Curso de Dança - FADAN/ICA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará(2025-01-10) FIGUEIREDO, Gabriela Costa; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039O trabalho intitulado “Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará” constrói se a partir da relação da área da dança com a psicomotricidade, como um caminho para potencializar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Parte da premissa de que essas duas áreas de conhecimento, quando entrelaçadas, podem contribuir para o amadurecimento de habilidades psicomotoras necessárias ao desenvolvimento das crianças, durante a pré-escola. A pesquisa tem como objetivo geral apresentar práticas para o ensino da dança infantil, na unidade de educação infantil Catalina I, em Belém do Pará, por meio dos estudos da psicomotricidade. O estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de campo com professores e alunos da turma jardim I A, na faixa etária de 04 a 05 anos, durante o período de 12 de setembro a 03 de outubro de 2024, tendo como principais referências os conceitos e atividades propostos por Marques (2004) e Almeida (2014). Por meio dessa pesquisa de campo, foi possível analisar e refletir que as atividades de dança e psicomotricidade, quando trabalhadas juntas, podem propiciar o desenvolvimento das habilidades psicomotoras de forma lúdica e atrativa para as crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Guarda chuva vernacular: street dance, dança de rua, danças urbanas e suas possíveis diferenciações(2004-11-04) ARAGÃO, Bruno Richard Pimentel; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este trabalho tem como objetivo apresentar diferentes significados e contextos para os conceitos de street dance, dança de rua e danças urbanas. O objetivo é pensar como esses três conceitos são utilizados no âmbito acadêmico, e como uma definição mais específica para cada um deles pode enriquecer o seu uso em seus devidos contextos, fortalecendo o campo de pesquisa de cada um deles em suas especificidades, bem como esclarecer que eles têm diferentes usos e contextos. Para facilitar o entendimento da pesquisa, será traçado um paralelo da dança hip-hop freestyle com danças de outros gêneros que se encaixam nos conceitos. A abordagem bibliográfica visa traçar um diálogo com teóricos, pesquisadores acadêmicos e praticantes da cultura vernacular urbana, tais como Henrique Bianchine e Vanessa Garcia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O corpo e seus rios de encantaria: processos de criação de uma videodança a partir das experiências de imersão e emersão(2004-11-04) FERREIRA, Saulo Josué Araujo; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993; ROSÀRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015Este “Trabalho de Conclusão de Curso - TCC”, intitulado: “O Corpo e Seus Rios de Encantaria: Processos de Criação de uma Videodança a partir das experiências de Imersão e Emersão”. Surgiu a partir do problema de pesquisa que levou-me a procurar endender a seguinte questão: “Como os processos de imersão e emersão a partir da videodança podem ajudar tanto nos processos criativos quanto nos processos de autoconhecimento artístico?. A metodologia de pesquisa pautou-se na compreensão de uma abordagem qualitativa pós positivista, o método estrurou-se a partir da compreensão do pensamento fenomenólogico/hermenêutico e o tipo de pesquisa baseou-se no modelo etnográfico a partir da Experiência de Imersão e Emersão - EIEs contidas no co conceito de “encantaria-corpo”, aliada a compreensão de "corpo-arquivo". O resultado dessa pesquisa ficou organizado em três capítulos: 1 - PROCESSOS DE IMERSÃO E EMERSÃO; 2 - VIDEODANÇA; 3 - PROCESSOS CRIATIVOS EM DANÇA E AUTOCONHECIMENTO”. Espera-se que o resultado desse trabalho possa, de alguma forma, contrubuir para instigar a construção de novos conhecimentos acerca da videodanças a partir de Experiências de Imersão e Emersão -EIES. Assim como compreender que o seu processo de criação pode ajudar na reflexão acerca de formas de se abordar a questão do autoconhecimento e sua importância não só para os processos de criação em dança, mas também para desenvolvimento do ser humano e do futuro Professor de Dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Coreobrigue - impressões e reflexões no contexto do