Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por Orientador "FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As práticas de leitura na comunidade ribeirinha do rio Meruú-Açú: uma análise das relações de ensino e aprendizagem no 6º ano do ensino fundamental(2025-09-15) BARROS, Débora dos Santos; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994Este trabalho de conclusão de curso visa analisar o processo de ensino na comunidade ribeirinha do rio Meruú Açú, com foco nas práticas de leitura no 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa busca compreender como o ensino da leitura é desenvolvido na comunidade escolar e quais são as adversidades enfrentadas pelos alunos ao construir significados a partir da leitura, considerando os contextos culturais e pedagógicos. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas com a professora e a diretora da escola, observação participante e análise de atividades desenvolvidas com a turma. Os resultados obtidos destacam a importância do contexto sociocultural para um processo de ensino eficaz na comunidade, revelando tanto desafios quanto potencialidades entre os alunos. Conclui-se que a contextualização e a valorização das práticas de ensino contribuem para um ensino mais rico e para o desenvolvimento educacional na comunidade. Além disso, a pesquisa evidencia a necessidade de práticas pedagógicas que integrem as características culturais da comunidade ribeirinha para promover uma educação transformadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As relações de ensino-aprendizagem nas práticas de leitura e escrita no 9º ano de uma escola Quilombola(2025-09-15) PAES , Cinthia da Silva; VILHENA, Vilma Torres; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar de quais maneiras as práticas de leitura e escrita podem contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem enfrentadas por estudantes do 9º ano da Escola Quilombola Santo André, localizada nas ilhas de Abaetetuba-PA. A pesquisa fundamenta-se em autores como Vygotsky (1991), Freire (1996), Bortoni-Ricardo (2004) e Soares (2004), que destacam a importância da interação social, do letramento crítico e da valorização da diversidade linguística no processo educativo. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando questionários aplicados à professores de Língua Portuguesa à coordenação da escola e aos alunos, com análise de conteúdo das respostas. Os resultados indicam que, embora os alunos apresentem dificuldades relacionadas à ortografia, coesão e organização textual, as práticas pedagógicas fundamentadas no contexto cultural quilombola favorecem o engajamento, fortalecem a identidade dos estudantes e promovem avanços significativos na produção escrita. Conclui-se que a integração entre a cultura local, as práticas de escrita e as estratégias pedagógicas diferenciadas constitui fator essencial para o desenvolvimento das competências linguísticas e para a consolidação de uma educação inclusiva e emancipadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de leitura, escrita e oralidade no clube de aventureiros da IASD na perspectiva do letramento crítico(2025-09-15) VASCONCELOS, Delaila; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994O objetivo deste artigo é elucidar os processos de aquisição pelos quais a criança perpassa em leitura, escrita e oralidade. Este artigo faz menções a respeito desses procedimentos e a sua importância no processo de letramento do aluno; tendo por base tais conceitos, o clube de Aventureiros da Igreja Adventista do 7º Dia (IASD) será analisado, pontuando alguns métodos em que podemos analisar os processos de aquisição da leitura e escrita, perpassando também pelo desenvolvimento da oralidade. Ao ter o foco em atividades para crianças de 6 a 9 anos, o clube de AVT promove atividades que corroboram com o desenvolvimento alfabético e de letramento da criança. Com base nessa perspectiva, este artigo busca analisar as formas de letramento que são exercidas conforme cada faixa etária. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para atingir os objetivos do artigo. Foram analisadas publicações de grandes referências no tocante à alfabetização e ao letramento, tais como Magda Soares, Vigotsky, Angela Kleiman, Marcuschi, Loris Malaguzzi e Paulo Freire. Como já se sabe, Freire não menciona diretamente a respeito de letramento, contudo, pauta sobre métodos educacionais, tais concepções que são pertinentes a esta pesquisa. Esta pesquisa se justifica por ser relevante, pois busca contribuir para a análise crítica a respeito do processo de letramento e das práticas que são exercidas para além da sala de aula, dessa forma, elucidando os apoios externos que colaboram com a escola.