Curso de Dança - FADAN/ICA

URI Permanente para esta coleção

Escola de Teatro e Dança / Bibliotecária: Rosemarie Costa Fone: (91) 3212-5050 E-mail: bib_etdufpa@ufpa.br

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 174
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Caminhos para ensinar a dança: uma análise sobre o processo de ensino-aprendizagem do espetáculo “Os Miseráveis”, realizado pela Casa de Artes Tiago de Pinho
    (2025-09-16) BARROS, Victoria Caroline Brito; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    Este artigo tem como objetivo investigar os caminhos possíveis para o ensino da dança dentro de um processo criativo aplicado ao teatro musical, com foco no método de ensino desenvolvido pela autora em uma turma da Casa de Artes Tiago de Pinho, localizada em Belém do Pará. A partir da experiência prática no processo de criação do espetáculo Os Miseráveis, adaptado e apresentado como uma montagem escolar por essa instituição, a pesquisa busca refletir criticamente sobre as estratégias de ensino utilizadas, sua eficácia em sala de aula e os impactos percebidos nos alunos ao longo do semestre. O estudo adota uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, utilizando como instrumentos entrevistas, observações e relatos do processo. A análise é embasada em fundamentos teóricos que tratam da pedagogia da dança, da criação cênica e da educação emancipadora, especialmente sob a ótica de Paulo Freire. Como resultado, este artigo propõe a ampliação do repertório metodológico de professores de dança, ao apresentar reflexões sobre práticas pedagógicas que podem ser adaptadas a diferentes contextos educacionais e artísticos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo dançante: o ensino-aprendizagem da dança no Arrastão do Pavulagem, em Belém - PA
    (2025-09-12) LIMA, Thamires do Rosário; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Este trabalho investiga o processo de ensino-aprendizagem dos passos e comandos coreográficos no Segmento de Dança do Batalhão da Estrela durante os arrastões juninos do Arraial do Pavulagem em Belém-PA. Com abordagem qualitativa e etnográfica, a pesquisa utiliza relatos pessoais, registros audiovisuais e coleta de dados para analisar como o corpo brincante aprende e ressignifica os comandos coreográficos. Descreve oficinas, ensaios e cortejos juninos, destacando dimensões afetivas, inclusivas e pedagógicas. Fundamenta-se em Brandão (1982, apud Fuscaldo, 2015), Façanha (2019; 2023), Negrão (2012) e Santos (2017; 2023), evidenciando o corpo brincante como memória viva que integra tradição, identidade e resistência cultural amazônica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Baliza masculino: marcas de um corpo dissidente em ato
    (2025-09-19) PAULO, Fábio Alessandro Oliveira de; CASTRO, Roberta Suellen Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6559976935905556
    Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a trajetória da baliza masculino como corpo dissidente no contexto das bandas e fanfarras do Pará, compreendendo-a como linguagem artística, política e pedagógica. A pesquisa ancora-se em uma abordagem qualitativa, fundamentada na autoetnografia, que articula narrativas pessoais, memórias afetivas, registros visuais e relatos orais para refletir sobre disputas de gênero, processos de invisibilização e resistências que atravessam a presença da baliza em diferentes territórios amazônicos. O estudo mobiliza referenciais como Elizeu Corrêa, Judith Butler, Giuliano Andreoli, Paulo Freire e Richard Schechner, dialogando com os campos da performatividade, da espetacularidade, dos estudos de gênero, da memória e da educação crítica. A escrita, assumidamente autoetnográfica, incorpora poemas, variações narrativas e estratégias expressivas como forma de denunciar silenciamentos e afirmar o corpo da baliza como lugar de produção de conhecimento. O percurso analítico abrange: o surgimento histórico das bandas e fanfarras; a institucionalização da figura da baliza e os mecanismos de controle que a atravessam; e uma narrativa autoetnográfica que evidencia vivências de assédio, homofobia institucional, precarização estrutural, mas também conquistas, afetos e movimentos de insubordinação. Os resultados apontam para a necessidade de reposicionar a baliza como agente ativo na construção de sentidos para a dança, para os concursos e para a própria educação em arte, reconhecendo-a como expressão legítima da cultura popular amazônica. Mais do que concluir uma trajetória, este trabalho abre caminhos para que outras balizas possam narrar suas histórias, disputar espaços de decisão e transformar estruturas ainda excludentes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do girar da saia ao brilho da coroa: estética e performance na construção da Rainha Junina a partir da miss caipira