processo criativo em dança(2004-11-04) TENÓRIO, Natanael Magno; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O projeto de dança CoreoBrigue – o qual se inspira na história do brigue palhaço, no tempo do seu processo criativo, suscitou a cada encontro possibilidades de experimentação e criação poética no corpo a partir das propostas conceituais por Laban (fatores do movimento), e do método de improvisação em dança na perspectiva de José Gil, cujos corpos transformam-se e transcrevem-se no tempo/espaço narrativas oriundas do acaso significativo e assim tecem partituras corporais coreográficas a partir do contexto indutor sobre o massacre do brigue palhaço. Neste ínterim as múltiplas experiências atravessadas pelo corpo, através dos inúmeros laboratórios corporais, transformaram-se em recursos dramatúrgicos – recursos esses que na ótica metodológica da bricolagem a partir dos conceitos de Kincheloe, advém da experimentação, da análise e da integração das variantes para se obter um resultado, cujos corpos envolvidos transitam em “mares desconhecidos”, no qual desdobram-se em um fazer real e imaginário da cena. Nesse contexto, o corpo já não se comporta mais como corpo comum, mas como corpo que se transcende, que se bricola daquilo que está à sua volta, na qual a liberdade de criar, de constatar, de sentir, converteu se em cena poética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Carimbolando: o processo ensino - aprendizagem e espetacularidade do carimbó no município de São Domingos do Capim - Pará(2004-11-04) PIMENTEL, Klaryane dos Passos; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo ensino-aprendizagem do Carimbó e sua espetacularidade no grupo Carimbolando. Grupo de jovens do município de São Domingos do Capim, pelo viés da Etnocenologia. Apresentando o saber-fazer da dança do carimbó nos interiores, enquanto artista–pesquisadora– participante. O suporte teórico-metodológico utilizado partiu dos estudos da Etnocenologia, por meio dos autores Bião (2007) e Oliveira (2015), que abordam sobre práticas e comportamentos espetaculares, sendo eles artísticos e culturais. Fundamentada em teóricos como Jastes (2012) e INRC (2013) sobre a dança do Carimbó. Para o ensino-aprendizado da dança, o estudo está alicerçado nas obras de Marques (2011) e Strazzacappa (2001). Os dados foram coletados no ano de 2023, por meio de entrevistas realizadas com quatro dançarinos do grupo Carimbolando. A abordagem da pesquisa é qualitativa-descritiva, na qual é retratada a minha trajetória acadêmica, juntamente com as experiências na dança do carimbó, no decorre desta caminhada, bem como, é revelada as vivências e os laboratórios sobre os movimentos da dança do carimbó no grupo Carimbolando. Como resultado apresento a espetacularidade de duas coreografias interpretadas pelo referido grupo podendo também serem visualizadas pelo link e pelo QR Code. Desta forma, esta pesquisa pretende mostrar a dança do Carimbó, para o fortalecimento e expansão do ensino da dança e das culturas dos interiores, especificamente, de São Domingos do Capim, no estado do Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Projeto Nossa Senhora Aparecida: aprendendo com a ludicidade(2004-11-01) SILVA, Raynara Soares da; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este estudo se concentra na aplicação da ludicidade no ensino do ballet clássico para crianças de 4 a 6 anos no projeto Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro do Telégrafo Sem Fio em Belém-PA. O objetivo consiste em compreender a forma como essa abordagem é introduzida e quais os benefícios proporcionados aos alunos. Essa informação é fundamentada em entrevistas com educadores, pais, responsáveis e membros da Igreja Católica “Nossa Senhora Aparecida”, que estão constantemente acompanhando as crianças no desenvolvimento artístico, além de devidas observações de aulas para analisar o impacto do ensino lúdico do ballet na formação física, emocional e social das crianças. Na abordagem qualitativa, foram identificados resultados preliminares que sugerem melhorias significativas no desenvolvimento motor, coordenação, disciplina, concentração e autoestima ao longo das aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dançarinos de fichinha em Belém do Pará: dinâmicas sociais e econômicas(2004-11-01) DUARTE, Allan