como suporte para as aulas de matemática, além de fazer um estudo do objeto matemático, e o tema espaço e formas, abordado aqui com uma introdução histórica. Em seguida, analisam-se quatro dissertações que versam sobre as potencialidades do software como recurso em classe. Por fim, elabora-se uma proposta de aplicação na sala de informática, a ser realizada com alunos do ensino do 7 ano do ensino fundamental II.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de função poligonal no cálculo do imposto de renda(2021-11-22) SOUSA, Sara Everlen de Sá; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075A Matemática, nos dá a possibilidade de chegar a respostas semelhantes para um mesmo problema por diferentes formas de resolução. Tal como em nosso cotidiano, onde é comum algumas ocasiões conterem fatos matemáticos simples como o tempo necessário para percorrer determinada distância ou até requerendo um conhecimento mais específico, como a quantidade permitida e o período para caça de determinado animal sem interferir no ecossistema. Acredita-se que vários conteúdos da Matemática podem ser relacionados entre si, por abordarem tópicos equivalentes ou por possuírem aplicações em comum. Quando relacionamos ensino-aprendizagem à utilização de aplicações, podemos obter uma melhor compreensão do conteúdo, diante disso, o presente trabalho propõe o uso da teoria da Função Afim e da Função Poligonal, no cálculo de imposto de renda de uma pessoa física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História da matemática : construção da integral de Riemann e aplicações no Geogebra(2018-07-17) LOPES, Mike Jhonatan Dias; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075Este trabalho visa apresentar com uma linguagem simples para que os alunos que estejam iniciando ou já cursando Licenciatura Plena em Matemática, consigam compreender sem muitas dificuldades como se deu a construção histórica do cálculo de área desde os primeiros métodos conhecido pela humanidade até chegar no que é conhecido hoje como Integral de Riemann. Abordou-se assuntos como o Método da Exaustão, Quadratura da Parábola, noções de limite e derivada, cálculo de área delimitada embaixo da curva, método da INTEGRAL DE RIEMANN e suas respectivas proposições e teoremas. Noções sobre o programa Geogebra também foram utilizadas como ferramenta adicional para se ensinar em sala de aula bem como a relevância deste trabalho. Portanto, os alunos e professores que lerem o mesmo poderão aprender e resolver problemas envolvendo a Integral de Riemann além de conhecer a história sobre o Cálculo integral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A matemática financeira aplicada à educação básica(2022-12-14) BARBOSA, Thalles Henrik Marinho; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075Esta pesquisa teve por objetivo analisar métodos relacionados ao ensino da Matemática Financeira no Ensino Médio. Foi utilizada pesquisa bibliográfica para elencar conceitos relativos ao objeto de estudo, assim como estudos que subsidiassem a análise pretendida. Para tal foram analisados documentos oficiais e produções científicas, que de forma similar apontam a necessidade de atender de forma eficiente aos conteúdos especificados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a necessidade de aperfeiçoamento dos conteúdos ministrados e os métodos utilizados em sala de aula, como também a busca pela contextualização adequada dos conteúdos, de forma que o aluno perceba a relação entre teoria e seu cotidiano, como forma de reforçar o aprendizado e conduzi-lo para que se utilize deste conhecimento de forma prática no seu presente e no seu futuro. A pesquisa se encerra com a proposição de exercícios que abordam os conteúdos relacionados à Matemática Financeira. Conclui-se que a melhoria do ensino da Matemática Financeira está diretamente relacionada com o a formação de cidadãos com senso críticos, capazes de compreender o cenário econômico em que estão inseridos, com maior capacidade de exercer seus direitos e gerenciar suas finanças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Números complexos : cálculo de raízes e sua representação geométrica usando o aplicativo Mathematica(2018-04-27) BARBOSA, Leonardo do Nascimento; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075Este artigo apresentará um estudo sobre a evolução dos números complexos, em particular, sobre cálculos de raízes e sua representação geométrica utilizando o software Mathematica, sua finalidade e calcular as raízes complexas e esboçar o seu gráfico utilizando um software de matemática. A princípio iniciou com uma abordagem histórica e teórica, procurando entender como surgiram os números complexos e quais foram os principais matemáticos envolvidos que contribuíram para o seu desenvolvimento. Buscando de esse modo desenvolver e compreender como são realizados os cálculos das raízes complexas assim como a utilização do Mathematica como forma de suporte para facilitar a interpretação geométrica das raízes, auxiliando os estudantes na realização dos cálculos e tornando o mesmo mais rápido de ser realizado. A metodologia empregada envolve a aplicação do calculo de raízes complexas, fundamentada em pesquisas bibliográficas. Desta forma, mostram-se as definições dos números complexos, as propriedades do mesmo bem como da fórmula de Moivre, seguido de algumas aplicações com o intuito de mostrar em diversas situações a aplicabilidade desse assunto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra(2018-07-24) COSTA, Deise Conceição; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075Em matemática, associamos sempre a números e cálculos. Entretanto essa ciência vai além disso. Ela ajuda constantemente a resolvermos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia, a organizar o pensamento, a pensar estrategicamente, a racionalizar, a encontrar nosso próprio método de resolver problemas e com mais frequência em sala de aula, sendo esse um método relevante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o qual possibilita os mesmos a conjecturarem que só os algoritmos matemáticos não são suficientes na resolução de um problema. Faz–se necessário adotar determinadas estratégias, ou seja, requer um plano de ação para se chegar à solução. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da rede pública municipal no interior de Magalhães Barata-PÁ, no ensino e na aprendizagem da álgebra, por meio da resolução de problemas. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa na qual foi aplicada uma atividade com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere ao pensamento algébrico, bem como o interesse da turma em resolver problemas algébricos. Em seguida foi aplicado um questionário com o intuito de saber sobre o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo, e também seu interesse pelo ensino da matemática. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de situações problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de tecnologias como ferramenta de ensino da matemática financeira: revisão bibliográfica(2023-12-21) MACEDO, Rubem Gilson Correa de; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075Este presente trabalho discutir a forma como a tecnologia é utilizada para ensinar matemática financeira a alunos do segundo segmento do ensino fundamental. O estudo discuti a forma como a compreensão e a aplicação de ideias financeiras pelos alunos podem ser melhoradas através da utilização da tecnologia num ambiente em que a educação financeira é cada vez mais importante. Com base num levantamento de literatura mais recentes publicadas entre os anos de 2020 a 2023, a investigação destaca uma série de abordagens atuais que investigam a integração da tecnologia na educação, incluindo a utilização do Excel, jogos digitais, vídeos e plataformas interativas. Essas tecnologias digitais têm sido destacadas por muitos investigadores que mostram como a tecnologia pode contextualizar as ideias financeiras e torná-las mais compreensíveis e aplicáveis, associando-as a cenários reais. O estudo destaca a utilização destas tecnológicas digitais, bem como a forma como incentivam os alunos a participarem ativamente no processo de aprendizagem, criando uma base sólida para o desenvolvimento do estudo da matemática financeira.