Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA
URI Permanente para esta coleção
Escola de Teatro e Dança /
Bibliotecária: Rosemarie Costa
Fone: (91) 3212-5050
E-mail: bib_etdufpa@ufpa.br
Navegar
Navegando Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA por Orientador "PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Corre que lá vem ela!”: a pedagogia do jogo teatral e suas contribuições na construção cênica infantil(2016-04-08) SANTOS, Carmen Cilene Mourão dos; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178O presente trabalho nos remete a compreender que os jogos teatrais são estruturas de jogos utilizados no treinamento de atores e no contexto educacional. Este trabalho teve por objetivo verificar como o método de jogos teatrais auxiliou na criação do espetáculo “Corre que lá vem ela!”, encenado por crianças do curso de teatro infantil da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) em novembro de 2014. Para tanto, realizou-se uma oficina de jogos teatrais objetivando a análise do processo pedagógico da criação de cenas, onde me coloco na condição de pesquisadora participante. A fundamentação teórica desta pesquisa tem sua base em Spolin (1992), (2010) (2012), (2013), Piaget (1990), Vigotski (1998) e Stanislavski (2004). A pesquisa pretende ser respondida em duas seções a primeira: Tipos de jogo e sua relação com a infância, que evidencia o processo de maturação do jogo praticado pela criança. A segunda: Onde? Quem e o Que? Que nos apresenta os sujeitos da pesquisa, a oficina de jogos teatrais e a estrutura dramática adotada na construção de cenas. Em uma abordagem qualitativa utilizou-se de questionário para os participantes e entrevistas. Observou-se ao final da pesquisa que o método de Jogos teatrais possibilitou a construção de uma dramaturgia onde as crianças se reconheceram como criadores, que contextualizou suas vivências e sua cultura, onde a riqueza desse processo deu-se pela ação, observação e reflexão da prática no teatro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Égua do Peixe Sonhador! O processo criativo do espetáculo “Brocado” no projeto de extensão Teatro Com-Vida(2015-02-12) OLIVEIRA, Priscila Costa de; CORREIA, Anibal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178Esta pesquisa consiste em analisar o processo criativo do espetáculo “Brocado” até a sua apresentação no Hospital Universitário João de Barros Barreto, processo este que resultou de uma oficina de teatro de animação com ressignificação de objetos hospitalares, tais como: gaze, algodão, atadura, máscara de proteção e luvas cirúrgicas, que serviu como indutores para o processo de criação do espetáculo. Meu objetivo é relatar e analisar o processo criativo com o Teatro de Animação até a sua chegada ao Hospital. Dialogo com Gil (2000), trazendo uma pesquisa de caráter qualitativo, dividida em pesquisa participante e coleta de dados com entrevistas semi estruturadas, com duas participantes do projeto. Tenho como principais referências para falar do Teatro e sua existência dentro do hospital: Pavis (2007), Masetti (2003) e Achcar (2007), para o Teatro de Animação: Amaral (2001), Processo Criativo: Rangel (2009) entre outros. O processo criativo com o Teatro de Animação dentro do hospital aconteceu de forma bem cuidadosa, gradual, onde cada detalhe desse processo foi minunciosamente importante, pois o espaço do hospital é um espaço especial, delicado, diferenciado. Tudo o que levamos ao hospital obteve um significado, nenhuma escolha foi feita aleatoriamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A palhaçaria como caminho de ensino e aprendizagem para sala de aula(2022-12-02) SARMENTO FILHO, Rubervaldo Cruz; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178; https://orcid.org/0000-0002-6918-3605O presente trabalho visa analisar 4 jogos/exercícios de palhaçaria que considero de extrema importância para minha formação artística, assim como suas possíveis utilizações em sala de aula. Compreendendo e catalogando as vivências pessoais que obtive no meu fazer artístico no período de 2014 a 2022, venho abordar os espaços e os formadores que tive a oportunidade de conhecer ao longo deste processo, também suas influências para a minha pesquisa sobre o descobrimento do Palhaço e sua ação dentro da sala de aula. Levando em consideração minha formação acadêmica, assim como, os espaços por onde ocupei meu fazer artístico, sigo com a catalogação dessas vivências. Essa pesquisa tem a intensão de se tornar uma forma possível, em trazer a compreensão para outros artistas, que também tenham passado por uma experiência semelhante de construção de um arcabouço de jogos/exercícios teatrais que possam ser utilizados por outros educadores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sucata & Diamante: o jogo como metodologia de criação do artista-docente(2013) SOUZA JÚNIOR, Enoque Paulino de; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178Esta pesquisa realizada a partir do espetáculo Sucata & Diamante tem como objetivo analisar o processo artístico-pedagógico montado pelo Dirigível Coletivo de Teatro no ano de 2012 em Belém-Pa. Considerando que a metodologia utilizada nesse processo de criação foram os jogos Teatrais, descreverá analiticamente, a utilização da metodologia na criação das cenas de um espetáculo pensado para a Linguagem do teatro de RUA, como também relata que o processo, totalmente experimental é o primeiro desafio desse novo coletivo em busca da própria linguagem artística teatral.