A base nacional comum curricular do ensino médio: um olhar para o papel das tic’s no ensino de matemática

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01-01-2021

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NEVES, Elton Cunha das. A base nacional comum curricular do ensino médio: um olhar para o papel das tic’s no ensino de matemática. Orientador: Robson dos Santos Ferreira. 2021. 15 f. Trabalho de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7938. Acesso em: .
Neste artigo, analisou-se o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no processo de ensino de Matemática evidenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Tal trabalho deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza documental. Em relação ao papel da tecnologia, recorreu-se às ideias Tikhomirov (1981) e Levy (1993). Como resultados, foi identificado que a BNCC possui duas perspectivas em relação ao uso de tecnologias. A primeira trata do uso de tecnologia como suplementação do pensamento, evidenciando a tecnologia como ferramenta de ensino; e a segunda está centrada na perspectiva da reorganização do pensamento. Nesse sentido, entende-se que a BNCC apresenta avanços na perspectiva da utilização de tecnologias digitais para o ensino de matemática, uma vez que elas são apresentadas como elementos integrantes do conjunto de competências previstas para os alunos do ensino médio na área de matemática.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibibreves@ufpa.br