Fernandes Valente; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este artigo investiga o papel dos dançarinos de fichinha em Belém do Pará, com foco em sua relevância social, cultural e econômica nas festividades locais. Predominantemente jovens, esses dançarinos oferecem entretenimento, apoio emocional e interação social. A pesquisa, baseada em uma metodologia qualitativa com observação participante e entrevistas com dançarinos, organizadores e diretores de grupos, revela sua importância para a identidade cultural de Belém. Além de enfrentar desafios como renda irregular e falta de reconhecimento formal, o estudo destaca a transição pela qual passam: os dançarinos estão deixando de depender dos locais de eventos para negociar diretamente com os clientes, aumentando sua autonomia, redefinindo seus papéis e potencial de ganho. No entanto, a falta de proteções legais os expõe à exploração, apontando para a necessidade de políticas públicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpos que tremem: uma análise sobre os efeitos da dança sobre a autoestima e autoimagem de pessoas com doença de Parkinson(2023-12-15) SILVA, Solaris Carvalho da; KREJCOVA, Lane Viana; http://lattes.cnpq.br/2604693973864638A pesquisa ambientada no projeto Baila Parkinson tem como objetivo analisar os efeitos da prática de dança na autoestima e autoimagem de pacientes com Doença de Parkinson. Para isso, foram utilizados três testes aplicados dentro da clínica onde o projeto funciona: a Escala de Autoestima de Rosenberg, a Body Appreciation Scale 2 e a Escala de Geriátrica de Depressão. Os dois primeiros testes foram realizados pela autora e o último, utilizado como fonte para comparação de resultados, foi aplicado por outros pesquisadores do projeto. Os resultados da pesquisa mostraram inconsistências entre os resultados apresentados e as vivências contadas pelos participantes, assim como uma diferença significante entre os resultados dos participantes recorrentes e os ingressantes no programa. Tais resultados levaram a questionamentos e suposições sobre seus motivos, assim levando a uma discussão sobre a sensibilidade dos próprios testes aplicados, assim como a relação dos pacientes com a vergonha de se mostrarem infelizes com seus corpos, vidas e vivências.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular: contribuições para a formação de uma professora de dança(2023-12-14) SILVEIRA, Karolline Martins Maia; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015Esse "Trabalho de Curso - TCC", intitulado: "A DANÇA COMO FENÔMENO DE ADORAÇÃO A DEUS NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR - contribuições para a formação de uma professora de dança". Foi desenvolvido a partir do seguinte problema de pesquisa: "De que forma os estudos sobre Labam influenciaram a minha compreensão sobre a dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular e no meu processo de formação como uma futura professora de dança?". A metodologia de pesquisa segui uma abordagem qualitativa, método fenomenológico e tipo de pesquisa denominado "Estudo de Caso - Observacional". Para a coleta de dados foi lançado mão da observação natural, entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos e vídeos. As análises dos dados foram realizadas baseadas no conceito de análise de conteúdo de Bardin. O Trabalho está organizado em três seções: "Seção I - A Dança como Fenomeno de Adoração a Deus"; "Seção 2 - A Dança como Fenomeno de Adoração na Igreja do Evangelho Quadrangular"; "Seção 3 - A Docencia em Dança e o Encontro com Laban - uma lente para compreender a dança praticada no 'Grupo Renascer'". De seu conteúdo e inferencias espera-se que para os professores que tiverem a oportunidade de trabalhar com dança no interior de igrejas evangélicas, que esse estudo possa de alguma forma contribuir para a compreensão de que é possível adorar a Deus dançado e que é possível uma dança como adoração a Deus.