    (2025-09-16) COSTA, Keyla Barros da; PINHEIRO, Paola Rodrigues
    Este trabalho investiga a transição da figura da miss caipira para a rainha junina a partir de uma abordagem teórico-prática, fundamentada em vivências pessoais e trajetórias artísticas. Busca se analisar os aspectos estéticos, coreográficos e simbólicos que diferenciam essas personagens nas quadrilhas juninas brasileiras, considerando tanto a tradição quanto a reinvenção performática. A pesquisa utiliza a cartografia como metodologia (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015; ROLNIK, 1989), entendida como um modo de acompanhar processos, mapear percursos corporais e registrar escolhas criativas a partir da experiência, em diálogo com a noção de escrita que acompanha o real em sua fabricação (DELEUZE; GUATTARI, 1995). O método autoral Raiz-Cena subsidia a análise da construção coreográfica, da presença cênica e da expressão simbólica da rainha junina, articulando saberes populares e processos de criação (SALLES, 2008; 2011). As observações realizadas entre 2015 e 2022 nos estados do Pará, Tocantins, Ceará e Sergipe demonstram como elementos culturais, performáticos e corporais moldam a performance e reforçam identidades singulares. Além disso, ao reconhecer a memória e a oralidade como formas de transmissão de conhecimento (CANDAU, 2016; BRANDÃO, 2002), o estudo legitima os saberes populares inscritos no corpo como dispositivos epistemológicos válidos. O trabalho também evidencia a escassez de produção acadêmica sobre o tema, reforçando a importância de registrar e valorizar práticas que emergem da cultura popular. Ao combinar relato autobiográfico, observação de campo e reflexão estética (FERNANDES, 2002), esta pesquisa contribui para a inserção da cultura junina no meio acadêmico, destacando a riqueza dos processos criativos e oferecendo referências que podem inspirar outras artistas e pesquisadores a explorar e reconhecer a relevância da cultura popular brasileira.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estágio docente IV do curso de licenciatura em dança: considerações acerca da formação continuada para profissionais da dança
    (2025-09-15) SILVA, Juliana Fabricia Soares da; PINHEIRO, Paola Rodrigues
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado: O Estágio Docente IV do Curso de Licenciatura em Dança: considerações acerca da formação continuada para profissionais da dança, tem como objetivo apresentar as considerações acerca do estágio docente na formação continuada do profissional da Dança, do Curso de Licenciatura em Dança, da Faculdade de Dança – FADAN, Instituição da Universidade Federal do Pará – UFPA, tendo como foco principal produzir uma autonarrativa sobre as contribuições dos estágios docentes para a construção da identidade profissional docente, onde os estudantes se apropriam dos saberes necessários para mobilizar na ação as experiências adquiridas ao longo da graduação, visto que a autonarrativa é uma metodologia que favorece ao licenciando construir o seu alicerce de forma reflexiva sobre seus saberes pedagógicos. Para atender aos objetivos propostos, adotou se a pesquisa bibliográfica, básica, exploratória e qualitativa, sendo os principais referenciais teóricos os autores Azolini (2002), Maurice Tardif (2002) e Isabel Marques (2007). Os dados utilizados foram as fundamentações teóricas, metodológicas, experiências e observações vivenciadas durante a disciplina Estágio Docente IV, do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Pará – UFPA. Os resultados mostram que os estágios docentes são de extrema importância para a formação pessoal e profissional do licenciando em Dança, visto que proporcionam a oportunidade de vivenciar na prática, o exercício da docência.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A multiplicidade do jazz: um fenômeno de ensino da dança em Belém
    (2025-08-19) SANTOS, Arlinda Vitória Silva; FREITAS, Waldete Brito da Silva
