Curso de Dança - FADAN/ICA
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Navegando Curso de Dança - FADAN/ICA por Orientador "LAVAND, Ana Rosângela Colares"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brilhando no palco: a importância do adereço na composição cênica do bailarino sob o olhar de uma bailarina aderecista(2016) PEREIRA, Kate Karolina de Paiva; LAVAND, Ana Rosângela Colares; http://lattes.cnpq.br/8008206960524275A monografia apresentada parte do olhar de uma bailarina aderecista, pesquisadora de dança que visa compreender a importância do adereço na composição cênica do bailarino, com intuito de ressaltar a importância estético visual que esse elemento possui em cena. A pesquisa é de cunho participativo, pois me encontro inteiramente envolvida como aderecista, e alguns dados necessários se deram por meio de entrevista informal. Ao longo da pesquisa será descrita a confecção dos adereços cênicos desenvolvida pela equipe e família Pereira da qual faço parte, com destaque no processo em que ela ocorre, traçando um paralelo sob a importância de se compreender este processo, onde transito entre ser bailarina e ser aderecista, partindo da necessidade de entender esta relação. Neste âmbito minha pesquisa é de cunho participativo, pois se trata de uma relação direta que possuo com meu objeto. Trago conceitos do autor Jocimar Daolio quando se refere á cultura do corpo que trata da transmissão de conhecimentos e práticas de uma pessoa a outra, dialogo com Patrice Pavis, quanto me refiro aos adereços cênicos pois o mesmo trata da classificação dos objetos e adereços e os identifica no palco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade(2016) SILVA, Fernando Nunes; LAVAND, Ana Rosângela Colares; http://lattes.cnpq.br/8008206960524275Esta monografia consiste na investigação e reflexão da quadrilha junina como lócus de afirmação do artista-quadrilheiro na pós-modernidade. Através do método cartográfico, o tema será esmiuçado a partir da seguinte problemática: como investigar o processo de construção de identidade do artista-quadrilheiro, em sua plenitude de produzir/participar de uma manifestação cultural popular e democrática como a quadrilha junina sendo seu lócus de afirmação na pós-modernidade? Com isto, serão mapeados o contexto histórico geral da quadrilha quanto seu surgimento e influências, sua chegada ao Brasil, sua instalação em Belém do Pará sob influências dançantes locais e universais até a modernidade, imbuído da seguinte Em seguida, farei uma mapeamento móvel do artista em processos de construção da identidade quadrilhesca através da relação/ envolvimento com as danças folclóricas e a quadrilha no munícipio de Cachoeira do Piriá se estendo a cidade de Belém, especificamente na Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Por fim, localizo a quadrilha como espaço de aprendizados culturais, políticos e sociais, o coreógrafo como estimulador dos corpos dançantes na construção da identidade cultural e na particularidade a afirmação do euartista-quadrilheiro na pós-modernidade. Como referenciais teóricos principais nesta pesquisa estão: Deleuze e Guatarri (1995) sobre cartografia; Chianca (2007), Coelho (2011), Leal (2004, 2008) e Cascudo (1998, 2001) sobre o contexto da quadrilha e cultura popular; Bião (2009) sobre etnocenologia; Merleau-Ponty (1995), Daolio (1995) e Dantas (1999) sobre corpo; Santos (2011), Hall (2006) sobre identidade cultural na pós-modernidade; Canclini (2003) sobre culturas híbridas; Mendes (2004) e Muniz (2011) sobre a pós-modernidade na dança; Kaeppler (2001) e Keallinohomoku (1998) sobre antropologia da dança; Ostrower (1987) e Silva (2007) sobre criatividade e redes de criação; Freire (1996) sobre pedagogia da autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança no louvor e na adoração: o intérprete-criador-adorador e o movimento de improviso(2016) SANTOS, Raí Elicio Gonçalves dos; LAVAND, Ana Rosângela Colares; http://lattes.cnpq.br/8008206960524275O presente trabalho tem como questão norteadora o processo de transformação do intérprete-criador-adorador em toda sua continua caminhada dançante improvisacional, refletindo corporalmente na cena da adoração na contemporaneidade. Aborda o estado de percepção do interprete em percurso de assimilação em dança, contagiando decisivamente o corpo, a cena e a adoração. A pesquisa reflete no passado e fluindo no presente um apanhado acerca da dança como expressão de louvor e adoração que é manifesta dentro do culto cristão evangélico, assim como na pratica cênica da improvisação que emerge neste fazer.