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança, corpo e ludicidade: vivências no projeto de extensão da Universidade Federal do Pará(2023-12-06) ALMEIDA, Paulo Murillo Vieira; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946Esta pesquisa teve como objetivo, reflexões e análises sobre vivências obtidas durante o processo de desenvolvimento das atividades nas oficinas do Projeto de Extensão Corpo e Ludicidade: Brincadeiras na Educação, originado da Emenda Parlamentar nº 42150001/2021, sendo uma proposição da Faculdade de Dança (FADAN), da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) que através de oficinas realizadas nas comunidades dos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), compostas pelos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Belém com ações que priorizaram aspectos como identidade pessoal e artística, afetividade, reconhecimento cultural, social, político, e momentos de aprendizagens e partilhas de conhecimentos. Os pilares norteadores deste estudo concentram-se na tríade Dança, Corpo e Ludicidade, que foram os conceitos basilares do processo de desenvolvimento das oficinas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa com foco na pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados foram a observação, diário de bordo e fotografias. O referencial teórico que norteia esta pesquisa concentra-se nos estudos de, Azevedo (2018), Freitas (2018), Katz (1994), que desenvolvem pesquisas sobre a dança, Loureiro (2015), Marques (1998), que estão ligados às pesquisas do corpo, Almeida (2009), Andrade (2013, 2022, 2023) que se volta aos estudos da ludicidade e outros que nos auxiliam na compreensão do nosso objeto de pesquisa. As conclusões a que o estudo chegou dizem respeito a partilhas de saberes, conhecimentos sobre questões sociais, culturais, educacionais na relação estabelecidas entre a universidade e as comunidades envolvidas, destacando os saberes advindo dos povos da Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e cultura de massa: as contribuições do K-Pop para o processo ensino-aprendizagem em dança em Belém-PA(2023-12-12) LEAL, Jaqueline Vasconcelos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946Esta pesquisa tem como objetivo analisar e apresentar as contribuições trazidas pelo K-pop para o processo de ensino-aprendizagem em dança em Belém-PA. Foram realizadas pesquisas bibliográficas embasados nos estudos de Rudolf Laban (1978), Lenira Rengel (2003; 2004; 2017), Ciane Fernandes (2006) e Bruna de Oliveira (2022), principais teóricos desta pesquisa, e uma pesquisa em campo aplicada na turma de K-pop do Studio de Danças por Lucinha Azeredo, em Belém-PA, durante o período de setembro a novembro de 2023. Os dados obtidos são provenientes dos estudos bibliográficos e depoimentos dos alunos da turma supracitada durante a pesquisa. Como resultado, constatou-se que o K-pop, nas aulas de dança, matura o controle e a consciência corporal, expande as possibilidades de movimento, promovendo o domínio e refinamento das técnicas de dança e de sua aplicabilidade. Além disso, estimula a compreensão da proposta e impacto de coreografias, incentivando também o dinamismo na sua montagem e execução, bem como a identificação e compreensão do tempo e compasso da música, oferecendo possibilidades de experimentação e de alternâncias na proposta e modalidade de coreografia originais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança, espetacularidade e ludicidade no Boi Pavulento de Ouro em Benfica-Benevides/PA(2023-12-18) AMARAL, Talita Gabriele Ribeiro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Este trabalho de conclusão de curso foi organizado, conforme a Instrução Normativa Nº01/2023- PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização do TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, em virtude das consequências em decorrência da pandemia da COVID-19. O presente artigo discorre sobre o Boi Pavulento de Ouro, do distrito de Benfica-BE/PA, criado e organizado pela autora-brincante, por meio dos estudos da Etnocenologia, que estuda as práticas e os comportamentos humanos espetaculares, de acordo com Pradier (1999). Dialogando com a Etnocenologia, trago a Ludicidade por meio de Andrade (2013), que se debruça sobre o estudo do lúdico. A pesquisa de cunho qualitativo, se delineia pela autoetnografia, apresentando o principal objetivo do trabalho, que trata da análise e escrita de uma experiência pessoal, no caso a vivência da brincadeira do Boi Pavulento de Ouro - pratica familiar, que se tornou mais consistente ao longo do Curso de Dança. Intitulei esse boi de boizinho-dançante, apresentando as principais características das danças populares: improviso e repetição, conforme Oliveira (2019), que estuda as danças populares paraenses. Trazendo como colaboradores da realização deste trabalho, minha mãe Luciane Ribeiro dos Santos e meu pai Eduardo Amaral Neto. No qual, concluo que na brincadeira do Boi Pavulento Ouro, me possibilitou estudar os mais variados comportamentos dos brincantes de forma espetacular, deixando o primeiro registro dessa tradição de um cunho familiar, em Benfica-BE/PA.