    Este estudo tem como ponto principal enfatizar a noção de uma dança que é importante para o artista e professor enquanto criação coreográfica nas aulas, despertando a essência construída ao longo desta, pensando na questão de que cada aluno tem sua particularidade de pensar sobre essa determinada dança que está como tema principal de minha pesquisa. A pesquisa tem como objetivo retratar a multiplicidade de ensino, pesquisa e criação do Jazz nas escolas de Belém em geral, obtendo especificar a trajetória dessa dança ao redor do mundo, desde o período escravista até os tempos atuais com musicais, aulas, congressos, palestras, documentários, entre outros, além da introdução de diversas maneiras de ensinar essa dança e para desenvolver a criatividade do professor e do aluno entrelaçada com a metodologia participativa com a finalidade de acontecerem diálogos entre os sujeitos para aprofundar o conteúdo. Dessa forma, o ensino do Jazz segue múltiplas linhas rizomáticas em especial na cidade de Belém, localizada na região Norte do Brasil, algo que Gilles Deleuze e Félix Guattari introduziram nos seus estudos, juntamente com Matt Mattox através das suas múltiplas experimentações. Nesta dança, alunos buscam a liberdade nos seus movimentos por intermédio de professores que receberam influência de outros e, assim, sucessivamente, é possível fazer uma analogia a uma árvore genealógica do indivíduo fortalecendo ainda mais a importância do Jazz no corpo do dançarino.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação do professor de dança de salão: caminhos percorridos para a docência no estado do Pará
    (2025-03-31) TAVARES, Noêmia Cristina Costa; RODRIGUES, Renata Duarte de Souza; http://lattes.cnpq.br/9322775843548966; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Esse "Trabalho de Conclusão de Curso - TCC”, intitulado: "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA DE SALÃO: caminhos percorridos para a docência no estádo do Pará", surgiu a partir de um problema de pesquisa que buscou: compreender "como se dá a formação do professor de dança de salão? Para tanto, estabeleceu como objetivo geral: "pesquisar, analisar e compreender de que forma ocorreu a formação de professore(a)s de dança de salão na cidade de Belém do Pará até 2024". Analisando os percursos formativos e as práticas pedagógicas adotadas e investigando as metodologias utilizadas nos cursos de formação ou a ausência do mesmo. Assim como, a importância da valorização das tradições regionais e as competências para que os profissionais possam atuar com eficácia. Além disso, discutir o impacto da formação docente na qualidade do ensino da "Dança de Salão" para o enriquecimento da cultura paraense. No que se refere a metodologia desse trabalho de pesquisa, ressalta-se que a abrdagem escolhida foi a "Qualitativa ". Adotou-se como "Método de Pesquisa" a "História Oral". Quanto ao "Tipo de Pesquisa" baseou-se no genero de "História Oral" conceituado como "Tradição Oral". Assim aliado aos estudos teóricos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a "Professores de Dança de Salão" do Estado do Pará, que estiveram e contribuiram para o processo de estabelecimento desse tipo de "Dança" na cultura paraense e que continuam a praticá-la nas escolas de dança em Belém. Para a análise dos dados coletados a técnica que se lançou mão foi a denominada "Análise Temática". A realização do trabalho e seus resultados permitiu estrutura-lo da seguinte forma: primeiro capitulo: HISTÓRIA E ORIGEM DA DANÇA DE SALÃO NO BRASIL, apresenta um panorama sobre a história e a origem da “Dança de Salão” no Brasil, discutindo a influencia das danças europeias, como a valsa, a polca e a mazurca trazidas pela corte portuguesa e a maneira como essas danças foram sendo adaptadas no contexto brasileiro, mesclando-se com ritmos africanos e indígenas e dando origem a novos ritmos. Destas destaca-se o "Samba" e o "Maxixe" na construção da identidade da “Dança Salão” no Brasil. O segundo capitulo: A DANÇA DE SALÃO EM BELÉM DO PARÁ, faz um apanhado sobre a "Dança de Salão" em Belém do Pará e com base em entrevistas expõe o surgimento e o estabelecimento da mesma na cidade e busca evidenciar suas características socioculturais, destacando o impacto das migrações para a construção de uma identidade cultural. O terceiro capitulo: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA DE SALÃO NO ESTADO DO PARÁ, analisa o processo de formação dos profissionais que atuam no ensino desse tipo de dança, quais caminhos levaram a construção de saberes advindos do contato com o outro nos salões, a ausência de um método especifico para o ensino da “Dança de salão” e a importância da graduação para a valorização do profissional de “Dança de Salão”. O quarto capitulo: O DESENHO CURRICULAR DA FORMAÇÃO SUPERIOR DEPROFESSORES DE DANÇA DA UFPA E A DANÇA DE SALÃO, inicia apresentando um panorama sobre a criação dos cursos de licenciatura no Brasil, evidenciando seu papel na formação de docentes aptos a atuar no ensino formal, em seguida problematiza a ausência da especificidade da dança de salão nos conteúdos curriculares do curso de licenciatura em dança. Por fim ressalta a importância do curso para a valorização dos profissionais "Professores de Dança".