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança partilhada: um caminho de movimento para o intérprete-criador(2016) VELOSO, Alissy Maynara de Araújo; LAVAND, Ana Rosângela Colares; http://lattes.cnpq.br/8008206960524275Está monografia consiste no método fenomenológico, de pesquisa aplicada de uma intérprete-criadora que através de coletas de dados numa pesquisa experimental, de ação, levantamento, de diálogos sobre a condição do intérprete-criador na dança contemporânea a partir da reflexão sobre criar, a interface de um intérprete-criador e sua partilha enquanto artista e ser social trabalho a natureza qualitativa (dinâmica entre o mundo real e o sujeito). O campo estudado foi a Ribalta Companhia de Dança, na qual sou membro, e nessa conversa trabalho o Espetáculo Retratações (2014), como material selecionado para caminhar com vigor neste lugar e por ter um olhar mais hábil para tratar do processo criação ao trabalho “pronto” e as interfaces que um intérprete-criador assume nas suas escolhas, dessa forma tenho como objetivo geral: Investigar o processo do intérprete-criador como caminho para uma dança partilhada, o que me leva de encontro a seguinte problemática que norteia meu objeto de pesquisa: Como o intérprete-criador em seu processo de criação apreende uma dança partilhada? A pesquisa perpassa através do “diário de uma intérprete”, “o florescer de uma dança partilhada: delimitação de um lugar meu, seu e nosso” e “retratações: um processo criativo”, tendo como apoio teórico sobre o método fenomenológico SADALA; Sobre processo de criação OSTROWER (2013), BRITTO (2010), SILVA (2007); Sobre intérprete-criador BRIKMAN (1989), PESSOA (2011), FERREIRA (2012), ANTUNES (2006); Sobre o lócus Ribalta MAYRLA FERREIRA (2012); Sobre analise de espetáculo PAVIS (1947); Sobre Ananindeua OLIVEIRA. Como uma coleta sensorial ao longo desses a construção deste trabalho foi pensado de forma facilitadora para que todos, ao lerem, consigam compreender que essa pesquisa não se restringe somente a quem dança, mas também a todos que tenham interesse e sentem a necessidade de criar e assumir este papel para si, embargo com exemplos na maioria cotidianos e imagens como forma e força de aproximações ao leitor, intérprete-criador da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de formação de bailarinos pelo método da Royal Academy of Dance a partir da Ballare Escola de Dança(2016) DINIZ, Willame Dantas; LAVAND, Ana Rosângela Colares; http://lattes.cnpq.br/8008206960524275O presente estudo se dedica a analisar como se dá o processo de formação de bailarinos pelo método Royal Academy of Dance a partir da Ballare escola de Dança, instituição de ensino do ballet clássico existente na cidade de Belém-PA. Para atingir esse objetivo, traça uma breve trajetória do ballet clássico em sua formação enquanto gênero de dança na Europa, seu crescimento e subdivisão em escolas em variados países, e a criação da Royal Academy of Dance enquanto um método característico. Aponta o papel da professora Ana Rosa Crispino enquanto bailarina, professora e finalmente dona de uma escola vinculada a esse método em Belém do Pará. Por fim, analisa a formação de bailarinos segundo este método no nível vocacional no grau Intermediate Foundation, onde se define a vocação para bailarinos. Nessa etapa de trabalho fez-se uso de questionários semiestruturados aplicados aos alunos e ex-alunos da Ballare Escola de dança, buscando perceber suas impressões sobre esse processo de formação. Os resultados apontam para as dificuldades em seguir o programa de aulas em sua riqueza de detalhes, a relação com a língua estrangeira (inglês e francês), mas mostram também satisfação com os resultados das aulas observados na limpeza de movimentos feitos após a prática cotidiana das aulas segundo o método da RAD, bem como com o reconhecimento do diploma ofertado por esta instituição perante o mercado da dança nacional e internacional.