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino da dança: fatores do movimento de Rudolf Laban na perspectiva da educação personalizada de Víctor García Hoz(2023-12-12) SANTOS, Alyce Clara Cardoso dos; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039O presente artigo tem como tema o ensino da dança, mais precisamente dos fatores do movimento de Rudolf Laban: a fluência, o espaço, o peso e o tempo inseridos na perspectiva da Educação Personalizada no Colégio Mirante, proposta que conheci em agosto de 2022 ao iniciar estágio na atividade extracurricular de Jazz no referido colégio de sistema privado, sendo a primeira instituição do país a abordar esse modelo, no ano de 2020. Este objetiva apresentar a educação personalizada como uma proposta educativa, bem como propor atividades que integrem a dança, os princípios e os pilares da educação personalizada. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo, com levantamento bibliográfico e os procedimentos para coleta de dados foram entrevistas livres com três professores do Colégio Mirante e experiências vividas no estágio do referido colégio, iniciado em agosto de 2022 e continua até a publicação deste trabalho nas turmas de Ballet e Jazz. Ao longo do estudo, percebeu-se que a educação personalizada é uma concepção pedagógica que atua no desenvolvimento integral do aluno e pode ser inserida no contexto do ensino da dança, que vai além do domínio físico e perpassa pelos domínios cognitivo, sócio afetivo, volitivo e transcendental, além de auxiliar no processo de aquisição da autonomia, liberdade, criatividade, singularidade, abertura e comunicação. Como referenciais teóricos principais, destaco: Hoz (1970), Júnior E Lebiam (2021), Mota (2012), Macedo (2016), Rengel et al. (2017) e o Modelo de Educação dos Colégios de Fomento, com tradução da Solar Colégios. Este artigo é apresentado como trabalho de conclusão de curso pela norma de flexibilização da Universidade Federal do Pará na Instrução Normativa Nº 01/2023 – PROEG/UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fazer da queda um passo de dança: a intrincada coreografia neural do ato de dançar e seu potencial na reabilitação de pessoas com Parkinson(2023-12-15) TEXEIRA, Nathália Oliveira; KREJCOVA, Lane VianaA doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda de neurônios dopaminérgicos na substância negra. A dança envolve um controle sensório-motor altamente desenvolvido, e muitas teorias defendem seus efeitos benéficos em condições neurodegenerativas. Ao traçarmos um paralelo entre as áreas do cérebro ativadas pela dança e aquelas afetadas pela DP, pode-se compreender o crescente interesse pela dança como terapia adjuvante. Um conjunto robusto de evidências que apontam para vasta estimulação neural proporcionada pela dança embasa os benefícios de sua prática sobre a saúde cerebral no envelhecimento e em condições de neurodegeneração, com diversos mecanismos elucidados em humanos e animais, que incluem mudanças na expressão de neurotrofinas, alterações epigenéticas e metabólicas. Este trabalho tem como objetivo realizar uma discussão a respeito das bases neurais da dança, com o foco em seu potencial terapêutico na reabilitação de pessoas com DP.