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da dança no municipio de Benevides-Pará: da realidade do ensino do conteúdo dança nas escolas públicas
    (2025-04-01) SILVA, Marcelly Barbosa da; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Esse "Trabalho de Conclusão de Curso - TCC" tem como foco de estudo o ensino da "Dança" nas escolas municipais de Benevides-PA, estruturou como problema de pesquisa a ser investigado: saber "Como o ensino do conteúdo dança tem sido trabalhado na disciplina de Arte no contexto das escolas municipais de Benevides - Pará?". O universo da pesquisa centrou-se nas escolas da rede pública do município de Benevides, mais precisamente, sobre as séries finais do Ensino Fundamental. "Abordagem de Pesquisa" escolhida foi a "Qualitativa", por ter dentre as suas carcterísticas "o ambiente natural como fonte direta dos dados" (Gressler, 2004 p.87) e por aceitar métodos de pesquisa multiplos (Gressler, 2004). Quanto ao "Método de Pesquisa" segiu-se o que propõe a História Oral. Configurou-se como "tipo de pesquisa", mais especificamente, o que a História Oral denomina de "História Oral Temática". Nessa direção, as entrevistas semiestruturadas constituiram-se como instrumento de coleta de dados da pesquisa, seguidas de observação. As informações coletadas foram analisadas a partir da "Análise Temática - AT" que "é um método de análise qualitativa de dados para identificar, analisar, interpretar e relatar padrões (temas) a partir de dados qualitativos. (Souza, 2019 p. 52). Passadas todas as suas etapas o trabalho estruturou-se em quatro sessões, quais sejam: O ENSINO DE DANÇA NOS CURRICULOS FORMAIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES NO ESTADO DO PARÁ, a dança nas escolas do município de Benevides, como cheguei até o presente tema da pesquisa, a dança como ensino; a segunda sessão: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE/NA DANÇA – TEORIAS E PRÁTICAS, aborda o ensino da dança nos currículos formais nas escolas do município de Benevides no estado do Pará, qual é a forma que a dança está presente nas escolas regulares e se ela está presente nos currículos da escola; a terceira sessão: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE/NA DANÇA – TEORIAS E PRÁTICAS - são as formas e processos que o ensino da dança pode levar as práticas utilizadas nas aulas; a quarta: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO ENSINO DA DANÇA – O QUE VIVI, O QUE VI E O QUE DESEJO VER NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES - Reflexão sobre a dança no contexto escolar. Cientes de que a Dança tem grandes contribuições a dar para a sociedade o trabalho em questão procurou abordar os processos de aprendizagem que a disciplina de Arte passa nos currículos escolares com relação aos conteúdos de dança na esperança de que o resultado do estudo possa contribuir para o Curso de Licenciatura em Dança da UFPA de forma a ressaltar a importância de pesquisas relacionadas a dança nos ensinos escolares, e deixar evidente que o Curso é uma Licenciatura, e que "Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC" que abordem essa temática da Dança nas escolas são muito necessários. Assim como contribuir para o debates sobre as políticas educacionais para o ensino de Dança nas escolas regulares do município de Benevides – PA.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança, educação e encantaria-corpo: desdobramentos em proposições, registros e catálogos
    (2025-04-03) FERREIRA, Geane Leite; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Esta monografia, intitulada “Dança, Educação e encantaria-corpo: desdobramentos em proposições, registros e catálogos”, tem como tema “práticas metodológicas no ensino aprendizagem da dança a partir da noção encantaria-corpo”, seguindo na linha de pesquisa: “formação de professor e processos de ensino e de aprendizagem”. Ela tem como objetivo geral apresentar 12 (doze) exercícios metodológicos inspirados na noção de encantaria-corpo para o ensino-aprendizagem da dança em ambientes educativos, tal como aprofundar as redes teórico-metodológicas do artigo intitulado “Dança e educação: a encantaria-corpo em registros, catálogos e proposições”1. O tipo de pesquisa utilizada foi a documental e bibliográfica. Como fundamentação teórica, recorre-se à tese-memorial de Luiza Souza (2022), referência a respeito da noção de “encantaria-corpo”; Ana Flávia Mendes (2010), para abordar as noções de corpo e a dança imanente e Paulo Freire (1996), o qual disserta sobre pedagogia educacional. O estudo teórico também se baseia em documentos institucionalizantes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte- PCN arte (1997) e a Base Nacional Curricular Comum- BNCC (2017), entre outros autores e documentos que somam com a compreensão dos exercícios metodológicos. A pesquisa propõe uma perspectiva de dança voltada ao ensino-aprendizagem de uma maneira poética e libertadora, com a finalidade de sensibilizar o olhar docente, discente, do dançarino ou artista, na tentativa de uma educação em dança possível enquanto um componente curricular, resultando na apresentação de exercícios-metodológicos que podem ser aplicados em ambientes educativos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará
    (2025-01-10) FIGUEIREDO, Gabriela Costa; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    O trabalho intitulado “Dança e psicomotricidade: processo de ensino e aprendizagem na pré-escola Unidade de Educação Infantil Catalina I, em Belém do Pará” constrói se a partir da relação da área da dança com a psicomotricidade, como um caminho para potencializar o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Parte da premissa de que essas duas áreas de conhecimento, quando entrelaçadas, podem contribuir para o amadurecimento de habilidades psicomotoras necessárias ao desenvolvimento das crianças, durante a pré-escola. A pesquisa tem como objetivo geral apresentar práticas para o ensino da dança infantil, na unidade de educação infantil Catalina I, em Belém do Pará, por meio dos estudos da psicomotricidade. O estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de campo com professores e alunos da turma jardim I A, na faixa etária de 04 a 05 anos, durante o período de 12 de setembro a 03 de outubro de 2024, tendo como principais referências os conceitos e atividades propostos por Marques (2004) e Almeida (2014). Por meio dessa pesquisa de campo, foi possível analisar e refletir que as atividades de dança e psicomotricidade, quando trabalhadas juntas, podem propiciar o desenvolvimento das habilidades psicomotoras de forma lúdica e atrativa para as crianças.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Guarda chuva vernacular: street dance, dança de rua, danças urbanas e suas possíveis diferenciações
    (2004-11-04) ARAGÃO, Bruno Richard Pimentel; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847
    Este trabalho tem como objetivo apresentar diferentes significados e contextos para os conceitos de street dance, dança de rua e danças urbanas. O objetivo é pensar como esses três conceitos são utilizados no âmbito acadêmico, e como uma definição mais específica para cada um deles pode enriquecer o seu uso em seus devidos contextos, fortalecendo o campo de pesquisa de cada um deles em suas especificidades, bem como esclarecer que eles têm diferentes usos e contextos. Para facilitar o entendimento da pesquisa, será traçado um paralelo da dança hip-hop freestyle com danças de outros gêneros que se encaixam nos conceitos. A abordagem bibliográfica visa traçar um diálogo com teóricos, pesquisadores acadêmicos e praticantes da cultura vernacular urbana, tais como Henrique Bianchine e Vanessa Garcia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O corpo e seus rios de encantaria: processos de criação de uma videodança a partir das experiências de imersão e emersão