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) No bater da palma, o "lundu" se torna "dança" - a "dança" que me torna "professor(a)"(2023-12-16) PANTOJA, Antonio Benedito Lima; TAVERNARD, Cássio Mauro Oliveira; ROSÁRIO, Daísa Gomes doEsse "Trabalho de Curso - TCC", intitulado: "No bater da palma, o "Lundu" se torna "Dança" - A "Dança" que me torna "Professor(a)". Teve como problema de pesquisa: "Saber qual a importância de conhecer a origem e a história do "Lundu Marajoara" relacionado ao processo de formação do professor de dança e suas contribuições para a cultura de "Soure e da Amazônia". Para o desenvolvimento de sua metodologia de pesquisa teve como principal aporte teórico o conceito de "memória cultural" de forma a alicerçar uma concepção de tipo de pesquisa pautada na ideia de "corpo-arquivo". O trabalho ficou organizado em três capitulos: Capitulo 1 - A CONSTRUÇÃO DOS LAÇOS DE AMIZADE QUE ME LEVARAM A DANÇA; Capitulo 2 - A CHEGADA AO CRUZEIRINHO E O ENCONTRO COM O LUNDU MARAJOARA; Capitulo 3 - TERCEIRO A VIVÊNCIA E A PRÁTICA NA DANÇA DO LUND MARAJOARA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A MINHA FORMAÇÃO ENQUANTO O PROFESSOR(A) DE DANÇA. O estudo visa trazer contribuições para os cidadãos do município de "Soure" ao propiciar auto-reconhecimento quanto sua riqueza cultural e sua história enquanto sociedade que tem importância não só para os moradores do município de "Soure" mas também para a história e a cultura do Marajó e da Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A influência da dança sobre a flexibilidade e massa corpórea em pessoas com doença de Parkinson(2023-12-15) SILVA, Larissa Rocha da; KREJCOVA, Lane Viana; http://lattes.cnpq.br/2604693973864638A doença de Parkinson está sendo cada vez mais comum nos idosos e surge por conta da degeneração das células do cérebro, especificamente na região chamada substancia negra e acaba afetando o idoso fisicamente e psicologicamente. Os sintomas físicos mais frequente é o tremor, a rigidez, a lentidão dos movimentos, dificuldade de manter o equilíbrio e a postura, afetando a flexibilidade, o percentual de massa magra e causando mais chance de queda do paciente. Dessa forma o trabalho visa analisar se as aulas de dançam melhoram a flexibilidade e analisar se houve diferença na composição corporal dos pacientes. Foi utilizado o teste de sentar e alcançar, para avaliar a flexibilidade e a balança de bioimpedância para avaliar a composição corporal dos pacientes. A pesquisa foi desenvolvida no projeto Baila Parkinson, os alunos foram divididos em dois grupos, sendo um composto por alunos que já participavam de atividades de dança duas vezes na semana com duração de uma hora de aula e o outro grupo composto por participantes ingressante no projeto Baila Parkinson, ambos foram submetidos a avaliações clínicas. Foram observadas diferenças significativas com aumento de flexibilidade de membros inferiores observados nos idosos já participantes de atividades de dança. Esses dados sugerem que a dança pode promover melhora da condição física de pessoas com Parkinson, com aumento da flexibilidade, que está relacionado indiretamente à redução do risco de quedas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Kpopbody: A espetacularidade do Kpop no corpo Belenense a partir do grupo cover On Fleek em Belém do Pará(2023-12-15) SILVA, Ingrid Augusta de Lima da; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847O presente estudo tem como objetivo explorar a espetacularidade do Kpop na comunidade de Belém/PA, estabelecendo um diálogo acessível e direto com o leitor. Isto será alcançado através de uma análise que abrange a história do Kpop e minha experiência pessoal como parte do grupo de k-covers. A fim de investigar a espetacularidade na dança e na expressão corporal no contexto dos grupos de covers, no qual será utilizada a Etnocenologia como principal referencial teórico. O foco principal desta pesquisa é reforçar a relação intrínseca entre a espetacularidade e a cena de k-covers em Belém/PA, com uma ênfase especial no grupo “On Fleek”. Ao mesmo tempo, minha própria vivência será analisada em um contexto particular, fornecendo um panorama abrangente das experiências vivenciadas nesse cenário cultural e artístico. Selecionei autores que conversem com minha pesquisa e a enriqueçam mais ainda: Bião (2007), Schechner (2003), Lie (2015), Jamille Guimarães (2022), Maliangkay (2011), dentre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança da ciramba, ludicidade e resistência: a brincadeira de roda das crianças do Quilombo de Mocambo, Ourém -PA(2023-12-15) SANTOS, Marinalva Costa dos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946O estudo que ora apresentamos foi realizado na comunidade quilombola de Mocambo, no município de Ourém -PA. Teve por objetivo dar visibilidade as crianças e suas práticas culturais, dançantes e lúdicas, vivenciadas na sua cotidianidade por meio