    (2004-11-04) FERREIRA, Saulo Josué Araujo; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Este “Trabalho de Conclusão de Curso - TCC”, intitulado: “O Corpo e Seus Rios de Encantaria: Processos de Criação de uma Videodança a partir das experiências de Imersão e Emersão”. Surgiu a partir do problema de pesquisa que levou-me a procurar endender a seguinte questão: “Como os processos de imersão e emersão a partir da videodança podem ajudar tanto nos processos criativos quanto nos processos de autoconhecimento artístico?. A metodologia de pesquisa pautou-se na compreensão de uma abordagem qualitativa pós positivista, o método estrurou-se a partir da compreensão do pensamento fenomenólogico/hermenêutico e o tipo de pesquisa baseou-se no modelo etnográfico a partir da Experiência de Imersão e Emersão - EIEs contidas no co conceito de “encantaria-corpo”, aliada a compreensão de "corpo-arquivo". O resultado dessa pesquisa ficou organizado em três capítulos: 1 - PROCESSOS DE IMERSÃO E EMERSÃO; 2 - VIDEODANÇA; 3 - PROCESSOS CRIATIVOS EM DANÇA E AUTOCONHECIMENTO”. Espera-se que o resultado desse trabalho possa, de alguma forma, contrubuir para instigar a construção de novos conhecimentos acerca da videodanças a partir de Experiências de Imersão e Emersão -EIES. Assim como compreender que o seu processo de criação pode ajudar na reflexão acerca de formas de se abordar a questão do autoconhecimento e sua importância não só para os processos de criação em dança, mas também para desenvolvimento do ser humano e do futuro Professor de Dança.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Coreobrigue - impressões e reflexões no contexto do processo criativo em dança
    (2004-11-04) TENÓRIO, Natanael Magno; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    O projeto de dança CoreoBrigue – o qual se inspira na história do brigue palhaço, no tempo do seu processo criativo, suscitou a cada encontro possibilidades de experimentação e criação poética no corpo a partir das propostas conceituais por Laban (fatores do movimento), e do método de improvisação em dança na perspectiva de José Gil, cujos corpos transformam-se e transcrevem-se no tempo/espaço narrativas oriundas do acaso significativo e assim tecem partituras corporais coreográficas a partir do contexto indutor sobre o massacre do brigue palhaço. Neste ínterim as múltiplas experiências atravessadas pelo corpo, através dos inúmeros laboratórios corporais, transformaram-se em recursos dramatúrgicos – recursos esses que na ótica metodológica da bricolagem a partir dos conceitos de Kincheloe, advém da experimentação, da análise e da integração das variantes para se obter um resultado, cujos corpos envolvidos transitam em “mares desconhecidos”, no qual desdobram-se em um fazer real e imaginário da cena. Nesse contexto, o corpo já não se comporta mais como corpo comum, mas como corpo que se transcende, que se bricola daquilo que está à sua volta, na qual a liberdade de criar, de constatar, de sentir, converteu se em cena poética.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Carimbolando: o processo ensino - aprendizagem e espetacularidade do carimbó no município de São Domingos do Capim - Pará
    (2004-11-04) PIMENTEL, Klaryane dos Passos; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo ensino-aprendizagem do Carimbó e sua espetacularidade no grupo Carimbolando. Grupo de jovens do município de São Domingos do Capim, pelo viés da Etnocenologia. Apresentando o saber-fazer da dança do carimbó nos interiores, enquanto artista–pesquisadora– participante. O suporte teórico-metodológico utilizado partiu dos estudos da Etnocenologia, por meio dos autores Bião (2007) e Oliveira (2015), que abordam sobre práticas e comportamentos espetaculares, sendo eles artísticos e culturais. Fundamentada em teóricos como Jastes (2012) e INRC (2013) sobre a dança do Carimbó. Para o ensino-aprendizado da dança, o estudo está alicerçado nas obras de Marques (2011) e Strazzacappa (2001). Os dados foram coletados no ano de 2023, por meio de entrevistas realizadas com quatro dançarinos do grupo Carimbolando. A abordagem da pesquisa é qualitativa-descritiva, na qual é retratada a minha trajetória acadêmica, juntamente com as experiências na dança do carimbó, no decorre desta caminhada, bem como, é revelada as vivências e os laboratórios sobre os movimentos da dança do carimbó no grupo Carimbolando. Como resultado apresento a espetacularidade de duas coreografias interpretadas pelo referido grupo podendo também serem visualizadas pelo link e pelo QR Code. Desta forma, esta pesquisa pretende mostrar a dança do Carimbó, para o fortalecimento e expansão do ensino da dança e das culturas dos interiores, especificamente, de São Domingos do Capim, no estado do Pará.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Projeto Nossa Senhora Aparecida: aprendendo com a ludicidade