da brincadeira de roda, conhecida como ciramba. A pesquisa foi realizada através da abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação, tendo como instrumento de pesquisa, a observação, as conversas informais e oficinas de musicalização e corporeidade. O estudo desenvolveu-se com 22 crianças na faixa etária de 3 a 13 anos, ávidos a compartilhar as culturas desse território quilombola, além da colaboração de 15 velhos, que com suas narrativas sobre histórias e vivências no quilombo, nos ajudam na compreensão de nosso objeto de pesquisa. O aporte teórico da investigação pautouse nos estudos de Salles (2005) que trata da constituição dos quilombos na Amazônia, Souza (2012) que destaca a história e a identidade dos povos dos quilombos, Baena (2014), que mostra como os povos escravizados foram distribuídos no Pará, Ramos (2007), que discorre sobre o folclore negro no Brasil, Andrade (2012, 2013) com os estudos da ludicidade, entre outros que corroboram para a compreensão da brincadeira de roda ciramba. Os resultados do estudo mostraram que as crianças do quilombo do Mocambo, Ourém-PA participam ativamente da manifestação cultural da ciramba, associando a ela os brincares, uma corporeidade ancestral, uma linguagem própria com expressões advindas da cultura do lugar, ressignificando assim as culturas infantis.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Corpoesia: uma autoetnografia do corpo poema(2023-12-13) ALVEZ, Renata dos Santos; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971Esta pesquisa apresenta a investigação preliminar do corpo-poema ao qual denominei Corpoesia3, na qual trago a relação da dança em meu corpo e as poesias escritas por mim. Corpoesia é a junção de dois substantivos: Corpo e Poesia, os quais me são claros no entrelace de gestos transfigurados (MENDES, 2010). Este neologismo se deu durante o caos de um ano pandêmico, com a perda de sua identidade, esse corpo precisou se encontrar e desencontrar, dissecando os caminhos por suas trajetórias na dança e na poesia. Houve, assim, o (re)encontro do corpo – dança e do corpo-poema4, entrelaçando a arte, criando o Corpoesia, tornando uma dança do eu, dança que vem do íntimo do intérprete criador. Este artigo tem como referência principal a autoetinografia, com a autora Sandra Meyer, partindo do fragmento de um estudo com o próprio corpo e a própria criação. Tornando-me criador e criatura, pesquisadora participante do meu processo criativo em dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cores que se movem em corpos, corpos que agitam cores: um traçado histórico da gincana de férias do km-18 como tradição cultural de Santa Luzia do Pará(2023-12-15) MELO, Saylon Carlos dos Santos; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847A presente Monografia versa sobre a historicidade desde 1994 até os dias atuais do fenômeno espetacular tradicional intitulado como: Gincana de Férias do Km – 18 de Santa Luzia do Pará. Para compor, a partir do ponto de vista dos autores Pradier (1996), Bião (1995) e Buckland (2018) abordarei a Etnocenologia e a Autoetnografia como bases metodológicas e como principais referenciais teóricos. Só foi possível traçar historicamente este fenômeno através das entrevistas realizadas com os integrantes da gincana, que embasam a documentação da história do evento tradicional, cultural e artístico tão importante para nós da comunidade local na cidade de Santa Luzia – PA. Tendo isso, o presente estudo visa relatar os movimentos organizados das equipes Fera e Dezoitense como forma originária dentro do campo da etnocenologia, estudando e documentando o modo de fazer a gincana, do se arrumar, de se organizar, de se empenhar e até mesmo do modo como se estrutura as noites dessa gincana. Os resultados revelam que o traçado etnocenológico da Gincana de Férias do Km–18 é importante para que haja visibilidade além do entretenimento, destacando a importância para muitas pessoas que até hoje buscam preservá-la em prol dos laços significativos que ela possui. Esses achados contribuem significativamente para a área acadêmica de Dança e das outras Artes Cênicas, buscando abrir caminhos para um campo promissor de pesquisas futuras em Artes, fornecendo insights importantes para compreensão do que é uma gincana tradicional e cultural de um povo comunitário.