    (2004-11-01) SILVA, Raynara Soares da; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847
    Este estudo se concentra na aplicação da ludicidade no ensino do ballet clássico para crianças de 4 a 6 anos no projeto Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro do Telégrafo Sem Fio em Belém-PA. O objetivo consiste em compreender a forma como essa abordagem é introduzida e quais os benefícios proporcionados aos alunos. Essa informação é fundamentada em entrevistas com educadores, pais, responsáveis e membros da Igreja Católica “Nossa Senhora Aparecida”, que estão constantemente acompanhando as crianças no desenvolvimento artístico, além de devidas observações de aulas para analisar o impacto do ensino lúdico do ballet na formação física, emocional e social das crianças. Na abordagem qualitativa, foram identificados resultados preliminares que sugerem melhorias significativas no desenvolvimento motor, coordenação, disciplina, concentração e autoestima ao longo das aulas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dançarinos de fichinha em Belém do Pará: dinâmicas sociais e econômicas
    (2004-11-01) DUARTE, Allan Fernandes Valente; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847
    Este artigo investiga o papel dos dançarinos de fichinha em Belém do Pará, com foco em sua relevância social, cultural e econômica nas festividades locais. Predominantemente jovens, esses dançarinos oferecem entretenimento, apoio emocional e interação social. A pesquisa, baseada em uma metodologia qualitativa com observação participante e entrevistas com dançarinos, organizadores e diretores de grupos, revela sua importância para a identidade cultural de Belém. Além de enfrentar desafios como renda irregular e falta de reconhecimento formal, o estudo destaca a transição pela qual passam: os dançarinos estão deixando de depender dos locais de eventos para negociar diretamente com os clientes, aumentando sua autonomia, redefinindo seus papéis e potencial de ganho. No entanto, a falta de proteções legais os expõe à exploração, apontando para a necessidade de políticas públicas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpos que tremem: uma análise sobre os efeitos da dança sobre a autoestima e autoimagem de pessoas com doença de Parkinson
    (2023-12-15) SILVA, Solaris Carvalho da; KREJCOVA, Lane Viana; http://lattes.cnpq.br/2604693973864638
    A pesquisa ambientada no projeto Baila Parkinson tem como objetivo analisar os efeitos da prática de dança na autoestima e autoimagem de pacientes com Doença de Parkinson. Para isso, foram utilizados três testes aplicados dentro da clínica onde o projeto funciona: a Escala de Autoestima de Rosenberg, a Body Appreciation Scale 2 e a Escala de Geriátrica de Depressão. Os dois primeiros testes foram realizados pela autora e o último, utilizado como fonte para comparação de resultados, foi aplicado por outros pesquisadores do projeto. Os resultados da pesquisa mostraram inconsistências entre os resultados apresentados e as vivências contadas pelos participantes, assim como uma diferença significante entre os resultados dos participantes recorrentes e os ingressantes no programa. Tais resultados levaram a questionamentos e suposições sobre seus motivos, assim levando a uma discussão sobre a sensibilidade dos próprios testes aplicados, assim como a relação dos pacientes com a vergonha de se mostrarem infelizes com seus corpos, vidas e vivências.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular: contribuições para a formação de uma professora de dança
    (2023-12-14) SILVEIRA, Karolline Martins Maia; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Esse "Trabalho de Curso - TCC", intitulado: "A DANÇA COMO FENÔMENO DE ADORAÇÃO A DEUS NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR - contribuições para a formação de uma professora de dança". Foi desenvolvido a partir do seguinte problema de pesquisa: "De que forma os estudos sobre Labam influenciaram a minha compreensão sobre a dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular e no meu processo de formação como uma futura professora de dança?". A metodologia de pesquisa segui uma abordagem qualitativa, método fenomenológico e tipo de pesquisa denominado "Estudo de Caso - Observacional". Para a coleta de dados foi lançado mão da observação natural, entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos e vídeos. As análises dos dados foram realizadas baseadas no conceito de análise de conteúdo de Bardin. O Trabalho está organizado em três seções: "Seção I - A Dança como Fenomeno de Adoração a Deus"; "Seção 2 - A Dança como Fenomeno de Adoração na Igreja do Evangelho Quadrangular"; "Seção 3 - A Docencia em Dança e o Encontro com Laban - uma lente para compreender a dança praticada no 'Grupo Renascer'". De seu conteúdo e inferencias espera-se que para os professores que tiverem a oportunidade de trabalhar com dança no interior de igrejas evangélicas, que esse estudo possa de alguma forma contribuir para a compreensão de que é possível adorar a Deus dançado e que é possível uma dança como adoração a Deus.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança, corpo e ludicidade: vivências no projeto de extensão da Universidade Federal do Pará
    (2023-12-06) ALMEIDA, Paulo Murillo Vieira; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946
    Esta pesquisa teve como objetivo, reflexões e análises sobre vivências obtidas durante o processo de desenvolvimento das atividades nas oficinas do Projeto de Extensão Corpo e Ludicidade: Brincadeiras na Educação, originado da Emenda Parlamentar nº 42150001/2021, sendo uma proposição da Faculdade de Dança (FADAN), da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) que através de oficinas realizadas nas comunidades dos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), compostas pelos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Belém com ações que priorizaram aspectos como identidade pessoal e artística, afetividade, reconhecimento cultural, social, político, e momentos de aprendizagens e partilhas de conhecimentos. Os pilares norteadores deste estudo concentram-se na tríade Dança, Corpo e Ludicidade, que foram os conceitos basilares do processo de desenvolvimento das oficinas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa com foco na pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados foram a observação, diário de bordo e fotografias. O referencial teórico que norteia esta pesquisa concentra-se nos estudos de, Azevedo (2018), Freitas (2018), Katz (1994), que desenvolvem pesquisas sobre a dança, Loureiro (2015), Marques (1998), que estão ligados às pesquisas do corpo, Almeida (2009), Andrade (2013, 2022, 2023) que se volta aos estudos da ludicidade e outros que nos auxiliam na compreensão do nosso objeto de pesquisa. As conclusões a que o estudo chegou dizem respeito a partilhas de saberes, conhecimentos sobre questões sociais, culturais, educacionais na relação estabelecidas entre a universidade e as comunidades envolvidas, destacando os saberes advindo dos povos da Amazônia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e cultura de massa: as contribuições do K-Pop para o processo ensino-aprendizagem em dança em Belém-PA
    (2023-12-12) LEAL, Jaqueline Vasconcelos; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar e apresentar as contribuições trazidas pelo K-pop para o processo de ensino-aprendizagem em dança em Belém-PA. Foram realizadas pesquisas bibliográficas embasados nos estudos de Rudolf Laban (1978), Lenira Rengel (2003; 2004; 2017), Ciane Fernandes (2006) e Bruna de Oliveira (2022), principais teóricos desta pesquisa, e uma pesquisa em campo aplicada na turma de K-pop do Studio de Danças por Lucinha Azeredo, em Belém-PA, durante o período de setembro a novembro de 2023. Os dados obtidos são provenientes dos estudos bibliográficos e depoimentos dos alunos da turma supracitada durante a pesquisa. Como resultado, constatou-se que o K-pop, nas aulas de dança, matura o controle e a consciência corporal, expande as possibilidades de movimento, promovendo o domínio e refinamento das técnicas de dança e de sua aplicabilidade. Além disso, estimula a compreensão da proposta e impacto de coreografias, incentivando também o dinamismo na sua montagem e execução, bem como a identificação e compreensão do tempo e compasso da música, oferecendo possibilidades de experimentação e de alternâncias na proposta e modalidade de coreografia originais.